Roteiro de 5 dias em Dubai

Indo pra Dubai? Então confira este roteiro caprichado que a Amanda acabou de fazer por lá. Ela viajou com a família (grupo de 7 pessoas) e fez vários passeios bacanas como um safari no Deserto, subida ao Burj Al Arab, visita a algumas praias de Dubai e muito mais. O post está cheinho de dicas e vale a leitura!

A nossa viagem: Cruzeiro pelo oriente com saída de Dubai

Minha família é aficionadas por viagens de navio, por conta da praticidade e conforto, além do fato de não ter aquelas preocupações com refeições e entretenimento. Somos fãs dos navios da companhia Royal Caribbean e já praticamente esgotamos os roteiros oferecidos por eles, dessa vez optamos pelo Costa Fortuna, transatlântico da companhia Costa e o roteiro escolhido por nós foi Dubai e arredores: Al Fujayrah (Emirados Árabes), Muscat (Omã), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Khasab (Omã), desembarcando novamente em Dubai.

Nossa estadia no navio começou no dia 30/12, mas resolvemos chegar em Dubai alguns dias antes para conhecer bem a cidade antes do cruzeiro começar. Como foram muitos dias, lugares e dicas, preferimos dividir esse post em duas partes: a primeira sobre Dubai (que você lê aqui nesse post) e a segunda para contar do nosso cruzeiro pelo oriente (veja a segunda parte aqui.)

O vôo: Como é voar para Dubai de Ethiopian Airlines

Embarcamos rumo a Dubai no dia 27/12, num longo vôo com escala em Addis Ababa (Etiópia), pela Ethiopian Airlines, que oferecia um preço bem atrativo em comparação com a famosa Emirates.  Na verdade, antes de comprar as passagens procuramos nos informar melhor a respeito da companhia aérea, e vimos muitas reclamações de clientes relativas ao cheiro do avião em blogs e sites de viagem. Alguns relatos falavam sobre cheiro de suor excessivo e chulé, mas confesso que achei que fosse um pouco de exagero (pra não dizer frescura), de forma que optamos por manter o plano inicial e levar uma pashimina bem perfumada na mala de mão, como recurso cheiroso para um eventual fedor.

O trajeto São Paulo – Addis Ababa não teve intercorrências, só achamos as aeromoças pouco amigáveis e nada solícitas. Após 13 horas de vôo aterrissamos na Etiopia, no aeroporto de Addis Ababa, onde “amargamos” pouco mais de três horas até embarcar novamente.

O aeroporto é bem pequeno e não tem muita estrutura. Ele oferece alguns cafés e lojas com artigos locais e um Duty Free bem “fraquinho”. Meus pais repousaram confortavelmente na sala VIP, restrita aos passageiros da classe executiva, enquanto o restante de nós, reles mortais, rodamos o pequeno aeroporto algumas vezes, até nos certificarmos de que realmente não havia mais nada para fazer e decidimos procurar um assento livre para nos sentar.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Duty Free na Etiópia

Quando finalmente embarcamos, alguns minutos após a decolagem, constatamos que tudo aquilo o que havíamos lido era de fato real: o cheiro do avião era um misto de suor com chulé. Mas nossa empolgação era tanta que levamos na brincadeira e “seguramos a barra” por mais três horas e meia até finalmente chegar em Dubai.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Passamos quatro dias e meio em Dubai. Montamos o roteiro em São Paulo, e já reservamos o nosso tour 4×4 Dubai Desert Safari pela Viator  e o ingresso para subir até o 124º andar do Burj Khalifa (o prédio mais alto de Dubai). Estes eram os dois passeios que mais queríamos fazer e por isso achamos melhor garantir e já deixar tudo reservado.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Burj Al Califa iluminado: um dos passeios que compramos com antecedência

Chegada e hotel em Dubai

No primeiro dia, 28/12  saímos do aeroporto numa van (estávamos viajando em sete pessoas) e fomos direto dar uma descansada no hotel.

Ficamos hospedados no Auris Inn. Gastamos cerca de R$ 500,00 por diária (cada quarto) e fomos muito bem recebidos. O café da manhã é super farto e tem até pães sem glúten para os intolerantes. A estrutura é excelente, e o sinal do wifi pega desde a porta de entrada até a piscina, localizada no último andar do prédio. Nossa única recomendação é: reservem um quarto exclusivo para não fumantes. Agora vamos ao roteiro:

Dia 1: Esqui no deserto & Jantar na Marina de Dubai

Esquiando no deserto

Nosso hotel ficava há cinco minutos a pé do shopping Mall of the Emirates, conhecido por ter uma pista de esqui com neve no seu interior.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Mall of the Emirates: essa estrutura metálica é a vista externa da pista de patinação

E foi para lá que nós fomos! Compramos ingressos para o dia, com direito a encontro com os pinguins+ tirolesa ou aula de ski ou snowboard, que custou cerca de DH 320,00 por pessoa. Não subestime nosso aviso para IR BEM AGASALHADO, leia-se, com roupa de NEVE, apesar do calor do lado de fora do shopping, ou você não vai aguentar ficar mais do que alguns minutos lá dentro.

Roteiro de 5 dias em Dubai:

A temperatura fica em torno de – 2ºC e o parque é bem grande e interessante, além de ser envidraçado, de modo que quem está passeando pelo shopping consegue ver as pessoas descendo montanhas de neve de ski ou snowboard. O parque tem uma estrutura com lanchonetes, guarda volumes e recebe roupas impermeáveis assim que compra os tickets.

Roteiro de 5 dias em Dubai:

Nós esquiando

Passamos cerca de cinco horas lá dentro, nos divertimos muito e recomendamos!

Jantar na Marina de Dubai:

A noite, fomos passear pela Marina de Dubai e nos deparamos com uma paisagem de tirar o fôlego, com prédios enormes e formatos super diferentes. O lugar é “forrado” de restaurantes, bares e sorveterias, basta escolher um lugar e sentar para admirar a bela paisagem…só não espere pagar pouco por isso, pois os preços são um pouco altos, mas nada que inviabilize um jantar gostoso.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Com a família na Marina de Dubai

Dia 2: praia & Safari no Deserto

Manhã de praia

De manhã, fomos à praia da Marina de Dubai com o shuttle fornecido pelo nosso hotel. O lugar é maravilhoso, tem uma estrutura surpreendente, com direito a bares e restaurantes, vestiários, espreguiçadeiras com colchoes e guarda sóis pela “bagatela” de DH 120,00 (sorte a nossa que estávamos munidos de toalhas). Era uma praia bem turística, então os banhistas em sua maioria estavam bem à vontade em seus trajes de banho convencionais (teve biquíni sim), o que nos deixou confortáveis para caminhar pela areia com um pouco menos de roupa.

Roteiro de 5 dias em Dubai

E olha só quem estava dando uma voltinha na praia

De longe pudemos avistar o Burj Khalifa, aquele prédio “cartão postal” de Dubai e tiramos algumas fotos.

A entrada da praia contava uma feira de artesanato com artigos locais e alguns “food trucks”. Certamente perderíamos mais algumas horinhas por lá se não tivéssemos nosso safari já agendado. Recomendadíssimo!

Roteiro de 5 dias em Dubai

Parte da estrutura da praia

Safari 4×4 no Deserto

Nosso tour começou às 15:00h, com um percurso de aproximadamente 70km a bordo de um Jeep Toyota bem novo e equipado que comportava seis pessoas (além do motorista), o que nos impediu de ir em um carro só. Quase uma hora depois chegamos no nosso destino: Ash Shariqah, o deserto de Dubai.

Entre paradas para tirar fotos maravilhosas e um super rally pelas dunas de areia (nada parecido com o passeio de buggy com emoção em Natal). Chegamos, enfim, a um acampamento beduíno, onde demos uma volta à camelo (foto no comecinho desse post) e nos esbaldamos com tâmaras e narguilé à vontade.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Family reunida no deserto

Roteiro de 5 dias em Dubai

Narguile

Depois disso apreciamos um “churrasco” típico deles e assistimos a shows de dança tradicionais. Havia também uma tenda para fazer tatuagem de henna, claro que eu acabei fazendo uma. A tattoo também estava inclusa no pacote.

Estava um pouco receosa a respeito desse passeio, pois havia ouvido de conhecidos sem muita emoção que era um passeio “para turista” mas devo dizer que todos nós ADORAMOS e recomendamos o pessoal da Viator, que nos proporcionou uma tarde/noite incrível e inesquecível por um preço que julgamos muito justo, cerca de U$ 85,00 por pessoa.

Terminado o show de dança do ventre, retornamos aos nossos respectivos carros e fomos devolvidos no hotel pouco depois das 21:00h. O passeio é longo e cansativo, mas acreditamos que ninguém pode sair de Dubai sem passar por essa experiência.

[Pitaco da Mari: Existem Safaris e Safaris, muito cuidado ao reservar o mais barato. Veja minha experiência e recomendações neste post]

DIA 3: Os mercados de Dubai

Nosso terceiro dia em Dubai foi um pouco corrido, pois era também o dia do nosso embarque no navio.

Gold Souk, o mercado do ouro

De manhã fomos direto para o famoso “mercado do ouro”, onde encontramos os mais variados tipos de joias e ouro (alguns tão amarelos que chegavam a parecer falsos aos olhos de uma leiga).

A dica para o local é: PECHINCHAR muito, olhar e pesquisar bastante antes de escolher uma loja para parar. Compramos um anel com pedras e diamante que “abaixou” mais de 50% do valor original nessa brincadeira.

O Mercado de especiarias

De lá passeamos um pouco pelo Spice Souk, mercado de especiarias, muito interessante. Além de muitos tipos de especiarias, castanhas (inclusive do Pará), grãos, pistaches, frutas secas e tâmaras de todos os tamanhos e para todos os gostos (até mesmo cobertas de chocolate ao leite), grande parte das lojinhas vendia perfumes em óleo bastante cheirosos e roupas típicas para homens e mulheres. Os meninos aproveitaram a oportunidade para garantir suas fantasias de carnaval.

Ahhh, também não eram poucas as lojas especializadas na venda de Abayas, mais conhecidas por nós como burcas. Das mais variadas cores, cortes e tamanhos (brincadeiras à parte, existem abayas para agradar todos os tipos de mulheres, das mais conservadoras às mais moderninhas com rendas pretas e bordados).

Depois, andamos de “abras”, um barquinho bem barato para atravessar o mar e enfim nos sentamos para almoçar.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Tradicionais barcos de Dubai

Roteiro de 5 dias em Dubai

De lá fomos direto para o hotel buscar nossas malas e embarcamos no navio, que retornou a Dubai no dia 07/01, admirando pela janela os arranha-céus incríveis daquela cidade na famosa avenida Sheikh Zayed Road.

Dia 4: Complexo Madinat Jumeirah e a saga para voltar ao porto

De volta a Dubai, pegamos o ônibus do porto que nos deixou no Mercato Dubai Mall, localizado no coração de Jumeirah, em uma área residencial de prestígio. Nossa ideia a princípio era ir direto à mesquita, já que a abertura ao público era apenas até as 12:00h, mas como já estávamos no final da viagem e havíamos visitado muitas mesquitas durante o cruzeiro, inclusive a famosa mesquita de Abu Dhabi, resolvemos ir direto para o complexo Jumeirah, evitando assim que nós, mulheres, tivéssemos que colocar todo o nosso aparato para poder adentrar no recinto.

Andamos um pouco pela área, passamos por uma construção enorme e muito suntuosa que à primeira vista parecia um hotel, mas que depois descobrimos tratar-se da casa de praia do sheik de Abu Dhabi.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Residência modesta do Sheik de Abudabi

Roteiro de 5 dias em Dubai

Burj Al Arab

Pegamos um táxi e pedimos para que o motorista nos deixasse na entrada do Burj Al Arab, aquele prédio famoso, cartão postal de Dubai. Aliás, qualquer tentativa de entrar no prédio é inútil sem reserva em algum dos caríssimos restaurantes, então nos contentamos tirando fotos.

Photobombed por turistas...

Photobombed por turistas…mas não teve outro jeito!

Madinat Jumeirah

De lá fomos para o resort Madinat Jumeirah, complexo maravilhoso que recria a Arábia antiga, capturando toda a beleza natural da região, recheado de bons restaurantes, de um Souk chamado Madinat Jumeirah, com lojas tipo bazares, cafés, restaurantes (com ambiente interno e externo), sorveterias, lojas e quiosques com artigos locais. Ao lado de fora, um lindo canal artificial onde é possível fazer um curto passeio de gôndolas, chegando mais perto do Burj. O resort também conta com uma praia particular e hotéis de luxo inspirados em palácios árabes É um lugar muito bem pensado (até nos mínimos detalhes arquitetônicos), um passeio fascinante e imperdível!

Roteiro de 5 dias em Dubai

Gôndolas do Madinat Jumeirah

[Pitaco da Mari: o barzinho Koubba dentro do Madinat Jumeirah tem drinks e comidas deliciosos com direito a vistas para o Burj Al Arab e todo o complexo de canais. Adorei e recomento.]

Hora da praia

Continuando nossas andanças, deixamos o complexo e fomos até uma praia pública ao lado, que em nada lembrava aquela do Dubai Marina. A estrutura era bem simples, não havia comércio, espreguiçadeiras e nem bares, mas apenas dois pequenos “vestiários” identificados com bandeirinhas azul e rosa para distinguir o sexo. O meu pai, por exemplo, não atentou para esse detalhe antes de escolher uma casinha para trocar de roupa, mas não passou desapercebido por nós, que é claro, registramos tudo.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Roteiro de 5 dias em Dubai: Vestiários na praia de Dubai

Roteiro de 5 dias em Dubai

E olha só a vista!

A paisagem, ainda assim, era incrível!

Roteiro de 5 dias em Dubai

E sente só um pedacinho do contraste de Dubai

Volta ao porto

Depois de uma boa caminhada, já passava das quatro horas da tarde quando decidimos colocar nossa roupa e procurar um táxi para voltar ao porto (o navio ficou os dois últimos dias ancorado em Dubai para que pudéssemos usá-lo de hotel), mal sabendo o que nos esperava. Em Dubai, os motoristas de táxi trabalham em turnos de 12 horas, dividindo o carro com outro taxista. A troca do turno ocorre as 17h00, de forma que a partir de 16h30 torna-se praticamente impossível conseguir um carro.

Amargamos uma bela andada por vários quarteirões, em meio à tentativa frustrada de fazer algum motorista parar o carro, depois tentamos pegar um ônibus (até descobrir que o pagamento era feito por meio de um cartão que não dava para comprar na hora). Finalmente, quando já estávamos mega desesperados, conseguimos uma alma caridosa em um restaurante que entrou em contato com um motorista particular (no melhor estilo Über), que concordou em nos buscar para levar de volta ao porto.

[Pitaco da Mari:Über funciona bem a beça em Dubai, eu usei e abusei dele. Achei muito melhor que os táxis convencionais já que muitos deles mal conhecem a cidade e te deixam num lugar completamente diferente do que você pediu.

O trânsito na cidade no fim da tarde fica completamente estacionado, como as marginais em São Paulo, outro ponto para ficar atento caso queira evitar irritações.

Dia 5: Dubai Mall, Burj Khalifa e Show das Águas

Nosso último dia em Dubai começou no aeroporto, onde passamos para deixar as malas trancadas locker.

De lá, fomos direto para o Dubai Mall, pois já passava das 16:00h e havíamos reservado nossa subida ao Burj Khalifa para as 17:00h. Nossos tickets custaram DH 205,00 por pessoa e nos davam direito a subir até o 124º andar do prédio mais alto do mundo!!!

A vista, uma vez mais, é um espetáculo à parte. Escolhemos esse horário porque queríamos ver o pôr do sol e tirar muitas fotos. Super recomendado.

Dubai Mall

Logo em seguida, descemos rapidamente para assistir o Show das Águas no Dubai Mall, que começava às 18h30 e acontece a cada meia hora.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Roteiro de 5 dias em Dubai

E olha só a iluminação do Burj al Kalifa que máximo

Assistimos ao show duas vezes e depois disso, entramos novamente no Dubai Mall, o maior shopping do mundo. Fomos até o Dubai Aquarium & Underwater Zoo, um aquário imenso DENTRO do shopping.

Roteiro de 5 dias em Dubai

Aquário de Dubai

Existem tipos diferentes de ingressos, alguns dão direito inclusive a nadar dentro do tanque, com pequenos tubarões, peixes, arraias, enquanto outros possibilitam que o corajoso (ou corajosa) coloque sua roupa de mergulho e desça numa gaiola para ver mais de perto os tubarões. O lugar conta inclusive com barcos que fazem um belo passeio pelas águas. Nós, como estávamos cansados, com fome e pouco tempo, optamos pela entrada simples, que nos dava direito a conhecer também o zoológico aquático, cheio de enormes aquários, com criaturas marinhas que nem imaginávamos que existiam.

Mais uma vez, recomendamos muito o passeio!

Saindo de lá fomos jantar no Rain Forest Café e depois gastar as últimas energias (e dinheiro) batendo perna naquele shopping imenso, para então pegar o metrô direto para o aeroporto e aguardar nosso vôo de volta para casa.

Espero que tenham gostado do roteiro e das dicas de Dubai. Logo logo voltaremos pra contar a segunda parte da nossa viagem pelos Emirados Árabes e Omã de Navio.

Beijos Amanda

PS: só pra encerrar a viagem maravilhosa, uma brincadeirinha:

Será que eu passo por “local” assim? rsrs

Contrate um seguro viagem! É obrigatório!

Mesmo para aqueles que como eu estão indo fazer um cruzeiro pelos Emirados Árabes, o seguro viagem é obrigatório, a única diferença é que na maior parte das vezes é inevitável que você precise depois pedir o reembolso, caso precise utilizar algum serviço médico quando estiver à bordo. O mesmo não se aplica se você estiver em terra firme, portanto, opte por uma apólice com boa cobertura, que cubra qualquer eventualidade no ato.

Com um bom seguro viagem você estará coberto também contra extravios de bagagem e cancelamentos de voo que tanto atrapalham a tão sonhada viagem. E para não perder tempo “caçando” o melhor seguro, recomendo que você utilize o site da Seguros Promo e faça sua cotação por lá. O site funciona como um buscador de seguros que garante o melhor preço e os melhores serviços oferecidos no mercado.

Para mais comodidade, clique aqui e faça sua cotação inserindo o nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, curtiu este Roteiro de 5 dias em Dubai?

Sentiu falta de alguma dica? Deixe sua pergunta na caixinha de comentários que respondemos rapidinho!

Sobre a autora:

Amanda Forte Gonçalves é advogada, adora viajar e é fã de cruzeiros.

Veja também:

Dicas de outros blogs:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]


Viaje sem stress:
Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

dubai

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Nana Santos disse:

Olá Mari, tudo bem?
Primeiramente, adorei o seu post.
Então, eu estou vendo de ir a Dubai tb pela ethiopian. Como vc fez para tirar o visto ja que eles nao oferecem o visto como a Emirates?
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Nana,
A Amanda que fez essa viagem e escreveu o post está viajando, farei essa pergunta para ela. E assim que ela responder te aviso. De qq forma, eu daria uma procurada no Google, se os caras oferecem vôo para Dubai, com certeza o visto não é um problema. Beijos

Avatar Nana Santos disse:

Obrigada, Mari. Quero comprar a passagem essa semana e no Google não achei nada. Com.ctz a Amanda deve saber.
Esse post está demais. Já anotei tudo aqui rs
Beijão querida

Avatar Sergio disse:

Ótimas dicas, obrigado!!

mari vidigal mari vidigal disse:

:O) Obrigada pela visita! Aproveite Dubai