Retratos da Índia em um vilarejo do Rajastão 

Retratos da Índia é uma coletânea de fotos do vilarejo de Tordi Sagar nos arredores de Jaipur. Retratos coloridos, cheios de vida e forrados de clichês.

Tordi Sagar é uma vila pequenina, há pouco mais de horas de carro de Jaipur, a capital do Rajastão na Índia. Foi nessa vila que tivemos o maior contato com uma Índia tradicional e sem os vícios de uma cidade turística. Nas próximas fotos dividirei com vocês um pouquinho do que vimos, repetindo explicações do nosso guia, e adicionando percepções pessoais. Com vocês: Retratos da Índia.

Simplicidade, muitos sorrisos e muito trabalho resumem nossa passada por Tordi Sagar, um vilarejo interiorano que nos recebeu de portas abertas e com muitas surpresas.

Retratos da Índia

Crianças brincalhonas

Nossa chegada na vila foi rapidamente percebida pelas crianças que nos receberam com muita traquinagem, sorrisos e pedidos de foto. “One photo, please?!” Só que o pedido não para na primeira foto, as crianças adoram brincar de modelos e gostam mais ainda de olhar suas fotos. Pra acabar com a brincadeira, infelizmente tivemos que seguir em frente e ignorá-las.

Retratos da Índia
Criançada em Tordi Sagar
Retratos da Índia
E olha o sorriso
Retratos da Índia
Olhando a foto

E claro que as fotos individuais também eram bem vindas!

Retratos da Índia

Retratos da Índia

Retratos da Índia

Retratos da Índia

Adolescentes

Os adolescentes são mais tímidos. Alguns tentam puxar conversas e até arriscam umas palavras em inglês. Para não ofender ninguém, tentamos pedir permissão antes de cada foto e quase sempre tivemos uma resposta positiva. As meninas nem sempre se deixam fotografar, mas quando deixam chegam a fazer pose!

Tordi Sagar - Índia
Ela se fez de séria mas depois pediu a foto via WhatsApp

Curiosidade mútua

Enquanto passeávamos pela cidade sentíamos que éramos sempre observados. As vezes os olhares vinham da rua, mas muitas vezes vinham do alto.

Tordi Sagar - Índia
Pura curiosidade
Tordi Sagar - Índia
Uma pitada de curiosidade com um pouco de trabalho
Tordi Sagar - Índia
Pai e filho

Tordi Sagar - Índia

Tordi Sagar - Índia
Observando
Tordi Sagar - Índia
Isso quando não vinha a família toda nos olhar!

Êxodo Rural

Tordi tem uma população enorme de crianças, adultos (trabalhadores rurais & obviamente pais das crianças) e idosos, mas a cidade tem poucos jovens. Em busca de melhores oportunidades e empregos diferentes, famílias mais favorecidas e homens jovens solteiros deixam a vila e se mudam para a cidade, no caso, Jaipur que é a capital do Rajastão é uma cidade bastante grande.

Tordi Sagar - Índia
Grupo de senhores conversando
Tordi Sagar - Índia
Mulheres de Tordi

O sistema de castas e a diferença religiosa

Numa vila pequena e bem dividida é bem fácil identificar as diferenças de casta, e até mesmo as diferenças religiosas. Hindus de um lado, muçulmanos do outro, e em uma terceira área pessoas da religião Jainista. Há pouca movimentação entre o espaços e as pessoas de um mesmo grupo religioso acabam se concentrando em uma pequena área. E onde entram as castas? É bem fácil identificar a mudança pela limpeza. Enquanto a área da cidade onde residente os Brahmas, castas dos padres e mais importante de todas, é limpa e asfaltada, essa limpeza e organização vai diminuindo conforme vamos descendo na pirâmide das castas. Surreal, não?!

Tordi Sagar - Índia
Criança de uma das castas mais altas

Convites de casamento comunitários

Nas vilas e pequenas cidades da Índia, os casamentos (arranjados em 90% dos casos) são anunciados nas paredes das casas do noivo e da noiva. Os casamentos são abertos a toda comunidade e que quiser pode participar.

Tordi Sagar - Índia
Convite de casamento público: repare a “pureza” da camponesa prestes a se casar com um homem valente montado no elefante.

Veja também: A coruja branca & a janela premiada. Mais surpresas em Tordi Sagar.

Hora de ir pra escola

Existem três tipos de escola na Índia: do governo, pública e privada. As do governo tem um custo símbolico e ainda fornecem uniformes e livros duas vezes por ano. As públicas, tem um preço bem acessível, mas custam algo e as privadas são pagas e geralmente caras para o padrão indiano. Ver as crianças indo para a escola com seus diferentes uniformes fofos foi super interessantes.

Tordi Sagar - Índia
Crianças indo para a escola em Tordi Sagar (reparem na lancheira de ferro na mão do grande).
Tordi Sagar - Índia
Todo mundo indo para a escola!

Detalhe interessante: para diminuir o índice brutal de meninas que não vão a escola, o governo da Índia faz uma poupança para todas as meninas que frequentam a escola do governo. Só a menina tem acesso ao dinheiro e ela só pode sacar após os 18 anos.

Tordi Sagar - Índia
A caminho da escola

A vida no campo

Na Índia rural todos os membros de uma comunidade tem várias profissões, o homem da cerâmica também toma conta de um rebanho de cabras. A moça que faz a lã, toma conta de um rebanho de búfalos, e grande parte das casas têm suas pequenas hortas. As casas são grandes, e tem vários habitantes. Conforme os membros das famílias vão se casando, a mulher se muda para a família do homem e assim, as famílias vão crescendo.

Tordi Sagar - Índia
Mãe costurando e menina estudando
Tordi Sagar - Índia
A pastora
Tordi Sagar - Índia
Bordados. Esse é um sari de festa com detalhes sendo pregados a mão
Tordi Sagar - Índia
O moço da porcelana
Tordi Sagar - Índia
Cuidando dos rebanhos de cabra
Tordi Sagar - Índia
O comerciante

Água da fonte

Muitas casas de Tordi Sagar ainda não tem água encanada. Assim buscar e acumular água em jarros é uma tarefa bem importante e realizada várias vezes ao dia. Os jarros são carregados na cabeça e as senhoras mais experientes equilibram 3 ou 4 e andam com a maior naturalidade do mundo.

Tordi Sagar - Índia

Os mais velhos

Cuidados e respeitados pelas famílias, os mais velhos tem poucas tarefas pesadas e mais tempo para prosear. Vimos muitas mulheres sentadinhas nas varandas e vários grupos de homem conversando.

Tordi Sagar - Índia
Senhora cuidando da netinha
Tordi Sagar - Índia
Hora do descanso
Tordi Sagar - Índia
Essa senhora fofa super queria bater papo com a gente, mas não falava nenhuma palavra de inglês.
Tordi Sagar - Índia
O senhor deu risada para a câmera…
Tordi Sagar - Índia
E amou se ver na foto!
Tordi Sagar - Índia
Estes também curtiram seus 5 minutos de fama
Tordi Sagar - Índia
Olha só que aparelhinho esperto!

Tarefas domésticas

Fogão e tanque de lavar são artigos de luxo, mas como tudo nessa vida, dá-se um jeito!

Tordi Sagar - Índia
Fogãozinho de barro para cozinhar a comida da casa.

Tordi Sagar - Índia

Retratos da Índia
E pra lavar roupa: balde, sabão e pedra!

E não basta só lavar, é preciso passar!

Tordi Sagar - Índia
Passando roupas. Reparem no ferro

E olha só a vassoura! Usei uma dessas durante meus dias no Ashram e como não tenho a habilidade indiana para abaixar, penei de dor nas costas.

Tordi Sagar - Índia
Varrendo o quintal

Transporte “coletivo”

E o transporte, daquele jeitão bem Índia que todo mundo espera: desafiando as leis do equilíbrio e mandando ver na buzina.

Retratos da Índia

Espero que tenham curtido alguns dos retratos de Tordi Sagar. Eu amei a experiência e senti que precisava dividir com vocês esse álbum de memórias e de cores que vi e vivi por lá.

Big Beijo,

Mari

Veja também:

Sobre a Índia:

Nova Delhi

Outras cidades da Índia

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Planeje sua viagem

Comentários (2)

[…] Retratos de Tordi Sagar, um vilarejo do Rajastão […]

[…] Retratos da Índia em um vilarejo do Rajastão – Fotos lindas da nossa querida Índia, no Ideias na Mala. […]

Deixe o seu comentário