Old Delhi: o mundo colorido dos bazares indianos

Conheça o Kinari Bazar, um dos mercados mais antigos, tradicionais e divertidos de Delhi. O Mercado de Old Delhi é um bom lugar para comprar e visitar!

Um emaranhado de corredores coloridos corta a parte central de Delhi, essa pequena região chamada de “Old Delhi” tem um dos mercados mais diferentes e impressionantes do mundo, o Kinari Bazar (estação Chand Chowk do metrô).

São corredores e mais corredores repletos de produtos de todos os tipos e cores, cada corredor é especializado em um tipo diferente de produto que variam de pimentas e comidas, até coloridíssimos e refinadíssimos trajes de casamento. A graça é se perder nos corredores do Kinari Bazar, o mercado de Old Delhi, um mais estreito que o outro, fazer pequenas descobertas, pechinchar bastante e fazer compras.

Algumas das ruas que você precisa visitar são: o mercado de produtos de casamento, o mercado de pimentas e especiarias e os corredores de comida.

Kinari Bazar - o mercado de Old Delhi
Loja “chique” do mercado de Old Delhi

Veja também: roteiro de 4 dias em Delhi

Tuktuk bicicleta para fugir do caos do mercado de Old Delhi

Uma alternativa bacana para quem ficar assustado com o caos (e fugir da lama) é contratar uma bicicleta para te levar passear. O passeio deveria custar entre 100-200 Rúpias (ou menos para quem souber pechinchar bem) e percorre os principais cantinhos do mercado. Depois desse passeio inicial você estará pronto para percorrer o mercado por conta própria e desvendar seus pedaços preferidos!

Kinari Bazar - o mercado de Old Delhi
De bicicleta pelo bazar

Caos: um mundo de gente

E claro que além de produtos mega diferentes, o mercado de Délhi tem uma quantidade quase absurda de pessoas, bicicletas, motos e Richshaws. A confusão é gigantesca, o barulho é ensurdecedor, mas é parte da graça. Acostume os ouvidos, deixe o preconceito de lado e entre na bagunça. O mercado de Délhi não seria tão especial se não fosse a trilha sonora.

Kinari Bazar - o mercado de Old Delhi
Cores do Chandni Chowk
Kinari Bazar - o mercado de Old Delhi
Ala de comida do Kinari Bazar – O mercado de Old Delhi
Nova Delhi - Índia
Na saída do mercado!

Paciência: um virtude a ser praticada no mercado de Old Delhi

Prepare-se para ser abordado por todos os tipos de vendedores – e alguns mendigos e crianças – querendo te arrancar algumas rúpias. Melhor do que ser educado e dizer não, é simplesmente caminhar e ignorar. Sabe aquela velha história de se fingir de surdo? Na Índia, bancar de surdinho funciona bem melhor do que fazer papel de gringo educadinho.

Old Delhi - Índia
Vendedor de especiarias

Pechinchar: o segredo de um bom negócio

Nossa cara de gringo tem um preço altíssimo na Índia. Para fazer um bom negócio, ofereça 30% do que o vendedor te pediu, finja que vai sair sem levar, vá embora e volte mais tarde… seja paciente e saiba que na maioria dos casos ele pode te dar 50% de desconto.

Kinari Bazar - o mercado de Old Delhi
Indianas barganhando no mercado

O que comprar?

Roupas indianas, saris, incensos, tempeiros, enfeites para casa, antiguidades. Tem MUITA coisa legal, basta saber procurar e olha BEM, porque tem muita “porcaria” sendo vendida como coisa boa. Procure bem, pechinche e divirta-se!

Onde comer?

Quer provar comidas e docinhos indianos sem o perrengue e nem a eventual sujeira do mercado? Experimente o Haldirams (Chandni Chowk  1454/2, perto do templo Sheeshganj Gurudwara) que funciona como restaurante BBB no piso superior, e como lanchonete e doceria no bar de baixo. Provamos várias coisas, tudo delicioso! Gostei tanto que voltei várias vezes durante minha estada na Índia!

Nova Delhi - Índia
Almoço no Haldirams – Delhi

Para quem quer comer algo mais caprichado, a dica é o Karim’s (House No: 16, Gali Kababian, Jama Masjid), um dos restaurantes de comida Mughal mais antigos e tradicionais de Délhi. Um dos melhores lugares da cidade para comer currys não vegetarianos.

Vá preparado:

  • Use roupas confortáveis e um sapato FECHADO e que aguente sujeira. Poças d’água, ou melhor, poças de líquidos estranhos não identificados, são bastante comuns. Prepare-se para pisar neles sem se irritar.
  • Mulheres: Use roupas largas e sem decote. Algumas áreas do mercado de Délhi estão repletas de caras que não terão o menor pudor em examinar cada centímetro do seu corpo.
  • Segurança para mulheres: o mercado de Délhi é bem seguro, mas definitivamente não é um lugar que eu gostaria de passear sozinha. As ruas são estreitas e escuras e eu se fosse você iria acompanhada (de um homem ou de mais mulheres).
Kinari Bazar - o mercado de Old Delhi
Moto, pedestres e tuktuks disputando o mesmo espaço, na dúvida olhe para os dois lados 🙂

Com o que combinar?

Combine sua visita ao Chand Chowk com um passeio pelo Forte vermelho (Red Fort), uma visita a Jama Masid, a maior mesquita da região. [Atenção: ambos fecham às segundas feiras] e ao templo Sihki Sheeshganj Gurudwara.

Nova Delhi - Índia
O Forte Vermelho (red Fort)

Como chegar?

O mercado mais famoso de Old Delhi, o Kinari Bazar, fica na parte antiga da cidade, pertinho da estação de metrô Chand Chowk, e falando em metrô, taí a melhor forma de chegar lá. O trânsito por essas bandas é infernal e o metrô vai rapidinho!

E aí, se animou para visitar o Kinari Bazar, o mercado de Old Delhi?

Alguém aí já foi para Delhi e quer deixar umas dicas?

E se você tiver perguntas, deixe um comentário! 🙂

Veja também:

Outras cidades da Índia

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Comentários (3)

Boa tarde….sabe de algum site confiável q se possa comprar kurtis? Obg

Oi Simone,
Infelizmente não.
Beijos

[…] Old Delhi: O mundo colorido dos bazares indianos […]

Deixe o seu comentário