Irlanda: Cliffs of Moher

Cliffs of Moher - Irlanda

IMG_8977Depois de cruzar o país de cabo a rabo tentando encaixar tudo o que uma semana permite e com um sol que ninguém acredita, chegou a hora de conhecermos um dos lugares mais esperados da nossa viagem Road Trip pela Irlanda…

os Cliffs de Moher

…uma formação rochosa de 214 metros altura por 8 Km de extensão super bonita e interessante.

Onde estacionar

O estacionamento de carros, enorme e preparadissimo para receber uma quantidade enorme de turistas fica do outro lado da rodovia e mais ou menos no meio do parque onde há centro de visitantes com restaurante, banheiro, lojinha e um bom pedaço de teto caso você pegue uma chuva brava como a que pegamos. Dalí você pode caminhar tanto para a esquerda quanto para a direita que tem bastante “chão” pela frente.

Os Clifs de Moher ficam numa área rural da Irlanda rodeamos de fazendas, oceano e muito verde. Logo na entrada há uma fazenda com dezenas de mimosas felizes e gorduchas que deixaram o nosso passeio mais interessante e as nossas fotos com menos cara de “lugar turístico”. Tão lindas as mimosas que se não fosse a nuvem negra sizalizando que a chuva chegaria rápido eu teria ficado ali mais um pouquinho.

IMG_8931E como gato escaldado tem medo de água fria – entenda-se por DETESTO chuva – percebi logo que minha visita aos cliffs seria bem mais curta que o planejado e tratei de escolher o lado com a menor quantidade de turistas para tirar algumas fotos boas com sol antes da tempestade chegar.

IMG_8945Fui para o lado direito, o oposto da torre O’briens (que aparentemente tem uma vista bonita do cliffs, mas que estava tão cheia que me espantou). Foi uma ótima escolha, caminhar ao lado dos penhascos verdinhos recortados pelo mar sem quase ninguém ao lado é sensacional.

IMG_8950 IMG_8964Torre O’Briens – Cliffs de Moher, Irlanda

IMG_8969 Detalhes da formação

Ao lado dos clifs há uma trilha que vai recortando o local, e revelando as suas belezas a cada curva. São rochedos enormes desenhados pelos anos e pelo incessante bater das águas do mar. Muitas vezes a trilha chega mais perto do abismo do que deveria, bate aquele medo do tipo “se esse barraco despencar, ferrou” mas ao mesmo tempo uma sensação maravilhosa de liberdade e de contato absoluto com a natureza. De um lado a imensidão azul do bravo oceano que castigas as bonitas rochas e do outro o verde das montanhas irlandeses.

IMG_8991 IMG_9008 IMG_9015Caminhamos, paramos, fotografamos e seguimos nesse mantra até que a chuva – que veio rápida e molhada – nos avisar que era hora de voltar. Voltamos para o centro de visitantes onde esperamos a chuva diminuir consideravelmente antes de visitar o outro lado dos rocheados que agora estava praticamente deserto (são poucos os turistas corajosos que encaram uma tempestade em troca de um boa foto). Com o tempo fechado nem cogitamos em subir na torre, mas demos uma voltinha ao redor, tiramos mais uma dezena de fotos e voltamos para o carro.

IMG_9041 Torre O'Briens - Cliffs de Moher, Irlanda

Os Cliffs de Moher foram nossa última parada na Irlanda e uma bela maneira de terminar nossa aventura. Dali seguimos para Dublin onde teríamos mais um dia antes de retornar a Londres.

Mais informações:

Entrada: 6 Euros

Aberto das 9:00 as 17:00 no inverno. Como os horários variam muito dependendo da estação do ano, confira aqui: http://www.cliffsofmoher.ie/plan-your-visit/opening-hours/

Como Chegar: (Coordenada para o GPS)

Latitude: 52.9714578
 Longitude: -9.4247540

Cerca de 3,5 horas de carro de Dublin e é um bate e volta um pouco pesado de mais para um dia