Santiago de Compostela: o museu e os telhados da catedral
Que a catedral de Santiago de Compostela é linda e mística, todo mundo já sabe (afinal, são poucos os lugares que conseguem atrair tanta gente vinda de tantos lugares diferentes). Mas nem todo mundo sabe é que o museu da catedral e seus telhados também merecem uma visita.
Os portões da Catedral
Altar da Catedral com Botafumeiro em destaque
O Altar da Catedral de Santiago de Compostela
Detalhes pertinho do lugar onde se abraça o apóstolo
Conchinha de Santiago dentro da Catedral
Um dos pequenos altares da Catedral de Santiago
Altar visto de perto
Portanto, depois de visitar a catedral, abraçar o apostolo e visitar as lindas capelas recomendo que você estenda a visita até o museu da igreja e se o tempo ajudar, faça o passeio guiado pelos telhados (que tem uma vista bem bonita da cidade).
O Museu da Catedral
Aberto todos os dias das 10:00 as 20:00, o museu tem uma coleção bem bonita que começa com explicações e descrições dos antigos templos que haviam em Santiago antes da construção da presente catedral, passando por colunas ornamentadas com flores e anjos, pinturas e esculturas antigas de Maria, cristo e o apóstolo Santiago.
No segundo andar, há um claustro com vistas bonitas para a torre do relógio, o tesouro e a biblioteca (Linda, minha parte preferida) que não podem ser fotografados. Na biblioteca você poderá ver de pertinho uma réplica de tamanho real do butafumeira (alias, assistir uma missa com o botafumeiro em ação é uma dessas coisas que realmente merecem ser vistas).
Por fim no terceiro andar, há algumas salas com tapetes de Goya e um terraço com vistas para a praça do Obradoeiro. A subida para o terceiro andar fica escondida em uma mini portinha, se você não prestar atenção acaba deixando passar.
A subida nos telhados da Catedral
Depois de visitar os museus (e gostar bastante do que vi), estava ansiosa para subir na catedral e ver Santiago lá de cima. Como a previsão do tempo dos três próximos dias que eu ficaria em Santiago era de chuva, mesmo tendo caminhado os últimos 20km do Caminho de Santiago, acabei fazendo o tour pelos telhados no mesmo dia.
Como já era de se esperar, o tour começa com uma bela escada em formato de caracol, a guia uma espanhola fofa nos passou algumas informações sobre a igreja e sobre a cidade, mas na real o grande motivo do tour ser guiado é a segurança, lá em cima é tudo bem aberto e por isso o grupo tem que caminhar junto.
O passeio começa com um terraço no interior da igreja onde há muitos anos atrás os peregrinos dormiam (já pensou que legal dormir na catedral?!).
E depois de mais alguns lances de escada chegamos ao telhado que foi construído em forma de forte de defesa e para permitir que os soldados caminhassem depressa lá por cima, ele é todo em escadinha.
Escadinha para falicitar a caminhada
A vista do alto da Catedral é bem bonita. Dá para uma boa parte da cidade com várias outras torres de igreja e alguns parques. Lá no alto está a cruz de Santiago onde antigamente os peregrinos queimam suas roupas (hoje o ritual é feito há quase 100km de distancia na cidade de Finisterra).
Dica: A subida na catedral é feita em tours guiados (25 pessoas por tour) em inglês ou em Espanhol. Como o clima de Santiago é um pouco imprevisível, deixe para comprar o tour no dia, mas não na hora por que você pode acabar ficando sem. Durante as férias, vale a pena arriscar o mal tempo e comprar com Antecipação
Localize-se
Site da Catedral: http://www.catedraldesantiago.es
Catedral aberta todos os dias das 07:00 as 23:00 | Telhados: das 10:00 as 20:00 (Compre com antecedência!)
Museu + telhados: 12 Euros | Estudantes ou peregrinos: 10 euros