O que fazer no St. Pete Pier
Conheça o St. Pete Pier, na cidade de St. Petersburg, Flórida. Um lugar perfeito para passar o dia e combinar com atrações de centro de St. Pete como o Museu Dalí. Nesse post dividirei com você as principais atrações do St. Pete Pier e como aproveitar esse lugar que é repleto de espaços verdes, restaurantes e atividades para toda a família. Vamos nessa?
Com vistas lindas do mar, muitas atividades para as crianças e um projeto arquitetônico sensacional são alguns dos pontos altos do St. Pete Pier, um local para confraternizar e para praticar esportes diversos como corrida, remo e bicicleta. Um verdadeiro ponto de encontro para moradores da região sejam famílias, grupos de mães, de amigos e casais. Sabe aquele cantinho que todo mundo gosta?
Nesse post você vai ver:
- Como visitar o St. Pete Pier
- O que fazer no St. Pete Pier
- Onde comer no St. Pete Pier
- Como incluir o St. Pete Pier no seu roteiro
1. Como visitar o St. Pete Pier
O St. Pete Pier fica no centro de St. Petersburgo próximo aos principais museus da cidade como o Museu Dalí e o Museu Chihuly, e de vários restaurantes legais. Taí uma região bem gostosa para caminhar.
O acesso ao píer é gratuito, você só paga o estacionamento. Há mais de 500 vagas disponíveis para estacionar, incluindo vagas para carros elétricos (Pelican Parking Lot). No site oficial do píer você tem todas as informações de estacionamentos disponíveis, os mais próximos são o Dolphin Park Lot e o Pelican Parking Lot. Não são permitidas bicicletas elétricas no píer.
Você também pode ir ao St. Pete Pier de ônibus. O SunRunner Bus Rapid Transit (BRT) conecta a praia de St. Pete Beach ao centro. No site você pode conferir o trajeto e acessar o mapa interativo que indica a localização do ônibus naquele momento. Ele funciona das 6h da manhã até a meia noite, com uma frequência de: a cada 15min (6h às 20h) e a cada 30min (20h às 00h). O SunRunner será grátis até novembro de 2023.
St. Pete Pier no mapa
- Endereço: 800 2nd Avenue NE, St. Petersburg, FL 33701
- Horários de funcionamento: todos os dias, de trinta minutos antes do nascer do sol até às 23h.
Como se deslocar pelo St. Pete Pier
Após estacionar, você pode conhecer o píer andando de bicicleta ou de Tram, um veículo elétrico que leva até 46 passageiros e é grátis.
Enquanto caminhar te dá a chance de explorar o píer por completo e descobrir vários cantinhos legais, o tram é rápido, conveniente e faz 4 paradas diferentes. Ele funciona todos os dias das 9h às 23h e a frequência é a cada 10 minutos.
2. O que fazer no St. Pete Pier
Agora que você já sabe como chegar, está na hora de detalhar as principais atrações do Píer de St. Petersburg. Clique no menu abaixo para ir direto ao ponto
- Caminhar pelo píer
- Conhecer as esculturas
- Museu de História de St. Petersburgo
- Majeed Foundation Splash Pad e Glazer Family Playground
- Ir a praia
- Pescar
- Discovery Center and Wet Classroom
- Comprar uma lembrança de viagem no Marketplace
- Fazer um piquenique
- Praticar atividade física
Caminhar pelo St. Pete Pier
Minha recomendação é que você conheça o St. Pete Pier caminhando até o final, pois o píer é lindo e conta com um projeto arquitetônico bem legal no qual o espaço se integra totalmente tanto com a cidade quanto com a orla, com direito a vistas lindas e oportunidades fotográficas
O passeio é todo panorâmico e com o visual incrível da Marina Municipal de São Petersburgo. Você pode optar por caminhar no calçadão principal ou adentrar em pequenos jardins laterais (com árvores e arbustos nativos da Flórida), parecidos com passarelas, e neles há locais onde você pode apreciar a vista da praia além de tirar muitas fotos. A noite os jardins ficam iluminados permitindo também a caminhada noturna.
Não deixe de caminhar até o final do píer e subir ao bar da cobertura Pier Teaki para ter vistas bem legais de todo o complexo.
Conhecer as esculturas
Ao longo da caminhada você irá ver algumas esculturas e instalações de arte concebidas especialmente para o píer.
Myth (Pelicano Vermelho): o pelicano sempre foi um emblema de St. Petersburg, mas em 2020 a cidade oficializou o pelicano marrom como ave símbolo da cidade. Para homenagear o pássaro, um artista de Los Angeles, Nathan Mabry (seu trabalho é uma mistura de escultura primitiva e arte de estilo minimalista) criou uma representação em estilo origami do Pelicano, em vermelho, que fica na entrada do píer.
Enquanto você estiver caminhando pelo píer você verá outras esculturas menores de pelicanos vermelhos, além dos verdadeiros pelicanos marrons que sobrevoam o local, com graça, dando rasantes no mar para pescar. Vale observá-los de perto.
Morning Stars: um mosaico que consiste em várias configurações de azulejos modeladas como mandalas de crochê – em diferentes tamanhos, formas e cores. Foi feito pela artista Xenobia Bailey, uma renomada artista plástica de Nova York.
Olnetopia: uma escultura de bronze que se assemelha a água e está localizada próximo do Pier Point, o edifício moderno no final do píer. A obra é do escultor belga Nick Ervinck e, segundo ele, a Olnetopia está “relacionada às rochas escavadas e às águas selvagens” e “representa o poder dinâmico da vida e oferece uma recepção calorosa” ao Pier.
World’s First Airline Monument: localizado no Benoist Centennial Plaza, é uma escultura em tamanho real do Benoist Airboat, o primeiro avião a fazer um voo comercial do mundo, pilotado por Tony Jannus e cujo passageiro era o então prefeito de St. Pete, Abe Pheil, que pagou uma quantia astronômica para época: $400. O voo foi da cidade de St. Petersburg para Tampa, no dia 01 de janeiro de 1914.
Uma curiosidade: a exibição está exatamente no mesmo local do hangar usado pela Primeira Companhia Aérea do Mundo.
Bending Arc: feito pela escultora Janet Echelman, nascida em Tampa e reconhecida mundialmente, o Bending Arc está sempre em movimentação com o vento e ganha uma iluminação especial a noite. A capacidade de se mover é uma das principais características das obras de Echelman, a capacidade de se mover e mudar de forma em resposta ao ambiente onde está localizada, e como o vento e as ondas do mar tem tudo a ver com a baía de St. Pete, a obra se insere lindamente no local.
O nome é uma referência as palavras de Martin Luther King “O arco do universo moral é longo, mas se curva em direção à justiça”. O Bending Arc é a maior obra de arte permanente de Echelman até hoje. A noite o Bending Arc fica lindo todo iluminado.
Museu de História de St. Petersburgo
O Museu de História de St. Petersburgo (Endereço: 335 2nd Ave NE, St. Petersburg) oferece algumas exposições bem legais como a Schrader’s Little Cooperstown, que conta a história do baseball através da maior coleção de bolas de baseball do mundo e o Odittorium que tem exposto um bezerro de duas cabeças e uma múmia egípcia de 3000 anos.
Horário: o museu funciona de segunda a sábado das 10h às 17h. Domingo de 12h às 17h. Confira preços no site do museu.
Majeed Foundation Splash Pad
O verão na Flórida é bem quente e nos dias de calor nada melhor do que aproveitar uma praia, a piscina do hotel e por que não um banho de Splash pad no píer?! As crianças adoram e é um momento de pura diversão. A dica é levar roupa de banho para que eles possam correr e brincar na água.
Enquanto as crianças se divertem, os pais podem ficar sentados descansando em mesas com guarda-sóis e espreguiçadeiras que ficam próximos ao splash pad.
No local também há uma lanchonete bem casual (SPA Beach Bistro) qe vende pizzas, sanduíches, saladas e sorvetes.
Glazer Family Playground
O Glazer Family Playground é um parquinho enorme para as crianças brincarem e correrem, fica bem ao lado do Splash Pad. O parquinho tem um tema náutico e tem brinquedos de escalada, escorregas, balanços, pistas de obstáculos infantis, entre outros.
Ir a praia
SPA Beach é a praia que fica do ladinho do píer e é super gostosa para curtir durante o dia ou assistir o pôr do sol no final da tarde. É um praia protegida pela Baía, então ela não tem ondas, é ótima para nadar e perfeita para quem está com crianças pois elas ficam mais livres para brincar no mar.
Muitos moradores de St. Petersburgo usam a praia para praticar canoagem e stand up paddle, tem também espaço para jogar vôlei de praia e espreguiçadeiras públicas. Não é a praia mais bonita da cidade, mas é um ótimo lugar para se divertir em família e aproveitar a vibe do píer.
Pescar
Pescar no St. Pete Pier é uma tradição que foi iniciada no final do século XIX e perdura até os dias atuais. O píer conta com um deck bem espaçoso para quem gosta de pescar e as águas de Tampa Bay costuram ser excelentes para a pesca. Você pode levar seu próprio equipamento de pesca ou comprar tudo o que for necessário na loja Gator Jim’s Tackle que fica no próprio píer.
Tampa Bay Watch Discovery Center
O Discovery center é uma experiência divertida e muito educativa para crianças e adultos. Ela é administrada pelo Tampa Bay Watch uma organização ambiental altamente respeitada e dedicada à proteção e restauração do estuário de Tampa Bay através do monitoramento das espécies e de um projeto de regeneração da Baía, em uma tentativa de reverter o máximo possível os danos causados pelo homem.
No Discovery center há exibições que replicam o ambiente do estuário e do manguezal avermelhado (red mangrove) que serve de abrigo e ponto de reprodução para diversas espécies.
Os estuários são conhecidos como berçários do oceano, pois servem de ponto de reprodução para centenas de espécies de peixes e criaturas marinhas. Mas essas áreas costeiras ricas em biodiversidade estão ameaçadas pelo desenvolvimento urbano e pelo aquecimento global. Conhecer sua importância e apoiar projetos de regeneração são medidas importantes para a manutenção de um ecossistema tão valioso, e o objetivo do Visit Center é exatamente esse: conscientizar os visitantes de forma dinâmica.
Por lá você encontrará aquários com alguns peixes nativos, uma pequena área onde os visitantes podem tocar em algumas espécies de peixes e um tanque de areia onde é possível cavar (ou construir) e encontrar criaturas nativas em forma de projeções.
Outra exibição chocante mostra o impacto do lixo no meio ambiente local e o uso excessivo de plásticos pelos americanos. É chocante constatar que a cada minuto mais de 1500 garrafas plásticas são descartadas somente nos EUA, um volume de plástico imenso e duramente desenhado em forma de onda. Como bem diz o ditado, tem horas que precisa desenhar, né?
Tem um aquário com o peixe-leão, um peixe nativo da região Indo-Pacífica, mas que recentemente foi encontrado no Oceano Atlântico, inclusive na Costa brasileira. Ele é um predador voraz e considerado um invasor, causando danos ao meio ambiente local, então o Discovery center tem um projeto para eliminá-lo de Tampa Bay. Eu super recomendo a visita, nós amamos e as crianças se divertiram muito.
O Discovery Center possui um eco-tour por Tampa Bay que consiste em um passeio de barco para observar a vida marinha selvagem, conhecer as espécies de pert, aprender sobre a história da região. Nesses passeios são frequentes os avistamentos de golfinhos, peixe-boi e arraias. O passeio é totalmente acessível para portadores de necessidades especiais.
Outro tour bem legal é o sandbar snorkeling excursions, um mergulho pelos bancos de areia de Tampa Bay para observar de perto as espécies que ficam escondidas na região como o caranguejo-aranha e estrela-do-mar, nadar com macaco garoupa ou pargo do mangue e se conectar com o meio ambiente.
Horário: todos os dias das 10h às 17h | Consulte os preços no site oficial do museu.
Comprar uma lembrança de viagem no Marketplace
Uma feirinha no píer com diversos quiosques que vendem produtos locais. Tem diversos produtos como sabonetes orgânicos, bijuterias, roupas, chapéus, placas decorativas da Flórida, snacks caseiros e etc. É um bom lugar para comprar uma lembrancinha da viagem.
Horário: sexta à domingo das 10h às 18h.
Fazer um piquenique
Dentro do píer há uma área chamada Family Park, um local arborizado ideal para que gosta de fazer piquenique, ele fica do ladinho do Bending Arc. Na área foram colocados cadeiras baixas de madeira, espreguiçadeira e há bastante espaço para você estender cangas ou toalhas de piquenique para curtir um momento em casal ou em família com as crianças.
Praticar atividade física
Os moradores locais usam muito o St. Pete Pier para praticar esportes, é comum ver pessoas correndo ou andando de bicicleta no píer, remando em caiaques, fazendo Stand up paddle ou nadando. Ao longo do mês ocorrem alguns eventos de atividade física no píer e você pode acompanhar a agenda pelo site oficial.
Algumas atividades fixas e gratuitas do St. Pete Pier
- Yoga: Toda primeira quarta-feira do mês as 19h às 20h no Family Park
- Cardio Sport (HIIT): no segundo domingo do mês das 9:30h às 10:30h
- Pilates: segunda quarta-feira do mês das 19h às 20h
- Barre Express: último sábado do mês das 10h às 11h
3. Onde comer no St. Pete Pier
O St. Pete Pier é um ótimo lugar para tomar café da manhã, almoçar ou jantar. Há diversas opções tanto para um lanche rápido, uma refeição descontraída ou até mesmo um jantar caprichado. Come-se muito bem por lá.
Aí vão alguns dos restaurantes do St. Pete Pier, e já adianto: adorei o Teak!
Teak
O Teak fica no topo do edifício principal do píer. Um local moderno, que mistura muito vidro e concreto. O restaurante tem vista 360 graus de toda a Baía de Tampa. Sugiro que você reserve uma mesa de frente para o mar para almoçar admirando uma vista linda.
O menu do almoço é bem descontraído e tem itens como uma tábua de queijos e frios maravilhosa, bife com batatas fritas, fish tacos (tacos de peixe) e fish & chips (peixe frito com batatas fritas). Para beber, o restaurante tem drinks caprichados e cerveja artesanal local.
Doc Ford’s Rum Bar & Grille
O Doc Ford’s Rum Bar & Grille é um bar/ restaurante mais casual que serve comida boa, tem uma boa variedade de drinks com rum e um astral bem bacana. Você pode sentar na parte de dentro ou do lado de fora para curtir a o visual lindo da Baía de Tampa (sugiro que reserve pelo site uma mesa na área externa).
O prato mais famoso é o Yucatan Shrimp, um camarão que vem em com molho de manteiga, alho e limão e fatias de pão para chuchar. Já o drink mais famoso é Doc Ford’s Mojitos.
O bar serve diversas comidas para compartilhar, tem um menu sem glúten e um menu kids, o cardápio de bebidas conta com uma enorme variedade de drinks, rums premiados, vinhos e cervejas artesanais.
Fresco’s Waterfront Bistro
O Fresco’s Waterfront Bistro fica próximo a área da marina e tem um deck super espaçoso com vista para os barcos ancorados e para a Baía de Tampa. Sua especialidade é frutos do mar, bifes, hambúrgueres e massas. O restaurante serve almoço, jantar e um brunch aos finais de semana (9h às 15h).
SPA Beach Bistro
O SPA Beach Bistro é a lanchonete que fica ao lado do Splash Pad. Eles servem comidas rápidas e no estilo “pegar e levar” como pizzas, sanduíches, saladas e batatas fritas. Você também pode sentar em uma das diversas mesas e cadeiras, espalhadas em volta do pavilhão, e comer enquanto espera as crianças brincarem.
O Tram tem uma parada próximo ao bistrô.
Driftwood Cafe
O Driftwood Cafe está localizado no térreo do Pier Point. É uma cafeteria/sorveteria bem casual que oferece cafés da manhã (até meio dia), lanches rápidos (pizzas, sanduíches e saladas), cafés, chás, smoothies e sorvetes.
Pier Teaki
O Pier Teaki é um bar super descolado no rooftop do Pier Point. Ele é todo decorado com temas da Polinésia e possui uma área muito agradável ao ar livre. Tem sofás espaçosos para sentar com um grupo grande de amigos e admirar o visual de Tampa Bay enquanto bebe um drink.
O menu do bar é composto por diversos tipos de bebidas como cervejas de garrafa e artesanais, rum, drinks, frozen coquetéis, vinhos, mas não tem muitas opções de comidas, apenas petiscos individuais e para compartilhar.
4. Como incluir o St. Pete Pier no seu roteiro
O St. Pete Pier está localizado bem no centro da cidade, então é super fácil inclui-lo em um dos seus passeios para conhecer a cidade. Aqui vão as minhas sugestões:
Museu Dalí + St. Pete Pier
O Museu Dalí (Endereço: 1 Dali Blvd, St. Petersburg.) é sensacional e a experiência é imperdível para fãs de Salvador Dalí, vá!
O museu está em um edifício moderno belíssimo, projetado por Yann Weymouth, e que de certa forma, materializa a obra do pintor espanhol. O acervo mostra de forma super interessante a vida e obra de Dalí e os jardins do museu tem esculturas icônicas, como o bigode de Dalí, o pequeno passarinho bigodudo e um ovo, onde as crianças podem entrar para tirar fotos.
O grande destaque do jardim é a árvore dos desejos. Lá, os visitantes podem escrever um desejo na pulseirinha de entrada e amarrar na árvore. Os desejos são lidos uma vez por ano.
O Museu Dalí funciona das 10h às 18h, o que permite que você passe a tarde conhecendo o museu e depois vá conhecer o St. Pete Pier aproveitar o final da tarde, assistir o pôr do sol e beber um drink para comemorar. O píer fica a três minutos de carro do museu ou quinze minutos de caminhada.
Praias de St. Pete + St. Pete Pier
Você pode combinar diversas praias da região com o St. Pete Pier, pois como ele abre antes do sol nascer e funciona até 23h, você pode aproveitar o dia de praia (St. Pete Beach ou Clearwater) e deixar para almoçar no final da tarde ou jantar no píer. Ou então pode conhecer o píer de manhã e passar a tarde na praia.
Minha sugestão é que você aproveite para conhecer a praia que fica do ladinho do píer a SPA Beach, que mencionei no post. É uma praia boa tanto para famílias com crianças, quanto para quem gosta de praticar esportes e a vantagem é que ela fica bem pertinho do píer para você aproveitar bastante.
Veja também: o que fazer em Clearwater
Centrinho de St. Pete + St. Pete Pier
Você pode combinar a visita ao St. Pete Pier com um passeio pelo centro da cidade, uma região animada, bem agradável de passear (com ótimas lojas, restaurantes e bares) e muitas atrações culturais, além dos murais super coloridos.
Sugiro que você dê uma paradinha na Sans Market Zero Waste Store (Endereço: 1037 Central Ave, St. Petersburg, FL) uma loja que visa o consumo responsável e sem plásticos, é bem legal. Um outro lugar interessante é o Grass Roots Kava House (Endereço: 957 Central Ave, St. Petersburg, FL) um café especializado na bebida Kava, uma raiz conhecida por suas propriedades relaxantes.
Para tomar uma boa cerveja, eu adoro a Green Bench Brewery (Endereço: 1133 Baum Ave N, St. Petersburg) e a 3 Daughters Brewery (Endereço: 222 22nd St. S, St. Petersburg).
A região do centrinho fica a quatro minutos de carro ou dez minutos de caminhada do St. Pete Pier.
Seguro Viagem para a Flórida
Lembre-se que é prudente investir em um bom seguro viagem para você e sua família. O seguro viagem te protege contra voos cancelados, malas extraviadas, e qualquer eventualidade médica ou odontológica que possa ocorrer durante a viagem.
Não existe um sistema público de saúde nos EUA, e qualquer consulta médica por aqui custa por volta de $300. Por outro lado um excelente seguro viagem custa menos de R$10,00 por dia. Não tem nem o que pensar, né?!
Para buscar a melhor opção para a sua viagem recomendo a Seguros Promo, um buscador de seguros que trabalha com as melhores empresas do mercado e é confiável.
Quer um desconto?!
Use o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
PLANEJE SUA VIAGEM
- O QUE FAZER EM ST PETE, FL: Descubra as melhores atrações da cidade
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em St. Pete
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida e com o Visit St. Pete Clearwater