Killarney e seus encantos
Killarney é uma das cidades Irlandesas que mais marcaram minha viagem, ela é a maior cidade do Ring of Kerry e é muito conhecida por ser a porta de entrada do anel, mas a cidade é muito mais que isso. Ela oferece o tipo de turismo que eu mais gosto: natureza exuberante, vistas maravilhosas, um pouco de história e pouca gente.
Quando penso na minha viagem para a Irlanda, tenho muita dificuldade em escolher o lugar que mais gostei, foram tantos lugares bonitos e paisagens diferentes. Killarney merece entrar no seu roteiro pela Irlanda.
Como chegar em Killarney
A cidade de Killarney, no Condado de Kerry, fica a 300km de Dublin, a capital Irlandesa. Existem diversas opções para fazer o trajeto, você pode optar por alugar um carro, ir de ônibus, trem, avião ou contratar um tour guiado para a Ring of Kerry saindo de Dublin ou Cork, os tours começam por Killarney.
A) Alugar um carro
As estradas na Irlanda são ótimas, mas lembre-se: você irá dirigir na mão inglesa. Não se assuste, comece devagar, que logo você se acostuma! (E não deixe de contratar o seguro para evitar qualquer eventualidade).
Para alugar o carro, nossa dica é o comparador de preços da Rentcars, que é uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem. Com ele é possível parcelar o carro em 12 vezes sem juros.
Quando fiz essa viagem, peguei o carro somente no segundo dia (carro em Dublin é furada), e como os preços estavam BEM diferentes para pegar e devolver o carro no aeroporto, acabei fazendo isso. (O aeroporto de Dublin não fica longe do centro, então a volta não foi muito grande, no final a economia valeu).
Confira os preços da Rentcars para a sua viagem
B) Ônibus
Route 300 M7 Express Service: operado pela empresa Dublin Coach, esse ônibus tem saídas diárias do Dublin City – Burgh Quay e a viagem dura 4h até Killarney. Esse ônibus também passa no terminal 2 do Aeroporto de Dublin.
C) Trem
Os trens na Irlanda são operados pela Irish Rail e os trens para Killarney saem diariamente da estação Heuston Station. A viagem tem duração de 3h.
Fique atento pois na Mallow Station você terá que mudar de trem e pegar o trem em direção a Tralee. Killarney é a terceira e última parada na rota Dublin para Tralee.
D) Avião
Os aeroportos próximos são o de Kerry, Cork e Shannon.
Aeroporto de Kerry: ao descer no aeroporto de Kerry você pode pegar um carro de aplicativo ou um trem até Killarney.
Aeroporto de Cork: no terminal do aeroporto pegue o ônibus 266 para a Estação Rodoviária Parnell Place. O ônibus 266 também leva passageiros para a estação de trem de Kent. Há ônibus regulares para Killarney da Parnell Place e da Kent Station.
O aeroporto de Cork recebe voos regulares de diversas cidades da Europa como Paris, Amsterdã, Munique, Lisboa, todo o Reino Unido entre outros.
Aeroporto de Shannon: no terminal do aeroporto pegue o ônibus 51 (direção a Cork), desça na Bus Station (segunda parada) e pegue o ônibus 14 (Killarney), desça na Killarney Bus Station.
E) Tour guiado
Uma opção interessante é contratar um tour guiado saindo de Cork ou de Dublin. Vou deixar aqui três opções de tour que eu recomendo:
- De Dublin: Excursão Econômica de 3 Dias Galway e Kerry: nesse passeio você irá conhecer o melhor do sul da Irlanda e do Anel de Kerry em uma excursão de 3 dias de ônibus saindo de Dublin. Estão inclusos hospedagem, transporte, guia, café da manhã e ingressos.
- De Dublin: Cork de 3 dias, Ring of Kerry e os penhascos de Moher: uma excursão de 3 dias pelo sul e sudoeste da Irlanda, passando por Cork, Blarney Castle e The Queenstown Story. A cidade base será Killarney e de lá você vai passear pelo Ring of Kerry, os penhascos de Moher e a baía de Galway, antes de retornar a Dublin de trem de Galway. Estão inclusos o transporte, hospedagem em um hotel Bed & Breakfast e todos os ingressos.
- De Cork: Excursão Guiada de 1 Dia pela Estrada Ring of Kerry: Explore a mística estrada Ring of Kerry em uma excursão guiada de 1 dia saindo de Cork. Veja a pitoresca vila de Waterville, a cidade turística de Killarney, o Parque Nacional de Killarney, a Baía de Dingle e outras.
Roteiro detalhado: Roteiro de 1 dia em Killarney
A chegada em Killarney é MUITO impactante, tanto para quem vem do Healy Pass, quanto para quem vem de Kenmare. A estrada que atravessa o Killarney National Park e tem vistas de tirar o fôlego do vale de Killarney recortado por rios, pelos lagos Leane e Muckross e rodeados por montanhas.
Se você não estiver de carro, vale contratar um tour pelo Killarney National Park. Vou deixar três ótimas opções:
- Passeio a cavalo por Killarney: durante uma hora, você irá explorar as paisagens mais bonitas da natureza irlandesa no Parque Nacional de Killarney, contemplando o Lough Lein, o maior dos três lagos de Killarney e paradas estratégicas em mirantes com vistas de tirar o fôlego. Tour em Espanhol.
- Excursão ao Parque Nacional de Killarney (privada): relaxe em um passeio particular de carruagem pelos lagos do Parque Nacional de Killarney. Admire as vistas do Castelo de Ross, um antigo mosteiro e a montanha mais alta da Irlanda em seu passeio. Tour em Inglês.
- Kerry: passeio guiado a cavalo no Parque Nacional de Killarney: descubra o magnífico Parque Nacional de Killarney à cavalo. Passeie pelo Lough Leane, o maior dos três lagos, e atravesse áreas de beleza natural impressionante.
Ladies View
O mirante mais bonito se chama Ladies View e é uma parada obrigatória. Olha só o quanto é linda a vista! Passamos por ali duas vezes e paramos nas duas para admirar a beleza da natureza.
Ao descer rumo a cidade de Killarney, vale a pena parar nos lagos para curtir a vista, e se estiver calor, por que não nadar nas águas cristalinas?
Uma ótima opção de tour é fazer o Lagos de Killarney: cruzeiro de barco é um cruzeiro pelo Lago Lough Léin com vistas panorâmicas das ilhas e castelos do Parque Nacional de Killarney.
Cachoeira Torc
Outra parada bem bacana é a cachoeira Torc (Torc Waterfall). Para chegar lá você terá que fazer uma caminhada de uns 300 metros – zero complicada – e, ao chegar na cachoeira, você será recompensado por cada passo. Ouvir o som da água correndo em meio a tanto verde e com um cheirinho de mata é simplesmente sensacional.
Ross Castle
E para quem gosta de castelos, ainda no Killarney National Park, só que do outro lado, você pode fazer uma pequena caminhada de 2 Km (quem quiser ir de carro, também rola, mas a caminhada é linda), saindo da Catedral de Killarney e terminando o passeio no simpático Castelo Ross, que fica na beira de um lago e é bem bonito.
Pra quem se animar em caminhar da catedral ao castelo, olha só que gracinha esta casinha antiga na entrada do parque
Não deixe de visitar a Cachoeira Torc e o Castelo Ross, para mim são duas paradas imperdíveis na região.
Passeando pelo centro da cidade de Killarney
Por ser a porta de entrada do Ring of Kerry – uma das regiões mais lindas da Irlanda – Killarney é uma cidade bastante turística e até um pouquinho cara para os padrões locais. O centro é bem fofinho e repleto de casas coloridas, lojinhas e pubs animados.
Jantamos num restaurante super bom e barato chamado Caragh Restaurant & Lounge Bar (Endereço: 106 New St, Killarney, Co. Kerry). Ele fica bem no certinho, tem uma boa comida, ótimo atendimento e um preço justo, recomendo.
Catedral de Killarney
A St. Mary’s Cathedral é enorme e super imponente (como chegamos na cidade tarde e saímos cedo, não conseguimos entrar), mas só de olhar de fora já valeu a pena.
A cidade de Killarney é super charmosa com suas ruas coloridas e casinhas antigas.
[Da catedral, você consegue entrar no parque e fazer a caminhada até o Castelo Ross, bem bonito.]
GAP OF DUNLOE
Sim, deixei o melhor para o final!!!
Gap of Dunloe fica um pouquinho afastado do centro, mas é imperdível. O trajeto tem 11 km e passa por 5 lagos diferentes. Os locais tentam fechar a passagem evitando a entrada de carros para diminuir o fluxo de veículos e para incentivar o passeio de charrete que é conduzido por famílias locais há mais de 100 anos. A estrada é de terra e levanta um pó danado.
O passeio pode ser feito de três maneiras: a pé, de charrete ou de bicicleta alugada. Nós fizemos a pé e caminhamos uns 3 Km (só de ida), aproveitei cada segundo da caminhada que te leva a este bonito lago repleto de ovelhas branquinhas e uma ponte de pedra charmosa.
Se você tiver mais tempo na região, eu sugiro fazer o Gap of Dunloe tour a pé e de barco no qual você conhecerá três dos cinco lagos de Gap of Dunloe, fará um passeio de barco pelas proximidades do Castelo Ross e o guia conta histórias do folclore da região.
O que eu faria diferente
Teria me hospedado duas noites em Killarney. No primeiro dia visitaria o parque nacional e o Gap of Dunloe com carinho e sem pressa, e no segundo dia sairia para o Ring of Kerry.
O que faltou conhecer
Em toda viagem temos que fazer algumas opções e nessa optamos por não visitar a Muck Ross Abbey, que parece ser linda, e também não pudemos entrar no Ross Castle, pois quando chegamos lá ele já estava fechado faz tempo. Outra coisa que eu gostaria de ter feito era um passeio de barco pelos lagos, mas fica para a próxima!
Tá indo pra lá? Contrate um seguro viagem
O seguro viagem é indispensável para passar pela imigração na Europa (leve impresso o comprovante de aquisição da sua apólice para apresentar na alfândega). Opte por uma apólice com boa cobertura, que cubra tudo no ato, para que você não precise ficar lutando depois para reaver o dinheiro caso precise utilizar o seguro.
Além da cobertura hospitalar (que é indispensável), escolha uma apólice que cubra atrasos/cancelamentos de voo, extravios de bagagens (acredite, são mais comuns do que desejamos), assim você evita as dores de cabeça e, mais importante, a for no bolso!
Indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de apólices e te oferece uma listagem com as melhores opções disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura, deixando com você apenas a parte fácil (escolher a apólice que mais se adeque ao seu estilo de viagem). Quer mais vantagens? Clique aqui e faça sua cotação inserindo o nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
E aí, curtiu nossas dicas de roteiro de 1 dia em Killarney? Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários!
PLANEJE SUA VIAGEM:
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Irlanda
- SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Olá estou indo para Killarney, quero saber como consigo pegar um ônibus e ou trem de Killarney para Dublin?
Oi Emerson,
Td bem?
Pesquisando no google rapidinho vi que sim há trens entre Dublin e Killarney e que o percurso leva cerca de 3 horas.
Abraços,
Olá! Vc ficou quantos dias em Killarney? Ficou em hostel?
Quero ir pra Irlanda passar minhas férias e estou escolhendo as cidades. Me ajuda 🙂
Fiquei dois dias em Killarney, e adoraria ter ficado um terceiro.
Ficamos em hostel som, mas não me lembro qual :/
Beijos
Adorei as dicas. Obrigada
🙂
Adorei a cidade com casinhas coloridas. As paisagens do parque também são bem bonitas!