Paris: O charmoso Palais Royal

Colunas no Palais Du Royal - Paris

Tenho um senso de direção bem abaixo da média e vivo me perdendo em lugares novos…uma tristeza. Foi numa dessas de me perder que acabei encontrando este lugar super bacana e que vale uma, duas, cinco (…) vinte visitas. Conheçam o Palais  Royal, lindíssimo e pertinho do Louvre.

Primeira vez em Paris? Siga este roteiro de 4 dias!

Paris: O charmoso Palais Royal

O Palais Du Royal fica exatamente do lado oposto do Museu do Louvre, lógico que a perdida aqui chegou lá achando que era o próprio museu do Louvre. A descrição inicialmente bateu: um jardim incrível, prédios bonitos, mas após dar uma voltinha senti falta de um elemento importante, cadê a tal da pirâmide?

Foi ai que me dei conta que estava no lugar errado. Cheguei até a pensar que eu havia descido na estação de metrô errada, o que é totalmente possível no meu vocabulário de micos de viagem, mas a estação estava certa e meu erro foi apenas virar para o lado errado… ooops.

Colunas no Palais Du Royal - ParisColunas no Palais Royal - Paris

Um pouco de história

A história do Palais Royal começou em 1624, mas só ganhou notoriedade em 1784 quando os jardins do palácio foram abertos ao publico, e pasmem, a entrada da polícia foi proibida. Rapidamente o local ganhou um status de liberdade sem igual por toda a cidade de Paris e passou a ser usado para trocar informações, beber, discutir política e todas essas coisas que não podiam ser feitas em outros lugares. Com o fim da revolução Francesa o local passou a ser patrimônio Francês e hoje é sede de alguns ministérios, restaurantes lojas, um hotel e um teatro.

Em 1990 o interior ganhou a aparência atual – o pátio de honra, foi ornamentado com colunas listradas de diferentes tamanhos, e a fonte de bolas.

O Pátio de Honra: Colunas listradas de todos os tamanhos

O Patio de honra é a primeira surpresa de quem visita os jardins do Palácio. Fiquei encantada com as colunas e com suas possibilidades fotográficas. Não tem como não gostar!

Colunas no Palais Royal - Paris

Colunas no Palais Royal - Paris

A Fonte de Bolas

Uma bonita fonte de bolas que reflete os prédios ao redor. Uma ideia simples e de uma delicadeza única…

Atualização:

Na minha última visita em 2012, a fonte havia sido retirada, espero que seja algo temporário, porque a fonte é super legal.

[Ei você que visitou o Palais Royal de 2012. A fonte estava ou não estava lá? Conte para nós]

Fonte de Bolas - Palais Royal

Os Jardins do Palais Du Royal

E a última surpresa de quem visita o Palácio são os bonitos jardins.  As árvores milimetricamente plantadas em filas são algo surreal para quem está acostumado com a desordem poética dos jardins Brasileiros.

Jardins - Palais Royal

 

E como jardim Parisiense que se preze, o Palaís também temiam fonte circular rodeada de banquinhos. Charmosa para os grandinhos e divertido para os pequenos.

 

 

Fonte Palais Du Royal

 

Fonte Palais Du Royal

Quanto tempo demora o passeio:

Pra quem tem pouco tempo, em 20 minutos dá fácil para percorrer o parque inteiro. Devagar e com carinho, a visita leva pouco menos de uma hora, isso claro, se você não resolver entrar no clima do lugar e relaxar nos deliciosos banquinhos.

Estação de Metrô Palais Du Royal,

E para fechar, ou para começar a visita, não deixe de reparar nessa excêntrica estação de metrô. Sei lá qual foi a fonte de inspiração…é no mínimo DIFERENTE.

Metrô Paris

 

Como Chegar: 

Desça no metrô Palais Royal | Musée Du Louvre e siga a seguinte rota.

Palais Royal - Mapa

 

Planeje sua viagem

Comentários (8)

[…] você tem duas escolhas: A) Fazer um desvio rápido até o Palais Du Royal, um palácio bonito com um jardim bem caprichado. B) Seguir direto rumo a Champs-Élysées (e ter […]

Suas dicas sao boas, mas ajudaria muito se colocasse quanto tempo levou pra fazer o seu roteiro.

Obrigada Rodrigo, dica anotada e vou tentar incorporar para os próximos posts! Abraços

[…] Paris: Palais du Royal – cenário para fotos incríveis e pertinho do Louvre: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/09/04/paris-palais-du-royal/ […]

[…] Idéias na mala Viagem, cultura e arte Pular para o conteúdo InícioIdéias na mala ← #2 – A Ciclofaixa da cidade Paris: Palais Du Royal → […]

[…] Du Royal – Garantia de fotos sensacionais: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/09/04/paris-palais-du-royal/ Share this:EmailPrintDiggGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Esta entrada foi […]

Deixe o seu comentário