Roteiro de 1 dia em Dublin: saiba o que visitar
Roteiro de 1 dia em Dublin na Irlanda. Um roteiro completo para quem quer visitar o melhor da cidade e conhecer seus principais pontos turísticos em 1 dia.
Dublin, uma das cidades europeias mais jovens e divertidas, combina uma parte histórica interessante com uma noite animada e para lá de divertida. Nesse roteiro de 1 dia em Dublin, passaremos pelos principais pontos da cidade durante o dia, e à noite, curtiremos um pouquinho do agito com direito a muita cerveja e música ao vivo em Temple Bar. Pronto para se encantar por Dublin?
Roteiro Dublin: O que visitar em 1 dia
Todo roteiro de Dublin que se preze combina um giro no centro histórico com boas doses de cerveja (quem gosta de Guinness vai adorar e quem não bebe cerveja vai simplesmente curtir a vibe animada da cidade).
Esse Roteiro de 1 dia em Dublin é relativamente longo. Se você não gosta/não consegue de caminhar tanto, use o Google Maps para mapear trechos que podem ser feitos com o transporte público ou use o ônibus de turismo vermelho para se deslocar entre uma atração e outra. E claro, use um sapato bem confortável.
Eu acho que parte do charme da cidade está nas pequenas ruas e construções antigas, e que andando é a melhor forma de ver e entender Dublin, mas deixo a escolha para você. Na dúvida, vá de sapato confortável e preparado para caminhar 🙂
Quer otimizar seu tempo? Então faça um Tour privado por Dublin em português. O tour dura de 2h a 6h, de acordo com a sua escolha, e o guia te levará para conhecer os principais monumentos da capital irlandesa. Um passeio exclusivo e com explicações em português. Uma mão na roda para quem tem dificuldades com o inglês.
Paradas do Roteiro de 1 dia em Dublin
- Trinity College
- Parque St. Stephen’s Green
- St. Patricks Cathedral
- City Hall
- Castelo de Dublin
- Catedral Chirstchurch
- Museu da Guiness (Guinness Storehouse)
- Generator Skyview Tower
- Barzinhos em Temple Bar
Roteiro de Dublin em Detalhes
Agora que você já viu um resumão do nosso roteiro do que fazer em Dublin em um dia e já sabe as principais paradas, vamos falar sobre cada uma delas e dos detalhes que tornarão sua viagem inesquecível?
Tour guiado pelo Trinity College
Começamos nosso passeio com um tour guiado pelo Trinity College. Daremos uma boa volta pela Universidade e terminamos na biblioteca que é IMPERDÍVEL. A biblioteca do Trinity College tem dois exemplares do lindíssimo livro de Kells (um dos manuscritos iluminados mais lindos do mundo. O livro é bem raro e vai encantar quem gosta de livros ou gravuras).
Por que fazer o tour?
O tour é bacana, e o legal é que ele custa 15 euros, enquanto só a entrada na biblioteca custa 11 euros, ou seja, por um pouco a mais você ganha um montão de explicações interessantes. Vale, não?
A biblioteca do Trinity College
Mas se você está com pressa ou tempo apertado, vale ir direto para a biblioteca, que é linda. Especialmente o segundo andar que tem paredes e mais paredes de livros antigos com escadas em caracol para acessar os livros. Fiquei encantada com os detalhes.
Compre seu ingresso com antecedência
Museum Building
Outro prédio do Trinity College que vale a visita, é o prédio da Geografia, que também é conhecido como “Museum Building” ou prédio Museu. O prédio foi construído para ser um museu de história natural e é todo ornamentado com esculturas de plantas e animais. O interior do prédio também é super bonito.
Sphere within sphere
Por último, passamos na Berkeley Square, que tem uma daquelas esculturas redondas que se mexe (igual a do museu do Vaticano), a escultura se chama Sphere within sphere.
Passeio pela Grafton Street
Saindo da faculdade, caminhamos pela Grafton Street, uma das ruas de pedestres mais bacanas de Dublin. A Grafton street está repleta de lojas legais, cafés charmosos e pequenas bancas de flores. Fiquei um pouco impressionada com a quantidade de flores sendo vendidas na rua e não sei se é assim todo dia, mas curti o cenário.
O parque St. Stephen’s Green
Nossa próxima parada é no St. Stephen’s Green, o principal parque de Dublin. Um quadradão florido com direito a lago, pista de corrida e muitos bancos confortáveis. Vale a pena passar por ali.
Desvendando a St. Patricks Cathedral
Dalí seguiremos para a St. Patricks Cathedral , a maior catedral da Irlanda com vitrais maravilhosos, piso colorido e um altar super diferente. A catedral tem 800 anos e está repleta de histórias. A entrada custa 10 Euros)
[Dublin tem duas catedrais, a St. Patricks e a Christchurch, ambas muito bonitas. Nesse tour, entramos nas duas, caso você queira pular uma delas, fique a vontade para olhar as fotos e escolher sua preferida. Para te ajudar a sair do empasse, preparei este post fotográfico comparando as duas.]
City Hall: a prefeitura de Dublin
De lá seguiremos para o City Hall. Para chegar lá temos que dar uma “voltinha no mapa”, mas o caminho é interessante e a volta vale a pena. Para dar tempo de ver tudo e visitar a fábrica da Guiness com calma, recomendo que você visite apenas a parte central da prefeitura, que tem uma cúpula linda.
O Castelo de Dublin
Em seguida, caminhamos até o Castelo de Dublin (que fica exatamente atrás do City Hall).
O Castelo de Dublin tem uma história que remonta ao século XIII. Foi originalmente construído como uma fortaleza normanda e serviu como uma residência real, centro de administração e símbolo de poder ao longo dos séculos.
A maior parte do castelo não é aberta ao público, pois é usado para fins governamentais e cerimônias oficiais. No entanto, a Torre Record, também conhecida como a Torre de Vigia, é aberta aos visitantes e é uma das partes mais interessantes do castelo para explorar.
Dentro da Torre de Vigia, você encontrará exposições interativas que explicam a história do Castelo de Dublin, os eventos históricos que ocorreram lá e a evolução da cidade ao longo dos séculos. No topo da torre você terá uma vista panorâmica de Dublin.
Catedral Chirst Church
Nossa próxima parada é a Catedral Chirst Church. A igreja é linda e fotogênica tanto por dentro quanto por fora. Lá dentro, repare no chão, nas estátuas e não deixe de visitar a parte subterrânea. A entrada custa 10 euros.
Tour e degustação de cerveja na Fábrica da Guinness (Guinness Storehouse)
Terminado o passeio pela Catedral, seguimos até um dos cantinhos mais especiais de Dublin, a Fábrica da Guinness – Guinness Storehouse (e o ideal é chegar lá pelo menos uma hora antes do fechamento, se tiver mais tempo, melhor).
O museu da Guinness funciona na antiga fábrica de cerveja, e explica o passo-a-passo e de forma mega interativa, a produção da cerveja preta mais famosa do mundo. Seja você é um apaixonado por cerveja preta (o que não é o meu caso), ou interessado em história e construção de marca, taí um programa IMPERDÍVEL. O ingresso custa a partir de 26 euros (atualizado em novembro/2022).
Minhas expectativas eram altas, e foram superadas. E quer saber o mais curioso? Pela primeira vez na vida gostei de tomar um pint de Guinness e me esbaldei. A cerveja lá é tão fresquinha que tem um gosto diferente do resto do mundo.
Adquira aqui seu ingresso para um tour autoguiado na Fábrica da Guinness
Cerveja Preta & Vistas incríveis de Dublin
No final do passeio, os visitantes recebem um caneco (pint) de cerveja Guinness, e para melhorar, o bar fica no alto de um dos prédios mais altos da cidade, com direito a uma senhora vista da cidade.
E olha só o trevo desenhado no topo da minha cerveja! Gostei tanto que tomei duas!
Generator Skyview Tower
A Generator Skyview Tower fica no Generator hostel e oferece vistas incríveis de 360° de Dublin. A plataforma de observação é panorâmica e todo envidraçada e no vidro estão escritos os nomes das atrações e a direção delas.
A torre panorâmica é uma antiga chaminé de 1895 (Smithfield Chimney) e para ter acesso a ela é preciso encarar os 259 degraus de uma escada toda em espiral, mas o exercício vale a pena! A plataforma fica a 60m de altura e rende fotos lindas de Dublin. Um ótimo lugar para ver o pôr do sol na capital irlandesa.
Planeje sua visita:
A Skyview Tower está aberta todos os dias das 7h às 22h e custa $10 por pessoa. $5 para os hóspedes do Generator hostel.
Temple Bar: Música e cerveja
E para fechar o dia, nada melhor que o combo: comida típica, cerveja & música ao vivo. Para isso, siga até Temple Bar (uma das áreas mais divertidas da cidade para sair a noite).
Para comer e curtir o comecinho da noite com música tradicional, uma boa pedida é o The Old Storyhouse que serve comidinhas deliciosas (testamos e aprovamos o cozido de Guiness e o fish & chips) e não costuma ficar tão muvucado.
Depois de comer, Caminhe por Temple Bar, passando pelo famoso Temple Bar, o pub que dá nome ao bairro e é o mais famoso de Dublin. O ambiente é super descontraído e ótimo para curtir o final de tarde e a noite, com música irlandesa ao vivo.
Se não estiver cansado, aproveite para conhecer outros pubs animados da região. A graça é entrar em vários lugares diferentes, pedir um pint de cerveja e curtir um pouco de música.
Pub Crawl em Dublin
Em uma das minhas noites na cidade, fiz um Pub crawl, uma maratonas de bares que passou por vários bares de estilos bem diferentes e achei bacana pela chance de conhecer gente nova e beber shots que eu nunca provaria sozinha. Esse tour que eu fiz foi barato, um esquema bem mochileiro e divertido, mas acho que investindo em um tour mais premium eu teria conhecido bares mais legais.
Seja com um pubcrawl ou de forma independente, vale MUITO a pena pular de bar em bar e fazer descobertas. Tem MUITA coisa boa na região!
Durante o passeio, vale a pena caminhar pelas margens do rio Liffey, passando pela charmosa Ha’penny Bridge que é a ponte mais fotografada da cidade e que é realmente fofa.
Cadeados na ponte Ha’penny
Tem 2 dias em Dublin (ou mais)?
Aí vão algumas experiências que valem a pena:
Destilaria Jameson, Bow St.
Prepare-se para uma experiência que vai explorar seus sentidos: toque, cheire e prove os segredos por trás do famoso uísque irlandês em um tour pela destilaria Jameson. Localizada nos prédios originais da Destilaria da Bow Street, a visita irá levá-lo através da complexa arte de destilar o uísque.
Você passará pelo armazém de envelhecimento, onde poderá aprender sobre as várias etapas necessárias para criar o uísque, além de se aprofundar na história fascinante da marca de uísques irlandesa.
E para fechar com chave de ouro, a visita ainda oferece várias provinhas diretamente dos barris, onde você poderá apreciar os diferentes sabores e aromas que tornam o uísque Jameson tão único. Seja um conhecedor ou apenas um curioso, este tour é uma experiência memorável com certeza.
Garanta aqui tour pela destilaria Jameson
Para os loucos por Whiskey — Tour premium de desgutação
Este tour é para os verdadeiros fãs de carteirinha de uísque, ou se você procura uma experiência exclusiva e curte comer e beber muito bem.
Você terá a oportunidade de provar 5 uísques irlandeses premium, juntamente com 2 belos queijos irlandeses acompanhados de pão irlandês. Cada um dos uísques será escolhido a dedo pelo seu guia em todos os estabelecimentos, começando no The Lincolns Inn, um antigo hotel fundado em 1822 e que hoje é um dos restaurantes mais famosos da região. E sem esquecer da sobremesa, você será presenteado com alguns luxuosos chocolates artesanais irlandeses.
Mas a experiência não acaba aí. Você também visitará um dos cartões postais de Dublin, o Palace Bar, que de acordo com o romancista irlandês Patrick Kavanagh é o “mais maravilhoso templo da arte”. O Palace Bar fica localizado em Temple Bar, o bairro mais vibrante da cidade e queridinho de outras personalidades irlandesas como Brendan Behan e Brian O’Nolan — mais conhecido como Flann O’Brien.
Com certeza serão duas horas repletas de sabor e história, muito além de uma simples degustação de uísque.
Agende aqui seu tour premium de degustação de queijos e whiskey
Tour destilaria Roe and Co. + workshop de coquetéis
Já pensou em criar o seu próprio uísque? Ou em explorar novas combinações de sabores em coquetéis personalizados? Se sim, você precisa conhecer esse tour! Aqui, você vai explorar o mundo da fabricação de uísque em uma visita guiada à icônica Destilaria Roe and Co., um dos nomes mais influentes do uísque irlandês.
Durante a visita, você terá a oportunidade de mergulhar no passado da antiga fábrica da Guinness, a Power Station, que foi transformada em um ambiente envolvente e imersivo para degustar o melhor do uísque irlandês. O tour ainda inclui um workshop onde você poderá descobrir os segredos da fórmula do tradicional uísque irlandês, produzir o seu próprio uísque ou explorar os 5 pilares do sabor, criando um coquetel único. Ao final da experiência, você sairá praticamente como um profissional!
Garanta aqui tour pela destilaria Roe and Co. + workshop de coquetéis
Opções de bate e volta saindo de Dublin:
Cliffs de Moher e cidade de Galway
Muitas pessoas vão à Irlanda em busca das paisagens de tirar o fôlego que aparecem nas séries vikings. Esses cenários se encontram na costa oeste, incluindo os cliffs ou falésias de Moher e a cidade de Galway. É possível fazer um bate-volta de Dublin para conhecer essa paisagem incrível. Durante o tour, você poderá almoçar em um pub local na vila de Doolin, admirar a beleza das orquídeas e dos Baby Cliffs. Além disso, poderá conhecer a tradição da música e dança irlandesa no centro de Galway.
Reserve aqui o seu bate e volta cliffs de Moher e a cidade de Galway
Falésias de Howth
Ainda seguindo nessa linha de paisagens deslumbrantes, outra experiência fantástica de passeio é uma visita guiada às falésias de Howth. Você terá a chance de conhecer a charmosa vila de pescadores, provar os frutos do mar e o autêntico fish and chips da costa irlandesa, além de apreciar as paisagens estonteantes.
Nas falésias de Howth, você terá vistas da Torre Martello do século XIX, belas flores e ainda poderá visitar as ruínas de uma autêntica construção medieval, a Abadia de St. Mary.
Agende seu bate e volta as falésias de Howth neste link
Não esqueça do seguro viagem
Além de obrigatório para quem viaja para a Europa, ninguém quer ficar desassistido caso tenha alguma intercorrência no meio de uma estadia tão rápida em Dublin, certo? O seguro viagem cobra muito além de emergências hospitalares e te deixa tranquilo caso você tenha que lidar com problemas no seu voo ou com o extravio de sua bagagem, por exemplo.
Recomendamos a Seguros Promo, uma empresa que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor em termos de apólices no mercado (escolha o mais adequado para o seu estilo de viagem e que não comprometa o seu orçamento).
Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu nossa sugestão de roteiro?
Alguém aí já foi para Dublin e tem dicas para incrementar este roteiro?
Veja também:
- Dublin: uma casa de chás para ficar na memória
- Dublin: como chegar do aeroporto ao centro
- Dublin: Um passeio pelo Trinity college e sua maravilhosa biblioteca
PLANEJE SUA VIAGEM
- O QUE FAZER NA IRLANDA : Leia as melhores dicas da cidade
- HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Dublin
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Olá .. vc acha que comprar o GO CITY compensa pra Dublin?
Olá Natália,
Depende do que você quer fazer em Dublin e quantos dias pretende ficar.
Para o roteiro de 1 dia que nós sugerimos não vale a pena, pois o passe mais barato do Go City, ainda sim sairia 10 euros mais caro que você comprar os ingressos.
Mari, já que você falou dos bares que você visitou por conta, me dá umas dicas de onde ir? Vou ficar apenas 1 noite em Dublin e perto do Temple Bar! Depois dá uma passadinha no meu blog que tem dica boa também! 🙂
Obrigada e beijos!
Oi Mary,
Infelizmente não anotei todos os nomes. O meu preferido é esse com música ao vivo que eu citei no post, mas sabe o que eu faria se fosse você? Vá entrando e saindo dos bares que vc gostar da cara e do som. Tome um drink em cada, e vá curtindo sem pressa.Foi o que fiz, e adorei!
Beijos
Olá
Gostaria de sugestão de hospedagem em Dublin.
Viajaremos com nosso filho de 6 anos agora nas férias de julho. Obrigada
Oi Carla,
Tudo bem?
Não costumo recomendar hotéis que não tenha me hospedado. Assim, infelizmente não consigo te ajudar com dias de Dublin.
Beijos
Olá
Sem fazer a visita á Guiness quanto tempo demora este tour por Dublin?
obrigada
Sonia
Umas duas horas a menos. Esse é um roteiro bem completo. Você vai levar pelo menos umas 5-6 horas para ver tudo com calma
Oba! Também me ajudou bastante… Estou começando a programar Dublin 2014!
Que delícia Petter, aproveite!
Marina, vou seguir direitinho esse 1 dia em Dublin. Que bom voce já ter isto !
Eba! Segue sim e na volta passe para contar como foi! Beijos