Treasure Island: Conheça o Treasure Fest – comida boa, comprinhas e linda paisagem em um só lugar
Se você é fã de passeios ao ar livre, anote essa dica no seu roteiro para São Francisco: Treasure Fest. Trata-se de uma gigante feira na Treasure Island, que acontece sempre no último final de semana do mês, das 10h às 16h. O festival reúne artistas locais, comida boa e diversas atividades para todos os gostos e idades. Neste post dividirei com vocês os destaques deste festival. Vamos nessa?
Como é o Treasure Fest na treasure island
O passeio já vale a pena antes mesmo de chegar ao local. Pegar um ônibus ou táxi e atravessar a ponte Oakland Bay Bridge é algo muito prazeroso, porque a vista é de tirar o fôlego. Dependo do lugar que você estiver localizado na cidade, vai pegar uma única condução (o número 25, que passa na frente do Transbay Terminal, faz o cruzamento da ponte). Para vistas mais bonitas, sente do lado esquerdo.
Para não errar, vale consultar o Google Maps que funciona ultra bem em San Francisco! Ah, e mais uma dica importante: Leve dinheiro trocado! O ônibus em San Francisco não dá troco e a passagem custa $2,75. (Mar/2017)
Treasure Island: vistas lindas de San Francisco
O caminho é bem rápido, é fato. Mas se você tiver olhar afiado vai se encantar com a paisagem, especialmente ao desembarcar na ilha, logo no primeiro ponto após o término da Oakland Bay Bridge . O “lado de lá” da ponte dá uma perspectiva bacana da cidade, com os prédios modernos do Financial District refletindo na baía de São Francisco.
Esse lugarzinho rende bons cliques, especialmente se você der a sorte de pegar um céu limpo e um dia ensolarado (São Francisco, felizmente, tem muitos dias assim!).
Treasure Island Fest
Encerrada a sessão de fotos, você pode seguir a pé até chegar à entrada da feira. A entrada custa US$ 3. Crianças com menos de 12 anos não pagam e o estacionamento também é gratuito. O evento é totalmente pet friendly, então, a cachorrada é muito bem-vinda.
Ao cair pra dentro, prepare-se para uma mistura interessante de sons, aromas e muitos estímulos visuais: tem barraquinha de tudo quanto é tipo de produto. Bijuterias, roupas, artigos de decoração, brinquedos, livros, quadros, vinis.
Reserve pelo menos duas horas para se perder nessa bagunça e esquecer da vida. A graça aqui é parar nas barracas, conversar com os comerciantes e observar a excentricidade presente nos mínimos detalhes.
Mercado de pulgas cheio de estilo
A Treasure Fast nasceu em 2011 como um mercado de pulgas, tanto que até pouquíssimo tempo atrás era chamado de “Treasure Island Flea”. Só que o grande crescimento da feira ao longo dos anos acabou levando à mudança do nome, para que refletisse melhor a essência do local.
O site oficial do evento descreve a feira como um mercado de pulgas atípico, por conta da existência de uma curadoria que decide quais vendedores podem levantar sua barraquinha por lá e oferecer seus produtos. Eles se autodefinem como um “festival com curadoria que apresenta as melhores compras, comidas e entretenimento locais na baía”.
E dá para ver que existe um certo critério mesmo nas opções oferecidas. Os mercados de pulgas que vemos mundão afora têm características semelhantes – vendedores locais comercializando antiguidades, roupas e outros itens de segunda mão.
Isso também você encontra na Treasure Fest, mas ao mesmo tempo dá para ver que a feira tem particularidades muito específicas, produtos que refletem bem a cultura local e que têm a cara da Califórnia.
Atualmente, mais de 400 artistas expõem seus trabalhos por lá – sim, a feira é bem grande!
Comidinhas mil
É uma delícia chegar a essa feira com fome – eu fui desavisada e já “almoçada”, então, acabei não aproveitando as delícias que estavam sendo preparadas por lá. O aroma é delicioso, afinal, o local conta com mais de 35 foodtrucks.
Também há três bares que servem coquetéis sazonais, cervejas locais e vinhos. O leque de opções é variado, comida de todos os tipos, como sandubas, hambúrgueres, carne assada na brasa e muita batata frita.
Entretenimento
Mesmo que você não estiver interessado em comprar nada, terá entretenimento de sobra. Geralmente tem música ao vivo com artistas locais, oficinas de artesanato e jogos para a criançada.
A feira é temática, ou seja, é provável cada edição apresente uma experiência diferente. Quando eu fui, era Halloween, e se tem uma coisa que americano leva a sério nessa vida é essa data. A galera entra mesmo no clima e todo mundo sai para a rua fantasiado – homens, mulheres, jovens, crianças, idosos e nem os cachorros escapam da brincadeira .
E já tem o calendário das próximas datas, anote! (2018)
- 26 e 27 de maio – 7 yr birthday bash
- 23 e 24 de junho – Summer of Love
- 28 e 29 de julho – Hawaii-july
- 25 e 26 de agosto – Dog Days of Summer
- 29 e 30 de setembro – Octoberfest
- 27 e 28 de outubro – Halloween
- 24 e 25 de novembro – Snowvember
Para encontrar mais informações sobre a Treasure Fest, entre no site oficial do evento.
E aí, curtiu a dica?
Alguém aí já foi ao Treasure Fest e quer contar pra nós o que achou?
Veja também:
- Guia de viagem de San Francisco
- Onde ficar em San Francisco
- Roteiro: o melhor de San Francisco em 3,4 ou 5 dias
- San Francisco em 20 passeios imperdíveis
- Onde comer em San Francisco
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Oi, Dani! Amei o post! Mas tenho um pedido de dica (se puderes, claro) sobre outra coisa de SF: os ferries. Existe algum passeio de barco que seja só para conhecer a região da baía? Sem necessariamente parar em Sausalito e arredores? Adoraria a experiência de ver as luzes da cidade ao entardecer pela água. Brigada desde já e parabéns pelo blog maravilhoso! Bjos
Oi Victoria,
Dá uma olhada neste post é um passeio de barco lindo pela baía de San Francisco. Eu recomendo fazer pertinho do pôr do sol, assim você terá a chance de ver a baía sob duas perspectivas diferentes.
Beijos