Como chegar no Yosemite Park de trem
Chegar ao Yosemite Park de trem é possível e é mais barato do que você imagina. Veja neste post os relatos da leitora Adriana, que fez o percurso e aprovou!
Uma das perguntas que volta e meia aparece aqui no Ideias na mala é se é possível chegar ao Yosemite Park sem carro. A resposta é “SIM”, você pode ir de ônibus de linha, de trem + ônibus ou contratar uma excursão. Nossa leitora Adriana Salivar fez o percurso de trem e gostou bastante da experiência, nesse post ele divide a experiência com a gente!
Texto e imagens: Adriana Saldivar
A viagem
E eu iria fazer 40 anos…
E decidi que queria me dar um presente diferente. Não um carro novo ou uma roupa, mas algo que eu lembraria por muito e muitos anos.
Sempre estou com o pé na estrada, mas com filha e família, responsabilidades com congressos, aulas e mil atribulações para cuidar de todo mundo. Então tomei coragem e disse para mim: vou viajar sozinha… E claro, amigos, família e namorado acharam tudo meio estranho. Perguntaram se eu estava passando por alguma crise com a chegada dos 40 anos. Eu ri e comecei a planejar minha viagem.
E agora, que para aonde? Paris? Desisti depois dos ataques de novembro de 2015. Achei que sozinha não dava.
Nova York, costa leste dos EUA? Não, não esse padrão eu já conheço.
Havaí! Seria demais, mas sozinha acho que não…
Califórnia? Deixa eu ver o que eu posso fazer na Califórnia… Pronto, me encantei! Como sempre fui louca por cinema, já tinha visto dezenas de filmes com as imagens de San Francisco. E foi assim que decidi a viagem. E depois de pesquisar vi que San Francisco tinha tanta coisa legal que Los Angeles não caberia nos meus dez dias de viagem!
[Pitaco da Mari: Arrasou na escolha! San Francisco é realmente incrível, um desses lugares que merece ser visto sem pressa!]
Yosemite entrando no roteiro
Depois que conheci o Ideias na mala, me encantei com Yosemite Park. E foi assim que todo o planejamento da viagem começou com o Yosemite. Todos os dias acessava o site do parque e buscava uma vaga em um dos hotéis dentro do parque, até que com 8 meses de antecedência, consegui apenas uma diária no Yosemite Valley Lodge (antigo yosemite lodge at the falls). Só então fui atrás das passagens aéreas. Louca não? Tudo ao contrário e tudo pelo Yosemite. Rs
O roteiro
Dividi minha viagem em duas partes: antes e depois de Yosemite:
- 5 dias em SF
- 2 dias no Yosemite (depois consegui mais uma diária no hotel)
- 4 dias em San Francisco.
A viagem solo virou viagem em casal
No meio do caminho do planejamento o namorado foi incluido na viagem, o que somou bastante! Como compartilhamos das mesmas idéias e hábitos, ele topou toda a minha programação. E eu passei os 10 dias na Califórnia do jeito que eu queria!
Chegada em San Francisco
Chegamos em SF depois de muuuuitas horas de vôo e no dia seguinte seguimos o roteiro de San Francisco BEM devagar. O foco foi descansar, andar a pé para todos os lugares, e quando não dava, usamos ônibus, bike e BART (o trem/metrô de San Francisco).
E assim foram-se 5 dias… Ferry Building, Union Square, Castro, Mission, Ponte Golden Gate… mas o melhor ainda estava por vir: O tão esperado Yosemite Park.
E como nós, que já dirigimos tanto no Brasil, nos recusamos alugar carro nas férias e dirigir mais. E como chegar ao Yosemite sem carro?
Como chegar ao Yosemite sem carro
Pesquisando um pouco descobri que existem várias formas de chegar ao Yosemite sem alugar um carro: ônibus (Greyhound), Trem + onibus, ou até avião+ônibus? Optei pelo combo Trem + ônibus.
E não é que no último momento quase consegui uma carona com uma americana de Cincinnati que conheci na fila do bondinho, uma fofa. Mas ela foi para o Yosemite um dia antes de nós (Durante a estada no parque encontramos o namorado dela, mas ela estava escalando Half Dome e por isso não estava junto).
Como é chegar no Yosemite Park de trem
O site da Amtrak – a empresa do trem – apontava um trecho de ônibus entre o Yosemite e San Francisco. Achei estranho. Afinal a AMTRAK não é uma empresa de trem? Compramos a passagem no Transbay terminal, local da AMTRAK, que aliás é bem pertinho da Market street.
Chegando lá descobrimos que trecho entre San Francisco e Stockton está em manutenção, então a própria AMTRAK disponibilizou um ônibus até essa cidade (cerca de 1h30min de SF) e o trecho seguinte, até a cidade de Merced é feito de trem até Merced. Em Merced pegaríamos um ônibus da linha YARTS (que conecta o parque a várias cidades da região) até o parque. E assim ficou mais fácil entender indo lá mesmo.
E quer saber o melhor? Compramos os tickets de SF até Yosemite por 34 dólares cada. Uma pechincha!
Como é a viagem de trem para o Yosemite Park?
E assim no dia 30/05 saimos de SF, do Transbay Terminal às 5 e meia da matina e embarcamos na nossa aventura cumprindo os trechos:
- SF (Transbay terminal)– Stockton de ônibus
- Stockton – Merced de trem
- Merced – Yosemite de ônibus YART
Achei que o último trecho fosse rapidinho, porém foram 3h até o Yosemite. O ônibus para muitas vezes para embarque de passageiros ao longo do caminho, principalmente perto do parque, na cidade de Mariposa. Mas a paisagem vale a pena!
Um dos pontos de parada do ônibus fica em frente ao nosso hotel o Yosemite Valley Lodge, então foi super prático. Fomos recebidos com um dia maravilhoso e uma cachoeira ao fundo, a Yosemite Falls. Inesquecível.
Nossa estada no Yosemite & volta para San Francisco
Depois de 2 dias no parque, visitando todo o Yosemite Valley a pé, de shutlle (que é super eficiente e é grátis), e com um tour que compramos lá no hotel mesmo (25 dolares por 2 horas de tour, sem incluir o Glacier point), fizemos o mesmo trecho de volta.
Dessa vez compramos o retorno direto pelo aplicativo da AMTRAK e ao invés de voltar por Stockton fomos por Emeryville. A volta custou 38 dólares por pessoa. Mas se quiser os trechos podem ser comprados separadamente, quem não gosta de comprar tickets online pode comprar a volta na própria estação de trem de Merced. O bilhete para o trecho de ônibus Merced – Yosemite não está incluso no preço do trem e custa 13 dólares por pessoa por trajeto.
A volta foi feita assim:
- Yosemite – Merced: ônibus YART
- Merced – Emeryville: trem
- Emeryville – SF transbay terminal: ônibus
Pareceu complicado? Que nada! Tinha um monte de gente fazendo o mesmo caminho.
Yosemite Park de trem: Quanto custa?
- Viagem de ida: 34 dólares
- Viagem de Volta: 38 dólares
- YARTS Merced – Yosemite -Merced: 26 dólares (13 cada perna)
Total: 98 dólares por pessoa*
[*Vale falar que o preço das passagens pode variar conforme a demanda, percurso de trem escolhido e a estação do ano.]
E valeu a pena ir de Trem para o Yosemite?
Apesar das 7h da ida e mais 7h da volta, a tranqüilidade de não dirigir e curtir a paisagem californiana valeu muito a pena!
Sobre a Adriana Saldivar
Sou médica e paulistana da Mooca, que mora em Maceió, mas já morei em alguns lugares do Brasil até achar um lugar pleno para ficar e criar minhas raízes. Talvez tenha encontrado, não sei, mas certamente continuo viajando pelo mundo praticando a liberdade, conhecendo gente, aprendendo novos idiomas e formas de viver. Enfim, tentando viver leve… (um dia consigo viajar para a Asia com uma mala de mão!!!!!)
Oi Fernanda,
Gostei do seu relato. Espero fazer o mesmo em Setembro.
Vc sabe se existe onibus direto de SF até Yosemite? Quanto gastou com hospedagem mais ou menos?
Obrigada pela ajuda.
Ana
Com certeza valeu pela experiência, mas acho que saiu mais caro que alugar um carro não?!
Oi Fernando,
Para quem viaja sozinh@ sai elas por elas, para quem viaja em mais gente o carro – possivelmente – será mais econômico.
Abraços,