Bodie: a cidade fantasma mais autêntica da Califórnia

Bodie é uma cidade fantasma de verdade e não uma reconstrução. Uma  visita que revela detalhes da corrida do ouro na Califórnia, e claro, proporciona oportunidades fotográficas incríveis. O cenário é digno de filme de Hollywood: Casas abandonadas com tudo dentro, automóveis que pereceram ao tempo, e claro: uma antiga mina de ouro. Bodie pode ser visitada por conta própria (há folhetos que indicam as principais paradas) ou por meio de uma visita guiada a antiga mina.

Um pouquinho de história
Fundada em 1861 graças ao descobrimento de uma próspera mina de ouro na região, Bodie chegou a ter 10,000 habitantes, muitos deles imigrantes vindo de vários cantos do mundo em busca de ouro.  O declínio da cidade teve ápice com o fechamento do jornal local em 1912 e do fechamento da estrada da ferrovia em 1917. Em 1919 o censo norte americano apontou que haviam 120 residentes na cidade que sobreviveu até 1942. Com o fechamento das minas devido a segunda guerra mundial seguida do fechamento do correio da cidade, Bodie foi completamente abandonada.

Cidade Fantasma na Califórnia

Bodie em 2013 – um parque estadual

Hoje a fofíssima cidade fantasma recebe cerca de 200,000 visitantes por ano e é um passeio absolutamente INCRÍVEL. Como Bodie fica numa região relativamente desértica – entenda-se por chove pouco – as casas de madeira estão bem preservadas. Com um pouco de imaginação você se transporta para os anos 1800 e blá blá blá e imagina a cidade a todo vapor, com a mina fervilhando, bares lotados, missas aos domingos. Muito Legal.

 Cidade Fantasma na Califórnia

Cidade Fantasma na Califórnia

Cidade Fantasma na Califórnia

Nossa experiências em Bodie

Nossa chegada em Bodie foi um pouquinho mais complicada do que imaginávamos, subestimamos o poder das ponteagudas pedras do deserto californiano, dirigimos um pouco mais rápido do que devíamos e dançamos… pneu furado no meio do nada em pleno domingo… tsc tsc tsc.

Depois de trocar o pneu furado por um step bizarro de tão fino, seguimos viagem pilotando devagar e sempre e com muito medo de furar mais um pneu. Andando devagar percebemos o quão ruim é a estrada. Assim, deixo minha primeira dica do dica, quer ir para Bodie, vá devagar.

Cidade Fantasma na Califórnia

Casinha em Bodie – Califórnia

Chegando lá – e ainda tensos com nosso pneu porcaria – fizemos um passeio de pouco mais de uma hora pela cidade. Bodie é tão bonitinha que eu adoraria ter passeado com calma e descoberto cada uma das ruazinhas, infelizmente o juizo bateu mais alto. Com o nosso pneu de “bicicleta” não chegariamos a São Francisco, precisávamos achar uma borracharia antes de chegar na estrada. Mas para complicar a situação, obviamente que em plena cidade deserta nosso sinal nem cogitou pegar.

Perrengues de lado, curti a cidade desde o primeiro momento.

O que visitar

Lá pertinho do estacionamento há um pequeno morrinho, e lá de cima dá para tirar umas fotos bacanas da cidade.

Cidade Fantasma na Califórnia

De lá seguimos caminhando devagar e espiando dentro de cada uma das casas (as casas ficam fechadas, mas dá janela dá para ver que muitas delas foram abandonadas com tudo dentro).

Bodie na Califórnia

Bodie na Califórnia

Nem todas as casas resistiram a passagem do tempo

Casas abandonadas em Bodie

Casa abandonada em Bodie

Rua da igreja:

Bodie na Califórnia

Igreja de Bodie – California

A igreja é o prédio mais diferente da cidade e está aberta para visitação. Muito impressionate como a torre de madeira fininha resistiu tão bem a passagem dos anos.

Igreja de Bodie - California

Ao lado da igreja há uma das poucas casas da cidade aberta para visitação e é super interessante entrar.

Casa abandonada em Bodie

A antiga farmácia…

E ainda na mesma rua há um Boticário (farmácia) com dezenas de frascos e garrafas expostos na vitrine. Uma gracinha.

Boticário (farmácia )em Bodie

Além das casas há uma série de objetos e até mesmo automóveis abandonados. O meu preferido, este charmoso amigo arrendado. Estiloso, não?!

Bodie na Califórnia

Carro abandonado em Bodie

 

Carroça em Bodie - Califórnia

Na rua principal:

As casas de madeira decoradas com bandeira americana deixam as fotos super bonitas, mas além disso nesse rua está o museu da cidade que tem vários objetos super bacanas (muitos deles doados por familias de ex residentes de Bodie) e o corpo de bombeiros.

Cidade fantasma na Califórnia

Casa decorada com bandeiras

Bodie na Califórnia

Automóveis antigos no museu de Bodie

Automóveis antigos no museu de Bodie

O que fazer em Bodie na Califórnia

Prédio dos bombeiros com sino no topo

O que fazer em Bodie na Califórnia

Carro dos bombeiros de Bodie

A antiga mina de ouro de Bodie – A origem da cidade fantasma

Mais adiante está antiga mina de ouro, que está aberta somente com visita guiada, mas que devido ao nosso apuro pneu, nem cogitamos visitar.

Mina de ouro de bodie

Com a nossa pressa para trocar pneu não visitamos nem o cemitério, nem o Chinatown. Adoraria ter visitado mas o medo de ficar na estrada de noite pesou mais forte.

Voltamos pela estrada mais longa que é menos esburacada e fomos premiados com esse lindo panorama do deserto…

Monolake

Monolake visto do alto

Dica: combine essa viagem com Mammoth Lakes & Monolake na Califórnia

Como chegar?

Quarenta e cinco minutos de estrada, sendo os últimos 20 Km de buraco puro, ligam o Mono Lake a simpática cidade fantasma de Bodie na Califórnia. Bodie é uma típica cidade do velho oeste, abandonada porém extremamente bem conservada. Decretada como parque nacional em 1962, Bodie floresceu durante a época do ouro na Califórnia e aos poucos foi desaparecendo.
Cidade fantasma na Califórnia
Estrada para chegar em Bodie, reta infinita sem uma alma viva ao redor 

Cidade fantasma na Califórnia

Estrada para chegar em Bodie, reta infinita sem uma alma viva ao redor 

Bodie - Califórnia

Mas a super bem cuidada estrada asfaltada se transforma em uma terra dura e repleta de pedras pontiagudas. Por fim, lá no fundo, surge a pequena Bodie.

Veja a localização no mapa

Planeje sua visita a Bodie

http://www.bodie.com

Aberta todos os dias das 09:00 as 16:00 no inverno e até as 18:00 no verão.

Entrada: 7 dólares por pessoa | Crianças: 5 dólares

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Avatar Boia Paulista disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais e Feliz Natal.
Natalie – Boia

Avatar Barbara Hasse disse:

Olá!

Trabalho com turismo a anos e nunca tinha visto alguém postar algo tão diferente! Adorei o teu post assim como a cidade, deve ter sido uma experiência incrível.
Parabéns pela diversificação!

Barbara

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Barbara.
Super recomendo a experiência!
Abraços