São Paulo: 14 passeios de bate e volta divertidos e econômicos

Procurando algo diferente para fazer em uma tarde ou em um fim de semana? O que não falta é o que fazer em São Paulo, mas às vezes a gente precisa sair do caos urbano e curtir dias relaxando em hotéis próximos de SP ou, se o orçamento for mais apertado, fazendo um bate e volta rápido e econômico!

Se você quer algo rápido e econômico para sair do comum, este post é para você! Neste post, você vai encontrar dicas de passeios de bate e volta de São Paulo que você pode fazer de carro em uma manhã ou em um dia de folga! São passeios para quem curte cidade do interior, praias, trilhas ou uma viagem no tempo em uma vila tombada como patrimônio histórico!

Para facilitar a logística desses passeios, se você não tiver um carro, vale a pena alugar um carro e organizar o roteiro no horário que preferir – sem ficar preso em horários de ônibus, por exemplo. Para o aluguel de carro, nossa dica é a Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para seu alugal e ainda permite o parcelamento em reais. Alugue seu carro aqui!

Flores em Holambra
Admirar as flores de Hoalmbra (Foto: Prefeitura da Estância Turística de Holambra)

Agora, vamos aos melhores bate e volta saindo de São Paulo. Se preferir ir direto ao ponto, é só clicar em cima daquele que mais te chamar a atenção. E aí, qual desses passeios de bate e volta de São Paulo você escolheria?

  1. Andar de balão em Boituva
  2. Saltar de paraquedas em Boituva
  3. Descer pela mega tirolesa de Pedra Bela
  4. Um dia de aventura em Socorro
  5. Comprar artesanatos em Embu das Artes
  6. Se divertir em Itu com seus objetos gigantes
  7. Passear por uma vinícola em São Roque
  8. Passeio de trem por Paranapiacaba
  9. Andar de Maria Fumaça em Campinas
  10. Prainha Branca, no Guarujá
  11. Conhecer o Templo Zu Lai, em Cotia
  12. Templo Templo Kinkaku-ji em Itapecerica da Serra
  13. Curtir Campos do Jordão
  14. Admirar as flores de Holambra

Andar de balão em Boituva

Passeio de Balão
Foto: Pexels

Curte aventura e passeios radicais? Então, você já deve ter ouvido falar de Boituva. A cidade é conhecida pelo balonismo e paraquedismo. Localizada a 118 quilômetros de São Paulo, cerca de uma hora e meia de viagem, ela é destino de quem quer uma atração com muita adrenalina em um final de semana.

Os passeios podem ser feito em grupo ou particular. Geralmente, a cesta do balão comporta até 12 pessoas e o passeio total tem duração de 40 minutos. É preciso reservar com antecedência. Minha sugestão é que você faça o passeio logo antes do amanhecer, quando o céu se tinge de tons azuis e alaranjados.

Reserve aqui seu Passeio de Balão com transfer de São Paulo

A cidade também possui ótima infraestrutura hoteleira e bons restaurantes – então, é uma ótima opção para um bate e volta de São Paulo ou até mesmo passar uma noite por lá, vale a pena!

Saltar de paraquedas em Boituva

E já que estamos falando de Boituva, não temos como mencionar o paraquedas, né? Quem curte o esporte ou quer saltar pela primeira vez, com certeza já considerou um passeio na cidade, que é super conhecida por isso.

Lá, é possível fazer seu primeiro salto de paraquedas com um instrutor ou saltar sozinho caso você já tenha experiência. Geralmente, os saltos acontecem a cerca de 4 mil metros de altura e a queda livre pode chegar a mais de 10km/h. Uma baita aventura!

Reserve aqui seu Salto de Paraquedas com transfer de São Paulo

Onde comer em Boituva

Depois de um salto de paraquedas ou um passeio de balão, vale repor as energias em um bom restaurante, né? O restaurante italiano Villa VinSanto (R. Ângelo Ribeiro, 234) é o mais bem avaliado da cidade e é considerado um bom custo benefício pelos internautas. Já o Restaurante Goiano (Av. Mário Pedro Vercellino, 300) é famoso por sua galinhada bem servida!

Descer pela mega tirolesa de Pedra Bela

Bate e volta de São Paulo
Mega Tirolesa em Pedra Bela (Foto: Facebook/Pedra Bela)

Pedra Bela é uma cidade que fica a pouco mais de uma hora e meia de São Paulo. Um de seus maiores atrativos é a mega tirolesa! No alto de uma imponente rocha, há uma pequena igreja que só pode ser alcançada após subir uma escadaria íngreme.

Lá do alto, é possível embarcar na maior tirolesa da América Latina, com extensão de 1.900 metros, que leva os aventureiros diretamente para a cidade. A tirolesa comporta duas pessoas simultaneamente, para tornar o passeio ainda mais divertido e agradável.

O passeio pode ser feito por ordem de chegada (sujeito à disponibilidade) ou ser reservado antes pelo site da empresa Mega Tirolesa (o ingresso custa R$80). O atrativo funciona às sextas, a partir das 13h, e sábados, domingos e feriados, a partir das 8h30.

Um dia de aventura em Socorro

Socorro em Sao Paulo
Gruta do Anjo, em Socorro (Foto: Facebook/Pousada Gruta do Anjo)

Localizada a 130 quilômetros de distancia de São Paulo, a cidade de Socorro guarda muitos atrativos perfeitos para a criançada. A Gruta do Anjo, por exemplo, fica dentro de uma pousada e já até serviu de cenário para novelas. O local era utilizado para a extração de minerais e, depois de ser desativado em 1995, tornou-se um atrativo com amplas galerias que podem ser percorridas em um pedalinho. A Gruta está aberta para visitação de terça a domingo e feriados, das 9h às 15h.

Outra opção em Socorro é o Parque dos Sonhos, um hotel fazenda que possui diversas atividades radicais, como arvorismo, escalada, rapel e tirolesa. Além da hospedagem, é possível adquirir um day use a partir de R$ 135 que inclui três atrações e duas refeições no hotel.

Comprar artesanatos em Embu das Artes

Ama artesanato? Embu das Artes é para você! Localizada a apenas 30 quilômetros da capital, ou seja, perfeito para um bate e volta de São Paulo, a charmosa Embu das Artes conta com uma feirinha pra lá de especial com todos os tipos de artesanatos possíveis: bibelôs, bijuterias, acessórios mil, roupas feitas à mão, móveis de madeira maciça, pedras preciosas e uma diversidade de plantas.

Reserve aqui Excursão privada a Embu das Artes

Claro, não poderia deixar de falar das barraquinhas de comida espalhadas pelas ruas de pedra. Esta região central é bem bacana de ser explorada. Se você não quiser perambular pela feira, pode adentrar os ateliês de arte e marcenaria que ficam de portas abertas aos domingos, bem como pode se deliciar com as vendinhas de doces caseiros, os clássicos “doces de vó”.

Se você curte uma imersão na história, vale estender o passeio até o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67) . O prédio foi construído na virada do século XVII para o XVIII pelos padres da Companhia de Jesus, através da doação do casal Fernão Dias Paes Leme e Catarina Camacha.

Onde comer em Embu das Artes

Além das barraquinhas de comidas espalhadas pelas feirinhas da cidade, também existem varias opções de restaurantes bacanas para almoçar em Embu das Artes. A maioria é conhecida por sua gastronomia caseira. Alguns dos mais bem avaliados são o Restaurante Cana do Reino, o Empório São Pedro, a Casa Florida e O Garimpo.

Se divertir em Itu com seus objetos gigantes

Itu em São Paulo
Objetos gigantes no centro de Itu (Foto: Prefeitura de Itu)

Quem não se lembra do tradicional passeio da escola para a cidade de Itu e seus atrativos gigantes? Conhecida por seus objetos de tamanhos imensos, Itu é considerada uma estância turística a apenas 100 quilômetros de São Paulo (cerca de uma hora). Lá, além de orelhão gigante, você vai encontrar lojinhas que vendem todo e qualquer tipo de produto – em tamanho exagerado, é claro!

Vale conhecer a Praça dos Exageros, que é famosa por suas esculturas e objetos gigantes que chamam a atenção de turistas e moradores locais. E, se quiser incluir um pouco de natureza ao seu passeio, visite o Parque Ecológico Taboão ou o Bosque Alceu Geribello, que oferecem trilhas, áreas verdes e muitas espécies de animais para observação.

Bate e volta de São Paulo
Parque Geológico do Varvito (Foto: Prefeitura de Itu)

Outra opção de passeio em Itu é o Parque Geológico do Varvito, construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira da cidade. Seu nome vem de um tipo de rocha sedimentar formada por diversas camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. Ali, é possível contemplas rochas com mais de 280 milhões de anos.

O parque é o mais importante da América do Sul neste tipo de rocha e por isso recebe muitos turistas, estudantes e pesquisadores. 

Onde comer em Itu

Em termos de gastronomia, não temos como pensar em Itu sem falar do Bar do Alemão (Rua Paula Souza, 575) que, apesar de já ter unidades em São Paulo, é uma parada super tradicional por lá. Em 1902, o imigrante alemão Adolf Steiner inaugurou ao lado de seu filho uma padaria na cidade que, anos depois, se tornou bar e restaurante. E, nos anos 60, o Bar do Alemão, como passou a ser chamado pelo público, oferecia um prato que se tornou carro-chefe do restaurante até hoje: filé à parmegiana.

Passear por uma vinícola em São Roque

Passeio bate e volta de São Paulo
Vinícolas de São Roque (Foto: Malu Pinheiro)

A apenas 80 quilômetros de São Paulo, está a cidade de São Roque, conhecida como “A Terra do Vinho”. Por lá, existem diversas vinícolas que oferecem passeios guiados por seus campos de uva – com direito a degustação e tudo.

A Rota do Vinho, que se estende por cerca de 10 km, é uma das atrações mais fascinantes da região, com estabelecimentos gastronômicos que oferecem a possibilidade de visitar as vinícolas, colher uvas e degustar seus vinhos recém-produzidos.

Existem diversas vinícolas na região que valem a visita, mas duas das mais famosas são a Vila Don Patto e a Góes. A Vila Don Patto oferece uma estrutura ampla e moderna, incluindo dois restaurantes que servem pratos deliciosos harmonizados com os vinhos produzidos na casa. Aqui neste outro post, temos um roteiro detalhado na Vila Don Patto com tudo o que pode ser feito por lá. Não deixe de conferir!

Já a Vinícola Góes é uma vinícola tradicional que recebe visitantes para passeios monitorados, onde é possível conhecer todo o processo de produção de seus vinhos e espumantes renomados.

Para conhecer a região nós recomendamos dois tours excelentes:

  • Excursão a São Roque: nesse tour você irá visitar quatro vinícolas da região e a loja da fábrica de chocolates Cacau Show. O tour tem duração de 7h e está incluído o transfer de São Paulo.
  • Rota das Vinícolas de São Roque e Tour de Compras: nesse tour você irá visitar quatro pequenas vinícolas da região e a loja da fábrica de chocolates Cacau Show. O tour tem duração de 10h e está incluído o transfer de São Paulo.

Passeio de trem por Paranapiacaba

Vila de Paranapiacaba São Paulo
Um mergulho no tempo na Vila de Paranapiacaba (Foto: Thaís Carneiro)

Conhecida pela neblina que toma conta da vila entre os meses de maio a agosto, a nossa Silent Hill brasileira é tomada por uma agenda cultural que movimenta a região. Os clássicos eventos que ocorrem por lá são o Festival Gastronômico do Cambuci no mês de abril, Convenção de Magos e Bruxas em maio e o Festival de Inverno em julho.

Se você quiser agito, vá no festivais. Fora de temporada, você mergulha em um ritmo de vida que não é o paulistano e se sente como um viajante no tempo, já que as construções da vila e o entorno são tombados como patrimônio material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Passeio de trem para Paranapiacaba
Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Foto: Wikimedia Commons)

Conhecida como a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, a região abrigava o Centro de Controle Operacional e Residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que realizava o transporte de passageiros e da produção de café das fazendas paulistas para o Porto de Santos, a partir de 1867.

Próxima à cidade de São Paulo, é um destino em que você pode economizar nas passagens e chegar lá através do transporte público ou se preferir uma experiência diferente, o trem expresso Paranapiacaba faz parte do projeto Expresso Turístico da CPTM e realiza as suas viagens aos domingos, com embarque às 8h30 na Estação da Luz ou às 9h00 na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM). O retorno ocorre às 16h30 em Paranapiacaba, com parada novamente na mesmas estações.

Andar de Maria Fumaça em Campinas

Passeio bate e volta de São Paulo
Maria Fumaça em campinas (Foto: Facebook/Maria Fumaça)

Um passeio diferente e pertinho de São Paulo é a Maria Fumaça de Campinas. O trem sai da cidade rumo à Jaguariúna e o trajeto de ida e volta tem cerca de três horas – com duas paradas e passando por seis antigas estações. Nos vagões, um monitor vai contando a história do local e a importância das locomotivas.

O passeio é feito dentro de carros e locomotivas restauradas e originais que foram salvas de várias companhias ferroviárias antigas. Ele ocorre sempre aos sábados, domingos e feriados, com saídas às 10h (percurso completo) e às 15h (meio percurso). Os ingressos custam a partir de R$50 e vão até R$ 200 (para adultos no trajeto completo) e podem ser comprados antecipadamente pela internet ou no dia do passeio apenas na bilheteria da estação.

Prainha Branca, no Guarujá

Prainha Branca, no Guraujá
Prainha Branca (Foto: Amanda Brandão)

Ainda escondida em meio ao frenesi do Guarujá e a pacata Bertioga, a Prainha Branca (a 124 quilômetros de São Paulo) atrai os viajantes que querem fugir das praias lotadas e estão a fim de curtir algo mais roots. O que a deixa mais intimista é o acesso um pouco mais restrito, através de uma trilha curta e sinalizada de 20 minutos ou barco. Considerada um dos últimos redutos caiçara, a região conta com hospedagens como camping e pousadas.

Apesar do destino ter se tornado cada vez mais popular, conto a vocês o que pouquíssimas pessoas conhecem: caminhando pela Prainha Branca, é possível chegar a mais duas praias, que são oásis de tranquilidade: a Praia Preta e a Praia do Camburizinho. Através de uma trilha curta, você chega da Prainha Branca à Praia Preta e deve atravessar toda a faixa de areia para chegar a Camburizinho, que tem uma trilha de nível médio. Diferente da Prainha Branca, elas não possuem pontos de venda de comida nem de hospedagem.

Atenção: observe o movimento das marés, pois na maré alta não é possível fazer estes trajetos. Além disto, atente-se aos dias de chuva e os subsequentes às chuvas, pois a lama torna o trajeto mais complexo.

Conhecer o Templo Zu Lai, em Cotia

Templo Zu Lai  em Cotia
Templo Zu Lai (Foto: Malu Pinheiro)

Localizado a apenas 35 quilômetros de São Paulo, em Cotia, o Templo Zu Lai é considerado o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Os jardins são repletos de flores e esculturas que valem o clique a todo instante!

É possível participar ou apenas assistir aulas de yoga, meditação e kung fu. Por lá, também tem um restaurante vegano e uma loja com artigos budistas.

O templo é aberto para visitação de sextas, das 12h às 17h, e aos sábados e domingos, das 09h30 às 17h. No site oficial do Templo também é possível conferir calendário de palestras e programações abertas ao público (e também as regras com permissões e restrições para a entrada). O passeio é um dos melhores para um bate e volta de São Paulo!

Reserve aqui seu passeio

Onde comer em Cotia

Apesar de não ser tão pertinho do Templo Zu Lai, vale esticar o passeio e almoçar no Felix Bistrô (R. José Félix de Oliveira, 555), que é uma delícia e tem a melhor torta de maçã do mundo! E, se você for do time da pizza, A Tal da Pizza (R. Meandro, 460) e a João do Grão (Av. São Camilo, 288) especializada em pizzas vegetarianas e vaganas são uma delícia!

Leia também: SALA VIP – PLAZA PREMIUM LOUNGE DE GUARULHOS

Templo Templo Kinkaku-ji em Itapecerica da Serra

Bate e volta de São Paulo
Templo Kinkaku-ji (Foto: Wikimedia Commons)

E já que estamos falando em Templo, que tal colocar mais um na sua lista? O Templo Kinkaku-ji fica situado em Itapecerica da Serra e trata-se de uma réplica do templo japonês homônimo construído no século XIV.

Assim como o original, o Kinkaku-ji é cercado por um lago habitado por carpas multicoloridas. É um lugar ideal para meditação e para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o budismo, sendo verdadeiramente um santuário.

O local é aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Um pedacinho do Japão perfeito para um bate e volta de São Paulo!

Curtir Campos do Jordão

Campos do Jordão
Teleférico do Morro do Elefante (Foto: Parque do Capivari)

Um pouco mais longe de São Paulo, mas também possível de se conhecer em 1 dia, está Campos do Jordão, localizada a 182 quilômetros de distancia (cerca de 2h30) da capital. Conhecida pelo seu clima boêmio, principalmente no inverno, vale passear pelo centro turístico da cidade, a Vila Capivari, e ter um bom almoço por lá – com direito a chocolate quente depois ou uma tradicional cerveja artesanal da região

Outra opção para a manhã ou depois do almoço é andar no Teleférico do Morro do Elefante, que fica a 1800 metros de altura e oferece uma vista privilegiada de Campos do Jordão. Inaugurado oficialmente em 1970, ele é considerado o primeiro Teleférico de Cadeirinha do Brasil.

Recentemente, passou por uma transformação total e hoje é o primeiro modelo de teleférico misto da América Latina, com opção de cadeira com 6 lugares e cabine com 8 lugares. Os ingressos custam R$ 60 para adultos e R$ 30 para crianças (pequenos até 5 anos não pagam entrada).

Reserve aqui Excursão a Campos do Jordão

Onde comer em Campos do Jordão

O que não faltam em Campos do Jordão são boas opções de restaurantes para conhecer. Entre cardápios típicos holandeses, pizzarias, churrascarias e pratos conhecidos no inverno – como fondues e caldos – o leque de possibilidade é vasto.

Alguns dos destaques são o L’Osteria Villa Casato (Rua André Kotchkoff, 297) com culinária italiana sofisticada, Restaurante Mônaco (Rua Djalma Forjaz, 221) localizado dentro do Shopping da cidade e com um custo beneficio bacana, e o tradicional Restaurante Capivari (Av. Dr. Antônio Nicola Padula, 270), com preços justos e comida saborosa.

E, se você é fã de cerveja, Campos do Jordão tem uma unidade da conhecida Cervejaria Baden Baden (Av. Matheus da Costa Pinto, 1653) que oferece experiências de degustação diferenciadas.

Admirar as flores de Holambra

Holambra
Moinho Povos Unidos (Foto: Prefeitura da Estância Turística de Holambra)

Holambra, localizada a 134 km de São Paulo, é reconhecida como a cidade das flores e apresenta semelhanças com a Holanda para além do nome. Ao chegar à cidade, é possível avistar um grande moinho, bastante característico do país europeu.

Essa é uma excelente opção de bate e volta partindo de São Paulo. A especialidade de Holambra é a produção de flores, especialmente de tulipas. No mês de setembro, Holambra fica ainda mais movimentada com a realização do Expoflora, um evento que atrai visitantes de todo o país.

Além de visitar alguns dos gardens center de Holambra, vale também passear pelo seu centrinho repleto de casas coloridas e restaurantes bem avaliados.

Reserve aqui sua Excursão a Holambra

Onde comer em Holambra

Assim como a arquitetura, a gastronomia de Holambra também tem muitas referencias holandesas. Algumas boas opções para um almoço são o Restaurante Casa Bela (R. Dória Vasconcelos, 81), com pratos típicos da Holanda, o The Old Dutch (Estr. do Fundão, 200), localizado dentro de uma fazenda, e Tratterie Holandesa (R. Camélias, 317), super bem localizado!

E aí, curtiu nossas dicas de passeios de bate e volta de São Paulo? Alguém aí já fez estes passeios e tem dicas para compartilhar?


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Malu Pinheiro
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *