Alegoria da Califórnia: Diego Rivera no San Francisco City Club
A Alegoria da Califórnia é um dos três afrescos do artista Mexicano Diego Rivera em San Francisco, e o mais difícil de visitar. O afresco fica no City Club San Francisco aberto para visitas guiadas apenas duas vezes por mês (na primeira e na terceira segunda feira) com o SF City Guides. Se você curte arte e tem a sorte de estar em San Francisco numa dessas segundas feiras, recomendo e muito a visita! Veja abaixo todos os detalhes desse afresco maravilhoso.
O San Francisco City Club fica no 10º andar andar da Stock Exchange Tower (um prédio adjacente a antiga bolsa de valores hoje sede da academia Equinox), um edifício imponente repleto de ornamentos Art Deco: muitos detalhes em ferro e vidro.
O passeio começa pela entrada do prédio, um espetáculo para quem curte arquitetura: pé direito alto, uma porta enorme de vidro e muitos elementos dourados.
Chegando ao City Club, os detalhes e ornamentos ficam ainda mais bonitos, não é atoa que o City Club é conhecido por ter o interior Art Deco mais bonito de San Francisco. São dois andares conectados por uma escadaria central, e um dos salões de banquete mais disputados da cidade. E é nessa escadaria principal que está o afresco de Diego Rivera, a Alegoria da Califórnia.
?Já reservou seu HOTEL em San Francisco?
Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade!
A Alegoria da Califórnia de Diego Rivera
Cheguei ao San Francisco City Club pouco depois da 1 da tarde, a Jennifer a recepcionista simpática me recebeu com sorriso no rosto e apontou: “olhe, o afresco está bem atrás de você”! Soltei um UAU bem sonoro e comecei a admirar a pintura: cores vivas, riqueza em detalhes e muitos elementos interessantes.
Vista de perto a Alegoria da Califórnia é bem maior, mais bonita e mais interessante do que as fotos da internet pareciam mostrar.
A mesa da Jennifer fica exatamente na frente desse afresco gigante: “Sou uma pessoa de sorte, não é todo mundo que tem o privilégio de ter um Diego Rivera no escritório”, ela brincou. E eu provoquei perguntando se ela não se cansava de olhar para ele. E ela respondeu rápido: “de jeito nenhum”. E em seguida indicou: “A vista de baixo é linda, mas a melhor foto é do segundo andar. Pode ficar a vontade”.
Agradeci a gentileza e a oportunidade e saí para explorar o motivo da minha visita: esse afresco maravilhoso!
Um pouquinho sobre o Afresco:
A figura central do afresco, uma mulher de olhos azuis é Calafia o espírito da Califórnia, e a inspiração do nome do estado. Calafia carrega alguns dos tesouros californianos nas mãos: na mão esquerda, minérios e tudo o que vem do fundo da terra e na mão direita produtos agrícolas – até hoje a Califórnia é responsável por grande parte da produção agrícola norte americana. A indústria do petróleo e a industria naval estão retratadas nas costas de Calafia.
Algumas personalidades importantes da época são retratadas no afresco: Calafia é a tenista medalhista olímpica Helen Wills Moody o carpinteiro James Marshall que iniciou a corrida do ouro na Califórnia ao encontrar ouro em Sutter’s Mill, e o famoso horticultor Luther Burbank. O afresco também retrata profissões importantes da época: um engenheiro, um comerciante, um fazendeiro peneirando ouro e um jovem brincando com um avião – uma alusão aos sonhos da juventude.
No teto a figura feminina na diagonal faz uma alusão as linhas de trem -que passaram então a conectar as costas leste e oeste dos Estados Unidos.
Veja mais detalhes sobre esse afresco e outras peças de arte do City Club de San Francisco aqui.
Diego Rivera, uma escolha polêmica para decorar o San Francisco City Club
Vale falar que a escolha de Diego Rivera para decorar a principal parede do edifício da Bolsa foi uma escolha um tanto controversa. Rivera era conhecido por suas ideias comunistas, e chamá-lo para decorar o “centro do poder capitalista de San Francisco”, foi um tanto contraditório, não acham? Naquela época o Stock Exchange Tower era um edifício que concentrava os escritórios dos principais executivos da bolsa de SF, e que o City Club era na época o Restaurante do edifício da bolsa. Interessante, não?
Como visitar
O San Francisco City Club é uma instituição privada, e que disponibiliza visitas apenas duas vezes por mês junto ao SF City Guides (uma iniciativa bem bacana que promove diversos tours gratuitos e interessantes em San Francisco.
- Onde: San Francisco City Club | 155 Sansome Street -10º andar
- Quando visitar? Somente as primeiras e terceiras segundas feiras do mês com o tour do SF City Guides | Reservas obrigatórias
Outros Afrescos de Diego Rivera em San Francisco
San Francisco tem 3 afrescos de Diego Rivera, o mais fácil de visitar é o Afresco da Construção da Cidade que fica no San Francisco Art Institute bem pertinho da Lombard Street e o mais impressionante fica no City College de SF. Veja detalhes das visitas:
Afresco da construção da cidade:
- Onde: The San Francisco Art Institute | Endereço: 800 Chestnut Street
- Quando visitar? Todos os dias das 9:00 às 17:00
- Dica: aproveite a visita para curtir as vistas lindas que o SFAI tem da cidade
Veja todos os detalhes dessa visita nesse post.
Pan American Unity: Gigante e impressionante
Esse é o maior e mais impressionantes dos murais.
- Onde: City College of San Francisco | Endereço: 50 Phelan Avenue, A301
- Quando visitar? Veja horários de visitação aqui
E aí, curtiu a dica?
Alguém aí já visitou o San Francisco City Club e quer contar para nós o que achou?
Guarde essa dica no Pinterest!
Posts bacanas pra quem curte arte:
- Conheça o MOMA SF
- Museus de San Francisco
- San Francisco Art Institute
- Um passeio fotográfico por Mission
Veja também:
- Guia de viagem de San Francisco
- Onde ficar em San Francisco: dicas de hotéis
- Roteiro: o melhor de San Francisco em 3,4 ou 5 dias
- San Francisco em 20 passeios imperdíveis
- Onde comer em San Francisco
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!