Museus de Barcelona: 7 sugestões para incluir no roteiro

Quer incluir os museus de Barcelona no seu roteiro de viagem? Então as informações deste post vão te ajudar! 

A cidade é rica em história e cultura, considerada um dos grandes centros de arte contemporânea da Europa. Por isso, além de apreciar a arquitetura das construções, passear pelos bairros históricos e visitar os pontos turísticos mais famosos, vale escolher os museus da sua preferência para conhecer.

Parc Guell em Roteiro de Barcelona
Parc Guell em Roteiro de Barcelona

Neste post você vai saber mais sobre alguns dos principais museus de Barcelona:

Ingressos para museus em Barcelona: precisa comprar com antecedência?

Barcelona está entre as cidades mais visitadas do mundo. Então, comprar ingressos para os museus em Barcelona com antecedência é essencial, especialmente na alta temporada e nos fins de semana, quando a cidade recebe um grande número de pessoas e tudo costuma ficar muito cheio.

Comprar ingressos com antecedência evita perda de tempo em filas gigantescas, sem falar no risco de não conseguir ingressos em alguns lugares. Escolha os museus que você quer visitar e compre os ingressos com antecedência, assim você otimiza sua viagem e consegue aproveitar muito mais a cidade.

Há algumas promoções e descontos exclusivos que economizam tempo e dinheiro, como o Barcelona Card, um cartão de 3, 4 ou 5 dias, à sua escolha, que inclui entrada em mais de 25 museus e transportes públicos. Para fazer os deslocamentos na cidade, o metrô é a melhor alternativa.

Melhores museus em Barcelona

Com obras de artistas mundialmente conhecidos, tanto do passado como do presente, com diferentes estilos de artes, os museus são ótimas opções para qualquer roteiro em Barcelona. Confira a seguir alguns dos mais visitados.

Museu Picasso

O Museu Picasso foi inaugurado na década de 1960, quando a população de Barcelona começou a ver o artista, ainda vivo na época, como parte da identidade cultural da cidade. Como a região de La Ribera, onde Picasso viveu na juventude, estava sendo revitalizada, a ideia de um museu parecia perfeita.

O acervo inicial foi formado a partir da coleção do amigo e secretário Jaume Sabartés. Até que, em 1970, o próprio Picasso doou cerca de 5 mil obras. Hoje, o Museu Picasso tem a coleção mais completa do mundo, abrangendo obras de todas as fases da vida dele.

Museu do Picasso em Barcelona
Museu do Picasso | Imagem: Wikimedia Commons

Tem, também, um Centro de Conhecimento com documentos, fotos e outros materiais sobre a vida e a obra de Picasso, considerado um dos mais importantes artistas do século XX e o principal representante do movimento cubista. Isso faz com que o museu seja uma referência mundial sobre ele.

Como costuma ficar muito cheio, uma dica é comprar antecipadamente um ingresso para a visita guiada sem filas ao Museu Picasso. Para os admiradores que querem conhecer ainda mais sobre o artista, uma boa sugestão é fazer um tour a pé pela Barcelona de Picasso, passando por lugares que fizeram parte da vida dele, incluindo a entrada no museu.

  • Endereço: Carrer de Montcada, 15-23, Ciutat Vella
  • Horários: de 1º de novembro a 30 de abril de terça a domingo das 10h às 19h; de 2 de maio a 31 de outubro às terças, quartas e domingos das 9h às 20h e quintas, sextas e sábados das 9h às 21h.

Fundació Joan Miró

Localizada no Parque Montjuïc, a Fundació Joan Miró foi inaugurada pelo próprio artista, em 1975, como um local com foco em arte contemporânea onde pudesse expor suas obras e de outros artistas, criando um lugar de troca cultural para inspirar as futuras gerações. 

Miró foi um dos artistas mais importantes de Barcelona, conhecido por suas pinturas e esculturas, sempre com cores vibrantes e formas abstratas. Ele doou grande parte de sua coleção pessoal para dar início à fundação. Mais tarde, sua esposa e amigos também fizeram doações.

quais museus visitar em Barcelona
Fundació Joan Miró | Imagem: Unsplash

Hoje, o acervo conta com mais de 14 mil obras de Miró e de artistas diversos. E o prédio onde a fundação funciona é uma atração à parte, com design do arquiteto e amigo de Miró, Josep Lluís Sert, inspirado no movimento Bauhaus.

Os espaços têm entrada de luz natural, que destacam as cores das artes expostas, e são abertos, para possibilitar uma movimentação mais livre dos visitantes entre as obras. Além disso, fica dentro de um parque, em harmonia com a natureza. Vale a pena comprar antecipadamente o ingresso para não precisar enfrentar filas. 

  • Endereço: Parc de Montjuïc, s/n, Sants-Montjuïc
  • Horários: de terça a domingo das 10h às 19h, com última entrada 30 minutos antes do encerramento.

Museu Nacional d’Art de Catalunya

O Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) abriu suas portas na década de 1930 com uma coleção dedicada à arte medieval e, ao longo dos anos, ampliou seu acervo. Hoje, conta com obras de grandes artistas do modernismo catalão, como Gaudí, além de arte gótica, pinturas renascentistas e barrocas, e um dos acervos de arte românica mais completos do mundo. 

como visitar Montjuïc em Barcelona?
Museu Nacional de Arte da Catalunha

A programação conta sempre com atividades para famílias e exposições temporárias de estilos diversos. E tem também uma lojinha, um café e um restaurante. Comprando o ingresso do MNAC com antecedência você evita as grandes filas, já que o museu é um atrativo muito visitado. 

Ele está localizado no Palau Nacional de Montjuïc, uma construção imponente em estilo neobarroco, que fica no alto de uma colina no Parc Montjuïc. Além da visita às obras, é um ótimo local para contemplar a cidade vista do alto.

  • Endereço: Palau Nacional, Parc de Montjuïc
  • Horários: de 1 de outubro a 30 de abril de terça a sábado das 10h às 18h, de 2 de maio a 30 de setembro das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 15h.

Museu d’História de Barcelona (MUHBA)

O Museu Histórico de Barcelona (MUHBA) é, na verdade, um conjunto de museus, distribuídos por diferentes bairros da cidade, mas seus espaços não funcionam como áreas isoladas e sim como partes de um todo. Por isso, é recomendável fazer visitas a todos eles, pois, juntos, possibilitam uma visão com diferentes perspectivas:

museus imperdíveis em barcelona
Museu d’História de Barcelona (MUHBA) | Imagem: Pexels
  • MUHBA Templo de Augusto (endereço: Rua Paradís, 10, Bairro Gótico): preserva quatro colunas do antigo Templo de Augusto, construído em homenagem a César Augusto. Funciona às segundas das 10h às 14h, de terça a sábado das 10h às 19h e domingos das 10h às 20h. Entrada gratuita.
  • MUHBA Plaça del Rei (endereço: Plaça del Rei, Bairro Gótico): abriga peças históricas que narram diferentes períodos de Barcelona, com destaque para a época romana. Funciona de terça a sábado das 10h às 19h. Entrada 7 euros.
  • MUHBA El Call (endereço: Placeta de Manuel Ribé, Bairro Judeu): retrata a vida da comunidade judaica medieval de Barcelona através de exposições temáticas. Funciona às segundas, quartas e sextas das 11h às 14h, sábados e domingos das 11h às 19h. Entrada 2,20 euros.
  • MUHBA Santa Caterina (endereço: Rua Joan Capri, Ciutat Vella): explora a história de Barcelona desde os tempos pré-históricos até os dias atuais, com foco no desenvolvimento arqueológico. Funciona às segundas, quartas e sábados das 7h30 às 15h30, e às terças, quintas e sextas das 7h30 às 20h30. Entrada gratuita.
  • MUHBA Park Güell (endereço: Rua D’Olot, Gràcia): apresenta exposições sobre Gaudí e o Parque Güell, integrando arquitetura e história local. Funciona de janeiro a março das 8h30 às 18h30, de outubro a dezembro das 8h30 às 18h30, de março a maio das 8h às 20h30 e de agosto a outubro das 8h às 20h30. Entrada inclusa no ingresso do Park Güell

CosmoCaixa Museu de la Ciência

Para quem gosta de museus inovadores, com instalações modernas e interativas, o Museu de Ciência CosmoCaixa é imperdível. Tem espaços como a Mata Alagada, o Jardim Vertical, a Sala Universo e a área Restos e Vestígios, com fósseis e marcas deixadas por animais há milhões de anos. Tem também um cubo de vidro flutuante, planetário e espaços infantis.

museus em barcelona o que ver
CosmoCaixa Museu de la Ciência | Imagem: Unsplash

Ele funciona em um edifício modernista original de 1904, com todas as características preservadas. Já teve diversas funcionalidades, até que foi inaugurado como o Museu CosmoCaixa em 2004, com o objetivo de manter um compromisso com a sustentabilidade, com a responsabilidade social e com o cuidado com o meio ambiente.

Projetado para integrar a ciência com o espaço de forma criativa, o CosmoCaixa recebeu o Prêmio de Melhor Museu Europeu em 2006. É também uma ótima opção para quem está viajando com crianças, pois os pequenos adoram a interatividade de alguns espaços.

  • Endereço: Carrer d’Isaac Newton, 26, Sarrià-Sant Gervasi
  • Funcionamento: de segunda a domingo e nos feriados, das 10h às 20h.

Museu d’Art Contemporani 

O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) existe há 30 anos e, desde sua inauguração, em 1995, vem se consolidando como um um ponto de referência graças ao seu acervo crescente, que permite que os visitantes conheçam as principais referências na arte atual.

É um museu dinâmico, promovendo a interação entre história e arte contemporânea, com obras de artistas catalães, espanhóis e internacionais, abrangendo desde meados do século XX até os dias de hoje, entre pinturas, esculturas, fotos e instalações.

vale a oena ir no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona
Museu de Arte Contemporânea de Barcelona | Imagem: Pexels

Ele ocupa diferentes prédios no complexo do Convento dos Anjos, edifício histórico do século XVI. O principal, com predominância de cor branca, vidros e materiais refletivos, tem espaços amplos que se integram com a praça ao redor. 

  • Endereço: Plaça dels Àngels, 1, El Raval
  • Horários: de 25 de setembro a 24 de junho de segunda a sexta das 11h às 19h30 e de 25 de junho a 24 de setembro das 10h às 20h; sábados e domingos sempre das 10h às 15h.

Veja nosso post com dicas de onde ficar em Barcelona e escolha seu hotel em Barcelona.

Museu MOCO

O Museu MOCO, que tem sedes também em Amsterdã (Holanda) e em Londres (Reino Unido), foi inaugurado em Barcelona em 2021. É um dos lugares mais novos entre os museus da cidade.

Ele está localizado no histórico Palácio Cervelló, construção do do século XVI na região central, um espaço com elementos góticos e renascentistas que foi residência de nobres e mercadores ao longo dos séculos e, por si só, já valeria a visita. 

Mas, do lado de dentro, o MOCO não deixa a desejar, com um belo acervo de arte moderna, contemporânea e de rua, entre obras de artistas como Banksy, Basquiat, Andy Warhol e muitos outros, sempre unindo exposições de nomes consagrados e novos talentos.

Museu MOCO em Barcelona
Museu MOCO | Imagem: Unsplash

Uma opção diferente é fazer um passeio de bicicleta passando por lugares com arte de rua e incluindo também a entrada no museu. Caso queira visitar somente o museu, é importante comprar o ingresso antecipadamente.

  • Endereço: Carrer de Montcada, 25, Ciutat Vella
  • Horários: de segunda a quinta das 10h às 19h, de sexta a domingo das 10h às 21h.

Outras dicas essenciais para a sua viagem

Ao organizar o seu roteiro, lembre-se também do seguro viagem, que é fundamental em qualquer destino do exterior, pois oferece proteção contra imprevistos que podem gerar altos custos, seja em casos de assistência médica e hospitalar, medicamentos, perda ou extravio de bagagem e outras situações emergenciais.

Além do seguro, um chip de celular com cobertura internacional é super importante para manter a conexão durante a viagem, ajudando na comunicação, no uso de mapas e em pesquisas no geral. Sem falar nas muitas fotos que você com certeza vai querer compartilhar!

Assim você pode visitar os museus de Barcelona e outras atrações da cidade de forma tranquila, sem se preocupar com possíveis contratempos.

E aí, curtiu nossas dicas de Museus em Barcelona? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Barcelona
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Mariana Bueno

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *