Blue Mountains: um paraíso pertinho de Sydney
As Blue Mountains são um conjunto de montanhas maravilhosos, e um bate e volta perfeito de Sydney. Nesse post conto uma pouquinho da minha experiência nas montanhas , e porque amei o passeio. Vamos nessa?
As três irmãs – Katoomba – Australia
A previsão do tempo errou feio e transformou um dia ensolarado e sem nuvens num verdadeiro festival de neblina, e pior, um dia mega frio e chuvoso. E eu que havia percorrido mais de uma hora de trem para chegar a simpática cidade de Katoomba, em Blue Montains (Montanhas Azuis), tava achando que meu dia seria um verdadeiro programa de Índio.
Minha primeira providencia foi comprar um casaco de montanha, já era sabido que Katoomba é mais frio que Sydney e por isso eu havia saído de casa com um casaquinho leve, crente que seria o suficiente, mas não deu nem para o cheiro e eu estava congelando.
Um passeio pelas Blue Mountains
Echo Point: O que era para ser um mirante virou festa do branco
Echo Point
De casaco comprado iniciei minha caminhada em direção ao Echo Point. Sai de casa disposta a fazer o programa mais turístico do planeta e andar em todos os possíveis trenzinhos e teleféricos de Katoomba, só que o dia tava tão feio e a neblina tão densa que eu não conseguia ver, mais que dois metros a minha frente e acabei partindo para um plano B… Exercício!
As Three Sisters (Três Irmãs) o enorme conjunto de pedras que motivou minha viagem estavam cobertas por uma fria camada de cortina branca. E quando eu achava que nada podia piorar meu dia, começou a chover.
Como sou Brasileira e não desisto quase nunca, comprei uma dessas capas de chuva plásticas –daquelas bem zuadas que se compra em show, sabe? E segui em frente.
Caminhando pela escadaria gigante
Desci o Giant Stairway, uma bela escadaria, os degraus já são grandes em um dia normal, na chuva ficaram um pouquinho mais escorregadios e assustadores, mas se até a chuva não me mandou de volta para casa, não seriam as escadarias que me mandariam. As escadas contornam as Three Sisters, ou seja, eu estava praticamente dentro delas e não conseguia ver nadica de nada. (Comecei a praguejar a previsão do tempo, aquilo não tinha nada haver com sol, os caras erraram feio e eu que me estrepei).
Giant Stairway – Blue Mountains | Passando ao lado das Sister sem ver nenhuma sombrinha delas
Pedaço de Sister escondida na imensidão branca
Federal Pass
Terminada a grande escadaria cheguei num trecho bem bonito chamado Federal Pass, lá comecei a sentir o cheiro de natureza. Como as arvores são bem altas, parou de chover um cima da minha cabeça, e comecei pela primeira vez a curtir o visual. Pequenas quedas d’agua e um delicioso cheiro de mato fizeram meu exercício molhado mais divertido.
Pequena cachoeira em Katoomba
Great Round Walk
Pouco depois cheguei no Great Round Walk onde pela primeira vez cruzei as cachoeiras de Katoomba, lindas mesmo em um dia de Neblina. Sabe que eu já tava até que gostando do passeio? Rs
Cachoeira em Blue Mountains
Orphan Rock & Furber Steps
Minha idéia original era dali de baixo pegar o Scenic Railway, um antigo trem usado por mineiros para subir e descer a montanha. Este trem é o mais inclinado do mundo e dizem que o passeio é bem bacana, só que sem ver nada, preferi encarar a escadaria montanha acima passando pela Orphan Rock e depois pelos Furber Steps. Sabe que até sou uma boa subidora de degraus! Rs.
Quando cheguei lá no alto, a neblina já havia baixado um pouco e dava sinais de baixar mais, mas ainda não valia a pena fazer um passeio de teleférico, o Scenic Cableway porque a cortina branca continuava espessa. Pelo menos a natureza começou a aparecer e cortina de neblina aos poucos de transformou em uma bonita paisagem, repleta de montanhas avermelhadas. Imagine só esse lugar em um dia sem neblina. Me senti mega feliz ao finalmente conseguir enxergar uma sister e meia…
Um pedaço de Sister! Uhuu!
Continuei a caminhar sentido o Echo Point, já haviam passado três horas desde que comecei meu passeio numa manhã chuvosa. E pela primeira vez no dia comecei apertar o botão da minha câmera contente de conseguir enxergar e fotografar algo.
E quando cheguei no Echo Point, para minha surpresa, as nuvens se abriram completamente e pude pela primeira vez enxergar as três rochas que me trouxeram até ali. Olá três irmãs! Vocês são realmente lindas!
As Three Sisters sem Neblina! Maravilhosas
As montanhas do outro lado também resolveram deixar a timidez de lado e aparecer. Viva!
Three Sisters & Cadeados: muito amor!
Alguns cadeados pregados na cerca me fizeram pensar e perceber que as Blue Montains são muito mais do que um fitness center bacana decorado com cortina branca que eu acabara de percorrer. Mas um lugar maravilhoso e hiper romantico.
Num 5 minutos de loucura, juro que pensei em refazer o caminho todo, se já amei o passeio sem ver nada imagine só vendo, só que o bom senso me alertou a tempo e acabei refazendo somente meu pedaço preferido, a Giant Stair Case. Passar por dentro das three sisters enxergando elas, não tem preço! (Tá tá tá, tudo que sobre e desce, então tive que enfrentar a escadaria gigante pela terceira vez no dia, só que dessa vez, ladeira acima)
Vistas da Giant Stair Case – Dessa vez sem neblina!
Que tal descansar dentro de uma Sister?
Gostaria muito de ter tido mais tempo nas Blue Montains, ter feito os programas mega turísticos. Mas deixo aqui a dica, quem sabe vocês não tem mais sorte que eu com o tempo. Ou mais tempo .
Outros passeios em Blue Mountains
Para quem tá planejando o roteiro agora e gosta de natureza, durma uma noite em Katoomba, a cidade é uma gracinha e tem n opções de programas românticos e de restaurantes fofos. No dia seguinte você pode visitar a bonita Wentworth falls ou as Jenolan Caves. Para quem dorme em Katoomba, dá para visitar as three Sisters e a Wenthworth falls no mesmo dia. A cidadezinha de Leura, tem um centrinho bem fofo que vale a visita.
Para quem quer economizar tempo no deslocamento entre uma atração e outra, pode recorrer ao Blue Montains Explorer Bus, um ônibus de dois andares que passa o dia percorrendo as principais atrações. Eu fiz tudo a pé e foi tranqüilo, mas andei pacas!
Como Chegar
As Blue Montains ficam há pouco mais de duas horas de Sydney. Para chegar lá, pegue um trem na estação central. Os trens passam mais ou menos de hora em hora. Para ver horários dos trens visite o site do city Rail.
Veja também:
Visitando vinícolas pertinho de Sidney
Sydney: Um passeio pelo The Rocks
Sydney: a linda caminhada entre Coogee e Bondi
Oi mari! Estou com uma duvida terrível. Estou indo para austrália mes q vem, e ainda não tenho certeza de como ir para blue mountain. queremos ir para la e para as cavernas, mas vc acha q da para fazer td em um dia, ou realmente precisaria de dois? Outra coisa é, da para fazer os dois passeios indo de trem e se locomovendo entre eles de busao, ou neste caso é melhor um carro? Quanto tempo demora para ir para la de trem? Sei q são muitas duvidas hahaha, mas eu achei q não temos muitos sites e blogs sobre a austrália e isso me dificultou muito. Aaah e mais uma coisinha, hahaha, da para eu comprar os ingressos la na hora, ou eu realmente tenho que comprar td pelo site no brasil? Obrigada, Leticia.
Oi Leticia,
A viagem leva cerca de 2 horas e NEM PENSE em ir de carro, tem trem de hora em hora e é SUPER pratico. (Veja horários aqui: http://www.sydneytrains.info/timetables/timetables_by_line.htm?line=bm&dir=2#landingPoint)
Chegando lá você pode comprar o passeio das cavernas – umas das formas é ir de bus vermelho de turismo, mas desconfio que tenha ônibus de linha tem (não pesquisei, pesquise!)
E sim, acho que dá para fazer os dois no mesmo dia tranquilamente!
Beijos e aproveite!
Oi.. Tudo bem?? Não sabe como fez me encorajar a ir esse final-de-semana sozinha rsrs.. Minhas amigas já foram antes.. E acho que esse programa vai ser mega legal eu e comigo mesma rsrs Brigada mesmo.. Bjs
Será o máximo Nancy!
Espero que você aproveite MUITO!
Se der, passe aqui na volta pra contar como foi.\
Abraços,
Mari Vidigal
Oi Mari, belas imagens!
Tenho uma dúvida, vc foi sozinha ou com algum guia? e tem algum pra indicar?
Obrigada
Oi Bruna,
Tudo bem?
Fui sozinha e foi bem tranquilo.
Infelizmente não tenho indicação de Guias na Austrália.