Healy Pass: a forma mais bonita de chegar a Killarney na Irlanda
Healy Pass é uma estrada sinuosa que corta as montanhas do sul da Irlanda. A estrada atravessa lindos campos repletos de ovelhas, rios de água cristalina, pontes de pedra e rochas pontiagudas. Paisagens típicas de cartão postal, uma atrás da outra e uma mais maravilhosa que a outra. Sem exagero algum, um dos lugares mais lindos que já visitei.
A viagem entre Cork e Killarney pela estrada mais rápida leva pouco mais de uma hora e dez (85Km) enquanto a mesma viagem passando pelo Healy Pass leva quase quatro horas (222Km).
E quer saber? O Healy Pass é uma das melhores provas que nem sempre a rota mais curta é o melhor caminho. Quer ver…
A ROTA MAIS CURTA NEM SEMPRE É A MELHOR…
Passamos por antigas igrejas…
Inchgeelagh – antiga igreja e cemitério.
…Ruínas de castelos…
Cariganas Castle, Irlanda
…Passamos por lagos com gente e lagos com vacas…
e finalmente chegamos ao mar….
Almoçando na igreja
Almoçamos numa cidadezinha chamada Glengarriff onde havia um restaurante que funciona dentro de uma antiga igreja. O church café.
Healy Pass
E finalmente chegamos ao tão esperado Healy Pass. Uma estrada de pedra que aos poucos foi revelando algumas das paisagens mais incríveis da minha vida.
Amo ter feito 90% do trajeto sem nenhuma alma viva por perto (tá, tá, tá… não estão contando as almas das ovelhas de rabo colorido que acompanharam de perto).
Veja o caminho no google maps: http://goo.gl/maps/am4k3
Chegamos num vale muito lindo com uma ponte de pedra cruzando um rio bucólico desses com pouca água e muita vida. E fomos subindo uma coleção quase infinita de curvas que nos levou ao alto da montanha. Lá de cima enxergamos todo o caminho e o vale que havíamos atravessado. Simplesmente lindo.
Do outro lado da montanha há um lago enorme e os primeiros indícios de civilização, uma casinha com fumaça a todo vapor.
Kenmare, nossa última parada antes de Killarney
Antes de chegar em Killarney, fizemos uma parada em Kenmare, que é uma cidade fofíssima, mas que deixarei para um próximo post sobre o Ring of Kerry. (Hihihihi)
E por fim chegamos a Killarney, que também impressiona desde os primeiros instantes…
Veja também:
Oi! Estou fazendo meu roteiro inspirado no seu, e queria ter certeza que passarei pela igreja em Inchgeelagh e pelo castelo Cariganas em ruínas, porém o seu trajeto mostrado no Google Maps desvia de Inchgeelagh, aí fiquei na dúvida se o trajeto que vc vez foi esse mesmo ou se saiu errado no Google Maps
Encontrei a igreja no Google Maps, falta só encontrar o Cariganas Castle
Oi Felipe,
Tentei olhar rapidinho e não consegui responder sua pergunta.
Marquei o post para atualizar – e criar um mapa bonitinho no My Maps – mas não consigo te dar uma resposta acertada já.
Abraços
Que lugar mais interessante. O almoço na igreja, muito legal. Tudo muito Irlandês.