O que fazer em Maui: 10 atrações imperdíveis

Maui, a segunda maior ilha do arquipélago do Havaí é famosa por ser a ilha havaiana mais romântica, um lugar repleto de praias de areia branca, mar azul claro e forrado de peixes coloridos e de tartarugas pouco tímidas. Maui foi o destino que escolhemos para a nossa Baby Moon (última grande viagem antes da chegada do baby Antonio) e amamos de paixão: com vocês, dicas do que fazer em Maui em 10 atrações diferentes. Vem comigo?

O que fazer em Maui: 10 atrações imperdíveis

1- Curtir as Praias paradisíacas

De Makena Bay a Kapalua Beach, Maui tem dezenas de praias de areia branca (e se você preferir areia vermelha, preta ou até pedrinhas) e com atrações para todos os gostos: ondas ferozes para surfistas vorazes, águas calmas para quem gosta de sombra e água fresca e muitos corais com vida marinha abundante para quem curte mergulhar. Praias lindas não vão faltar nas suas férias.

que fazer em Maui
Makena Beach em Maui

As nossas preferidas

Nossas duas praias preferidas são Makena Beach e Big Beach (no Makena State Park). Praias lindas e repletas de sombra pra ficar de papo pro ar. Malena Beach tem um hotel com estrutura completa e você poderá até comer e beber por lá, já a Big Beach é completamente deserta e você precisará levar tudo.

2- Mergulhar na Baía de Molokini

Molokini é um antigo vulcão submerso e um dos melhores lugares do Havaí para fazer Snorkel. A variedade de peixes é bem impressionante, e o bacana é que muitos desses peixes são espécies endêmicas do Havaí. Prepare-se para descobrir um mundo submerso hiper vivo e colorido, e se tiver uma Go Pro ou câmera a prova d’água leve que você não se arrependerá. Veja todos os detalhes desse passeio nesse post.

Molokini - Maui
Snorkel em Molokini – Maui
Molokini - Maui
tartaruga na segunda parada do dia

O tour que escolhermos

Diversas companhias locais oferecem passeios para Molokini, nós escolhemos o tour “Molokini Wild Side”da Pacific Whale Foundation que tem um barco menor e um itinerário mais flexível para buscar os melhores pontos de mergulho de cada dia. Foi uma experiência fantástica e que recomendo MUITO.

Baleias de bônus

Entre os meses de dezembro e abril, suas chances de ver uma ou mais baleias no trajeto para Molokini são enormes! Taí mais um motivo para não perder esse passeio ;).

E quem sabe você não dá ainda mais sorte e encontra um desses gigantes – que quase nunca aparecem pelo Havaí, mas que resolveu dar o ar da graça bem quando estávamos por lá!? (Quase chorei de emoção)

que fazer em Maui
Tubarão baleia em Maui

3- Ver baleias de pertinho

Quem vem para Maui entre dezembro e abril não pode perder a chance de ver uma baleia jubarte de pertinho. As baleias fogem do frio do Alaska durante o inverno e vem para o Havaí para acasalar e reproduzir. Prepare-se para se encantar com esses gigantes jorradores de água, e suspirar com seus pulos e barbatanas saindo da água.

que fazer em Maui
Baleias que vi durante meu passeio de Snorkel

Onde ver baleias em Maui?

As baleias podem ser vistas de toda a ilha e com sorte – e de longe – você conseguirá ver uma delas enquanto curte um dia de praia. Quem quiser ter uma experiência mais profunda, vale a pena fazer um passeio de barco rumo ao Santuário das Baleias jubarte, na metade do caminho entre Maui e Molokini.

Existem passeios específicos para ver baleia – e nesses a chance é de quase 100% entre dezembro e abril – que saem a procura das baleias enquanto explicam detalhes sobre a vida é comportamento delas, ou passeios de barco para fazer Snorkel e que muitas vezes encontram baleias pelo caminho.

E com sorte, você conseguirá ver uma dessas gracinhas saltitantes.

que fazer em Maui
Golfinho Rotador Saltitante em Maui

4- Ver o nascer do sol do alto de um vulcão adormecido

Esse é uma programa quem começa BEM cedo, mas que vale cada segundo de sono perdido. O Haleakala National Park fica a cerca de uma hora e meia de Kihei/Wailea e para subir a montanha de carro, gasta-se mais pelo menos mais meia hora, assim você precisa sair por volta das 4:00 da matina para chegar lá a tempo e garantir seu lugar no estacionamento limitado do topo do vulcão.

Maui - Havaí
Nascer do Sol no alto do Haleakala

Vá bem agasalhado

Lá no alto, o clima é gélido (pegamos zero graus) mas a paisagem é bem especial. Quando as luzes do nascer do sol tomam conta do dia, paisagens que mais parecem ter saído de um filme de astronauta tomam conta do cenário. E ainda que o dia esteja nublado, não há motivo para se preocupar, o topo do Haleakala fica acima da linha das nuvens e a sensação de “tapete” é bem especial. Num dia sem névoa, você terá vistas lindas de Maui e da cratera do vulcão.

que fazer em Maui
E olha só que solão!

Vulcão + Mountain Bike

Para os mais aventureiros a graça é descer os quase 20 Km de subida ao vulcão de bicicleta e ser contornado por um mundo de paisagens maravilhosas. Várias companhias de Maui oferecem esta aventura!

Muita Natureza

E para quem curte natureza e caminhadas, o Haleakala National Park tem dezenas de trilhas interessantes e uma natureza bem peculiar com espécies de plantas e pássaros bem raros como o Nene (Ganso Havaiano). Vale a pena passar o dia no parque – ou pelo menos uma manhã inteira – e aproveitar a natureza hiper diferente do local.

Maui - Havaí
Vista do Haleakala National Park

5- Um jantar experiência no Mama’s Fish House

Para um jantar experiência com direito a pôr do sol caprichado em Praia Particular, uma excelente pedida é o Mama’s Fish House, um restaurante delicioso com um menu que varia diariamente dependendo dos peixes pescados naquele dia por barqueiros locais. Cada prato conta uma história e combina perfumes e sabores deliciosos. Os drinks também são deliciosos, as sobremesas, são de comer de joelhos e o ambiente é hiper romântico. Amei de paixão e recomendo muito!

que fazer em Maui
Peixe com alcaparras e vegetais
Maui - Havaí
Mahi Mahi com crosta de macadâmias

Outras dicas gastronômicas em Maui
Além do Mama’s Fish House, Maui tem restaurantes deliciosos como o estrelado Spago no Hotel Four Seassons, ou badalado (e barato!) Paia Fish Market famoso por seu hambúrguer de peixe (E não é que o treco é bom!). Tem também o Lahaina Fish Company (Comida deliciosa com vista de frente para o mar), Taqueria Cruz (um mexicano simples que serve tacos de peixe crocantes e  burritos gigantes e gostosos) ou o Fred’s (um mexicano descolado e bem gostoso) e o Ami Ami que nos conquistou pelo Pork Ribs tamanho família e margaritas deliciosas de côco. Coma muitos Mahi-Mahi’s, abuse da macadâmia e mande ver nos drinks de maracujá!

6- Passear pelo centrinho de Lahaina

Há muitos e muitos anos atrás, o Havaí era um reino e a cidade de Lahaina a sua capital. Esse vilarejo fofinho repleto de restaurantes bacanas, lojas descolados, uma árvore de Banayan estilosa de mais de 100 anos de idade e muitos prédios históricos é um lugar delicioso para passear, tomar um drink no final da tarde e jantar. O lugar é uma graça e a vibe uma delícia, dá para voltar várias noites seguidas sem se cansar.

Maui - Havaí
Centrinho de Lahaina – Maui

Sorvete delicioso & dica de restaurante

Para um sorvete caprichado a minha dica é o Ono Gelato Company, e para um jantar com direito a pôr do sol o Lahaina Fish Company é uma ótima pedida.

Paia, outro centrinho bacana

Do outro lado da ilha, Paia também tem um centro fofo (bem menor que Lahaina, mas bem animado) e que merece ser visitado

7- Participar de um Luau Havaiano

O Luau havaiano (que não necessariamente ocorre de noite, e que não é nada intimista comparado aos luais Brasileiros), é uma experiência bem diferente e interessante para quem visita o Havaí pela primeira vez, assim não poderia deixar de citá-lo nessa seleção de 10 atrações em Maui. Os luais geralmente incluem colar havaiano (de conchas, flores artificiais ou orquídeas – depende do luau), comida tradicional (o porco cozinhado embaixo da terra acompanhado de pãezinhos locais geralmente faz parte do cardápio), drinks (alguns Luais são open bar), música ao vivo e show de dança havaiano.

O que fazer em Maui
Show de dança do Luau

Os bons hotéis geralmente oferecem Luais bacanas e animados (o do Mariott, por exemplo, é ótimo) mas também existem casas especializadas em Luais (não visitei nenhuma e por isso não tenho dicas). Os Luais custam entre 30-100+ dólares por pessoa e eu sinceramente recomendo que você leia reviews antes de escolher algo para não correr o risco de perder seu tempo (e $$$) num luau meia boca. Eu definitivamente não escolheria o mais barato e focaria em uma experiência com um show de dança bacana.

8- Assistir o sol se pondo no mar

Ver o sol se pondo no mar é um espetáculo diário – e maravilhoso – de luzes e cores. Escolha uma praia bonita (Big Beach no Makena State Park é uma pedida espetacular ) ou um cantinho bacana como os restaurantes de frente para o mar em Lahaina e aproveite!

Maui - Havaí
Pôr do sol em Big Beach – Maui

9- Ver a água jorrando pelo Nakalele Blow Whole

Dirigir em torno da ilha brincando de descobrir e parar em praias diferentes é um passeio bem gostoso para quem tem bastante tempo e pouca pressa. Um dos cantinhos que merece a parada é o Nakalele Blow Whole, um buraco de pedra que jorra água com o bater das ondas. A água jorra alto e forte, até parece um geiser.

Maui - Havaí
Nakalele Blow Whole

A pedra e o coração

O Nakalele Blow Whole pode ser visto de longe e do alto, mas quem encarar a descida (lembre-se da subida na volta) verá uma pedra escavada pelo mar em formato de coração. (Confesso que fiquei com preguiça e deixei passar ;P)

10- A estrada para Hana

O caminho para Hana é uma das principais atrações turísticas de Maui, a estrada é hiper cênica e está repleta de paradas interessantes: praias exóticas como a Black Sand Beach e a Red Sand Beach, Pontos de Surf com as ondas gigantes “Jaws”que atraem surfistas do mundo todo, cachoeiras e muito mais. Pra quem curte estradas cênicas, taí um SUPER passeio.

Maui - Havaí
Estrada para Hana | Foto: Denise e Jorge Zapata

Remédio anti-enjoo

Reserve um dia INTEIRINHO para esse passeio e caso você seja do tipo que enjoa, tome um remedinho antes de começar a viagem. As curvas da estrada são ferozes e muita gente passa mal.

E não é só isso não…

Além das 10 atrações citadas nesse post Maui tem MUITAS outras atrações bacanas: tem aquário para os pequenos, aulas de surf, aluguel de caiaque e Stand Up Padle, tem praias de areia vulcânica preta e vermelha, tem praias com ondas gigantes que atraem surfistas do mundo todo, tem cachoeiras, Campos de Golf, Shopping Centers caprichados, fazendas de Lavanda, abacaxi e até vinho e MUITO mais. Tenho certeza que coisa bacana para fazer é o que não vai faltar na sua viagem, e espero que você curta Maui tanto como nós! S2

Maui - Havaí
Pôr do sol em Maui

E aí, curtiu as dicas do que fazer em Maui?
Alguém aí já foi para Maui e quer dividir mais dicas com a gente?

Veja também:

Maui:

Mais posts de Maui:

Outras ilhas do Havaí

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Planeje sua viagem

Comentários (2)

Amei as dicas ! Obrigada por compartilhar tudo isso com nos ! ?

[…] na mala, por Marina Vidigal: Havaí: O que fazer em Maui – 10 atrações imperdíveis. Conheça Maui, a ilha mais romântica do Havaí, uma ilha repleta de praias paradisíacas, […]

Deixe o seu comentário