Bodie: a cidade fantasma mais autêntica da Califórnia
Bodie é uma cidade fantasma de verdade e não uma reconstrução. Uma visita que revela detalhes da corrida do ouro na Califórnia, e claro, proporciona oportunidades fotográficas incríveis. O cenário é digno de filme de Hollywood: Casas abandonadas com tudo dentro, automóveis que pereceram ao tempo, e claro: uma antiga mina de ouro. Bodie pode ser visitada por conta própria (há folhetos que indicam as principais paradas) ou por meio de uma visita guiada a antiga mina.
Um pouquinho de história
Fundada em 1861 graças ao descobrimento de uma próspera mina de ouro na região, Bodie chegou a ter 10,000 habitantes, muitos deles imigrantes vindo de vários cantos do mundo em busca de ouro. O declínio da cidade teve ápice com o fechamento do jornal local em 1912 e do fechamento da estrada da ferrovia em 1917. Em 1919 o censo norte americano apontou que haviam 120 residentes na cidade que sobreviveu até 1942. Com o fechamento das minas devido a segunda guerra mundial seguida do fechamento do correio da cidade, Bodie foi completamente abandonada.
Hoje a fofíssima cidade fantasma recebe cerca de 200,000 visitantes por ano e é um passeio absolutamente INCRÍVEL. Como Bodie fica numa região relativamente desértica – entenda-se por chove pouco – as casas de madeira estão bem preservadas. Com um pouco de imaginação você se transporta para os anos 1800 e blá blá blá e imagina a cidade a todo vapor, com a mina fervilhando, bares lotados, missas aos domingos. Muito Legal.
Nossa experiências em Bodie
Nossa chegada em Bodie foi um pouquinho mais complicada do que imaginávamos, subestimamos o poder das ponteagudas pedras do deserto californiano, dirigimos um pouco mais rápido do que devíamos e dançamos… pneu furado no meio do nada em pleno domingo… tsc tsc tsc.
Depois de trocar o pneu furado por um step bizarro de tão fino, seguimos viagem pilotando devagar e sempre e com muito medo de furar mais um pneu. Andando devagar percebemos o quão ruim é a estrada. Assim, deixo minha primeira dica do dica, quer ir para Bodie, vá devagar.
Casinha em Bodie – Califórnia
Chegando lá – e ainda tensos com nosso pneu porcaria – fizemos um passeio de pouco mais de uma hora pela cidade. Bodie é tão bonitinha que eu adoraria ter passeado com calma e descoberto cada uma das ruazinhas, infelizmente o juizo bateu mais alto. Com o nosso pneu de “bicicleta” não chegariamos a São Francisco, precisávamos achar uma borracharia antes de chegar na estrada. Mas para complicar a situação, obviamente que em plena cidade deserta nosso sinal nem cogitou pegar.
Perrengues de lado, curti a cidade desde o primeiro momento.
O que visitar
Lá pertinho do estacionamento há um pequeno morrinho, e lá de cima dá para tirar umas fotos bacanas da cidade.
De lá seguimos caminhando devagar e espiando dentro de cada uma das casas (as casas ficam fechadas, mas dá janela dá para ver que muitas delas foram abandonadas com tudo dentro).
Rua da igreja:
A igreja é o prédio mais diferente da cidade e está aberta para visitação. Muito impressionate como a torre de madeira fininha resistiu tão bem a passagem dos anos.
Ao lado da igreja há uma das poucas casas da cidade aberta para visitação e é super interessante entrar.
A antiga farmácia…
E ainda na mesma rua há um Boticário (farmácia) com dezenas de frascos e garrafas expostos na vitrine. Uma gracinha.
Além das casas há uma série de objetos e até mesmo automóveis abandonados. O meu preferido, este charmoso amigo arrendado. Estiloso, não?!
Na rua principal:
As casas de madeira decoradas com bandeira americana deixam as fotos super bonitas, mas além disso nesse rua está o museu da cidade que tem vários objetos super bacanas (muitos deles doados por familias de ex residentes de Bodie) e o corpo de bombeiros.
A antiga mina de ouro de Bodie – A origem da cidade fantasma
Mais adiante está antiga mina de ouro, que está aberta somente com visita guiada, mas que devido ao nosso apuro pneu, nem cogitamos visitar.
Com a nossa pressa para trocar pneu não visitamos nem o cemitério, nem o Chinatown. Adoraria ter visitado mas o medo de ficar na estrada de noite pesou mais forte.
Voltamos pela estrada mais longa que é menos esburacada e fomos premiados com esse lindo panorama do deserto…
Dica: combine essa viagem com Mammoth Lakes & Monolake na Califórnia
Como chegar?
Quarenta e cinco minutos de estrada, sendo os últimos 20 Km de buraco puro, ligam o Mono Lake a simpática cidade fantasma de Bodie na Califórnia. Bodie é uma típica cidade do velho oeste, abandonada porém extremamente bem conservada. Decretada como parque nacional em 1962, Bodie floresceu durante a época do ouro na Califórnia e aos poucos foi desaparecendo.
Estrada para chegar em Bodie, reta infinita sem uma alma viva ao redor
Veja a localização no mapa
Planeje sua visita a Bodie
Aberta todos os dias das 09:00 as 16:00 no inverno e até as 18:00 no verão.
Entrada: 7 dólares por pessoa | Crianças: 5 dólares
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais e Feliz Natal.
Natalie – Boia
Olá!
Trabalho com turismo a anos e nunca tinha visto alguém postar algo tão diferente! Adorei o teu post assim como a cidade, deve ter sido uma experiência incrível.
Parabéns pela diversificação!
Barbara
Obrigada Barbara.
Super recomendo a experiência!
Abraços