Londres com crianças: 25+ passeios imperdíveis
Londres, uma das capitais Européias mais divertidas é um destino perfeito para viajar com crianças. Com parques incríveis, uma das melhores programações culturais do mundo, e monumentos que rendem fotos incríveis em família a cidade entrega um menu de atrações diverso e na real, quase infinito.
Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível por Londres preparamos esse guia de viagem com 25 atrações incríveis para aproveitar com crianças. Além dos pontos turísticos principais você encontrará dicas bem locais e cantinhos que só que quem mora em Londres conhece, além das nossas melhores dicas de onde se hospedar na capital inglesa. Vamos nessa?
Nesse post você vai encontrar:
O que fazer em Londres com crianças: os 25+ melhores passeios
Do brilho do Big Ben as vistas incríveis da London Eye, dos museus gratuitos que educam e divertem ao passeio no ônibus duplo, uma viagem em família pela capital inglesa é garantia de memórias duradouras e fotos incríveis.
Ao montar o roteiro de Londres minha dica é combinar atrações turísticas clássicas (afinal ninguém quer sair de Londres sem passar em frente ao Palácio de Buckingham) com paradinhas divertidas para entreter e gastar a energia da criançada. Você sabia, por exemplo, que do ladinho da London Eye (uma visita eu adoro e recomendo muito) há um parquinho sensacional pra criançada? Sabia que é possível viver um Chá da tarde kid friendly pertinho do Museu de História natural? Tem muitos lugares legais em Londres e essa é uma viagem que toda a família pode curtir junto!
Principais atrações de Londres para viagens com crianças:
- Buckingham Palace e a troca da guarda
- Big Ben
- London Eye
- Jubilee Gardens
- Trafalgar Square
- Andar de ônibus duplo
- Museus de Londres
- Museu de História Natural
- Museu de Ciências
- British Museum
- Tower of London
- Piccadilly Circus (+ Lojas infantis)
- Harry Potter Studio Tour
- Passeio de barco pelo Rio Tâmisa
- Ver Londres do alto
- Borough Market
- Chá da tarde kid friendly
- Hyde Park
- Jardins de Kesington
- St. James Park
- Ver um espetáculo de teatro
- Passeio em Richmond
- Kew Gardens
- Palácio de Windsor
- Sea Life Aquarium
- Legoland
- Frameles- arte imersiva
1- Buckingham Palace e a troca da guarda
O Palácio de Buckingham é uma das residências oficiais da família real britânica e é onde acontece a famosa cerimônia da Troca da Guarda.
O interior Palácio está aberto para visitas apenas 10 semanas por ano, mas é uma visita densa e que não recomendo com a criançada (prefira o Palácio de Windsor que é bem mais divertido), mas a cerimônia de Troca de Guarda eu recomendo muito e é bom se planejar bem para assistir. Outra dica boa é combinar o passeio com O St. James Park (lindo!) e com o Big Ben que ficam bem pertinho do Palácio.
E a troca da Guarda, como funciona?
Todo mundo que visita Londres pela primeira vez quer acompanhar a famosa troca da guarda, que ocorre em frente ao castelo. A troca da guarda é uma cerimônia LINDA, com direito a música e dezenas de guardas uniformizados marchando. A troca começa as 10:45 da manhã e vai até as 12:00.
Para garantir um lugar razoável, chegue por volta das 10:15 da manhã, leve lanchinhos pra criançada (eu levei gibis para os meus lerem) e prepare os pequenos com antecedência para uma espera chata. Lembre-se, vocês não estarão sozinhos!
Antes de correr para o palácio, confira neste site se a troca da guarda irá acontecer no dia da sua visita. Veja também o calendário para os próximos dois meses. Vale lembrar que a parada é imediatamente cancelada em caso de chuva.
Dica Ideias na mala: preparação
Antes da nossa viagem expliquei para meus filhos (5 e 6 anos na época) sobre a coroa inglesa, mostrei fotos do Rei Charles e contei sobre a Troca da Guarda. Essa antecipação deixou todo mundo animado e pronto para a visita.
2- Big Ben
Não importa quantas vezes você já foi a Londres, ver e fotografar o Big Ben é um programa que merece entrar no seu roteiro. O relógio mais famoso do mundo é parte de uma das torres do Parlamento Britânico, um edifício que merece ser visto de perto.
Com as crianças nossa brincadeira foi procurar (e fotografar) o Big Ben de diferentes pontos da cidade: das margens do Tâmisa, pequenininho no topo do Sky Garden e do alto da London Eye, mas o ponto alto da brincadeira foi visitar o Parliament Square Garden, uma praça que fica bem em frente ao relógio e que tem um gramadão bem cuidado e perfeito pra brincar de pega-pega.
Na sequência você pode dar uma passadinha em frente da Abadia de Westminster e tirar algumas fotos da fachada. Como o ingresso é caro, não acho que vale a pena a entrada com crianças e para ser honesta só recomendo a visita para quem é muito fã da família real.
3- London Eye
A London Eye (economize com ingressos antecipados), a famosa roda gigante de Londres, é um passeio certeiro com os pequenos e tem vistas espetaculares da cidade. A volta completa leva 30 minutos e meus filhos curtiram cada segundo, e eu também, para mim essa é a melhor forma de ver Londres do alto!
Como a London Eye é um dos passeios pagos mais disputados de Londres, os ingressos se esgotam rápido e ficam bem mais caros no dia. Assim, minha dica é planejar a visita e comprar ingressos antecipados.
Compre aqui seu ingresso antecipado com desconto
Dica Ideias na mala
Chegue uma horinha antes ou reserve tempo depois para a criançada brincar no parquinho excelente do Jubilee Gardens.
4- Jubilee Gardens
Esse parquinho público caprichado coladinho na London Eye é uma excelente forma de gastar a energia da criançada. Tem brinquedos grandes de subir, escorregadores, um gramado enorme que fica lotado de famílias e grupos de amigos fazendo piquenique nos dias ensolarados, sem contar as vistas lindas da roda gigante. Meus filhos amaram e tenho certeza que os seus também vão gostar muito!
5- Trafalgar Square
A Trafalgar Square é uma das praças mais icônicas da cidade e sede da National Gallery, um museu de arte excelente e gratuito (reservas antecipadas são essenciais), mas nossa visita à praça tem pouco a ver com o museu e sim com uma das experiências preferidas da crianças em Londres: subir nos leões da Trafalgar Square.
A praça foi construída para comemorar a vitória da Batalha de Trafalgar em 1805, e seu principal monumento é a Coluna de Nelson, uma estrutura que homenageia o Almirante Horatio Nelson, um herói naval britânico que morreu na batalha. Ao lado da coluna há 4 leões enormes que vivem sendo escalados pela criançada. Vá com tempo, capriche nas fotos e aproveite esse momento descontraído com eles.
6- Andar de ônibus duplo
Um dos passeios mais legais para os pequenos é andar de ônibus duplo, conhecido também como double-decker bus. Parece simples mas é um jeito bem legal e divertido de conhecer a cidade e os principais pontos turísticos, além de ser um clássico londrino. Não perca a oportunidade de sentar no segundo andar porque assim as crianças se sentem quase donas da cidade e vão curtir muito o passeio.
Nós pegamos um ônibus de linha mesmo, sentamos na frente e fomos degustando as vistas e a energia londrina. Quem preferir pode optar por um tour infantil que faz uma rota certinha de 45 minutos e passa pelos principais pontos da cidade como London Eye, as Casas do Parlamento, Big Ben e Piccadilly Circus e alguns outros. Nesse tour você não pode descer e subir como o hop on/hop off, mas dá pra ver muito da cidade e é tempo suficiente para curtir com as crianças.
Compre seu ingresso para o tour aqui
7. Museus de Londres
O que não pode faltar na sua lista do que fazer em Londres com crianças é visitar os museus excelentes da cidade, e o legal é que boa parte deles são gratuitos.
Aproveitei nossa viagem para incluir o incrível Museu de História Natural e o Museu de Ciências que foram muito bem aproveitados com os pequenos, mas fiz questão de introduzir museus mais adultos e que eu gosto: Tate Modern e V&A Museum foram meus escolhidos, mas também poderia ter incluído o British Museum.
Eu parto do princípio que nunca é cedo para introduzir a criançada ao mundo das artes e o ingresso grátis deixa mais fácil a decisão de “ir embora mais cedo” caso dê tudo errado. Meus filhos gostaram bastante das nossas visitas ao Tate Modern e V&A. Recomendo!
Outros museus interessantes para visitar com crianças em Londres são:
- British Museum: ver as múmias egípcias e a pedra da Roseta de perto são experiências bem legais. Entrada grátis mas reservas antecipadas são essenciais.
- Museu dos transportes: Dica de uma amiga querida, o museu tem um acervo muito legal de carros antigos, trens, e ônibus de dois andares. Entrada paga.
- London Imperial War Museum: O acervo de aviões militares é bem impressionante, mas é a típica visita que os adultos vão aproveitar mais. Só recomendo pra criançada que curte muito ver avião.
8. Museu de História Natural
Quando penso no Museu de história Natural de Londres abro um sorriso: o lugar é o máximo. Sabe aquela visita que impressiona adultos e crianças?
O museu é gigante e recheado de exposições impactantes. Não deixe de visitar a seção dos dinossauros que exibe fósseis gigantes e incríveis, além da chance de ver uma réplica de tamanho real de um T-REX que se move de verdade.
Outra seção imperdível é dedicada aos planetas e ao sistema solar, uma área moderna e tem a escada rolante mais legal de todos os tempos. As crianças vão pirar!
O Museu de História Natural de Londres é uma das atrações infantis mais disputadas da cidade. Os ingressos são grátis mas precisam ser reservados com pelo menos 2 dias de antecedência. Saiba que haverá muita gente lá dentro, e que algumas salas do museu tem uma ventilação bem antiga (pra não dizer inexistente) e que ficam bem quentes.
- Entrada gratuita.
- Horário: 10:00 as 17:30.
- Endereço: Cromwell Rd, South Kensington, London SW7 5BD.
Para comer
Para quem ainda não fez uma pausa para o almoço, o T. Rex Restaurante é uma opção prática e bem gostosa. Há opção de menus do dia com entrada, prato principal e sobremesa, além de um menu kids pra criançada.
Também sou fã do Café localizado no Museu de Artes Decorativas V&A, que está logo ao lado. Os pequenos amam brincar e se molhar nas fontes do John Madejski Garden que fica no jardim interno do museu (leve roupa extra). Para os adultos recomendo uma parada na lojinha, fantástica, uma das melhores lojas de museu que já visitei. E aqui adianto, será difícil saber de mãos vazias.
9. Museu de Ciências
Outro museu bem divertido pra visitar com as crianças e bem mais vazio que os outros dessa lista é o Museu de Ciências (Science Museum), um museu que tem um pouco de tudo: uma coleção bem legal de aviões, aparatos espaciais incluindo a cápsula espacial Apollo 10, a galeria Pattern Pod, especialmente para crianças até 9 anos (os adultos se divertem bastante também) que é uma sala interativa sensacional para aprender brincando.
A visita ao museu é gratuita mas tem que reservar a entrada com antecedência no site do museu para não pegar fila.
- Entrada gratuita.
- Horário: 10:00 as 18:00.
- Endereço: FRWF+V8 London.
Wonderlab
Tem uma outra parte do museu que é paga, mas que vale muito a pena para as crianças. A galeria chamada Wonderlab fica no segundo andar do museu e é uma parte super interativa e diferente. As crianças podem colocar a mão nos experimentos, tem escorregadores de vários materiais, assim as crianças aprendem sobre ciência de um jeito bem lúdico e participativo.
Outra coisa legal do Wonderlab são os shows de ciência que acontecem em determinados horários ao longo do dia com cientistas do museu. As demonstrações abordam vários fenômenos químicos e físicos do nosso dia-a-dia, como combustão e fogo, diferentes estados da matéria como líquido, sólido, gasoso, etc. É indicado para crianças de 7 a 14 anos e acho que vale super a visita.
- Entrada: 12 libras.
- Horário: 10:00 as 18:00.
- Endereço: FRWF+V8 London.
10. British Museum
O British Museum é uma das atrações mais visitadas e conta a trajetória da humanidade nas diferentes regiões do mundo com suas particularidades culturais. Apesar de não ser um museu para crianças, se for sua primeira vez em Londres eu não deixaria de visitar.
É um passeio bem interessante e os pequenos podem aprender um bocado. As coleções que mais chamam atenção são aos múmias do Egito Antigo, antiguidades asiáticas, uma coleção enorme da cultura africana e americana com esculturas e artefatos antigos.
Um clássico desse museu é a Roseta Stone, que foi a chave para decodificar os hieróglifos (antigo sistema de escrita egípcio), o que permitiu aos cientistas compreenderem e desvendarem alguns dos segredos de uma das civilizações mais antigas e importantes do mundo.
A entrada é gratuita mas é ideal que você reserve a entrada com antecedência.
Dica para quem viaja com crianças maiores
Há um tour guiado em Espanhol muito legal que passa pelas principais áreas do museu, uma forma prática e efetiva de ver e aprender sobre o que o British tem de melhor sem cansar tanto a paciência deles. O tour dura 2 horas.
- Entrada gratuita.
- Horário: 10:00 as 16:00.
- Endereço: Great Russell St, London WC1B 3DG.
11. Tower of London
De palácio real a prisão, a Torre de Londres (compre ingresso antecipado e economize) é um dos lugares históricos mais importantes da capital inglesa. É um passeio que vale muito a pena pra quem quer aprender sobre a história local e visitar a impressionante coleção de joias da coroa. A magnitude dos diamantes é de tirar o fôlego, cada um mais reluzente e surreal que o outro.
A Tower of London é um dos meus passeios preferidos de Londres, mas só recomendo para crianças mais velhas, acho que a partir dos 10 anos já dá pra aproveitar, mas adultos e adolescentes vão curtir mais. As jóias são realmente muito impressionantes.
Dica: A entrada é cara, mas quem compra com antecedência ganha um mini desconto (e escapa de uma baita fila).
Compre seu ingresso para a Torre de Londres
- Entrada: Adulto 34,80 libras | crianças entre 5 e 15 anos: 17,40 libras.
- Horário: 9:00 as 17:30- a entrada encerra as 15:30 (os horários variam com frequência, é bom confirmar antes de ir).
- Endereço: GW5F+6J London.
Como incluir a Tower of London no seu roteiro
Reserve pelo menos 3 horas para o passeio e combine o rolê com o Sky Garden e com o Leadenhall Market (que é lindo e é uma parada essencial para fãs de Harry Potter).
12. Piccadilly Circus (+ Lojas infantis)
A Piccadilly Circus é uma praça bem famosa de Londres muito conhecida pelas lojas e comércio ao redor. É bem fácil de chegar de metrô já que na praça tem uma estação com o mesmo nome.
O legal mesmo da região são as diversas lojas tanto para adulto quanto crianças. Meus filhos por exemplo amaram a loja do M&Ms (1 Swiss Ct, London) , e a loja do LEGO (3 Swiss Ct, London) que tem os principais pontos turísticos de Londres e até a clássica cabine telefônica vermelha em tamanho real construídos com lego, é surreal.
A mais impressionante é a loja Hamleys (188-196 Regent St., London) , conhecida como a maior loja de brinquedos do mundo! São 7 andares e mais de 50 mil brinquedos, as crianças vão pirar. Outra bem legal é a Wizards and Wonders (455 Strand, London), a loja do Harry Potter, adianto que os artigos não são baratos, mas vale a visita.
Durante a semana, algumas lojas ficam abertas até as 21 horas, então é bem tranquilo de achar um espacinho no dia para conhecer. A região também tem muitos cafés e restaurantes bons.
Para os adultos, duas lojas que valem a parada são a Fortnum & Mason (181 Piccadilly, London) uma loja de chá com uma vitrine espetacular, e chás e biscoitos deliciosos e quem vem em latas lindas. A marca tem uma conexão com a família real britânica e tem latas comemorativas; e a Liberty of London (Regent St., Carnaby, London) uma loja de departamento com marcas bem famosas e que tem uma linha própria clássica de tecidos e estampas, os lenços e echarpes de lá são bem conhecidos.
Leicester Square
Estique o passeio para a Leicester Square e surpreenda as crianças com estátuas de vários persagens. Meus pequenos amaram ver o Batman no alto de uma das construções ao redor da praça. Também tem estátua de Harry Potter, do cachorro Clifford, Pernalonga e Indiana Jones.
Dica do Ideias na mala | Fique de olhos abertos
Essa é uma região bem turística, super movimentada e que os batedores de carteira (e celular!) são bem ativos. Mães com crianças são alvos fáceis e eles são muito rápidos. Coloque a bolsa na sua frente e não de bobeira com o celular.
13. Harry Potter Studio Tour
Esse é um tour imperdível para os fãs de Harry Potter! A excursão para visitar o estúdio da Warner Bros dura um dia inteiro e conhecer os bastidores dos filmes foi incrível. Você vai entrar nos cenários mais conhecidos do castelo de Hogwarts, como o salão comunal, as salas de aula, o escritório do Dumbledore e a floresta proibida. Dá pra ver de perto os acessórios e figurinos além de entender como os efeitos especiais do filme foram feitos.
A estrutura é surreal e o estúdio fica a mais ou menos duas horas de Londres. Você pode optar pela excursão que sai da estação de metrô King’s Cross, que é a estação do filme, o ideal é comprar o tour com o transporte e os ingressos com antecedência pois as vagas esgotam super rápido.
Compre seu ingresso antecipado aqui.
Se a estação não for um bom ponto de encontro para você, tem um segundo tour que sai próximo ao British Museum.
Leia também: Como visitar o Estúdio do Harry Potter em Londres
14. Passeio de barco pelo Rio Tamisa
O passeio pelo rio Tâmisa é um clássico e uma forma de ver a cidade de Londres com as crianças por outro ângulo. A cidade de Londres inclusive começou nos arredores desse rio que era uma importante rota comercial e foi expandindo com os anos, assim alguns dos principais pontos turísticos da cidade podem ser vistos do passeio de barco. Durante muitos anos o Tâmisa era mal visto devido à poluição e mau cheiro, mas passou por um processo de limpeza e revitalização e hoje é um rio super bem cuidado.
O passeio dura entre uma e duas horas e sai do píer de Westminster. Durante o passeio, você verá o Palácio de Westminster, London Eye, passará pela ponte do Milênio, pelo teatro Shakespeare Globe, o museu Tate Modern e pela Catedral de St. Paul.
Outros edifícios interessantes de observar a Torre de Londres, o navio ancorado HMS Belfast da 2ª Guerra que hoje funciona como museu e por fim chegará ao Observatório real de Greenwich. Para garantir o passeio a dica é comprar o ingresso antecipadamente.
Observatório de Greenwich
É ali no observatório que está a linha do meridiano de Greenwich, o primeiro do mundo, estabelecido em uma Conferência em 1844. O observatório é um grande marco na história, foi de lá que os grandes cientistas fizeram os primeiros mapeamentos do mar e estrelas. Hoje o local abriga um museu que preserva grandes telescópios e invenções importantes para a astronomia.
No museu do observatório, você verá também uma grande coleção de relógios, entre eles o famoso relógio de pêndulo russo F.M. Fedchenko, conhecido por ser o mais preciso do mundo, além de um asteroide de 4,5 bilhões de anos. É uma visita bem interessante e o edifício também é muito lindo. Não esqueça de tirar a famosa foto com a criançada na linha 0º de Greenwich, com um pé no leste e outro na parte oeste do mundo.
- Entrada: Adulto 20 libras| Crianças 10 libras
- Horário: 10:00 as 17:00 ( entrada até as 16:15) – No verão, o horário de encerramento varia, em maio até as 18:00, de junho a agosto até as 19:45 e em setembro até as 18:00.
- Endereço: Blackheath Ave, London SE10 8XJ
É possível chegar no observatório de metrô também indo até a estação com o mesmo nome (Greenwich station), mas eu recomendo mesmo o passeio pelo Tâmisa até lá. Sugiro também comprar os ingressos para o museu antecipadamente para evitar filas.
15. Ver Londres do alto
Além do giro da London Eye (um passeio que adoro e não me canso de recomendar), há vários observatórios bacanas e que proporcionam vistas lindas de Londres.
O mais alto e o mais famoso é o The Shard, um edifício que pode ser visto de longe e é o mais alto do país. Ingressos antecipados são mais baratos e te economizam uma baita fila.
Outra alternativa linda, e o melhor, gratuita, é o Sky Garden (que é grátis, mas precisa ser reservada com 3 semanas de antecedência. Reserve seus ingressos aqui) que fica no topo do The Fenchurch Building também conhecido como The Walkie-Talkie.
Com meus filhos a brincadeira foi encontrar os edifícios e monumentos que visitamos (ou vimos de fora) nos dias anteriores e foi super legal.
16. Borough Market
Ensinar sobre os diferentes sabores e temperos do mundo é uma das minhas missões ao viajar o mundo com meus filhos, e Londres tem uma série de mercados gastronômicos deliciosos, divertidos e super kid friendly. Meu preferido é o Borough Market, uma verdadeira entidade londrina e uma pedida excelente pra comer bem com a criançada.
O Borough Market fica as margens do Rio Tâmisa, bem pertinho do Tate Modern e da Ponte do Milênio (meus filhos amaram os dois) e é um passeio bem fácil de encaixar no seu roteiro de Londres com crianças.
A graça é se deixar levar pelos corredores estreitos repletos de estandes de comida, barracas e restaurantes. A paella feita na hora e o enorme risoto de cogumelos são boas pedidas, mas quem preferir pode apelar para um fish and chips (peixe com fritas) crocante. Seja qual for sua escolha, vá feliz, suas chances de comer bem são bem altas.
- Horário: Segunda e terça das 10:00 as 17:00 , de quarta a domingo até as 17:30.
- Endereço: London SE1 9AL
17. Chá da tarde – kid friendly
Um jeito bem legal de curtir Londres com as crianças é experimentando um verdadeiro ritual britânico, o chá da tarde . Uma tradição que pode (e merece) ser vivida com os pequenos.
Para os menores a dica é escolher um chá focado neles (há várias opções legais espalhadas pela cidade) ou combinar o chá inglês com um passeio naturalmente divertido para a criançada como o chá a bordo de um ônibus de dois andares, ou o passeio de barco com chá Londrino (super bem avaliado e com um excelente custo x benefício).
Para fãs de Harry Potter de plantão, dá para combinar um tour focado nas locações do filme com um chá temático bem gostoso.
Nós escolhemos o chá jurássico no Ampersand Hotel e foi super legal para as crianças (que imediatamente atacaram os doces) e para os adultos. O hotel fica coladinho nos Museus de Ciências e no Museu de História Natural e casou super bem com nosso roteiro.
- Horário Chá jurássico: segunda a domingo das 12 às 18:30.
- Ampersand Hotel: 10 Harrington Rd, South Kensington, London
18. Hyde Park
O Hyde Park é um parque enorme de Londres e muito lindo. Fica bem perto dos Museus de Ciência e História Natural e tem muitas opções divertidas para a criançada.
Um dos cantinhos mais bonitos é a uma lagoa bem comprida chamada “The Serpentine” onde é possível alugar barcos a remo e pedalinhos, o The Serpentina divide os Jardins de Kensington e o Hyde Park, onde está o bonito Memorial em Homenagem a Princesa Diana.
O memorial é uma fonte que corre por dois lados distintos, passando por alguns obstáculos até encontrar a calmaria no final. Esta bonita fonte simboliza a vida da Princesa e é uma parada muito agradável. Ficamos horas por lá e meus filhos se divertiram muito na água, vale super a pena. Se for o caso, leve uma roupa extra pra eles.
Além do Memorial, o Hyde Park tem inúmeras atrações, playgrounds e com frequência acontecem eventos como maratonas de corrida, shows e outras atividades por lá. Você verá cisnes e patinhos soltos, pode alugar barco, é realmente um lugar muito gostoso e dá pra aproveitar bastante. O parque fica aberto o dia todo e a entrada é gratuita.
19. Jardins de Kensington
Ao lado do Hyde Park, está o Palácio e os Jardins de Kensington (Kensington Gardens). O Round Pond ou “Lago Redondo” estava repleto de famílias que alimentavam os pássarinhos e alguns pilotos de barquinho de controle remoto fazendo incríveis manobras. É um lugar super agradável.
O Palácio de Kensington atualmente é a residência oficial do Príncipe e princesa de Wales (William e Kate Middleton) e já foi morada da Princesa Diana, Rainha Victoria e outros integrantes da família real. Uma parte do palácio é aberta para visitação (pago) mas você pode caminhar livremente pelos jardins que são muito bonitos.
Nos Jardins de Kensington, recomendo o Diana Memorial Playground que eu acabei não indo com os meus filhos mas é conhecido por ser um dos melhores de Londres e super divertido.
Como incluir os Jardins de Kensington e o Hyde Park no roteiro
Combine a visita com os Museus de História Natural e o Museu de Ciências, eles ficam bem frente aos dois parques, assim você descansa entre um museu e outro enquanto conhece os parques.
20. St. James Park
St. James Park é o parque real mais antigo de Londres, uma opção bem legal para passear com as crianças ao ar livre e fica bem em frente ao Buckinham Palace. O parque uma lagoa enorme com patos, alguns memoriais como a estátua da rainha Elizabeth, muitos esquilos pelo parque e alguns quiosques com lanches.
Uma das atrações mais conhecidas do parque são os pelicanos e o melhor horário para vê-los é por volta das 14:30/ 15:00, horário que são alimentados com peixe fresco, pode ser bem divertido pras crianças.
21. Ver um espetáculo de teatro
Londres é uma cidade super movimentada e sempre tem espetáculos de teatro legais para assistir. A dica é ficar de olho no que está em cartaz e ver se tem algum que a criançada gosta. Quando estive lá com os meus filhos, assistimos um espetáculo do Rei Leão da Broadway e foi um grande sucesso, eles amaram.
Em cartaz atualmente está o Matilda Musical (recomendado para crianças maiores de 6 anos) no Cambridge Theatre e comprando os ingressos com antecedência você consegue garantir ótimos assentos. E
Outas opções são o Wicked Musical,para crianças acima de 7 anos no teatro West End, e o Mrs. Doubtfire Musical no Shaftesbury Theatre indicado a partir de 6 anos de idade.
22. Passeio em Richmond
Richmond é um bairro muito charmoso um pouco afastado do centro de Londres. Eu recomendo passear por lá se você já esteve em Londres outras vezes e quer fazer algo fora da rota tradicional. De toda forma, o bairro é lindo com muitas áreas verdes e próximo ao Rio Tâmisa.
Richmond foi a locação de Ted Lasso e fãs da série (presente!) vão encontrar várias locações, inclusive o bar frequentado pelos atores, o The Crown & Anchor que na vida real se chama The Princess Head (28 The Green, Richmond). O centrinho charmoso com vielas estreitas rende várias fotos lindas.
De lá a dica é caminhar rumo ao rio. As margens do rio há bares e restaurantes legais num ambiente super agradável e a opção de alugar barcos para remar pelo rio. Uma delícia de passeio!
Richmond Park
Um passeio imperdível é o Richmond Park, um dos maiores parques de Londres, com mais de 1.000 hectares de área verde e uma quantidade incrível de veados. Isso mesmo, você poderá ver veados correndo soltos no parque! Eles são uma das principais atrações da região.
O parque tem vários jardins interessantes como o Isabella Plantation, com arbustos e flores da região que mudam bastante entre estações.
Como chegar
Richmond fica a uns 30 minutos do centro de Londres e a melhor opção mais rápida é pegar um trem em Waterloo.
- Trem: pegar o trem da estação de Waterloo ( perto do London Eye) até a Richmond, os trens partem a cada 10 minutos. É possível comprar os tickets no guichê da estação de trem ou pode comprar online.
- Metrô: você pode pegar o metrô na Victoria Station, pertinho do Buckinham Palace e ir até a Richmond Station (zona 3), saindo de 15 em 15 minutos. Para usar o metrô você pode comprar o bilhete único nas estações, usar o Oyster Card (cartão de metrô de Londres) ou pagar com o próprio telefone (Apple Pay/ Cartão de crédito).
Leia também: Roteiro Londres: descubra o melhor de Londres em 3 ou 4 dias
23. Kew Gardens
Outro jardim que vale muito conhecer perto de Richmond é o Kew Gardens, um jardim botânico incrível com passarelas suspensas que passam por cima das copas das árvores e vistas lindas dos jardins e uma área infantil excelente. As crianças vão amar.
Você vai se surpreender com a Waterlilly House, estufa com vitórias-régias gigantescas e maravilhosas e a estrutura surpreendente do The Hive, uma estrutura de alumínio e lâmpadas de LED que simulam o ambiente de uma colméia de abelhas.
Outra atração é o Conservatório da Princesa de Gales, uma estufa de vidro que simula diferentes zonas climáticas e sua flora correspondente, dá pra aproveitar bastante o passeio com as crianças.
No próprio Kew Gardens tem um café legal para almoçar mas a dica é ir num restaurante tradicional logo em frente à portaria dos jardins que chama The Originals Maid of Honour com tortas deliciosas e bem típico londrino, vale muito a pena.
- Entrada Kew Gardens: Adulto 22 libras | Crianças 5,50 – Você pode comprar entradas combinadas, 2 adultos e 1 criança por exemplo que sai mais em conta, veja as opções disponíveis).
- Horário: maio a agosto de 10 as 20:00, setembro até as 19:00 e outubro até as 18:00 – as entradas encerram 1 hora antes do horário de fechamento do parque – Fechado no inverno.
24. Castelo de Windsor
Outra opção muito legal e mais afastada de Londres é Windsor e uma visita ao Castelo. Um passeio bem interessante para adultos e crianças.
O Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo ainda usado pela monarquia, e é aberto a visitação. As atrações mais interessantes são os aposentos reais, a biblioteca enorme e uma coleção valiosa de pinturas de artistas renomados como Michelangelo e Leonardo da Vinci. Para os apaixonados pela realeza, foi lá que aconteceu o casamento do Príncipe Harry e Megan Markle.
Outros pontos legais da visita são a casa de bonecas da rainha Mary (impressionante), a capela de St. George’s e a troca da guarda que acontece às quintas e sábados as 10:45 ( os horários podem mudar, o ideal é conferir no site). Lembre-se que para ver a troca de guarda é preciso ter a entrada para o castelo, então fique atento ao horário e à compra dos bilhetes.
Compre o ingresso antecipadamente para conseguir tarifas com desconto pois esgota rápido.
- Entrada: Adulto 30 libras | Jovens 18 a 24 anos 19,50 libras | Crianças 15 libras.
- Horário: Novembro a fevereiro das 10:00 as 16:15 (entrada até as 15:00) , março a outubro até as 17:15 (entrada até as 16:00).
Compre aqui seu ingresso para o Castelo de Windsor
Um giro pelo centrinho de Windsor
Além do castelo vale reservar algumas horas para percorrer o centro fofo de Windsor e tomar um sorvete na Amorino (9 Peascod St, Windsor), a graça para os pequenos é poder tomar um sorvete de quantos sabores eles quiserem, você paga pelo tamanho e o atendente vai montando seu sorvete em forma de flor com pétalas dos sabores que você escolher. Uma delícia!
Como chegar
Você pode ir a Windsor de trem, ônibus ou carro. O trem sai da estação de Waterloo para as estações Windsor & Eton Central ou Windsor & Eton Riverside que ficam a 10 minutos a pé do castelo. A viagem dura quase 1 hora, a paisagem é bem bonita e a passagem de ida e volta fora dos horários de pico custa 17 libras.
A ida de ônibus intermunicipal é um pouco mais demorada, cerca de 1 hora e meia e a passagem comprada com antecedência custa 5 libras, saindo da rodoviária Vitcoria (Victoria Coach Station). De ônibus as linhas são:
- 702 saindo da Victoria Station no centro de Londres.
- 703 sai de Heathrow, no Terminal 5.
25. Sea Life Aquarium
O Sea Life é uma boa opção para amantes de aquários e não perde em nada para outros aquários na Europa. Se você já foi em outros aquários com os pequenos, eu sugiro priorizar os outros passeios, aqueles que você só faz em Londres sabe? Mas se você está com uma folguinha de tempo, pode ser uma boa pedida.
As principais atrações do aquário são as mais de 10 espécies diferentes de tubarões e os pinguins. Você passará bem em cima do tanque de tubarões logo na entrada, é uma experiência bem legal. Mais adiante os tubarões podem ser vistos novamente no Ocean Tunel junto com diversos outros tipos de peixes e arraias.
Os pinguins são outra grande atração e é possível chegar bem pertinho através dos domus de acrílico dentro do tanque, as crianças sem dúvida vão adorar. Além disso há três andares com mais de 500 espécies de peixes de ecossistemas diferentes, como água doce, mangue, recifes, etc.
O aquário das águas-vivas surpreende pela iluminação e traz a sensação de que elas estão brilhando. Por fim, o Sea Life oferece algumas aventuras como alimentar as tartarugas e mergulhar com os tubarões para os mais corajosos.
Uma dica importante é comprar o ingresso online com antecedência para economizar muito e evitar filas. A diferença de preço comprando antecipadamente chega até 20 libras e o valor muda também de acordo com o horário da visita, então fique atento. Outra sugestão é comprar ingressos combinados com o London Eye por 51,50 libras se você pretende visitar os dois locais que ficam bem próximos um do outro.
- Entrada: Standard (horário fixo)- 28 libras | Afternoon saver (última hora do dia)- 19 libras | Anytime entry (qualquer hora)- 33,50 libras
- Horário: 10:00 as 18:00 | os horários podem variar um pouco dependendo do mês, confirme no site antes da visita.
- Endereço: Riverside Building, County Hall, Westminster Bridge Rd, London
26. Legoland
A Legoland Windsor Resort fica em Windsor, também um pouco fora da rota tradicional mas pode ser uma atração interessante para os apaixonados por Lego. O parque tem diversos brinquedos, montanhas-russas e atrações legais, alguns cafés e restaurantes e, claro, as lojas temáticas.
O parque é enorme e um dos principais é o Fly of the Sky Lion, um filme com cadeiras em movimento e a MiniLand com vários pontos turísticos de Londres em miniatura. Outra que surpreende é a Haunted House com efeitos especiais divertidos.
Uma dica é levar uma roupa extra porque o parque tem alguns brinquedos aquáticos bem legais. Comprar os ingressos online com antecedência para evitar as enormes filas na entrada e pagar bem mais barato.
- Entrada: 29 Libras | Parque + GolfLand 39 libras | Annual Pass (entrada por um ano) 59 libras | Lego Sleepover (com estadia e café da manhã – familias com 4 pessoas) 65 libras por pessoa.
- Horário: 10:00 às 17:00
- Endereço: Winkfield Rd, Windsor
Como chegar
Para quem quer ir no parque e ficar hospedado por lá o próprio complexo tem os hotéis temáticos, mas é super possível ir e voltar no mesmo dia. Você pode alugar um carro para ir até lá e, se for o caso, você consegue garantir o estacionamento pelo site do parque e já deixar pago, assim você evita transtornos e tem tarifas mais em conta.
Ir de trem é bem tranquilo também, para isso você precisará pegar o trem na Waterloo Station em Londres até a estação Windsor & Eton Riverside. Da estação em Windsor é preciso pegar um ônibus ou taxi até o parque. Tem um ônibus que sai da estação Eton direto para o parque mas é um serviço pago não custeado pela Leogland. Os ônibus passam a partir das 9:45 de 20 em 20 minutos aproximadamente. A Linha regular 702 também faz esse percurso e a passagem custa 4 libras por adulto e 2 libras para crianças.
27. Frameless- arte imersiva
São 4 galerias de arte com projeções enormes muito legais de pintores famosos. A Frameless Immersive Art Experience é um espaço super interativo para as crianças bem colorido e dinâmico. É a primeira galeria de arte imersiva digital de Londres com um ambiente super agradável, com música clássica e as crianças são muito bem vindas.
Cada galeria tem um tema diferente e as obras de arte se movimentam nas paredes criando um ambiente bem diferente e divertido. Uma outra forma de ver os clássicos da arte. A atração fica do lado do Hyde Park e para visitar o ideal é comprar as entradas com antecedência online para economizar nas tarifas.
- Entrada: Adulto 27 libras | Crianças 17 libras | Flexi Tickets (sem hora marcada) Adultos 32 libras e crianças 22 libras | Family ticket ( 2 adultos e 2 crianças) 75 libras
- Horário: segunda a quinta das 11:00 às 17:30, sexta das 11:00 as 22:00, sábado das 10:00 às 22:00, domingo das 10:00 às 18:00 – Entrada permitida até 1 hora e meia antes do horário de encerramento.
- Endereço: 6 Marble Arch, London.
Onde ficar em Londres com crianças
Escolher um bom hotel é algo que vai fazer bastante diferença na sua viagem em Londres com crianças. A hospedagem em Londres não é barata, mas vale a pena pesquisar para escolher bem e garantir o conforto e descanso da família. A região de estadia também vai ser importante e o ideal é você escolher o que faz sentido dentro do seu roteiro e das atrações que deseja visitar.
Os bairros de Westminister, Kensington e Convent Garden são os mais caros, mas também os mais centrais afinal a maioria das atrações de Londres ficam ali no entorno. O Kings Cross é um bairro ótimo de ficar também, mais em conta e bem localizado com fácil acesso ao metrô e trem. Uma alternativa mais econômica é o Camden Town mas que pode ser uma ótima opção, fica um pouco afastado do centro mas tem ótimas feirinhas e ruas movimentadas com artistas e músicos, um estilo bem londrino.
No post Roteiro em Londres tem mais dicas sobre as regiões, mas eu separei algumas sugestões de hotéis em Londres para você não errar na hora de escolher o hotel e aproveitar a viagem com conforto.
Hotéis caprichados:
- Mandarin Oriental: com localização perfeita em frente ao Hyde Park e do lado do metrô, o hotel oferece muitas comodidades como piscina coberta, academia, spa, um café da manhã fabuloso, opções de restaurantes com estrela Michelin e transfer do aeroporto. Quartos família com ótimo tamanho e muito conforto.
- The Savoy: estrutura impecável e ótimas comodidades com piscina, academia e spa. O hotel é bem tradicional de Londres desde 1889 com quartos espaçosos e excelente café da manhã, além do oferecer serviço de transfer gratuito do aeroporto. A localização impecável nos arredores do rio Tâmisa e Convent Garden.
- Rosewood London: muito central, próximo ao British Museum e um ótimo café da manhã, o hotel oferece transfer gratuito do aeroporto e quartos bem espaçosos. São três opções de restaurantes e um spa.
- Milestone Hotel Kensington: com café da manhã excelente, academia, spa e piscina coberta. Quartos muito confortáveis e espaçosos, sem contar a localização fabulosa bem pertinho do Palácio de Kensington e Hyde Park.
Hotéis com bom custo x benefício
- Royal Garden Hotel: um bom café da manhã com vista privilegiada dos jardins de Kensington, o hotel é bem espaçoso e confortável para a família. Tem academia, restaurantes e café com estrutura 5 estrelas.
- Rubens at the Palace: no coração do bairro Westminister e vista para o Buckingham Palace e os estábulos reais, o hotel tem um café fabuloso, com bons restaurantes e ótima estrutura.
- Royal National Hotel: um ótimo custo benefício para ficar no bairro de Camden e ainda assim bem perto da rota turística e do British Museum. O hotel oferece dois restaurantes, quartos confortáveis e um bom café da manhã.
- The Bailey’s Hotel London Kensington: o hotel fica bem próximo ao Museu de História Nacional, com excelente café da manhã, quartos confortáveis e serviço de transfer do aeroporto.
Hotéis econômicos
- The Montana Hotel: ótima estrutura e café da manhã. O hotel é bem aconchegante e conta com restaurante, transfer do aeroporto e uma excelente localização em Kensington.
- Blakemore Hyde Park: o hotel fica bem próximo do Hyde park, com ótimo café da manhã e quartos confortáveis. Tem academia, restaurante, bar e fácil acesso ao metrô.
- The Z Convent Garden: uma ótima opção para ficar em Westminister com um orçamento mais em conta mantendo o conforto. Os serviços são mais modestos mas a localização é excelente, perto de galerias, bares e restaurantes.
Veja mais opções de hotel em Londres aqui.
Seguro Viagem
O seguro viagem é obrigatório para a entrada na União Europeia e essencial para quem viaja com crianças.O bom seguro cobre despesas médicas e emergências hospitalares, extravios de bagagem e atrasos no voo, então a dica é comparar as apólices pela Seguros Promo para ter o melhor custo benefício e um serviço de qualidade
Uso e recomendo a Seguros Promo por ser uma empresa confiável e brasileira, que vai te apresentar as melhores opções do mercado. O ideal é levar a sua apólice na mala de mão para garantir todo o conforto e segurança.
Faça aqui sua cotação e reserve o seu seguro
Planeje sua viagem
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Londres
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!