Como montar um roteiro para a Ásia
Organizar uma viagem pra Ásia não é fácil, mas prometo que depois de ler este post você saberá por onde começar. São milhares de cidades com nomes quase impronunciáveis (Repita três vezes rápido: Sihanoukville, Sihanoukville, Sihanoukville… tá vendo? Rs), incontáveis opções de praias paradisíacas que não vão caber no seu roteiro, mas que vão te deixar morrendo de vontade de conhecer, e um calendário de vôos que quase nunca batem com os seus planos. Hoje passei o dia tentando fechar o meu roteiro (que aparentemente ficou redondinho) e tenho várias dicas para quem planeja visitar a Ásia mas não sabe bem por onde começar.
Passo a passo: como montar uma viagem para a Ásia sem enlouquecer (muito)
1. Defina o número de dias da sua viagem
A parte mais difícil e mais cruel da viagem, o tamanho das suas férias (ou a quantidade de dias que você está disposto a viajar) está diretamente relacionada com a quantidade de lugares que você conseguirá visitar.
Se você é daqueles que conseguem tirar um mês inteiro (ou mais tempo de férias) de uma só vez, aproveite e mande ver. A Ásia é uma dessas viagens que merecem férias grandes. Quanto mais tempo melhor.
Quer mais um incentivo?
A passagem pra Ásia é na maioria das vezes a parte mais cara da viagem, ficar uns dias a mais pesarão menos no bolso do que você imagina.
2. Escolha os países que você quer visitar
Halong Bay – Vietnam
Definido o tamanho das suas férias, chegou a hora de escolher que países visitar. Sei que essa história de número ideal para conhecer um país é balela, e que muita gente faz loucuras para incluir mais um país na lista de lugares visitados, mas esse não é o meu estilo e nem deveria ser o seu (e não me venha com aquele papinho de “É minha única oportunidade de conhecer tal lugar”, viajar tá cada vez mais fácil e mais acessível. Nenhum desses países deve entrar em guerra ou fechar as portas para o turismo pelos próximos 5 anos. Relaxe e curta a sua viagem com a calma que cada lugar merece).
Pensando nisso, criei uma listinha com alguns dos países asiáticos que pesquisei nos últimos tempos e com o número de dias mínimo recomendado para cada um deles. Essa lista é mega polêmica e contraditória mas vai ajudar você, que não tem a menor ideia por onde começar, a definir seu roteiro. Não tome minhas sugestões como uma verdade absoluta, mas sim como ponto de inicio para montar o seu roteiro ideal.
Quantos dias em cada país:
Camboja:
- Mínimo: 3 dias (pra quem quer conhecer só o templo Angkor e vai voar direto pra Siem Reap) ou 5 dias para Siem Reap e Phnom Penh (apertado, mas dá).
- Tempo que eu recomendo: 1 semana, mas se você tiver 10 dias dá pra encaixar
India:
- Mínimo: 10 dias para escolher e focar em uma pequena região da India. [A índia é um monstro de tamanho e de possibilidades, ao mesmo tempo que tem muita coisa legal, viajar pela índia demanda tempo e paciência. E vale lembrar que India não é fácil e nem é para qualquer um.]
- Tempo que eu recomendo: 20 dias pra conhecer uma região com a calma que ela merece. Mas na real, India é um desses lugares que quanto mais tempo melhor. Ficarei um mês, mas ficaria muito mais.
Japão:
- Mínimo: 1 semana (4 dias em Tóquio, 3 em Kioto e não se fala mais nisso)
- Tempo que eu recomendo: 15 dias, mas se você tiver 20, melhor.
- Veja esse roteiro redondinho de 14 dias no Japão.
Laos:
- Mínimo: 3 dias (voando pra Luang Prabang). Conheço gente que fez em menos tempo, mas acho uma insanidade (pra não usar um termo bem mais feio) pagar uma passagem cara e viajar algumas horas para assistir um ritual e ver meia dúzia de templos. O Laos meu amigo, tem bem mais coisa do que você imagina.
- Tempo que eu recomendo: Ficarei 5 dias, morrendo de vontade de ficar 7 e conhecer os parques nacionais.
Miamar
- Mínimo: 5 dias para conhecer um pedacinho (Eu não iria pra menos que 7 de jeito nenhum, muito trabalho. Isso sem falar nas passagens aéreas caras.)
- Tempo que eu recomendo: 7-10 dias para explorar as principais cidades e se perder no país dos templos
Tailândia:
- Mínimo: 10 dias (e ainda sim é pouco)
- Tempo que eu recomendo: 15 -20 dias pra conhecer Bangkok, algumas praias e os templos do norte do país.
Vietnam:
- Mínimo: 5 dias para quem quer fazer só Halong Bay, Hanoi e Hoi An (acho uma loucura) 7 dias para conhecer ou o norte o Sul, 10 dias para fazer um apanhado geral corrido
- Tempo que eu recomendo: 15 dias pra conhecer as principais cidades com a calma que elas merecem.
A época certa de viajar
Miyajima – Japão
E antes que eu me esqueça, ai vai uma dica FUNDAMENTAL para quem quer conhecer a Ásia. Estude as estações do ano, e a estação de chuvas (que muda radicalmente num espaço geográfico super pequeno). Você não quer pegar um enchente no meio do paraíso, quer?! Monções na Ásia não é brincadeira
Logística: um critério fundamental na escolha de países e cidades.
Com estes tempos em mente, escolha sua prioridade master, o lugar que você precisa visitar de qualquer jeito. A minha era a Tailândia. E meu primeiro passo foi descobrir quais cidades eu queria visitar, para isso usei blogs de viagem, guias e muitos pitacos de amigos.
Como escolher que cidades visitar?
Tem cidades que são obvias e que tinham que estar no meu roteiro: Bangkok, Luang Prabang e Siem Reap, mas as outras, foi um quebra cabeça danado e um tira-e-põe surreal até chegar em algo razoável.
Praias da Tailândia:
Meu primeiro critério de escolha foi a estação das chuvas. E na época que vou (fevereiro-março), a região de Phuket/ Krabi é melhor do que Koh Samui.
Depois de ler e entender que tanto Krabi quanto Phuket são hubs para as praias mais bonitas e não destinos ideias, e que a melhor forma de visitar Phi Phi Islands é dormir pelo menos um par de dias por ali. Começamos a pensar em uma combinação de lugares que fizesse sentido Além de Phi Phi, escolhemos Koh Lanta, uma praia mais sossegada (ideal para quem quer fugir da muvuca e ficar em hotéis melhores sem gastar uma fortuna) e fazer uns mergulhos bacanas.
Norte da Tailândia:
E como adoro templos e construções antigas, não pude deixar de incluir um bate-e-volta a Ayutthaya e uma parada em Chiang mai.
Escolhidas as cidades da Tailândia, que era o foco da minha viagem, comecei a fazer contas brincar de por e tirar as outras cidades no Laos e no Camboja, no final das contas acho que ficou redondo. Um pouco mais corrido do que eu gostaria, mas com o essencial que eu gostaria de conhecer.
4) Monte um cronograma de vôos inteligente
Para montar um roteiro inteligente, estude a distância entre as cidades que você quer visitar ( e os meios de transporte disponíveis entre essas cidades para ver se o que você imaginou é viável).Depois de estudar um pouquinho percebi pagando um pouquinho mais caro eu poderia fazer toda a minha viagem pela Tailândia, Laos e Camboja com vôos direitos ao invés de ficar indo e voltando de Bangkok que nem barata tonta.
Luang Prabang – Laos | Foto: Karen Rozenbaum
Meus vôos internos ficaram:
- Bangkok -Krabi
- Krabi – Chiang Mai
- Chiang Mai – Luang Prabang
- Luang Prabang – Vientiane
- Vientiane – Phnom Penh
- Phnom Penh- Bangkok
Dica: atenção nas restrições de bagagem SUPER limitadas nos vôos Low Cost pela Ásia.
Cuidados na hora de montar seu roteiro pela Ásia
Muitas distâncias são maiores que você pensa, e nem sempre os vôos que você gostaria que existissem são diretos. Quem vai por terra, ou por mar, deve estar preparado para estradas ruins, ondas bravas e muita desorganização.
Ônibus é barato, mas nem sempre é a melhor opção: Muitos trechos são gigantescos e com estradas mal cuidadas.
Vôos com conexões são quase unanimidade. Seja esperto na hora de desenhar seu roteiro e use as conexões a seu favor transformando-as, sempre que possível, em paradas da sua viagem.
Dá pra fazer tudo de ônibus?
Opa, dá sim e custa MUITO mais barato, só que num roteiro tão apertadinho como o meu, perder alguns dias no ônibus não ma pareceu a melhor ideia. Ainda sim terei que encarar ida e volta a Siem Reap e o trajeto entre Phnom penh e Ho Chi Minh de ônibus.
E vale lembrar que as estradas do Sudeste Asiático são ruins e esburacadas, e que cruzar a fronteira por terra é sempre mais obscuro (esteja preparado para encontrar muita gente corrupta pelo caminho).
5) Reserve seus hotéis/Hostels
Tem gente que curte a emoção e a flexibilidade de viajar sem reservas. Eu não gosto. Me sinto n vezes mais segura sabendo como e para onde que eu vou. Os buscadores de hotéis e hostels tem opções para todos os estilos e bolsos. Antes de reservar CONFIRA a localização do seu hotel.
Leia bem as reviews
Pra não se meter em roubadas, leia as reviews dos hotéis antes de reservar. Tem muita foto bem tirada e muita história mal contada nas descrições dos hotéis. Eu sempre prefiro lugares com pontuação BEM alta e com uma quantidade IMENSA de reviews.
Meus critérios principais de escolha são segurança (viajo muito sozinha), limpeza e localização. Sou flexivel com todo o resto, mas estes três eu não abro mão.
Um resort nem sempre é a maravilha que você imagina
Outra dica que li em vários blogs de viagem, e que repito, é que no sudeste asiático a palavra resort não quer dizer absolutamente nada. Tem muito muquifo feio e mal cuidado se auto entitulando de resort. Na dúvida, reserve outro lugar.
6) Vistos e vacinas
- Tailândia e Laos: Visto pode ser tirado na própria fronteira na hora. (O visto do Laos também pode ser feito online, mas custa 3x mais, ou seja, não vale a pena)
- Índia: O processo está mudando. Hoje grupos de 4 pessoas já podem comprar o visto na entrada, enquanto viajantes individuais devem tirar com antecedência. Dá pra fazer tudo pelo correio, em menos de uma semana!
- Camboja: O visto online leva dois dias para sair e é uma ótima maneira de evitar corrupção na fronteira. Veja todos os detalhes aqui: http://www.evisa-cambodia.com
- Japão: Visto obrigatório e deve ser tirado com antecedência.
- Vietnã: Carta convite emitida online + visto na hora pra quem chega de avião. Visto tirado com antecedência obrigatório para quem vai de busão.
Vacina de Febre Amarela
Vários desses países exigem a vacina de Febre amarela. Na dúvida, tome. A vacina tem validade de dez anos e é de graça pra quem mora no Brasil.
7) Contrate um seguro viagem
Em uma viagem longa dessas ninguém quer contar com a sorte, né? Cultura diferente, língua diferente, comida diferente…eu é que não dou bobeira de viajar pra Ásia sem um seguro viagem! O seguro NÃO é obrigatório para quem viaja para o continente asiático, mas é a ele que você recorre caso haja algum imprevisto, deixando sua viagem tranquila e muito mais segura.
O seguro viagem é lembrado (e sua ausência é lamentada) nas horas de aperto, como quando você descobre que seu voo está horas atrasado, ou que foi cancelado, ou então se dá conta que sua mala foi extraviada quando chega no tão esperado destino (chato, né?). Isso sem mencionar uma eventual emergência hospitalar! Por isso, um seguro com boa cobertura é essencial.
Mas para economizar tempo e dinheiro, recomendamos que você entre no site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, te apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado (e valores que cabem no seu orçamento). Opte por um seguro com boa cobertura, que cubra qualquer tipo de ocorrência no ato, para não ter surpresas.
Faça uma cotação aqui e faça sua cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!
8) Seja feliz
Com todos os detalhes acertados, é só viajar e aproveitar! Tire muitas fotos e na volta passe aqui para contar como foi! E claro, se alguém ai tiver mais dicas, é só deixar na caixa de comentários que eu terei o maior prazer em atualizar o post. 🙂
Guarde este post no Pinterest!
Uau!!! Obrigada Mari por tantas e tão preciosas informações. Comecei HOJE a pensar na viagem e tive a SORTE de encontrar seu blog com um super roteiro pelo Sudeste Asiático. À princípio eu planejo Tailândia, Laos, Vietnan e Camboja. Pensei em fazer em 40 dias.
A questão bagagem me chamou a atenção – viajar leve é imprescindível, mas eu e meu marido somos turistas-fotógrafos. Dá pra levar máquina, lentes extras, tripé? Tipo, a mala de mão mais essa parafernália? Super obrigada e parabéns por tantas informações tão bem organizadas, explicações tão detalhadas e todas as dicas.
Oi Lígia,
Sempre dá para levar, mas talvez vc tenha que pagar a mais pelo privilégio.
A parte boa: vcs vão tira fotos incríveis!
Abraços
Olá, parabéns pelas dicas!
Tenho muita vontade de incluir as Filipinas no meu roteiro.
Fiquei curioso pra saber porque não está nas suas dicas! 😉
Se já foi, recomenda?
Terei em torno de 25 dias, queria fazer Tailândia e Filipinas, mas não encontro roteiros que combinem estes 2 destinos.
Abraços!
Oi Rodrigo,
Morro de vontade de ir para as Filipinas, mas ainda não conheço e por isso não está na lista.
Beijos
Jóia, Mari!
Obrigado pela informação.
Acha que dá pra incluir Tailândia e Filinas (se der Vietnã) em uma viagem pela primeira vez na Ásia de cerca de 24 dias?
Abraço.
Oi Mari, tudo bem?
Adorei seu blog!!! Realmente é o mais direto e informativo que eu encontrei!
Eu e meu marido compramos passagem ontem para a Tailandia para viajar em Fevereiro.
Logo, estamos bem atrasados e confusos…. Teremos 17 dias dias inteiros na Asia, queremos fazer Tailandia + 2 ou 3 Países (Laos, Vietnã, Camboja , Cingapura). O que você sugere?
Se não for pedir de mais, poderia expor as cidades que faria neste periodo . Exemplo (Bangkok 3dias+Ko phi phi 3dias+…..)
Muito obrigada
Oi Amanda,
Não consigo montar o roteiro pra você -juro que adoraria, mas me falta braço – mas posso ajudar com pitacos e ficarei feliz em responder suas dúvidas quando seu roteiro estiver pronto. Sou do partido que em ua boa viagem para a Asia menos é mais, e que com 17 dias eu faria menos países e mais cidades.
O que faria no seu caso é:
Bangkok + Sul da Tailândia (escolha uma das duas costas – e você voar para Krabbi fica fácil achar voo direto) + Camboja (Se curtir praia considere ir tbm para Koh Rong Saloem (eu adorei) – Na volta você põe fazer o norte da Tailândia.
Beijos e obrigada pelos elogios
Oi Mari tudo bem estou indo viajar para o sudeste asiático dia 21/11 e nao tenho data pra voltar poremmmm quero estar no ano novo ou ate mesmo no natal na indonésia =)
Meus países são: Tailandia, Laos, Camboja, Vietna , myanmar e no final indonésia
Mas me empolgando com suas dicas não esta batendo kkkkk pois tenho q estar no ano novo na indonésia
Ficou assim 21 dias na TAILANDIA ( tudo praia e templos)
Vietna : 7 dias
Camboja : 5 dias
Laos: 5 dias
Myanmar: 5 dias
e cortei cingapura rs
Muitas perguntas agora =) Nao estou sabendo a melhor ORDEM ( após tailândia pois esse e o meu voo do brasil pra la)
Se fato vietnan e camboja em janeiro , ou laos e myanmar ??
estou perdidinha e so tenho um mês pra decidir isso
Me ajude por favorrrrr
Oi Xará,
Caaaaalma mulher, vai dar tudo certo. Vamos lá: Primeiro defina que cidades quer ir e se vai fazer os trechos internos de avião ou de ônibus. Depois disso a dica é ver de que cidades vc consegue voo direto para fazer os menores trajetos possíveis e sem perder tempo. Eu fiz: Tailandia -> Laos -> Camboja -> Vietnã (com 7 dias vc terá que escolher apenas uma metade) ->Cingaura ->Tailândia
Beijos
Ola Mari tudo bem? Voce pode me auxiliar, gostaria de visitar a Tailandia em meados de agosto, mas nem imagino que roteiro traçar, vamos em 3 amigas e não queremos só praia, queremos conhecer mais parte histórica, temos 15 dias para esta viagem, voce pode me ajudar?
Oi Solange,
Dá só uma olhadinha na minha sugestão de roteiro de 15 dias na Tailândia, acho que é bem o que vc precisa!
Abraços
Estamos pensando em fazer uma viagem pela Ásia mas temos alguns receios e dúvidas:somos um casal de idosos, tenho 71 anos e se não for logo, não iremos mais pois é muito distante. Entrei no Google para pesquisar e econtrei você.Adorei suas dicas. Iremos de excursão pois não temos condições de ir só pela comodidade. Temos roteiros pela Tailândia: 11dias; Vietnã e Camboja: 11dias e Bangkok,Laos, norte de Camboja : 14 dias. Pensamos também no Japão ou China. Com certeza, não teremos outra oportunidade por causa da idade. Pode nos ajudar a decidir? Se puder, agradecemos muiiito.
Oi Neide,
Entre China e Japão sou 300 vezes Japão!
Não deixe de ir e realizar este sonho!
Beijos
Mari,
tenho dúvidas em relação ao idioma e a necessidade de guia para alguns passeios. Consigo me virar com inglês e portunhol? É necessário guia? Se sim, o valor é baixo em relação as agências do Brasil.
Site incrível, tá me ajudando muito.
Oi Clayr,
Em geral dá para se virar super bom com inglês + jogo de cintura.
E sim, se você quiser um guia, vai encontrar na hora por preços bem melhores do que as agências oferecem.
Beijos
To planejando minha trip para a Ásia e fiquei chocada de ter achado esse post logo na primeira pesquisa!! Já me deu um ótimo material para começar e as matérias relacionadas parecem que vão acrescentar ainda mais! Obrigada Mari! Continue a escrever e viajar muito! Se quiser uma parceira para essas aventuras, só me avisar!
Arranjei um amigo apaixonado por viagem para fazer esse circuito comigo, pois tinha receio de ir sozinha, todo aquele papo de ser mulher, jovem e tal… Vou montar meu roteiro e daqui a um tempo envio aqui para a sua aprovação rs
Beijoss
Oi xará!
Feliz que os posts estão te ajudando a montar o roteiro, fuça bem aqui no blog que te muita dica legal da Ásia (e muita coisa que quero tentar escrever nos próximos meses).
A região é bem tranquila para viajar sozinha, mas boa companhia é sempre bem vindo!
Beijos
Olá Mari!!
Amei a matéria e vou reler com calma várias vezes pra me decidir, mas gostaria de uma opinião sua!
Tenho 20 dias de férias em dezembro até a primeira semana de Janeiro e queria muito aproveitar para fazer minha primeira viagem para o sudeste asiático. Minha prioridade é Thailandia, mas adoraria conciliar Vietnam e Camboja se possível.. alguma sugestão de roteiro?
Beijos!!
Oi Beatriz, Eu faria 5 dias de Tailandia (minha sugestão de roteiro é essa) e 5 dias no Cambodia.
Vietnã merece outros 15 dias (pelos menos) e por isso eu deixaria para uma próxima!
Beijos
Oi Mari,
Estou planejando meu próximo mochilao, o primeiro pelo sudeste asiático.
Tenho 30 dias e queria muito fazer Tailândia, Laos, Camboja e Vietnam, mas já deu pra sacar que não encaixa e que vou ter que tirar alguma coisa 🙁
Queria conselho pra saber o que tirar, sabe? Sei que é relativo e varia de pessoa pra pessoa.
Pesquisando já defini quais são meus musts!!
Quero dedicar o tempo merecido pra Tailândia, Bangkok, chiang mai e 4 dias só pra uma ilha. No Vietnam faço questão de hanoi e sa pa.
Minha dúvida é: corto o Camboja, o Laos ou faco os 4 paises e abro mão de Ho Chi Minh e Hoi an?
Adorei seum blog!
Beijos
Oi Nathalia,
Essa sua decisão é realmente difícil, ma faz todo sentido. melhor ver tudo direito do que correr de um lado para o outro se curtir os lugares mais lindos.
Olha, já que você já vai ao Vietnã eu exploraria o resto do país e encaixaria o Camboja depois de Ho chi Minh. Dá para fazer 14 dias na Tailândia, 12 ou 13 no Vietnã e o resto no Camboja. O Laos você deia para uma próxima e combina com Mianmar e mais um pouco do Norte da Tailândia (se você for das minhas, vai sair de lá já querendo voltar :P.
Beijos e aproveite a viagem
ola
vou na proxima semana e ja tenho os dias que quero ir para asia.
porém estou com muuuuuuita dificuldade em fechar as passagens internas.
são muitos sites, mts zeros e estou muito perdida.
tem alguma dica?
meus dias são:(não necessariamente nessa ordem;.. vai depender do $$)
3 bkk
3 chiang mai
2 railay beach
2 krabi
4 koh phi phi
2 koh tao
2 koh phangan
4 ubud
4 depansar
4 gili
Oi Marcela,
Minha primeira dica é reduzir a quantidade de destinos.
Passagem aérea em cima da hora não costuma ser algo barato, mas vale ficar de olho. Eu comprei todas as minhas pernas na Expedia.com
Vc já consultou a previsão do tempo na Tailândia e vale a pena visitar as duas costas? Eu escolheria uma delas e visitaria mais ilhas na mesma costa.
Abracos
Achas interessante incluir mais alguns dias e fazer a India? pois tenho tempo meu receio e porque vou só.
Oi Marise,
Acho que a India merece um mês inteiro – ou pelo menos uns 15 dias só para ela.
Abraços
Ola Mari adorei seu poste e vou viajar no segundo semestre 60 dias na Asia. vi seu roteiro que muito vai me ajudar. Qual o melhor período no segundo semestre? Vou viajar só acha tranquilo? Há algo que mudaria no seu roteiro?
O Melhor periodo para evitar a época das chuvas é de novembro a abril – mas isso varia um pouco de país pra país
Mari,
Tudo Bem?
Amei o seu blog e como vc explica tudo com detalhes e de um jeito fácil e prático.
Queri muito fazer Tailandia, Laos, Vietnã e Camboja, porém tenho 26 dias, o que vc sugere?
Bjs e muito obrigada
Oi Renata,
Sugiro que você escolha três desses 4 lugares, e que use as dicas desse post para montar um roteiro que faça sentido. Se quiser me enviar o roteiro aqui nos comentários que eu dou pitacos com prazer.
Abraços
Nossa, esse eh o melhor blog de todos.. e olha que pesquisei muuuuuuuuuuuito. Enfim, vou com meu marido e mais 2 casais para tailandia e Vietnam, passando por dubai. Chego em bkk dia 29 de dezembro.. Queriamos passar o reveillon em ko phangan, na full moon party, mas me parece que ja nao tem mais hoteis com precos dignos (so diarias de 1000 reais ou mais..) Com isso, estamos pensando em passar em ko phiphi.. Voce sabe alguma coisa sobre o reveillon la? Agnt gosta de festa mas nao precisa ser tao intensa quanto a full moon party.. O que nao pode faltar eh musica, animacao e fogos de artifiicio!!
A segunda pergunta eh sobre o roteiro.. por enquanto eh so um esboco.. mas segue:
29 chega em bangkok e ja sai pra ko phiphi
30 – ko phi phi
31- ko phi phi
1 – ko lipe
2-ko lipe
2- krabi
3- railey beach
4- railey beach
5- vietnam- ho chi minn
6-vietnam-halong bay
7-vietnam-halong bay
8-vietnam- hanoi
9-ko samui
10- ko samui
11-ko phangam
12- ko phangam
13- bangkok
14- bangkok- brasil (de tarde)
Oi Luana,
Não sei a programação de Phi Phi, mas festa é o que não falta por lá, aposto que vc achará algo legal.
A) Eu cortaria uma das praias da Tailandia, faria 3 dias em Phi Phi, 3 em Koh Lipe e na volta 1 dia em Railay. Amo Railay, mas não acho que os outros 2 mereçam menos que 3 dias cada.
B) Não faz sentido ir para Ho Chi Min, se vc que ir para Halong Bay direto. Voe para Hanoi que vc MUITO mais sentido. Na real, acho que ir para o Vietnam só para ir para Halong Bay vai ser um pouco decepcionante. Eu se fosse vcs colocaria Hoi An na parada ou tiraria TOTALMENTE Vietnam do roteiro. Acho que eu trocaria Vietnam por Chiang Mai e assim vcs vão conhecer a Tailandia hiper bem.
Beijos
Oi mari, me ajuda a montar um roteiro legal.. estamos indo em uma turma de 8 amigos, queresmos pegar aquela festa full mon. Me dá um help na escolha do roteiro!
Obrigada
Oi Mariana,
Não posso te ajudar a montar seu roteiro, mas assim que vc montar, darei pitacos com prazer!
Pra te ajudar, veja esse post.
Beijos
Oi Mari, vou para o sudeste asiático em fevereiro.
Terei 20 dias inteiros por lá e pensei em fazer assim:
Chiang Mai – 2 dias
Krabi – 2 dias
Phi Phi – 4 dias
Bangkok – 4 dias
Hanói- 1 dia
Halong Bay – 2 dias
Hoi An – 1 dia
Hue – 1 dia
Siem Reap – 2 ou 3 dias ( pretendo só conhecer Angkor, dois dias é suficiente? Ai teria mais um dia para Vietnam ou Tailândia, ou melhor 3 no Camboja, o que vc sugere??)
Obrigada!!
Oi Keila,
Ficaria 3 dias no Camboja, mesmo porque você precisa chegar em Siem Reap (e eventualmente precisará passar por Phnom Penh).
Seu roteiro ficou ótimo! Aproveite!
Beijos
Oi keila! tambem estou indo para o sudeste asiatico em fevereiro! terei 25 dias por la!
acho que vou copiar o seu roteiro pq achei bem legal!! vou fazer tudo por voos internos em cias low cost por la..
Bora viajar Mari? 🙂
Adorei seu blog, com muita clareza e ideia interessantissimas e muita qualidade.
Estou pensando e quando digo estou pensando e quase 24 hras por dia em meter o pe na estrada e me aventurar pelos paises da Asia, Meu interesse e aprender a cultura, dar um up na qualidade de pensamentos atraves da meditacao e tambem fazer uns cursos de massagens orientais, uma vez qua ja trabalho na area, Portanto enquanto der eu vou ficando por la e viajando de um lado para outro da forma mais barata e claro.
A questao e so uma…seguranca em termos de viajar sozinha, Achas que eu posso ficar tranquila em relacao a isso?
Tambem se souber de um blog onde eu possa encontrar pessoas que queiram viajar e formar um grupo para tal, agradecia que partilhasse.
Gratidao.
Nara
Oi Nara,
Viajei quase três meses pela Ásia sozinha, e quer saber? Foi 50 vezes mais seguro do que eu imaginava, e muito mais tranquilo que países da América do Sul. Vá feliz!
Quanto ao curso de massagem, dê uma olhada em Chiang Mai, tem muita coisa legal!
Beijos
Muito Obrigada Mari, ja tenho viagem marcada para Thailand e por la ficarei um mes fazendo retreat, cursos e desfrutando. Aproveito para desejar um Feliz Ano 2017. Gratidao.
Boa tarde Mari,
Adorei seu blog. Estou organizando uma viagem para Tailândia, Laos e Camboja e queria sua opinião. Serão 20 dias e estou pensando em fazer o seguinte percurso:
Bangkok- 3 dias
Chiang Mai – 3
Luang prabang – 3
Vientiane – 2
Siem Reap – 3
Ilhas do sul da Tailândia ( Krabi, Railay Beach) – 4
Bangkok – 2 dias
O que você acha desse roteiro. Tem alguma sugestão? Tem algum lugar que devo ficar mais tempo?
É melhor concentrar todos os dias em Bangkok na chegada? Pode me passar dicas de hotéis nesses lugares?
Muito obrigada. Você clareou minhas ideias.
Beijo e aguardando teu retorno.
Luana
Oi Luana,
Seu roteiro está fazendo TOTAL sentido. (E me deixou com muita vontade de voltar).
Num dos dias em Bkk, encaixe um bate e volta para Ayutthaya. Quanto a hotéis, tudo depende se você quer fazer uma viagem econômica ou algo mais top. Em Bkk, por exemplo, eu amei o Hilton Millennium, mas tem vvários hotéis excelentes.
Abraços
Oi Mari, tudo bem?
Estou indo para a Tailândia em fev/março passar 20 dias e gostaria da tua ajuda com o roteiro. Penso em ir para Bangkok – Chiang Mai – Luang Prabang – Vietiane – Siem Reap – Ilhas do sul da Tailândia (Krabi. Railay Beach e Phi Phi) – Bangkok.. O que você acha? Quantos dias devo ficar em cada um desses destinos? Você tem alguma outra sugestão? Algo imperdível? Você pode me passar dicas de hospedagem? Muito obrigada
Beijo
Oi Luana,
Acho que já respondi sobre seu roteiro num outro come†cario né?! Ficou incrível! Parabéns!
Oi Mari.
Parabéns pelo blog. Gostei pq vc passa segurança no que diz, tem opinião.
Estou com muitooo frio na barriga. Já viajamos pro exterior algumas vezes mas para Ásia será a primeira vez. Temos 15 dias líquido (tirando tempo de voo entre ida e volta). Tailândia já é destino certo mas gostaríamos de conhecer outro país. Eu amo praia e já ficarei realizada, meu marido gosta mais de história, museus e afins. Qual país vc nos indicaria? Tem link de roteiro similar?
Grata,
Nayara
Oi Nayara, com 15 dias faria:
10 na Tailandia (3 Bkk, 3 Chiang Mai e 4 na ilha que você escolher – para viabilizar faça tudo de avião e pesquise voos sem escala)
1 Dia de deslocamento Bkk – Phnom Pehn
3 dias no Angkor
1 dia deslocamento Siem Reap – Phnom Peh (Esse vôo é caro, mas se couber no seu budget, você terá um dia mais para passar em BKK, e fazer um bate e volta para uma das cidadezinhas bacanas lá perto.
Abraços
Maari sua linda!! 🙂
De todos os roteiros pro sudeste asiático, o teu está fucking ultra awesome!
Como não sou besta nem nada, vou aproveitar um pouquinho o teu oráculo para te perguntar uma coisa:
Estou indo de mochila nas costas com o meu irmão passar 22 dias lá, agora em Fevereiro/2017. Queremos muito fazer Tailandia, Laos, Camboja e Vietnam. Tu achas que dá tempo de conhecer esses 4 paises em 22 dias? Se sim, quais cidades e qual o sentido da rota (horario ou anti-horário) do mapa devemos percorrer? Pra não perder tempo pretendemos ir de cias low cost!
beijooo queridona!
Oi mari
Vou em janeiro para tailandia, quero ficar trinta dias.
Eu , meu marido e minha filha de dez anos.
Quero fazer bangkok, Chiang mai, ko phiphi, e esticar para uns dias no Japão.
Vc acha que é viável?
Se sim, qual ordem seria melho?
Muitoooo obrigada desde já
Adriana
Oi Adriana,
Com 30 dias de viagem dá tranquilamente para fazer Japão e Tailândia (15 e 15 é uma excelente pedida!).
A melhor ordem é a que fizer mais sentido para a passagem aérea. Pesquise os preços de passagem com múltiplo destino, tente as duas ordens e veja o que sai mais barato.As vezes a diferença é gritante!
Beijos e QUE DELÍCIA de viagem!!
Oi Mari! Estou indo passar minha lua de mel na Tailândia e gostaria de tirar o máximo de proveito e no meio disso tudo temos a full moon Party. Será q vc me passaria seu roteiro por lá. Temos 18 dias lá. Desde já obrigada! Suas dicas ajudaram muito
Oi Tharsia,
Olhe minha sugestão de roteiro de 15 dias aqui nesse post.
Beijos
Oii tudo bem? Eu tenho uma duvida sobre a vacina da febre amarela, eu preciso levar algum comprovante dizendo que eu fiz?
Sem dúvida! Sem ele você não entra na Tailândia.
Beijos
Oi Mari! Tudo bom? Imagino o quanto deve ser chato ficar dando opinião no roteiro alheio, mas gostaria muito de ter algum respaldo no meu roteiro antes de reservar os transportes e hospedagens. Vou com uma amiga, mas já é a minha segunda passagem na Tailândia, de modo que praticamente reduzi a zero minha estadia em Bangkok. Nossa ideia é fazer uma viagem barata. Por isso, e a redução de custos é sempre bem-vinda! Gostaria de saber se meu roteiro está bom (se a quantidade de dias em cada lugar está razoável, por exemplo).
Algumas observações:
1) Com um grande aperto no coração, resolvi focar no Vietnã e Tailândia, já que o nosso tempo é curto (20 dias apenas).
2) Inicialmente, havia pensado em começar por Chiang Mai, ir ao norte do Vietnã, depois descer em direção ao sul e chegar às praias da Tailândia. Mas a dificuldade de ir de Chiang Mai a Hanoi me fez mudar o roteiro. Gostaria da sua opinião sobre essa mudança.
3) Em Hanoi, creio que terei que escolher entre Sa Pa e Ha long Bay, em virtude do tempo escasso. Como você faria?
data Local
4ª 30-Dec BH-SP
5ª 31-Dec São Paulo-Doha
6ª 1-Jan Doha
S 2-Jan Doha-BKK
D 3-Jan BKK (Voo para Hanoi)
2ª 4-Jan Hanoi
3ª 5-Jan Hanoi
4ª 6-Jan Hanoi
5ª 7-Jan Hanoi – Hoi An (trem)
6ª 8-Jan Hoi An
S 9-Jan Hoi An
D 10-Jan Hoi An – Ho Chi Mihn
2ª 11-Jan Ho Chi Mihn
3ª 12-Jan Ho Chi Mihn
4ª 13-Jan Ho Chi Mihn – Phuket – Khao Lak
5ª 14-Jan Khao Lak
6ª 15-Jan Khao Lak
S 16-Jan Koh Phi Phi
D 17-Jan Koh Phi Phi
2ª 18-Jan Koh Phi Phi – Chiang Mai
3ª 19-Jan Chiang Mai
4ª 20-Jan Chiang Mai
5ª 21-Jan Chiang Mai – Bangkok
6ª 22-Jan Ayutthaya (day trip a partir de Bangkok)
S 23-Jan “Bangkok (vôo para o Brasil. Isabel às 7:00am e Clarissa às 20h45)”
Oi Clarissa,
Tudo bem?
Seu roteiro está bem desenhado e FAZ todo o sentido. Sua decisão de optar somente por Tailândia e Vietnã fez TODO o sentido! Boa Escolha. Vou fazer duas sugestões polêmicas, mas que eu acho que vale a pena, tá?
A) Já pensou em eliminar Ho Chi Minh do Roteiro? Dessa forma vc conseguiria fazer tanto SAPA quanto Halong Bay. E Ho Chi Minh fica do ladinho de Phnom Penh, Camboja – Ou seja, dá fácil para colocar no roteiro da sua próxima viagem para a Ásia. Outra cidade que eu incluiria é HUE. Linda d+.
B) Entre Halong Bay e Sapa, eu ficaria com SAPA. Vc já está indo para ilhas tailandesas maravilhosas, então SAPA será uma paisagem mais exótica e diferente.
C) Você já conhece Bangkok? A cidade é o máximo e merece pelo menos dois dias inteiros.
D) Achei que a ordem do seu roteiro e a forma como está desenhado ficou ótimo. Com excessão de Bangkok, o número de dia por cidade está MUITO bom
E) Que viagem linda! Aproveite MUITO, divirta-se bastante e na volta, passe aqui para contar como foi!
Beijos
oi,
só mais um detalhe estou programando a ida se for de 60 dias 01/02 /2016 e se for de 45 – 15/02/2016 – e voltando dia 31/03
mas tenho flexibilidade de datas tb
mas previro pegar a media temporada….. e pelo que vi seria esses meses ai – fev e março. se puder me orietar sobre isso tambem ja ajuda .
abs e obrigado
Fevereiro e março são média temporada sim, com um detalhe importante, quanto mais perto de abril, maiores as chances de você pegar uma chuvinha, e mais quente fica. Eu viajei exatamente nessa época e valeu o risco.
Beijos
boa tarde, meu vc nao sabe como o seu blog deu uma clareada nas ideias…porem estou com VARIASSSSSSSSSS duvidas
vamos la. pelo que eu entendi vc entrou por bangkok e saiu bankok, certo?
minha ideia inicial… entrar por cingaura e sair por bankok.. mas pelo que eu li da para fazer isso mesmo …..entrando por bangkok e seguir mais ou menos o seu roteiro.
inicialmente terei de 45 a 60 dias para fazer – bangkok ( tailandia), camboja, vietna, laos, malasia e cingaoura…acredito que 45 a 60 dias da para conhecer bons lugares sem pressa. correto?
e com isso começarei a traçar o roteiro.. cingapura vou ficar 6 dias – descansando o dia da chegada +1 e aproveitando 3 dias e 4 indo para malasia….
esta certo o meu começo ???
se possivel vc poderia me dar uma ideia de valores diarios – quanto vc investiu por dia…isso para mim seria muito importante tb…
abs e agurado
se puder responder por email tb agradeceria .
obrigado
OI Marcelo, Td bem?
Respondendo suas perguntas:
A) Sim, saí e voltei de Bangkok
B) Fiz o roteiro em 60 dias sem incluir Malasia e deu para conhecer (quase) tudo o que eu queria. Veja meu roteiro aqui. Com 45 dias, eu estudaria (seriamente) tirar algo.
C) Fiquei 3 dias em Cinga e foi pouco. $ teria sido menos corrido. Malásia é só KL?
D) Valores diários: Depende muito do tipo de acomodação que você escolher. Em Hostel dá para gastar 10-12 por dia (tirando Bkk e Cinga) em hotel, depende do padrão que você escolher o Hilton em Bangkok, por exemplo, custou $140 por noite. Para comer, você gasta entre 5-10 por refeição para comer em lugar simples, na rua dá para comer por 2-3. Eu gosto de combinar luxo com um pouquinho de perrengue, então fiquei dias em hostels (gastava entre $15 – $30 por dia com tudo) com hotéis top (estava $150-$200 por dia com tudo).
Respondi tudo?
Beijos
Oi, Mari!!!
Maravilhoso seu blog, estou devorando todos os post para programar minha viagem ao Japão em janeiro de 2016. Iremos em família com casal, dois filhos 8 e 14 anos e a avó de 68 anos com saúde perfeita que é descendente, fala, lê e morou no Japão por 12 anos, mas como faz 10 que ela voltou, estamos montando o roteiro com base nas dicas da internet. Ficaremos 19 dias ao todo e iremos sem agência, se você puder me ajudar com meu roteiro, ficaria muuuuuito agradecida. Dá uma olhada:
ROTEIRO JAPÃO
07/01 – Partida Brasília 23:00
08/01 – Chegada Tóquio – Haneda 22:35
09/01 – Tóquio (descanso e adaptação ao fuso)
10/01 – Tóquio
11/01 – Tóquio
12/01 – Hakone (Monte Fuji)
13/01 – Deslocamento Tóquio – Matsumoto (castelo)
14/01 – Sky Matsumoto (Norikura)
15/01 – Deslocamento Matsumoto – Takayama
16/01 – Takayama e Shirakawa-go
17/01 – Deslocamento Takayama – Kyoto
18/01 – Kyoto
19/01 – Kyoto
20/01 – Osaka (parque Universal)
21/01 – Nara
22/01 – Deslocamento Kyoto – Hiroshima
23/01 – Hiroshima
24/01 – Deslocamento Hiroshima – Maihana (região metropolitana Tóquio)
25/01 – Maihana – Disney Sea
26/01 – Maihana – Disney Tóquio
27/01 – Tóquio (manhã) e preparativo retorno
28/01 – Partida 00:05 Haneda
Não programei muitas atividades no dia de chegada e um dia antes da partida, será que estarei perdendo tempo?
O esqui é pedido do filho e do marido que adoram o esporte, mesmo morando em um país sem neve, será que a escolha da montanha Norikura em Matsumoto é a melhor para nosso roteiro???
Estamos tentando organizar tudo no melhor custo benefício, então compraremos o Passe de trem por 14 dias, e pretendo us-a-lo a partir do dia 12 até o dia 26, por isso nos dias em que ele não estiver valendo, concentrei as atividades em Tóquio e região. Será que posso validar o passe depois que já estiver no país ou tenho que validar no aeroporto, assim que chegar?
Muito obrigada
Patricia
Oi Patricia, Td bem?
Amei seu roteiro, esta bem desenhado e bem planejado, mas tem alguns poréns:
A) Eu não dormiria em Hakone no inverno. A chance de você pegar o Monte Fuji aberto é minima, então eu se fosse vc maximizaria sua chance deixando o roteiro em Tóquio em aberto para um eventual bate e volta qualquer dia que a montanha resolver abrir.
B) Ski: tanto Matsumoto quanto Nagano fariam sentido para seu roteiro.
C) Dia 22 dá tempo de chegar em Hiroshima e ainda ver algo tranquilamente.
D) Pode ficar tranquila que dá para validar o passe no dia que você bem entender ( sem a fila do aeroporto). No dia que vc validar o passe, seja experta e já reserve lugar no Shinkansen. (Sua avó vai te agradecer de ir sentadinha)
Achei sua oportunidade de fazer uma viagem tão incrível com sua avó que fala japonês, o máximo! Também achei bacana você ter deixado os dias do aeroporto livre!
Aproveite a viagem, e Genki de né!
Mari
Oi Mari, tudo bem?
Quando você viaja para a Ásia? Poderia compartilhar comigo o seu roteiro de viagem e principalmente os hotéis, pousadas e albergues escolhidos por você? Se puder compartilhar também as cias áreas escolhidas agradeceria muito!
Aguardo retorno e parabéns pelo post! Já me ajudou aqui em algumas escolhas.
Ah, e viajo dia 26 de fevereiro, semana que vem, para BKK e volto de lá dia 26 de março.
Abraço!
Oi Nathália,
Td bem?
Já estou na Ásia desde o dia 22/02.
Agora estou em Krabi, e amanhã vou para Koh Lanta (2 dias) e depois para Koh Phi Phi (3 dias). Não consigo te enviar o roteiro inteiro agora e nem os hotéis porque está um pouquino tarde. E você, para onde vai? Eu tbm ia voltar no dia 25/3, mas hoje estiquei a passagem para 13/4 e inclui o vietnam na jogada! 🙂
Cias aéreas: muitos vôos com ais Asia, e um deles com a Vietnam airlines.
Abraços,
Mari
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi Naty,
Desculpe a demora para responder e agradecer, minha conexão aqui tá bem sem vergonha!
Super obrigada por incluir o ideias.
Beijos
Mariiiii me escreve… Indo pro Japao de Miami, onde moro e querendo muito suas dicas
Me chama no what 1-305-3083993 cristine
Obrigadaaaaaaaa
Oi Cristine,
Mande suas dúvidas por aqui que terei o maior prazer em responder.
Infelizmente não consigo escrever individualmente para cada leitor (adoraria, mas acho que precisaria de umas 5 Mari’s para dar conta do recado), agradeço pela paciência, carinho e te desejo uma viagem incrível.
Beijos