O que fazer em Ávila na Espanha: conheça as 8 atrações principais da cidade
Saiba o que fazer em Ávila, a cidade famosa por ter umas das muralhas medievais mais bem preservadas da Europa, e pela Santa Teresa de Ávila. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985, Ávila é uma ótima opção de bate e volta saindo de Madrid.
A cidade é linda e super fácil de chegar. Além disso, ela oferece aos visitantes uma mistura fascinante de história, arquitetura e cultura. Pronto para se encantar?
O que fazer em Ávila: 8 atrações principais
Ávila é famosa por ter a muralha medieval mais bem preservada da Europa. São 2,5 km de extensão e 88 torres de proteção, ou seja, uma a cada 20 metros. A parte mais interessante é a possibilidade de acessar o alto da muralha por escadas, e caminhar pelo alto da muralha, passando por trechos lindos, jardins, igrejas e antigas ruínas.
Como chegar a Ávila
A cidade fica pertinho de Madri (110 km) tem fácil acesso de trem e ônibus. Compre as passagens com antecedência para garantir o melhor preço.
- Trem: para comprar as passagens de trem, acesse o site oficial da Renfe, a companhia ferroviária espanhola.
- Ônibus: os ônibus de Madrid para Ávila saem da Estación de Méndez Álvaro, também conhecida como Estación sur de autobuses.
Tour guiado saindo de Madrid
Uma opção interessante é contratar um tour guiado saindo de Madrid. Vou deixar aqui três opções de tour que nós recomendamos
- Excursão a Ávila e Segóvia: você irá conhecer os principais pontos turísticos dessas cidades encantadoras. Incluso transporte, guia em espanhol, ingresso do Alcázar de Segóvia e Muralhas de Ávila.
- Excursão a Salamanca e Ávila: você irá conhecer os principais pontos turísticos dessas cidades que são Patrimônio Mundial da Unesco. Incluso transporte, guia em espanhol e ingresso da catedral de Salamanca.
- Tour guiado por Segóvia, Ávila e Toledo: uma viagem guiada de dia inteiro a Segóvia, Ávila e Toledo e seus principais pontos turísticos. Incluso transporte, guia em espanhol, ingresso Catedral de Toledo e almoço (caso tenha sido selecionada essa opção).
Nesse post você vai ver:
- Basílica de San Vicente de Ávila
- Passeio pelas muralhas de Ávila
- Catedral de Ávila
- Monastério de San Thomas
- Igreja e convento de Santa Teresa de Ávila
- Plaza de Santa Teresa
- Los Cuatro Postes
- Museo de Ávila
E mais:
1. Basílica de São Vicente de Ávila
Comecei meu passeio pela Basílica de São Vicente – ou Basílica dos santos mártires Vicente Sabina y Cristeta – uma igreja bem antiga e declarada patrimônio da humanidade.
Arquitetonicamente falando a igreja é importante pois sua arquitetura marca a passagem de transição entre o românico e o gótico. A igreja tem o formato de cruz romana e todas as suas colunas tem o formato de cruz grega (aquela quadradinha, sabe?), a entrada é tipicamente romana enquanto teto é claramente gótico com abobadas super altas.
Além disso a igreja também é bem importante religiosamente pois abriga os restos mortais de São Vicente.
2. Passeando pelas muralhas de Ávila
Saindo dalí entrei na cidade murada pela porta de São Vicente — PARA e RESPIRA, UAU, é realmente uma construção imponente! —, e comecei a brincar de subir e descer até completar a volta toda parando pelos mais importantes pontos da cidade.
3. Catedral de Ávila
Minha primeira grande parada foi a Catedral de Ávila, que apesar de estar em reforma se mostrou muito diferente das outras catedrais espanholas que eu conhecia, primeiro porque além de catedral, o local foi concebido para servir de fortificação, a parte das costas da catedral é a muralha, ou seja, catedral e muralha são duas estruturas grudadas. Isso esta claramente impresso em cada uma das paredes do prédio cinzento e de pedras duras.
Do lado de dentro a história é completamente diferente e a cinzenta estrutura de pedras transforma-se em uma delicada catedral repleta de detalhes. Fiquei encantada com o azul celeste dos vitrais na nave principal, e com as muitas esculturas e pinturas lá dentro.
Na frente da catedral, outro detalhe fofo, leões – representado a comunidade de Castilla e León – adornam as fachadas junto com um par de estátuas humanas um tanto esquisitas.
Ao lado da catedral, alguns antigos palácios de nobres foram convertidos em galerias de arte e centro de informações aos turistas. Durante minha visita, tava rolando uma exposição com enormes bonecos de papel, que deram um colorido especial a cidade. Tinha até um homem aranha escalando a muralha.
Depois de visitar a catedral por dentro, não deixe de contorná-la por cima da muralha e reparar como as naves estão grudadas a muralha de maneira interessante.
4. Monastério de São Tomas em Ávila
Saindo dalí recomendo que você faça um passeio um pouco diferente do meu e antes de terminar a volta a muralha, não deixe de parar no Monastério de São Tomas, que fica na praça central da cidade e é um bonito exemplo de construção Isabelina.
O monastério foi construído para comemorar a tomada de Granada. Ali está enterrado Don Juan, filho único dos reis católicos. O lugar serviu por muito anos como palácio de veraneio dos monarcas.
Destaque absoluto para o pátio interno, todo branquinho e ornamentado com lindos relevos.
O monastério de São Thomas fica na parte mais linda da muralha – pelo menos na minha opinião – onde você conseguirá as fotos mais lindas, e foi ai que a bateria da minha câmera me abandonou.
5. Igreja de Santa Tereza de Ávila
Outro local religioso de grande importância, e que também vale a visita é o convento de Santa Teresa de Ávila, onde há uma exposição sobre a vida de Santa Teresa que nasceu ali. A igreja dedicada a Santa também é bem lindinha.
6. Plaza de Santa Teresa
A Praça de Santa Teresa de Jesus ou Praça do Mercado está localizada no coração da cidade, em frente a Porta de Alcázar. No centro da praça, você encontrará uma estátua de bronze de Santa Teresa de Jesus, homenageando a santa que é muito importante para a cidade. Aqui também está localizado o Convento de Santa Teresa.
A praça é cercada por construções históricas e recheada de lojas e restaurantes.
7. Los Cuatro Postes
Los Cuatro Postes é conhecido por ser o local onde Santa Teresa de Jesus teve uma visão que a inspirou a fundar o Convento de San José em Ávila. Os quatro postes são uma estrutura de pedra que marca o local da visão.
O local oferece uma vista panorâmica espetacular da cidade de Ávila, incluindo sua famosa muralha medieval. Prepare a câmera ou o celular, rende fotos lindas da cidade. O monumento fica a oeste da cidade de Ávila, a uma curta distância do centro histórico. É facilmente acessível a pé ou de carro.
8. Museo de Ávila
O museu está instalado no Palacio de los Águila, um palácio renascentista construído no século XVI. O edifício em si é uma atração arquitetônica, com muitos detalhes e decorações. O museu abriga uma variedade de coleções que retratam a história e a cultura da cidade e da região de Ávila. Isso inclui artefatos arqueológicos, arte sacra, pinturas, esculturas e objetos históricos.
Planeje sua visita
- Endereço: Plaza de Nalvillos, 3.. C.P.: 05001 Ávila
- Horário de funcionamento
- de terça à sábado: outubro a junho das 10h às 14h e das 16h às 19h | julho a setembro das 10h às 14h e das 17h às 20h.
- Domingos e feriados: das 10h às 14h.
- Ingressos: 1 euro a exposição permanente | 0,60 euros exposições temporárias
Onde comer em Ávila
Ávila é famosa pela gastronomia tradicional ibérica. Não deixe de experimentar pratos como chuletón de Ávila (bife de carne de vaca), judías del Barco (feijão) e yemas de Ávila (doce à base de gemas de ovos).
Flor de Castilla (endereço: Plaza José Tome, 4): uma doceria que existe desde 1860 e é famosa pelas “yemas de Santa Teresa”… Hummm!
Bodeguita de San Segundo (endereço: Calle de San Segundo, 19): o lugar é super legal, com mesinhas em formato de barril de vinho e uma das melhores cartas de vinho de toda a Espanha com mais de 1000 rótulos disponíveis.
Como incluir Ávila no seu roteiro pela Espanha
Ávila fica a 1h30 de trem saindo de Madrid. Ao planejar um roteiro de 3 dias em Madrid, uma quantidade de dias suficiente para conhecer e curtir a cidade, programe o quarto dia para fazer um bate e volta saindo de Madrid para Ávila.
Ávila é uma cidade perfeita para explorar em um dia. Aproveite a visita para combinar com outros destinos próximos como Toledo e Segóvia.
Seguro viagem na Espanha
O seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração e na Espanha pedem mesmo), mas além disso o seguro viagem podem te ajudar com eventuais problemas, como malas extraviadas e intercorrências médicas. Já pensou ter que pagar uma conta de hospital em Euros?!
Para contratar um bom seguro viagem, nós do Ideias na Mala usamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! E o melhor? Você paga em reais e pode parcelar.
Quer um desconto?
Use o código IDEIASNAMALA15 e compre seu seguro com 15% de desconto!
Faça sua cotação e contrate seu seguro
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Ávila? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Gracias por el artículo. Ávila es una ciudad encantadora con una rica historia y cultura que se remonta a la época medieval.
Oi Mari, gostei muito das tuas informações sobre Avila. Obrigada.
Gostei das informações. Bem legais e úteis
Oi Mari . Tudo bem ? Obrigada pelas dicas . Estou indo a Toledo agora. Saindo de Madri.
Também sou Vidigal .
Priscila Vidigal 😘😘
Aproveite a viagem prima!
Obrigada pelas dicas e fotos Mari. Um texto simples e direto. Parabéns!!
Vou a Ávila partindo de Segóvia em autobus.
ObrigadA, Eliana!
Na volta passa para dizer o que achou?
Abraços
Olá, me chamo João Carlos.
Primeiro, parabéns pelas dicas e pelas fotos.
Estou com viagem marcada para Espanha em agosto, qual a melhor maneira de ir de Madrid para Toledo e Ávila?
Fiz os dois de ônibus e achei super prático.
Abraços
Olá Mari.
Gostaria de saber como você chegou até Ávila de Madri, transporte público ou alugou um carro?
Obrigada! 🙂
Oi Thaís, tudo bem?
Fui de ônibus, super fácil e eles são relativamente frequentes.
Abraços
Que inda reportagem!Q
Obrigada 🙂