Halong Bay, Vietnã: A ilha dos dragões que cuspiram pérolas

Texto e imagens: Karen Rozenbaum

Halong Bay, Vietnã. Há 3h30 da capital (do Norte), Hanoi. Chegamos no porto. 500 mil cruzeiros saem diariamente com turistas para visitar as famosas montanhas e cavernas.

Uma vez por ano, em abril (época de grandes festividades locais), o governo obriga todas as companhias a pintarem seus barcos de branco. Alguns permanecem assim durante o todo o ano. Era o caso do nosso. Oriental Sails. Bem nipônico. Cheio de curvas e pontas triangulares. E lindos lustres artesanais vermelhos pendurados.

Halong Bay - Vietnam

Halong Bay: Por que chama assim? Reza a lenda que quando a China invadiu estes lados, todos ficaram muito furiosos. Dragões foram enviados dos céus. E cuspiram. Não, não foi fogo. Mas pérolas. E, cada pérola resultou numa das ilhotas daqui. Por isso Ha Long. Ha = Aterrissagem, Long = dos Dragões. As pérolas, bom, essas são vendidas na saída da caverna.

Finais de fevereiro, faz frio no Vietnã. De 35 graus calorosos no Laos, estamos com uns 16 graus. Todas de shorts e regatinhas. Mirins. Friáca. E ainda passeio no barco que venta pacas e zero abrigo. Mirins (sim, repito). Mas valeu a pena. Apesar de uma certa neblina, da janela do quarto que estava quebrada e fazia barulhos à noite e dos mil outros navios que às vezes atrapalhavam um pouco a paisagem, a vista é linda. Não são ilhas, mas montanhas. A água, verde como Jade.

Halong Bay - Vietnam

Teve visita a uma caverna giga. Com direito a animais imaginários (tipo quando tentamos adivinhar o formato de uma nuvem no céu). Teve passeio de caiaque. Barquinhos ambulantes vendendo chocolate snickers para turistas nos cruzeiros.

Halong Bay - Vietnam

Halong Bay - Vietnam

Tai chi chuan pela manhã. Teve até visita a um mercado no meio do mar. Com todos os tipos de frutos do mar. Vivos. Uns, até, que nunca tinha visto.

Halong Bay - Vietnam

O melhor de tudo? A comida. 11 pratos diferentes por refeição. Carne. Frango. Porco. Camarão. Lula. Salada de pepino com tomate. Gohan. Rolinho de carne com alguma coisa. Etc etc etc. E molhinho de chili. Muito chili. Ardor na boca. Tudo sen-sa-cional. Para finalizar, uma fruta típica. Delícia.

Halong Bay - Vietnam

Halong Bay - Vietnam

 

 

 

 

Na falta de calor, o frio e a boa comida nos ajudaram a encher a pança.

Este post faz parte do projeto

M U L T I R Ã O  D E  I D E I A S

saiba mais sobre o projeto e os autores no

https://ideiasnamala.wordpress.com/mutirao-de-ideias/

 

Planeje sua viagem

Comentários (2)

Deixe o seu comentário