Luxemburgo: dicas para planejar sua visita
Neste post descrevo minhas primeiras impressões de Luxemburgo, um pequeno país Europeu recheado de história e de paisagens espetaculares e também dou dicas essenciais para você planejar a sua viagem. Saiba o que visitar, quantos dias ficas e muito mais.
Vista das Bock Casemates
Minha viagem: como encaixei Luxemburgo
Já faz algum tempo que venho querendo conhecer este pequenino país, ou melhor, Grão Ducado, e assim que sobrou um espacinho no roteiro, não tive dúvida e corri para um desses sites de passagem barata (no caso, easyjet.com) e por quarenta e poucos euros comprei uma passagem Londres – Luxemburgo.
E aqui estou, feliz da vida e absolutamente apaixonada com o que vi. Minha parada na Cidade de Luxemburgo foi de apenas um dia ( o que deu para conhecer a cidade legal) e aqui vão algumas dicas para você planejar sua viagem…
Vale a pena conhecer Luxemburgo?
Muito! A Cidade de Luxemburgo é mega fotogênica, e o Grão ducado fica numa localização mega estratégica, fronteira com a Belgica, França, Alemanha e Holanda. Ou seja, quem tiver numa dessas viagens de carro, com aquele passe de trem esperto (trem na Europa geralmente é mais caro que avião, mas para pequenas distancias geralmente compensa) ou encontrar uma boa passagem de avião, pode e deve aproveitar e dar uma esticadinha em Luxemburgo.
Quantos dias ficar em Luxembugo?
Eu fiquei apenas um dia, e estou saindo satisfeita e apaixonada. Acho que daria para ficar mais um pouquinho e visitar museus ou quem sabe outras cidades, mas para quem tem pouco tempo, um dia está bom.
Palácio do Grão Ducado
Dá para viajar barato por Luxemburgo?
Mais ou menos. Luxemburgo não é um país barato. Para quem topa se hospedar barato, a cidade tem apenas um Albergue (dos bons por sinal) e a noite em um quarto de quatro pessoas custa em torno de 25 Euros por pessoa. A comida não é barata. O hostel tem um restaurante gostosinho e com preços imbatíveis, mas no centro da cidade, não achei nenhum menu por menos do que 9,50 Euros. Um sanduba caprichado barato custa 4,50 Euros.
Para quem quer se hospedar em hotel, perto da estação de trem tem muitas opções, mas achei a região feia e não gostaria de caminhar a noite sozinha por ali. Se puder, prefira o centro.
Ruínas ao lado das Casemates
O que visitar?
A cidade antiga passando pela Willian Square, Palácio dos Gran Duques, Praça das Armas (que tem uma vista lindíssima para as pontes nova & velha), Catedral de Notre Dame, Praça Clairefontaine, Corniche (que tem fama de ser uma das varandas mais lindas do mundo) e as Casamatas de Bock (antiga muralha de proteção da cidade…absolutamente sensacional).
Veja aqui um roteiro de 1 dia em Luxemburgo.
Estátua da Deusa da Vitória (Nike)
Como se virar em Luxemburgo? (Idiomas)
Além do Luxemburguês que aparentemente é ensinado na escola, mas que na prática serve apenas para cartas formais e obituários (que horror!) os habitantes de Luxemburgo falam francês e alemão (usada em jornais e meios de comunicação). Como a cidade de Luxemburgo é muito internacional (cerca de 60% dos habitantes é gringo, muita gente fala inglês e pasmem… português (19% dos habitantes do país tem origem portuguesa). Mas nas lojas e restaurantes a maioria dos funcionários falam apenas francês (a maioria deles mora fora da cidade e vem e volta todo dia).
Incrível vista para a cidade baixa
Como chegar do Aeroporto ao centro?
O ônibus número 9 sai do aeroporto e vai até a estação de trem fazendo várias paradas no centro da cidade. (Uma das paradas fica bem pertinho do hostel, que não está exatamente no centro, mas fica bem pertinho). A viagem custa 2,00 euros.
Antigo mercado da cidade
Não esqueça do seguro viagem!
Ele é obrigatório para a sua entrada no país, mas muito além disso, ele é seu melhor amigo nas horas de “perrengue”. Um seguro com boa cobertura cobre não só emergências hospitalares como também problemas com o voo, extravios de bagagens, entre muitas outras coisas (o céu é o limite).
A dica é contratar um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato, evitando que você precise ficar indo atrás do reembolso depois. Nós recomendamos e usamos a Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices. Escolha um que cabe no seu bolso!
Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Viaje sem stress
✅ Faça seu seguro de viagens
Mari,
Dica importante: o transporte público de Luxemburgo é 100% gratuito. Não tem passe, nem cartão. Só verificar o horario do serviço. Transporte bonito, limpo, pontual, movido a eletricidade.
Olá, tudo bem? Passando para deixar uma informação atualizada. Segui sua dica sobre o escritório de turismo para guardar malas, mas nao fazem mais isso. Acabei de voltar de lá (novembro/2019). Tive que passear com as malas mesmo rs. Acho que vale a informação e atualização. 😉
Super obrigada pela atualização e que pena né?! Era tão prático!
Curtiu a cidade?
Beijos
Olá, adorei o post! Como faço pra deixar as malas no escritório de turismo, tem limite?
Até mais!
Oi Carol,
Cheguei no escritório de turismo e pedi para guardarem. O limite, pelo que eu saiba, é o horário de funcionamento.
Vale falar que eu fiz essa viagem em 2013, assim vale confirmar se a política de guardar malas grátis ainda tá valendo!
Abracos
Oi Mari, estou curtindo muito suas dicas. Estamos meu marido e eu planejando viagem para Europa no px ano, em junho uns 21 dias.
Qual o site p passagens aéreas internacionais baratas vc sugere?
Moramos em Salvador BA mas podemos partir do Rio. Obrigada, abraços
Oi Joselia,
Td bem?
Minha dica é ficar de olho nas promoções do site Melhores Destinos.
Para buscador, compare os preços do Expedia com os preços da própria companhia aérea.
Beijos e boa viagem
Olá Mari,
gostei muito de seus comentários sobre Luxemburgo. Vou aproveitar as dicas. Vi que você comentou haver um albergue no centro da cidade que custa 25 euros para 4 pessoas. Procurei, mas não achei esse albergue. Você saberia me dizer o nome ou o local onde fica? Estou atrás de algo que não seja muito caro para 3 pessoas, mas ainda não achei. Se puder me dar uma luz ficarei imensamente grata. Abraços, Beth
Oi Elizabeth, o preço é por pessoa, mas no quarto cabem até 4. Busquei no site Hostelworld.com
Abraços
Olha eu aqui espiando seu post!!!
Adorei o jantarzinho!
Bjo
Eu tbm!!!
Dá uma olhadinha no post das Casamatas e no roteirinho.
Amei a cidade!
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Obrigada!!!!
Demorei para responder essa, tava viajando!!!
Abraços