O que fazer em Maui: 10 atrações imperdíveis
Maui, a segunda maior ilha do arquipélago do Havaí é famosa por ser a ilha havaiana mais romântica, um lugar repleto de praias de areia branca, mar azul claro e forrado de peixes coloridos e de tartarugas pouco tímidas. Maui foi o destino que escolhemos para a nossa Baby Moon (última grande viagem antes da chegada do baby Antonio) e amamos de paixão: com vocês, dicas do que fazer em Maui em 10 atrações diferentes. Vem comigo?
O que fazer em Maui: 10 atrações imperdíveis
1- Curtir as Praias paradisíacas
De Makena Bay a Kapalua Beach, Maui tem dezenas de praias de areia branca (e se você preferir areia vermelha, preta ou até pedrinhas) e com atrações para todos os gostos: ondas ferozes para surfistas vorazes, águas calmas para quem gosta de sombra e água fresca e muitos corais com vida marinha abundante para quem curte mergulhar. Praias lindas não vão faltar nas suas férias.
As nossas preferidas
Nossas duas praias preferidas são Makena Beach e Big Beach (no Makena State Park). Praias lindas e repletas de sombra pra ficar de papo pro ar. Malena Beach tem um hotel com estrutura completa e você poderá até comer e beber por lá, já a Big Beach é completamente deserta e você precisará levar tudo.
2- Mergulhar na Baía de Molokini
Molokini é um antigo vulcão submerso e um dos melhores lugares do Havaí para fazer Snorkel. A variedade de peixes é bem impressionante, e o bacana é que muitos desses peixes são espécies endêmicas do Havaí. Prepare-se para descobrir um mundo submerso hiper vivo e colorido, e se tiver uma Go Pro ou câmera a prova d’água leve que você não se arrependerá. Veja todos os detalhes desse passeio nesse post.
O tour que escolhermos
Diversas companhias locais oferecem passeios para Molokini, nós escolhemos o tour “Molokini Wild Side”da Pacific Whale Foundation que tem um barco menor e um itinerário mais flexível para buscar os melhores pontos de mergulho de cada dia. Foi uma experiência fantástica e que recomendo MUITO.
Baleias de bônus
Entre os meses de dezembro e abril, suas chances de ver uma ou mais baleias no trajeto para Molokini são enormes! Taí mais um motivo para não perder esse passeio ;).
E quem sabe você não dá ainda mais sorte e encontra um desses gigantes – que quase nunca aparecem pelo Havaí, mas que resolveu dar o ar da graça bem quando estávamos por lá!? (Quase chorei de emoção)
3- Ver baleias de pertinho
Quem vem para Maui entre dezembro e abril não pode perder a chance de ver uma baleia jubarte de pertinho. As baleias fogem do frio do Alaska durante o inverno e vem para o Havaí para acasalar e reproduzir. Prepare-se para se encantar com esses gigantes jorradores de água, e suspirar com seus pulos e barbatanas saindo da água.
Onde ver baleias em Maui?
As baleias podem ser vistas de toda a ilha e com sorte – e de longe – você conseguirá ver uma delas enquanto curte um dia de praia. Quem quiser ter uma experiência mais profunda, vale a pena fazer um passeio de barco rumo ao Santuário das Baleias jubarte, na metade do caminho entre Maui e Molokini.
Existem passeios específicos para ver baleia – e nesses a chance é de quase 100% entre dezembro e abril – que saem a procura das baleias enquanto explicam detalhes sobre a vida é comportamento delas, ou passeios de barco para fazer Snorkel e que muitas vezes encontram baleias pelo caminho.
E com sorte, você conseguirá ver uma dessas gracinhas saltitantes.
4- Ver o nascer do sol do alto de um vulcão adormecido
Esse é uma programa quem começa BEM cedo, mas que vale cada segundo de sono perdido. O Haleakala National Park fica a cerca de uma hora e meia de Kihei/Wailea e para subir a montanha de carro, gasta-se mais pelo menos mais meia hora, assim você precisa sair por volta das 4:00 da matina para chegar lá a tempo e garantir seu lugar no estacionamento limitado do topo do vulcão.
Vá bem agasalhado
Lá no alto, o clima é gélido (pegamos zero graus) mas a paisagem é bem especial. Quando as luzes do nascer do sol tomam conta do dia, paisagens que mais parecem ter saído de um filme de astronauta tomam conta do cenário. E ainda que o dia esteja nublado, não há motivo para se preocupar, o topo do Haleakala fica acima da linha das nuvens e a sensação de “tapete” é bem especial. Num dia sem névoa, você terá vistas lindas de Maui e da cratera do vulcão.
Vulcão + Mountain Bike
Para os mais aventureiros a graça é descer os quase 20 Km de subida ao vulcão de bicicleta e ser contornado por um mundo de paisagens maravilhosas. Várias companhias de Maui oferecem esta aventura!
Muita Natureza
E para quem curte natureza e caminhadas, o Haleakala National Park tem dezenas de trilhas interessantes e uma natureza bem peculiar com espécies de plantas e pássaros bem raros como o Nene (Ganso Havaiano). Vale a pena passar o dia no parque – ou pelo menos uma manhã inteira – e aproveitar a natureza hiper diferente do local.
5- Um jantar experiência no Mama’s Fish House
Para um jantar experiência com direito a pôr do sol caprichado em Praia Particular, uma excelente pedida é o Mama’s Fish House, um restaurante delicioso com um menu que varia diariamente dependendo dos peixes pescados naquele dia por barqueiros locais. Cada prato conta uma história e combina perfumes e sabores deliciosos. Os drinks também são deliciosos, as sobremesas, são de comer de joelhos e o ambiente é hiper romântico. Amei de paixão e recomendo muito!
Outras dicas gastronômicas em Maui
Além do Mama’s Fish House, Maui tem restaurantes deliciosos como o estrelado Spago no Hotel Four Seassons, ou badalado (e barato!) Paia Fish Market famoso por seu hambúrguer de peixe (E não é que o treco é bom!). Tem também o Lahaina Fish Company (Comida deliciosa com vista de frente para o mar), Taqueria Cruz (um mexicano simples que serve tacos de peixe crocantes e burritos gigantes e gostosos) ou o Fred’s (um mexicano descolado e bem gostoso) e o Ami Ami que nos conquistou pelo Pork Ribs tamanho família e margaritas deliciosas de côco. Coma muitos Mahi-Mahi’s, abuse da macadâmia e mande ver nos drinks de maracujá!
6- Passear pelo centrinho de Lahaina
Há muitos e muitos anos atrás, o Havaí era um reino e a cidade de Lahaina a sua capital. Esse vilarejo fofinho repleto de restaurantes bacanas, lojas descolados, uma árvore de Banayan estilosa de mais de 100 anos de idade e muitos prédios históricos é um lugar delicioso para passear, tomar um drink no final da tarde e jantar. O lugar é uma graça e a vibe uma delícia, dá para voltar várias noites seguidas sem se cansar.
Sorvete delicioso & dica de restaurante
Para um sorvete caprichado a minha dica é o Ono Gelato Company, e para um jantar com direito a pôr do sol o Lahaina Fish Company é uma ótima pedida.
Paia, outro centrinho bacana
Do outro lado da ilha, Paia também tem um centro fofo (bem menor que Lahaina, mas bem animado) e que merece ser visitado
7- Participar de um Luau Havaiano
O Luau havaiano (que não necessariamente ocorre de noite, e que não é nada intimista comparado aos luais Brasileiros), é uma experiência bem diferente e interessante para quem visita o Havaí pela primeira vez, assim não poderia deixar de citá-lo nessa seleção de 10 atrações em Maui. Os luais geralmente incluem colar havaiano (de conchas, flores artificiais ou orquídeas – depende do luau), comida tradicional (o porco cozinhado embaixo da terra acompanhado de pãezinhos locais geralmente faz parte do cardápio), drinks (alguns Luais são open bar), música ao vivo e show de dança havaiano.
Os bons hotéis geralmente oferecem Luais bacanas e animados (o do Mariott, por exemplo, é ótimo) mas também existem casas especializadas em Luais (não visitei nenhuma e por isso não tenho dicas). Os Luais custam entre 30-100+ dólares por pessoa e eu sinceramente recomendo que você leia reviews antes de escolher algo para não correr o risco de perder seu tempo (e $$$) num luau meia boca. Eu definitivamente não escolheria o mais barato e focaria em uma experiência com um show de dança bacana.
8- Assistir o sol se pondo no mar
Ver o sol se pondo no mar é um espetáculo diário – e maravilhoso – de luzes e cores. Escolha uma praia bonita (Big Beach no Makena State Park é uma pedida espetacular ) ou um cantinho bacana como os restaurantes de frente para o mar em Lahaina e aproveite!
9- Ver a água jorrando pelo Nakalele Blow Whole
Dirigir em torno da ilha brincando de descobrir e parar em praias diferentes é um passeio bem gostoso para quem tem bastante tempo e pouca pressa. Um dos cantinhos que merece a parada é o Nakalele Blow Whole, um buraco de pedra que jorra água com o bater das ondas. A água jorra alto e forte, até parece um geiser.
A pedra e o coração
O Nakalele Blow Whole pode ser visto de longe e do alto, mas quem encarar a descida (lembre-se da subida na volta) verá uma pedra escavada pelo mar em formato de coração. (Confesso que fiquei com preguiça e deixei passar ;P)
10- A estrada para Hana
O caminho para Hana é uma das principais atrações turísticas de Maui, a estrada é hiper cênica e está repleta de paradas interessantes: praias exóticas como a Black Sand Beach e a Red Sand Beach, Pontos de Surf com as ondas gigantes “Jaws”que atraem surfistas do mundo todo, cachoeiras e muito mais. Pra quem curte estradas cênicas, taí um SUPER passeio.
Remédio anti-enjoo
Reserve um dia INTEIRINHO para esse passeio e caso você seja do tipo que enjoa, tome um remedinho antes de começar a viagem. As curvas da estrada são ferozes e muita gente passa mal.
E não é só isso não…
Além das 10 atrações citadas nesse post Maui tem MUITAS outras atrações bacanas: tem aquário para os pequenos, aulas de surf, aluguel de caiaque e Stand Up Padle, tem praias de areia vulcânica preta e vermelha, tem praias com ondas gigantes que atraem surfistas do mundo todo, tem cachoeiras, Campos de Golf, Shopping Centers caprichados, fazendas de Lavanda, abacaxi e até vinho e MUITO mais. Tenho certeza que coisa bacana para fazer é o que não vai faltar na sua viagem, e espero que você curta Maui tanto como nós! S2
E aí, curtiu as dicas do que fazer em Maui?
Alguém aí já foi para Maui e quer dividir mais dicas com a gente?
Veja também:
Maui:
Mais posts de Maui:
- O que ver e fazer em Maui: 10 experiências incríveis
- Maui: Dicas para planejar sua viagem
- Maui: Snorkel na cratera de Molokini
- Um jantar experiência no Mama’s Fish House
- Onde comer BEM em Maui
Outras ilhas do Havaí
- Roteiro de 7 dias pela Big Island
- 5 Motivos para se apaixonar pela Big Island
- Big Island: Volcano National Park (o parque nacional dos vulcões)
- Big Island: Pôr do sol e estrelas do alto do Mauna Kea
- Cruzeiro pelo Havaí: A lua de mel da Renata e do Leo
- Lua de Mel em Maui e Big Island: O Roteiro da Fê e do Caio
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
indo pra Maui esta semana e super ansiosa. Obrigada pelas dicas!!
Aproveite Janaina!
Amei as dicas ! Obrigada por compartilhar tudo isso com nos ! ?