O melhor de Paris em 4 dias

Torre Eiffel - ParisEsse é um roteiro esperto para quem quer curtir o melhor de Paris em pouco tempo.

Se você não gosta tanto de andar, faça os passeios sugeridos de metrô, ônibus vermelho (que sinceramente acho que não cobre tantos lugares como deveria, mas te dá uma bela visão panorâmica da cidade) ou Batobus (barquinho).

O melhor de Paris em 4 dias

Dia 1: Notre Dame, Sainte CHAPELLE, Pont des Arts & ARCO DO TRiunfo

No seu primeiro dia de viagem nos aproveitaremos de suas pernas descansadas por horas sentado no vôo para fazer um mega passeio pela cidade, começando na porta da Catedral de Notredame e terminando na torre Eiffel… Vamos nessa?

Primeira parada – Catedral de Notredame: pare, contemple, entre e NÃO DEIXE de subir no terraço e conhecer as incríveis gárgulas, isso sem falar no visual… Te convenci?!

Gárgulas - Catedral de Notredame

(Veja mais detalhes de Notre Dame aqui)

A subida da catedral de Notre Dame abre as 09:30 da matina. Eu se fosse você chegaria lá as 09:00, tiraria algumas fotos da fachada da igreja e já entraria na fila para subir (que a essa hora ainda estará pequenina).

Como as coisas mais lindas da vida geralmente exigem algum um esforço físico, prepare-se para os 387 degraus de pedra em uma escada magrinha em forma de caracol. Prometo que passado o perrengue inicial, não há como se arrepender, é simplesmente MARAVILHOSO!!!

(Mais detalhes sobre a subida na Catedral de Notre Dame aqui)

Na saída você pode visitar o interior da igreja e seus bonitos vitrais.

Saindo dalí, siga caminhando reto até a Sainte Chapelle.

Sainte Chapelle

Esse é outro lugar que considero obrigatório visitar, sem exagero, é muuuito bonito. Uma das igrejas mais lindas que já visitei,

Mais detalhes da Sainte Chapelle no post aqui.

A Saintee Chapelle é pequenina e se não fosse seu altíssimo pináculo (torre pontuda finíssima) que pode ser avistado desde longe a igreja acabaria passando completamente desapercebida.

Ao entrar, a história é completamente diferente. São dois andares lindos, um bem diferente do outro. O primeiro, o andar dos súditos, é lindamente pintado de azul celeste azul com flores de Lis douradas. O segundo andar, o dos nobres esta repleto de vitrais que mudam de cor conforme a hora do dia. Bem bonito.

DICA: Para economizar uns dinheiros, compre o ticket conjunto:  Sainte Chapelle + Conciergerie que será a nossa próxima parada.

A Conciergerie é um retrato vivo da história da cidade ao longo dos séculos, um lugar que passou de residência real a presídio para inimigos da republica durante a Revolução Francesa. Diferente dos outros passeios de Paris, você não sairá de lá nem deslumbrado e nem apaixonado, mas sem dúvida reflexivo após uma bela aula de história.

(Mais detalhes da a Conciergerie .)

Terminado o show de luzes e cores dos vitrais da Sainte Chapelle e o banho de história da Conciergerie, volte para as margens to Senna e continue caminhando reto, sua próxima parada será o Museu do  Louvre (hoje não entraremos no museu mas daremos uma voltinha pelas redondezas com direito a passeio pelos jardins).

Pont des Arts

Mas antes de voar ansiosamente para lá, dê uma olhadinha para a ponte de metal na sua frente… esta é a famosa Pont des Arts , parada obrigatória para os apaixonados de plantão!

Para saber mais sobre a Pont de Arts aqui.

Vista a ponte, dirija-se ao Louvre, um prédio enorme a sua direita. Pegue a primeira a direita para entrar e depois vire a esquerda e e siga reto até achar a famosa pirâmide de vidro.

(Tire fotos na pirâmide, dos prédios, mas siga sempre reto, ou você vai perder o foco.)

Jardins do Museu do Louvre

Mais detalhes dos Jardins do Louvre aqui.

Passada a pirâmide, você chegará em um pequeno arco do triunfo rosado o Arc de Triomphe du Carrousel  construído entre 1806 e 1808 para comemorar as vitórias de Napoleão Bonaparte. O arco tem 19 metros de altura por 23 de largura e é todo trabalho em relevos comemorativos as batalhas com lindas colunas em mármore rosado.

Arc de Triomphe du Carrousel - Paris

Vale uma parada para foto, não?!

E depois disso você entrará nos jardins de Tuileries. Um lugar super gostoso para sentar um pouco e relaxar.

Atravesse o jardim, (se estiver calor, você vai reparar que uma das diversões francesas em dias quentes, é sentar-se ao lado das fontes circulares em cadeiras de sol, e ficar lá conversando. Inspirador, não?!)

Ainda no jardim, antes de chegar a Place de la Concorde – a praça do Obelisco egípcio (se você chegou, volte, um pouquinho) do seu lado  esquerdo haverá um prédiozinho cor de pedra.

Este é o museu Orangerie, ele é minúsculo, dá para visitar em menos de uma hora, e é nele que ficam os mais gigantes e impressionantes quadros de Monet “As Ninfeas”. São gigantescos e estão em salas circulares especialmente feitas para eles…um show a parte.

No andar de baixo há algumas outras pinturas bonitas, tem um Renoir  que se chama “Jeunes Filles au piano” duas meninas tocando pianos em tons bem pasteis… simplesmente lindo. Também tem  Matisse, Picasso, Cézanne entre outros.

Mais detalhes do Orangerie .

Saindo do museu, continue seguindo reto. Sua  próxima parada é a Praça da concórdia, onde há um obelisco egípcio com a ponta dourada e duas fontes extravagantes gêmeas. Outra obrigatória para qualquer bom turista!

Praça da concórdia - Paris

Muitos pensam que o Obelisco é mais uma das conquistas Napoleônicas, mas na verdade o Obelisco de Luxor  foi um presente do Egito para a França.

Mas além das fontes e do obelisco, a  Place de la Concorde é para mim a divisa de duas partes de Paris a sua Frente você verá a Champs-Élysées e oArco do Triunfo e do lado de trás tudo o que visitamos no dia de hoje.

Para saber mais detalhes sobre a praça da Concórdia veja aqui.

Continue caminhado reto, em direção a  famosa Champs-Élysées. Escolha um dos lados da avenida entre nas lojas e desfrute um pouco do lado luxuoso de Paris.

Duas paradas obrigatórias: a loja de carros conceito da Citroen com modelos futurísticos e outras coisas este tipo. E a loja de doces Ladurée, aproveite para comer alguns dos doces mais maravilhosos da sua vida (não estou exagerando) e experimentar um autentico macarón frances. Depois dessas duas dicas, é a sua vez de xeretar e na volta passar aqui para me contar tudo que você encontrou, combinado?

Caminhe até o Arco do triunfo. Chegando lá, cuidado, não atravesse a avenida, vá pelas passagens subterrâneas ou você corre um sério risco de não chegar do outro lado vivo.

Para saber mais sobre o arco do triunfo, veja aqui.

O monumento é bem lindo, veja os detalhes esculpidos e a homenagem ao soldado desconhecido.

Se tiver muita vontade, você pode até subir, mas sinceramente, para quem já subiu em Notre Dame e vai subir na Torre Eiffel, acho que não vale muito a pena.

Saindo do arco, escolha uma das ruas, olhe para o alto, veja onde esta a torre e tente caminhar até lá. Você pode se perder uma ou duas ruas mas no fim das contas acabará encontrando. Esse é uma das graças de Paris, perder e achar!

Veja como esta a fila e se tiver pequena você pode até se arriscar a  subir. Caso contrario, limite-se a explorar as redondezas,  os parques.  Se quiser umas boas vistas da Torre, atravesse o Rio e suba nos jardins do Trocadeiro. (lá tem um bar bem bacana para tomar uma cervejinha).

Torre Eiffel - Paris

Quando escurece, o que é bem difícil no verão e ocorre para lá da meia noite, a cada uma hora a torre Eiffel é iluminada e fica brilhando por quase 5 minutos. É bem bonito e vale realmente a pena.

(Saiba mais sobre a Torre Eiffel.)

Se tiver pique, volte caminhando pelo pedaço do Senna que você não visitou, no caminho você vai passar  por um monte de construções e museus interessantes. Quando chegar à praça da concórdia,  pegue metrô de volta para o hotel ou hostel e trate de descansar bem as pernas para o dia seguinte!

 Dia  2: Museu do Louvre, Ópera de Paris,  museu  D’orsay & Montmatre

Pegue metrô até o museu do Louvre, chegue um pouco mais cedo do que o  horário de abertura, e antes de mais nada, visite o Palais Du Royal, de costas para a pirâmide, fica do lado Direito. Ou saindo da estação de metro Palais Royal, do lado oposto ao Louvre.

Palais Du Royal - Paris

Este é um dos meus lugares preferidos em Paris, e vale a pena ir bem cedo para ver ele vazio sem muitos turistas.

Alguns pontos de atenção: o  pátio de colunas de  diferentes tamanhos e no jardim as filas de arvores que formam um túnel.

Saiba mais sobre o Palais Du Royal aqui.

Saindo de lá, volte a o Louvre, entre pela lateral e veja a galeria de esculturas pelo espelho. É um verdadeiro show, e dá para ter uma dimensão do  tamanho do museu….algo completamente SURREAL.

Nessa galeria tem um lugar que você consegue ver a cena descrita no código Da Vinci do encontro das pirâmides – exatamente na frente da loja da Apple.

Piramide Invertida Louvre - Paris

Depois disso vá para a fila e entre no museu.

Visite a  Monalisa, os outros Da Vinci que ficam próximos a ela, a famosa Venus de Milo. Não deixe de ver os quadros do Arcimboldo, que são feitos de frutas e formam rostos humanos perfeitos, e alguma ala antiga, eu recomendo a do Egito,  mas tem outras boas também valem a pena. Se você for do tipo rápido e objetivo, ou do tipo que não gosta de museu prepare-se para gastar umas duas horas do seu dia – menos do que isso é desperdício – agora se você for do tipo apaixonado por museus….rs… o horário de fechamento é o limite..

Mais detalhes do Louvre aqui.

Saindo  dali, você vai explorar as redondezas até a Ópera de Paris. Dê uma volta em torno dela e não deixe de entrar, ela é linda!

Ópera de Paris

Mais detalhes da Ópera aqui.

Lá perto tem uma série de vielinhas e mini galerias que valem a pena explorar,  algo bem Pariense. Se estiver com fome…. almoce por ali, tem um monte de lugarzinhos fofos que serve menu do dia. Depois disso, visite a igreja Madelleine, que esta lá pertinho e também vale a visita!

Saiba mais sobre a igreja Madaleine aqui.

Saindo de lá, atravesse o jardim de tulleries rumo ao museu D’orsay que funciona dentro de uma antiga estação de trem…. um show!

museu D'orsay - Paris

…eu realmente acho que  vale a pena entrar, porque ele tem a coleção de impressionistas mais completa do mundo, e é de cair o queixo. Mas caso você não se empolgue, caminhe até a  frente e tire fotos com os animais de pedra (estátua). Não sei se gosto mais do  elefante ou do rinoceronte.

Rinoceronte museu D'orsay - Paris

Caso você resolva entrar, dê uma volta pelo primeiro piso apenas para observar a  estrutura arquitetônica da antiga estação. A parte do museu que vale a  pena ser vista, é o segundo ou terceiro andar, onde estão os impressionistas. O acervo é invejável, tem de tudo Van Gogh, Monet, Renoir…UAU!

Saindo dali, pegue o metro até Montmatre, desta vez, nem que você queira  vale a pena ir a pé, é bem longe para quem já caminhou o dia todo e o caminho nem é tão interessante.

Montmatre é um bairro boêmio e artístico, você vai ver um monte de feirinhas de  artesanatos e restaurantes bonitinhos…é bem legal.

Igreja de Montmatre - Paris

Para subir lá, você precisará encarar uma boa  subida ou tomar um furnicular. Outro desafio é que nesse meio do  caminho, com certeza algum marroquino chato tentará te tirar algum dinheiro colocando uma fitinha no seu braço, eles costumam ser um pouco malas – para não dizer agressivos – portanto seja resistente, não deixe e fiquei BEM LONGE deles.

Entre na igreja, e passeie pelas ruazinhas. Tem muita coisa do Salvador Dali por ali, e  inclusive um museu, mas sinceramente tem muitos museus melhores em Paris para perder seu tempo nesse. No final da tarde rola música ao vivo e um impressionante show de embaixadas nos pés da igreja, se estiver por lá, não deixe de assistir.

Veja aqui ideias de passeio por Montmatre.

Se estiver com fome, jante por ali, e depois volte caminhando ladeira abaixo rumo ao café des 2 Moulins onde foi filmado Amelie Poulain, tome um drink ou uma sobremesa e depois passe em frente da famosa casa de shows do Moulin Rouge.

Se você preferir  inverter o roteiro, é razoavelmente tranqüilo andar de Sacre Coeur até  a Ópera de Paris, passando por um monte de igrejinhas, pelo Moulin Rouge  e alguns sex shops bizarros na redondeza. O legal de estar em Montmatre a noitinha é curtir os barzinhos, essa é uma das areas mais animadas da cidade para curtir a noite Parisiense.

 Dia 3: Quartier Latin, centro Georges Pompidou & Marais

Comece pelo Quartier Latin. Hoje é dia de visitar a Sorbonne, explorar as ruazinhas próximas a universidade e dia de subir no Panthéon.

Panthéon de Paris

(Mais detalhes no aqui).

Neste dia almoce em um dos restaurantes fofos da Rue Mouffetard e depois de comer aproveite para relaxar um pouco nos  jardins de Luxemburgo, não sei por que este é um dos meus lugares preferidos na cidade, um dos poucos que consegui visitar em todas as minhas passagens por Paris. Esse parque tem um astral  genial….AMO!

jardins de Luxemburgo - Paris

Depois de uma passadinha na Shakespeare & Co, um dos endereços mais cools de Paris, é uma livraria mega fofa e mega antiga que já foi cenário de muitos filmes. IMPERDÍVEL!

Shakespeare & Co Paris

Saindo dali, caminhe em direção ao sena, mas especificamente a Pont Neuf, e siga caminhando até a Place des Vosges – Roteiro exatinho aqui,

Parando no centro Georges Pompidou, um prédio mega modernoso. E se o prédio por si só, já é um máximo….dentro então, nem se fala.  O acervo é bem bacana e a vista lá do alto vale bem a pena a visita!

Veja as fontes malucas modernas ao redor do museu.  Se você tiver sorte encontrará a fonte em movimento! Ao lado das fontes tem uma banca que vende  sanduíches…. lá comi uma das melhores baguetes de paris….recheada com queijo brie. Hummm!

 

Praça Marais

Continuando a caminhada pelo Marais, você chegará até a  Place des Vosges , uma das praças mais fofas da cidade, toda simétrica, toda bonitinha. Uma das casas que rodeia a praça é o Museu de Victor Hugo e esta aberto para visitação.

Dia 4: Saint German des prés, Les Invalides & Museu Rodin

Tome um Café da manha caprichado no Le Deux Magots, e depois de um passeio pelo charmoso bairro de Saint-German des Prés.

Le Deux Magots

Quando cansar do passeio pegue um metro até Les Invalides e caminhe até o Museu Rodin uma bela mistura entre museu que vale a pena e jardim maravilhoso.

O pensador - Museu Rodin

De lá vá até o Les Invalides, uma enorme cúpula dourada, onde está o pomposo túmulo de Napoleão Bonaparte e um museu de guerras e armas  bem bacana.

Na saída continue caminhando reto e atravesse a ponte mais linda de Paris, a ponte Alexandre III.

Ponte Alexandre III

Saiba mais sobre este passeio aqui.

A parte de tarde é LIVRE! Aproveite, fazer um passeio de barco pelo Sena, compras ou revisitar algum lugar que você gostou muito.

Outra alternativa para este ultimo dia é fazer um passeio pelos arredores de Paris.  Na Primavera a Casa de Monet em Giverny é um opção incrível.

A casa de Monet em Giverny

Nas outras estações do ano o Chateau de Versailles é uma ótima pedida. E para quem tem crianças, porque não aproveitar este último dia na Disney de Paris?

Chateau de Versailles

126 Comments

on “O melhor de Paris em 4 dias
126 Comments on “O melhor de Paris em 4 dias
  1. Pingback: Primavera em Paris! | Ideias na mala

  2. Pingback: Paris: a Torre Eiffel | Ideias na mala

  3. Pingback: Pont des Arts - o amor no coraçāo de Paris | Ideias na mala

  4. Boa tarde Mari, estarei de partida para Paris no dia 12/12/14 chegando no dia 13 por volta de 16 hrs, e volto no dia 18/12 pela manhã, é minha primeira viagem a França, gostaria de torná-la inesquecível, serão 4 dias completos e 1 noite, acha que vale a pena visitar Versalhes, ou pegar um trem e ir a Milão por exemplo?
    Obrigado.

    • Milão, de jeito nenhum! Fique na França porque tem muito o que ver e fazer e quatro dias será muito pouco.
      Versalhes, se você gosta de castelo, pode ser uma boa.

  5. Oi Mari. Tudo bem?
    Mari tenho uma dúvida. Estou comprando o Paris Pass. Porém na hora da compra ele pede um metodo de entrega. Se eu coloco para entregar aqui no Brasil me cobran mais 35 euros. Eu estou indo para Paris com minha esposa no dia 12/09. O outro método eh eu coletar esse Paris pass em Paris mesmo. Não tem como eu imprimir o ingresso por email e levar?
    Pode me tirar essa dúvida por favor ??
    Obrigado
    Sebastião Junior

    • Oi Sebastião, é tão tranquilo comprar o Paris PAss direto na cidade que eu nem esquentaria a cabeça. Compre na hora mesmo!
      (Nunca ouvi falar de ninguém que imprimiu e levou, mas não “estudei” o assunto).

  6. Olá Mari, adorei seu blog e suas dicas! Em setembro, eu e uma amiga, estaremos partindo para Europa. Ficaremos 4 dias em Paris. Nosso voo chega a cidade as 14:15h, portanto só teremos a parte da tarde/noite. E no dia da partida, o voo sai as 16:20h.e só ficaríamos com a parte da manhã disponível. Seria possível remontar seu roteiro para 3 dias inteiros e 2 dias pela metade? Como ficaria esse roteiro? Poderia me ajudar?
    Obs: Meu hotel fica na Porte d’Orleans. Seria possível incluir ida ao Palácio de Versailes? O que acha?
    Obrigada.

    • Oi Katia,
      No seu caso faria a viagem sem o quarto dia e sem Versalhes. Acho que três dias em Paris é muito pouco para incluir Versalhes e que para incluir este passeio você teria que abrir mão de outras paradas bacanas.

      Aproveitem a viagem!

  7. Olá Mari,
    Parabéns. Suas dicas são ótimas e muito bem elaborada.

    Sua sugestão de Paris em 4 dias é excelente. É justamente os pontos turísticos que quero conhecer. Como irei ficar 4 dias em Paris o teu roteiro será meu guia.

    Tenho uma dúvida. É melhor comprar o bilhete Euro Pass(acho que este o nome) ou comprar os tickets nos locais de visitação? Obrigada, Abraços. Iara

    Gostaria de alguma dica para Sul da França. Vou ficar 2d e meio dias em Avignon e 2 dias em Aix en Provence. Além dos pontos turísticos tradicionais irei visitar a vinicola Chateaux des Papes.
    Voce teria alguma dica, roteiro para estes dias no sul da França?

      • Oi Iara,
        Tudo bem?
        Meu marido fez as contas, comprou o Paris Pass e não se arrependeu. Além da economia financeira, escapar das filas é uma bela vantagem.
        Abraços

    • Oi Iara,
      Td bem?
      Infelizmente ainda não conheço o Sul da França :O(
      Se quiser passar aqui na volta e deixar umas dicas, vou adorar publicar!

      Abraços e boa viagem

  8. Olá Marli, como outras pessoas, pretendo muito seguir sua sugestão de roteiro!! Para seguir sua sugestão de roteiro, você acho que é interessante comprar o Passe de Paris? Também vi um pacote de jantar na Torre, passeio pelo Rio Senna e show no Moulin Rouge, qual a sua opinião?

    • Oi Soraya,
      Tudo bem?

      Meu marido fez as contas, comprou o passe e disse que para ele valeu a pena. Recomendo que vc faça mesmo: pense onde quer ir, faça as contas de quanto custaria com e sem o passe e tome sua decisão.
      Nunca havia ouvido falar desse segundo passe e parece SUPER interessante, o passeio de barco é super bacana e ouvi falar muito bem do Moulin Rouge. Pode ser uma boa!!!
      Na volta passe aqui para contar o que achou!
      Abraços

  9. Olá, boa noite!

    Primeiramente adorei seu blog, está de parabéns!

    Vamos para Paris (4 dias), Veneza (1 dia) e Roma (3 dias) no começo de março gostaria de saber o que acha do bateau mouche e Moulin Rouge, não vi nada a respeito desses lugares… E se tem algum blog do que fazer em Roma…

    Obrigada!
    Carol

  10. Bom dia.

    Adorei suas dicas…sensacional.
    Vou em abril pra Paris junto com meu marido.
    Uma dúvida. Não dominamos o inglês, mesmo assim vc acha que é possível aproveitar bem o passeio?
    Esta viagem é de enriquecimento cultural. E queremos ir sem ajuda de profissionais exatamente pra aprendermos e nos virarmos sozinhos.
    O que vc pode nos dar de dica a respeito desta situação?
    Um abraço…

    • Oi Claudia,
      Mesmo para quem fala inglês é divicil se virar em Paris pq eles detestam falar inglês. Então vá tranquila, use e abuse das mímicas e seja feliz!
      Tenho certeza q vcs vão aproveitar muito!

      Abraços

  11. Adorei teu roteiro! Estou indo para Paris nessa quinta (30/01) e adicionei várias dicas no meu roteiro! Parabéns, todos os posts estão realmente muito bons!
    Tu teria alguma dica do Palácio de Versalhes? Será que vale a pena ir nessa época?
    Obrigada.

  12. Boa tarde,

    Antes de mais parabéns, para quem vai até França e se guia por aqui é muito bom.
    Gostaria de saber uma ordem exata de visita? De acordo com a proximidade dos locais.

    Muito obrigada.

      • Oi, obrigada…

        Então será esta ordem:

        Catedral de Notredame – Sainte Chapelle – Museu do Louvre – Pont des Arts – Arc de Triomphe du Carroussel – Jardins de Tuileries – Orangerie – Place de la Concorde – Champs-Élysées – Arco do Triunfo – Torre Eiffel – Palais Du Royal – Ópera de Paris – Montmatre

        Esta é uma boa ordem a nivel de proximidades? Em que altura sugere que encaixe o passeio pelo Rio Sena? Tem algum mapa do metro, é fácil de circular?

        Muito obrigada.

  13. Muito boas suas dicas, Mari!! Serao muito úteis.
    Vou pra Paris no comecinho de Janeiro, passarei quatro dias por lá.
    No quarto dia queria reservar apenas para Versailles. Esses outros lugares que você colocou no roteiro do quarto dia você acha que sao dispensaveis? Se nao forem, como faco para incluí-los nos outros dias?
    Além disso, pelo seu roteiro do primeiro dia eu chegaria na torre eiffel apenas para ve-la a noite, o que eu quero muito! Mas também gostaria de ve-la de dia, como você sugere eu incluir mais esse passeio no roteiro?
    Muito obrigada!!

    • Oi Jaque,
      Demorei um pouquinho para responder por que fiquei pensando em como te responder melhor.
      Costumo dizer que quatro dias é o mínimo necessário para conhecer Paris. Em 4 dias vc vai sim conhecer muita coisa, mas vc também irá descobrir que é pouco tempo para ver tudo o que quer e tudo o que existe. Esse roteiro já está bem completo e a não ser que vc seja super mega hiper rápido – o que não acho que valha a pena – incluir algo seria besteira. Caso queira ver a torre tbm de dia, coloque ela no segundo dia antes do Louvre. Para não perder muito tempo, faça o trajeto torre – louvre de metro.
      Abraços
      marina

  14. Mari, gostei muito do seu blog.

    EU já fui alguma vezes para Paris, mas dessa ultima vez, agora em setembro, eu resolvi pegar aqueles ônibus. O nosso tour foi ótimo e o ônibus cobriu todos os principais pontos turísticos.

    No meu blog eu dou dicas sobre Europa, se quiser passar para conhecer, o endereço é esse aqui: http://www.euro-peando.com/

  15. Olá Mari,

    Adorei as suas sugestões e acho que as vou seguir. No entanto queria pedir uma ajuda. A minha visita vai durar 5 dias! O que sugere que eu faça no 5º dia? Vou apanhar a Noite Branca, já assistiu alguma vez? Não conheço Paris ainda, nem a EuroDisney, mas quero deixar a Eurodisney para outra oportunidade!
    Beijos e Obrigada
    Isabel

  16. Mari, fui à Paris sozinho (minha primeira viagem ao exterior) e segui fielmente seu roteiro (comi até os macarons na Ladureé).. hehe.. Vc não tem idéia de quanto me ajudou com este roteiro maravilhoso e fácil de entender. Parabéns :)

  17. Puxa vida! Parabéns pelo site. Teu texto é claro e gostoso de ser lido. As fotos são lindas e, acima de tudo, as informações são MUITO úteis para quem está planejando a viagem. Só tenho que agradecer!

  18. Chego em Paris por volta das 5 da tarde do dia 23/06.. Gostaria da sua ajuda para saber se é possível fazer a maioria dos caminhos a pé.. e se é um roteiro viável..rs.. Mari, eu não falo inglês nem francês.. tem um livrinho-guia de francês para me ajudar rsrs…Você pode dar uma olhada no roteiro abaixo e opinar?? Muitíssimo obrigada!!!

    1º dia -> Torre Eifel, Champs Elysees
    2º dia ->
    Metro para o Louvre, Jardim Tuileries, Orangerie, Place Concorde, Orsay
    (Opções – Ópera, Madeleine, Montmatre)

    3º dia ->
    Notre Dame, Sainte-Chapelle, Sainte-Sulpice, Panthéon, Jd Luxemburgo
    (Opções – Quartier Latin, Sorbone, Pompidou, Place dês Vosges, Saint germain des Prés, metro até Les Invalides – Rodin)

    4º dia -> metro até Les Invalides, Rodin, Madeleine, Concorde, Ópera, Sacre-Coeur

    5º dia -> Versailhes

    6º dia livre para passeio de barco, caminhadas etc…(Pontes, Arc de Triomphe du Carrousel, Shakspeare and CO, Cafés, Galeria Lafayete, Ladurree, Moulin Rouge)

    • Oi Marcela,
      Tudo bem?
      Seu roteito tá bom! eu só mudaria uma coisinha: Louvre e Dorsay no mesmo dia, é muita coisa. vc ficará exausta!
      No primeiro dia, faça um pouco mais :o)
      No 6 dia vc pode visitar a casa de Monet em Giverny que é INCRIVEL!
      Abraços

  19. Oi Mari, adoramos suas dicas, nossa, como ajudou!!! Iremos a Paris na metade do mes de maio para curtos 3 dias :( Depois seguindo para a italia com mais tempo…. Enfim…
    Vamos usar o seu roteiro com uma adaptação, alteraremos o 3ro dia (infelizmente) trocando por Versailles e no fim da tarde para o Jardim de Luxemburgo. Acha que vale ir a Luxemburgo ou passar o dia em Versailles?

    Bjs
    Solange

    • Com três só três dias em Paris, eu acho muito trampo ir até Versailles. Mas se vc é apaixonada por castelos, pode até valer a pena!
      Beijos

    • na verdade vc não excluiu, mas ainda não me respondeu….adorei as dicas, vou ficar mt feliz, se assim que possivel você me reponder….
      muito obrigada…

    • Oi Paula,
      Tudo bem?
      Mil desculpa, estou no finalzinho do meu mestrado e as perguntas difíceis eu não consigo responder tão rápido quanto gostaria. :)
      Como política, não excluo nenhuma pergunta (ao menos que ela tenha termos ofensivos ou propaganda).
      Deixa eu caçar sua pergunta e tentar responder.

      Beijos

  20. Mari adorei suas dicas estou pensando em fazer esse roteiro em agosto, porém estou indo sozinha e é minha primeira viagem internacional, recorda algum hotel? Acha muito perigoso?
    Fico no aguardo com as dicas…abraços .

    • Nada perigoso, muito pelo contrario!
      Como você vai viajar sozinha, um jeito bacana de conhecer gente é se hospedar em hostel.
      Na nossa ultima ida, minha irmã e eu nos hospedadmos no Oops e gostamos.
      Abraços

  21. Olá irei para a Europa em junho. Gostaria de saber a temperatura e se devo levar casacos pesados. Iremos para Londres, Amsterdam, Paris, Roma e Lisboa. Grata!

  22. Minha nossa estou tentando fazer o roteiro para minha viagem de Junho com meu marido ( chegarei em París dia 01/06 no meio do dia e irei embora dia 06/01 de manhã), sendo assim terei quatro dias e meio de passeio. Amei o seu roteiro mas estou perdidinha pra montar o meu, queria colocar Versalhes também oq ue você sugere? Não adianta que meu marido dispensa museus, como quero conhecer o Louvre será aquele passeio básico de umas 2 horas para ver o essencial, e penso também no museu D’Orsay e o museu de Rodin, quem sabe nos dois, mas mais do que isso não irá acontecer, dessa forma não sei se vale a pena comprar o Museum Paris Pass ou o Paris Pass. O que você acha? Ficarei pertinho dos Jardins de Luxemburgo – a vista aliás é para o jardim.Bom é isso, obrigada. Helga

    • Oi Helga,
      Tudo bem?
      O Paris passa depende muito do seu ritmo de passeio. O meu marido, por exemplo, comprou e recomenda para todo mundo. Só que ele visitou uns 5 museus por dia. Para mim, que faço tudo mais devagar, não vale a pena.
      Versailhes é LINDO e merece a visita.

      Abraços

  23. Ola, adorei seu site guria….tenho váriassss perguntas….
    Estou indo a Paris na primeira semana de Novembro 2013, sei que é um pouco frio, e que é bom para conhecer cafés noturnos (seguindo tuas dicas), gostaria de saber qual é o melhor bairro boemio para curtir com Namorado (cervejinha, musicas ao vivo, nada de balada)??? mas so conheço os bairros de Paris por números (7, 8, 9……) qual é o melhor pra cafés???
    Também quero comprar bastante coisas, roupas, calçados, bolsas e PERFUMES…(pode se de marcas desconhecidas, ou até marcas famosas, se for barato, claro) hehe, você pode me informar quais são as melhores galerias para comprar estas coisas????
    Você sabe como faço para chegar do aeroporto até ao PALACIO DO CONGRESSO (meu hotel fica ao lado HOTEL CONCORDE LA FAYETTE)
    Obrigada……

    • Oi Paula. Achei :O)

      Vamos lá:

      O melhor bairro boemio para curtir com Namorado (cervejinha, musicas ao vivo, nada de balada)??? Na minha última visita a Paris, fomos a alguns barzinhos muito gostosos em Montmattre e Republique. Os dois são boas pedidas. :)

      qual é o melhor pra cafés??? Dá uma olhada nesse post: http://ideiasnamala.com/2011/08/06/paris-a-inspiracao-em-forma-de-cafe-duas-dicas-incriveis/

      Outro programa que eu amoooo:A livraria mais bacana de todos os tempos: http://ideiasnamala.com/2011/07/31/paris-shakespeare-co/

      Também quero comprar bastante coisas, roupas, calçados, bolsas e PERFUMES…você pode me informar quais são as melhores galerias para comprar estas coisas???? Ui, aqui eu não sou uma boa fonte de informações…rs… não sou mega “fã” do “esporte” e confesso que nunca fiz compras em Paris, exceto numa liquidação ABSURDA que a Champs-Élysées tava praticamente toda por dez euros. E ai detonei geral.

      Você sabe como faço para chegar do aeroporto até ao PALACIO DO CONGRESSO (meu hotel fica ao lado HOTEL CONCORDE LA FAYETTE)
      É bem tranquilo ir de trem.Dá uma olhada no post: http://ideiasnamala.com/2011/06/08/paris-aeroporto-cidade-de-trem/

      Abraços

    • Obrigada, desculpa a insistencia ta, mas to bem anciosa…sabe cmo é :P
      minha primeira viagem……adorei as tuas dicas, certamente vou usa-las….
      Bom fim de mestrado (boa sorte) hehe
      beijosssss

  24. Olá, adorei as dicas! Estou planejando viajar para Paris em outubro de 2013. Inicialmente, a intenção é ficarmos aproximadamente 12 dias somente em Paris. O que me recomenda? Talvez incluir outro país ou aproveitar bem Paris? E o clima nesta época do ano? Nunca viajei para o exterior, então, sou marinheira de primeira viagem. Obrigada!

    • Oi Adriana,
      Tudo bem?
      Com doze dia eu passaria metade em Paris e com os outros seis faria uma viagem de carro pelo Vale do Loire:
      Dá uma olhada no post: http://ideiasnamala.com/2011/07/30/algumas-dicas-para-explorar-o-vale-do-loire/ que tem algumas dicas de como planejar uma viagem pelo Loire.

      Eu sou do tipo que prefere passar mais tempo em um só país e conhecer mais profundamente menos cidades. Caso vc prefira, dá também para escolher uma outra cidade: Barcelona ou Londres são boas pedidas e passar seis dias em paris e seis dias em outra cidade. A desvantagem disso é que vc vai “perder” tempo no aeroporto ou no trem, enquanto ficando só na França vc aproveitará melhor sua viagem.
      Qualquer coisa é só gritar!
      Abraços,
      Mari Vidigal

  25. Adorei as suas dicas, estou programando ir a Paris em julho de 2013, poderia falar a respeito do clima , o que levar, hoteis em conta?
    Pretendo ficar uns 4 dias, pois farei outros paises.

    Desde já agradeço.

    • Olá tudo bem?
      Julho é verão e estará BEM quente. Leve um casaco bem levinho para o inicio da manhã e a noita, mas é muito provavel que vc nem use.
      Em relação a hotel, infelizmente não recomendo nenhum hotel em que não haja me hospedado. Como hotel é uma coisa bem particular e que varia muito de pessoa, prefiro não palpitar.
      Abraços e aproveite muito a viagem.

  26. adorei seu roteiro ! Gostaria de saber o tempo em Paris em Maio pois irei no meio de maio de2013 e nao sei exatamente o que levar na mala,se casacos leves e moletons ou tambem um casaco mais pesado . Gostaria de saber se vc conhece um passeio de balao sobre o castelo em fontainebleau, e o que acha deste passeio,pois so teremos 4 dias em Paris.qual a sua opiniao? Pois gostei de suas digas com criterios e alegrias eobjetividades abracos virginia

    • Oi Virginia, Tudo bem?
      não tinha ouvido falar desse passeio, mas acho que com só 4 dias em Paris, eu não faria e ficaria mais tempo na cidade aproveitando o que ela tem para te oferecer.

      Abraços

  27. Olá,
    otimas dicas…. Obrigada por sua dedicação.
    Se não for encomodar… eu ficarei em Paris por 5 dias em abril, sou mtoooo disposta e curiosa, por isso quero conhecer tudo e mais um pouco!
    O que pode me aconselhar para esses 5 dias que sao imperdiveis?
    Pensei em gastar 1 dos dias na Eurodisney, você aconselha?
    Vou ficar em Montparnasse, é um bom local? sabe o que posso explorar na região?
    Abraço.

    • Oi Livia, Td bem?
      O que vc gosta de fazer? museus? Degustar Champagne? Natureza?
      Vai viajar sozinha ou com mais gente? (Dependendo do número de pessoas vale a pena alugar um carro e ganhar liberdade no passeio)
      Tem varios bate e voltas bacanas de Paris depende muito do seu gosto!
      Me conte um pouco mais sobre vc e vou adorar palpitar no roteiro.

      Abraços

  28. Mari! Muito obrigada por sua atenção e pela resposta! Respondeu tudo sim! hehehe.
    Então, eu ainda não montei o roteiro… Estávamos pensando em ficar 5 dias em Paris e 5 na Grécia (Atenas e Mikonos), mas não vai rolar fazer tudo, infelizmente. Fizemos as contas e vimos que se não for por um milagre, não vamos conseguir juntar o dinheiro pra tudo, então vamos ficar só com Paris. Decidido isso consigo montar o roteiro mais tranquila, pensei até em colocar mais um dia em Paris, ou 2… Ficar 6 ou 7 dias inteiros lá… Como dizem que tem muuuita coisa pra se fazer e pra ver, e sendo uma cidade só, o tempo não vai interferir taaanto no custo, acho que vale, né? 7 dias lá?!!!
    Sobre o mês da viagem, meu marido está tentando mudar pra Setembro… é bem difícil e em outras ocasiões ele não conseguiu trocar… mas não custa tentar, né? Setembro é uma boa?! Eu não quero tomar chuva! Sobre o Parispass, eu não pretendo visitar muuuitos museus (só 4 hehehe), mas vi que ele dá direito ao RER e ônibus… é verdade isso? Pq se abranger museus, alguns pontos turísticos e ônibus e metrô eu acho interessante… Ah, e o fato de não enfrentar grandes filas também me agrada! Ele dá passagem livre, não é? Mais uma coisa… posso te mandar uma prévia do roteiro por email, pra vc me ajudar?! Obrigada e beijo.

  29. Oi, tenho uma pergunta, com 70 euros por dia eu consigo conhecer estes lugares? Nao preciso de otimas refeicoes, ja que o dinheiro sera contado, um sanduba resolve minha fome rs, queto mesmo eh conhecer tudo o que for possivel…vc acha que da? Bjos e obrigada por tantas dicas!

  30. Adorei as dicas dos passeios. Gostaria de saber sobre o tempo pois eu e minha esposa estaremos na cidade luz no período de 17 a 24 de marco/13.

  31. Olá! Tudo bem?

    Meu esposo e eu estamos planejando visitar Paris em Novembro de 2013 e, procurando dicas de roteiro, encontrei o seu e vou confessar: estou copiando e colando tudo pro arquivo que eu estou montando! Adorei, ótimas dicas e seão muito úteis, pois ficaremos exatos 4 dias. na verdade, 5, mas estou planejando um dia inteiro para Versailles. Nunca fomos à Paris, aliás, nunca saímos do Brasil, então estamos planejando a viagem com bastante antecedência. Estou olhando várias coisas do blog, mas quero te fazer algumas perguntas, tá?!
    – Ouço que Novembro já é muito frio e é difícil fazer vários passeios… é sério?! Não temos como negociar férias… Mas queremos realmente aproveitar o melhor da cidade.
    – É vantajoso comprar o Paris Pass? Li que ele cobre entrada das principais atrações e também do metrô… Vc aconselha comprar?
    – Planejei um dia inteiro para Versailles, mas vi alguns roteiros bem interessantes de viajantes que ficaram metade de um dia e a outra metade aproveitaram para algum outro percurso simples, ou passeio que não houvesse necessidade de entrar e passar muito tempo, como passeio pelas Galerias, passeio de barco pelo Sena, visita à Torre… vc acha que é possível ou ficaria muto corrido?
    – Li que o passeio de Batobus é bacana e que é possível conhecer as principais ‘atrações’ com ele, que ele vai passando em 8 lugares e para pra descer e tudo mais… Mas acho que seria muito ‘panorâmico’ e eu poderia acabar perdendo tempo não me aprofundando no que a gente goste mais… Vc aconselha esse passeio? Será que vale a pena?!

    Muito obrigada e parabéns pelo blog, eu adorei! Ah, e gostei do post sobre os café (quero conhecer muito o Deux Magots!). Creio que me identifiquei com o roteiro porque o que mais quero em Paris é caminhar, ver as pessoas, passear pelas ruas e encontrar lugares especiais, sem muita regra!

    Um abraço e feliz 2013!

    • Oi Talita,
      Tudo bem? Planejar a viagem com antecedência é sempre bom! :)
      Vou responder suas perguntas de uma em uma, e se vc tiver mais dúvidas… é só mandar, tá?! :)

      – Ouço que Novembro já é muito frio e é difícil fazer vários passeios… é sério?! Não temos como negociar férias… Mas queremos realmente aproveitar o melhor da cidade.
      Novembro é frio comparado com o Brasil, mas nem é tanto frio assim. E como é fora de temporada a cidade estará mais vazia do que em muitos outros meses, o que é uma vantagem para quem quer aproveitar bastante. Leve um bom casaco, luvas, gorro e sapato confortável e pronto! Novembro não deixará nada a desejar. A única desvantagem é que no inverno escurece mais cedo e algumas atrações fecham mais cedo… mas é só se organizar bem que dará tudo certo! A vantagem, é curtir os cafés parisienses em pleno vapor e tomar um café ou chocolate quente num lugar especial sempre que o frio apertar!
      Não sei qual o roteiro da sua viagem, mas se tiver uns dias sobrando o Vale do Loire é MARAVILHOSO!

      – É vantajoso comprar o Paris Pass? Li que ele cobre entrada das principais atrações e também do metrô… Vc aconselha comprar?
      Eu nunca comprei porque gosto de viajar mais devagar, mas meu marido já comprou e recomenda para todo mundo. O passe vale a pena para quem planeja visitar MUITOS museus em um só dia!

      – Planejei um dia inteiro para Versailles, mas vi alguns roteiros bem interessantes de viajantes que ficaram metade de um dia e a outra metade aproveitaram para algum outro percurso simples, ou passeio que não houvesse necessidade de entrar e passar muito tempo, como passeio pelas Galerias, passeio de barco pelo Sena, visita à Torre… vc acha que é possível ou ficaria muto corrido?
      Eu passei meio dia em Versailles, mas foi meio corrido. Minha dica para este dia seria deixe o dia em aberto e faça a visita com toda a calma do mundo. Se der tempo na volta vc pode brincar de se perder em um dos muitos bairros fofíssimos da cidade.

      – Li que o passeio de Batobus é bacana e que é possível conhecer as principais ‘atrações’ com ele, que ele vai passando em 8 lugares e para pra descer e tudo mais… Mas acho que seria muito ‘panorâmico’ e eu poderia acabar perdendo tempo não me aprofundando no que a gente goste mais… Vc aconselha esse passeio? Será que vale a pena?!
      Sinceramente nunca fiz este passeio… meu negócio é caminhar, rs… mas meus pais amam este passeio e fazem sempre que vão a Paris.

      Respondi tudo? Se faltar algo, avise :)
      Abraços,
      Mari Vidigal

      • Mari! Muito obrigada por sua atenção e pela resposta! Respondeu tudo sim! hehehe
        Então, eu ainda não montei o roteiro… Estávamos pensando em ficar 5 dias em Paris e 5 na Grécia (Atenas e Mikonos), mas não vai rolar fazer tudo, infelizmente. Fizemos as contas e vimos que se não for por um milagre, não vamos conseguir juntar o dinheiro pra tudo, então vamos ficar só com Paris. Decidido isso consigo montar o roteiro mais tranquila, pensei até em colocar mais um dia em Paris, ou 2… Ficar 6 ou 7 dias inteiros lá… Como dizem que tem muuuita coisa pra se fazer e pra ver, e sendo uma cidade só, o tempo não vai interferir taaanto no custo, acho que vale, né? 7 dias lá?!!!
        Sobre o mês da viagem, meu marido está tentando mudar pra Setembro… é bem difícil e em outras ocasiões ele não conseguiu trocar… mas não custa tentar, né? Setembro é uma boa?! Eu não quero tomar chuva :(
        Sobre o Parispass, eu não pretendo visitar muuuitos museus (só 4 hehehe), mas vi que ele dá direito ao RER e ônibus… é verdade isso? Pq se abranger museus, alguns pontos turísticos e ônibus e metrô eu acho interessante… Ah, e o fato de não enfrentar grandes filas também me agrada! Ele dá passagem livre, não é?
        Mais uma coisa… posso te mandar uma prévia do roteiro por email, pra vc me ajudar?! :)
        Obrigada e beijo.

    • Ola gostaria tambem de saber se vc indica algum lugar para ficar perto desse roteiro que vc indicou, estou indo com meu namorado e nao conehcemos nada de paris, adorei suas dicas pois e tudo a pe.. Podemos algugar uma bike tbm para fazer esses passeios?? aguardo respostaa Bjos

      • Oi Raphaela,
        Dá para alugar bike sim, a maioria das estações de trem tem um esqueminha de aluguel com o próprio cartão cartão de crédito, vc aluga num lugar e devolve no outro. Eu pessoalmente nunca aluguei, mas conheço muita gente que alugou e aprovou.
        Boa Viagem!
        Abraços,
        Mari Vidigal

    • Oi Raphaela, Tudo bem?
      Coloquei os detalhes da maioria dos passeios nos posts específicos. Os links estão no próprio post.
      Se tiver alguma dica mais específica… avise!
      Abraços,

  32. Oie, vim ti agradecer pelas dicas, e pelo roteiro.Deu tudo certo.
    Nossa e tudo tao lindo,cada cantinho tem uma coizinha que chama a atencao!
    Obrigada!

    • Oi Sabrina,
      Que bom que deu tudo certo! (Agora vc me deixou com saudades de Paris)
      Antes de planejar a próxima viagem, passe aqui no ideiasnamala.com
      Abraços,
      Mari Vidigal

  33. Olá! Estou indo pra Paris por 5 dias, no dia 03 de janeiro de 2013. Adorei seu roteiro! Mas será que conseguiremos fazer tudo isso no inverno? Sabe se há algum tipo de restrição nessa época do ano? Nosso hotel fica próximo ao centro financeiro, é um apart… Tem alguma dica para irmos do aeroporto até o hotel, na chegada? Os preços que estamos conseguindo são exorbitantes… Valeu pelas dicas!

  34. oiee, vim ti encomodar de novo!!!estou com algumas duvidas, que talvez voce possa me ajudar!!! pra comecar falta duas semanas para minha viagem, e ainda nao consegui fechar meu roteiro!!Voce sabi me dizer se tem algum tickt que eu possa comprar para usar para o metro e q do tpo que eu nao precise ficar comprando todo dia??e que tbm me de algum desconto com as entardas dos museu e igrejas??
    Eu sou residente na alemanha como europeia tenho algum desconto???
    Voce acha dificil andar de metro em Paris??e do aeroporto e facil pegar o metro??
    Meu hotel pelo que eu vi no mapa e meio longe do centro,tenho medo de me perder!!
    e com relacao a nao falar frances, nem eu nem, meu marido falamos!!Porem ele fala ingles e italiano,acho que da pra se virar??porq ja me falarao que eles sao grossos e nao gostao de falar outro idioma!
    Olha desculpa pela largada de perguntas,mais e que estou supernervosa,tenho duvidas com tudo!!!
    se puderme ajudar eu agardeco muitooo
    Obrigada!!
    PS: desculpas meu erros de portugues!!!

    • Oi Sabrina,
      Tudo bem?
      Para chegar do aeroporto ao centro de trem, as placas de RER e as dicas desse post (http://ideiasnamala.com/2011/06/08/paris-aeroporto-cidade-de-trem/). Leve dinheiro trocado. Isso vai facilitar a sua vida.
      Metro: super fácil de usar, pode ficar tranquila. Para economizar, compre o ticket de dez viagens que sai um pouquinho mais barato.
      Toda primeira quinta feira do mês, os Museus de Paris tem entrada grátis. Além disso, se você tiver menos de 25 anos, a cidadania europeia te dá desconto em várias entradas (leia as placas :) ) Se vc tiver mais que 25 anos, acabou a mamata e o desconto :)
      Tem um passe que dá desconto na entrada de vários museus e atrações. Ele só vale a pena para quem está planejando fazer uma maratona de passeio. Se esse for seu caso, é só se informar no centro de informações turísticas.
      Se o seu hotel for longe do centro, mas perto do metro, não tem problema logo vc se acostuma e aprende como chegar…
      Em relação a lingua, é tudo questão de sorte. Em Paris muita gente fala inglês, o que não quer dizer que eles gostem… :)
      Aproveite sua viagem.

  35. Oi, estaremos viajando pela primeira vez para Europa em Julho de 2013, vamos em família, 3 pessoas com 30 anos e os pais com 55 anos. Paris é um dos nossos destinos, fiquei preocupado com o tanto de caminhada que tem no seu roteiro, mas sei que é necessário para economia e para a própria facilidade no deslocamento. Gostaria de uma indicação de hotel, como base para esse roteiro ???

    • Oi Messias,
      Tudo bem? Esse roteiro dá fácil para fazer de metro… veja os trajetos mais longos e assim vc não se cansa tanto.
      A graça de caminhar em Paris é que a cidade é tão linda, que a cada esquina vc encontrará um cantinho especial que passaria desapercebido de metro,e claro, o ponto da economia tbm é super válido :)
      Não gosto de recomendar nenhum hotel que eu nunca me hospedei, mas posso te recomendar duas regiões que gosto muito:
      A) Quartier Latin, é minha preferida, uma área linda!
      B) Meus pais gostam de se hospedar pertinho da Champs-Élysées
      Aproveite a viagem e se tiver mais dúvidas, é só perguntar!!

  36. Oie, adorei seu roteiro, sao dicas bem uteis.Estou indo a Paris em dezembro, posso “roubar” seu roteiro para mim usar?? ou tem como voce me mandar por imail???
    obrigada!!

    • Oi Sabrina,
      Tudo bem?
      Pode usar com prazer!
      Infelizmente não tenho um arquivo em word, mas acho que vc consegue gerar um pdf com a sua impressora, não?
      Se não conseguir, me avisa que eu tento por aqui!
      Vc vai amar Paris!!!

  37. foi escrever paris em 4 dias no google, imprimir as dicas aqui do blog e durante a viagem adorei os percursos! obrigada! paris é mt mt bonito e foi mais facil vê-lo com esta ajuda preciosa!

  38. Já fui varias vezes a Paris, amo, como todo mundo, mas vou sempre para fazer uma exposição de arte dos artistas da minha galeria e leva-los aos museus aonde dou aula sobre as obras expostas.Mas mesmo assim, adorei seu roteiro, sucinto, logico e mto. bem organizado. Irei agora em outubro para expor na Galeria Artitude, uma galeria proxima a Torre Eiffel, e mandarei noticias .Veja minha galeria no site http://www.galeriamalivillasboas.com.br.
    Abçs,
    Mali Frota Villas-Bôas

  39. Oi Mari,
    Vou pela primeira vez a Paris no final de setembro e achei o seu roteiro bastante interessante. Gostaria de saber se vale a pena ir ao Outlet La Vallé Village ou se os preços são os mesmos de lojas que posso encontrar mais próximas??

    • Oi Larissa,
      Tudo bem?
      infelizmente nunca fui ao Outlet, e por isso não consigo te ajudar a responder essa.
      De qq forma, de uma olhada nos preços da cidade, se vc der a sorte de pegar uma liquidação, vai comprar muito bem e barato.

  40. Olá Mari!
    Vamos, eu e minha amada, em junho de 2013. Os dias nessa época já são mais compridos, não são? Conheço Paris, mas fui lá no inverno, e não tive oportunidade de sair à noite. Você tem alguma dica sobre a noite de Paris? Gostamos muito de barzinhos, música ao vivo, coisas assim…de brasileiro né? Vou encontrar algo assim lá?
    Belo post!

    Naza

  41. oi.. achei mto bom e mto bem dividido o roteiro! tenho uma pergunta.. irei no meio pro final de novembro, FRIO! dá pra realizar esse roteiro, ou com os dias sendo mais curtos fica corrido?
    obrigada!

  42. Eita, todo mundo indo em outubro! Vou pra lá também em outubro. Já fui outras vezes, mas vou com amigas que nunca foram. Tô elaborando um roteiro e o primeiro e segundo dia são bem parecidos com o que tenho em mente. Como somos devotas de Nossa Senhora, sugiro a visita à Rue du Bac. Pra quem é católico (e digo também pra quem não é – conheço não católicos que foram e se encantaram com o lugar) lá é parada obrigatória. Lá houve a aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré, e na ‘conversa entre elas’, foi pedido o cunho da famosa Medalha Milagrosa. Ótimo lugar para trazer lembrancinhas para avós, tias e amigos, porque não? Sem falar na boulangerie que tem ao lado, verdadeiras obras de arte da gastronomia!

    http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com/

    Na lua do lado tem outra capelinha onde se encontra o corpo de São Vicente (ainda tô pra saber se é o corpo ou é de cera).
    Falando em Cera, recomento do Musée de Grevin, hein?? Muito divertido!

    http://www.grevin.com/

  43. Estamos programando nossa viagem para outubro, sei que já estará frio, somo um casal da melhor idade e gostarai que vc sugerisse um hotel que fosse central para fazermos os passeios; estou no face com o endereço de Lili Carvalho Lopes. Gostei do seu roteiro, mas mt curto pra nss idade ficaremos 7 dias . Obgada

  44. Neide
    Amei o roteiro e vou salvar nos meus favoritos. Apesar de já conhecer a maioria dos lugares indicados é sempre bom voltar e cutir as belezas de Paris. Beijos

  45. Pingback: Bruxelas em um dia | Idéias na mala

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>