Koh Phi Phi: 7 passeios para fazer na ilha mais famosa da Tailândia

Procurando as melhores dicas sobre Koh Phi Phi? Então você está no post certo. Koh Phi Phi é uma das ilhas mais desejadas da Tailândia e onde estão os cenários mais paradisíacos do país. Além disso, Phi Phi tem um centrinho agitado, com bons bares e restaurantes, e bons hotéis para você se hospedar.

Em um roteiro pela Tailândia, Koh Phi Phi é parada certa. É de lá que saem passeios para algumas das praias mais bonitas do mundo (como a famosa Maya Bay) e também onde são feitos os mergulhos de cilindro (para credenciados e para quem nunca mergulhou).

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Koh Phi Phi é uma das ilhas mais visitadas da Tailândia e precisa estar em seu roteiro

Aqui, vamos te contar tudo sobre Koh Phi Phi, te dar dicas de quem conhece a ilha e te ajudar a montar o roteiro perfeito pela Tailândia. Vamos nessa?

Onde fica e como chegar em Koh Phi Phi

Koh Phi Phi é um arquipélago no sul da Tailândia na costa do mar de Andamão. As duas principais ilhas de Koh Phi Phi são Koh Phi Phi Don (ilha principal e onde está a infraestrutura turística com hotéis, lojas e restaurantes) e Koh Phi Phi Lee (uma reserva natural, onde está a praia Maya Bay).

Koh Phi Phi é acessível de Krabi ou Phuket (ambas bem conectadas com Bangkok por via aérea, férrea ou terrestre) e algumas das principais ilhas da região (Koh Lanta, Koh Lipe e Langkawi) por meio de ferry, lancha compartilhada ou particular.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Em um speed boat, o tempo de Krabi até Phi Phi é menos de uma hora

O principal píer da ilha é o Tonsai, é dele que saem e chegam os ferries e os speed boats que vão para Phuket e Krabi, e também, os barcos para passeios. Os valores giram em torno de 450/500 Baht para os ferrys (mais lentos) e 700/850 Baht para os speed boat (mais rápidos, menos de 1h). Você pode comprar os bilhetes direto nos píeres das ilhas ou então antecipado no site da Phi Phi Brazuca.

Quando ir para Koh Phi Phi

Koh Phi Phi possui duas estações distintas: uma estação seca e outra chuvosa. A melhor época para explorar a ilha é durante a estação seca, que se estende de dezembro a abril.

Vale ressaltar que de novembro a janeiro é o ápice da temporada, e a Tailândia recebe muitos turistas nessa época. Por isso, considere fechar passeios e hospedagens com antecedência caso vá nesse período. Já em março, o calor se intensifica e os preços tendem a ser mais atrativos.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Loh Dalum Bay é uma das praias mais bonitas e tranquilas de Koh Phi Phi. Excelente localização para hospedagem.

Por outro lado, a fase mais chuvosa, marcada pelas monções na costa oeste da Tailândia, ocorre de maio a novembro, com julho e agosto sendo os meses mais com mais probabilidade de chuvas. No entanto, a partir de novembro, elas diminuem.

Eu fiquei 20 dias na Tailândia, fui nas últimas semanas de outubro até a primeira de novembro e aproveitei muito bem meu roteiro. Peguei uns 2 dias de chuva e, mesmo assim, elas foram espaças o que não atrapalhou os passeios.

O que fazer em Koh Phi Phi

A dúvida entre ficar em Phi Phi, Phuket ou Krabi sempre surge ao se planejar um roteiro pela Tailândia. E, se você tem tempo para apenas uma base, Koh Phi Phi é a que vai melhor te entregar: de praias paradisíacas a ótima estrutura turística. Reunimos os principais passeios e o que fazer em Koh Phi Phi:

  1. Passeios de barco
  2. Mergulho de cilindro
  3. Passeios de long tail
  4. Passeios de caiaque
  5. Praias de Phi Phi
  6. Trilhas
  7. Vida noturna e agito

Nós fizemos todos os passeios e translados com a Phi Phi Brazuca (uma agência de brasileiros na Tailândia e que tem sede em Koh Phi Phi). Ter guias que falam português é uma vantagem e tanto para absorver melhor as informações e ter uma experiência ainda melhor.

Testamos e aprovamos o serviço deles – e você reservando qualquer passeio com eles através dos links que colocamos aqui, ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a seguir viajando!

Passeios de barco

Alguns dos cenários mais paradisíacos da Tailândia e de Koh Phi Phi só se chegam de barco, por isso, é essencial que você separe um tempo em seu roteiro para fazer pelo menos 1 deles.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
O Gold Day Tour, com a Phi Phi Brazuca, tem direito a almoço e até coxinha!

O passeio mais completo de barco – chamado de Gold day tour – passa por todos os principais pontos de Koh Phi Phi (e costuma ter o mesmo roteiro). Os highlights são Monkey Beach, Viking Cave, Pileh Lagoon, Maya Bay, Bamboo Island e Nui Bay.

Principais passeios de barco em Koh Phi Phi:

  • Gold day tour: passeio completão pela região, que inclui paradas nos pontos mais famosos de Phi Phi;
  • Barco pirata: mesmo roteiro do passeio de barco, porém com mais agitação;
  • Lancha privativa: passeio exclusivo com o conforto e a agilidade de uma lancha;

Monkey Beach

A Tailândia costuma ser conhecida pelas praias com habitantes inusitados, os macacos. Por isso, diversos locais recebem o nome deles. Inclusive, em Koh Phi Phi existe mais de uma Monkey Beach. Uma delas fica próxima a Loh Dalum Beach e dá para chegar até lá em um passeio de caiaque.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Macaquinho tímido em uma das Monkey Beach de Koh Phi Phi

Mas, quando os macacos não estão nessa, uma outra Monkey Beach (bem pequenininha) costuma ser a primeira parada do passeio de barco.

Viking Cave

A Viking Cave é uma rápida parada panorâmica para conhecer a história do local. A caverna recebeu esse nome devido a desenhos pré-históricos que lembram navios vikings. Lá, aves, chamadas andorinhões, constroem seus ninhos com saliva e esses ninhos são valiosos.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Viking Cave

Por isso, alguns nativos se arriscam em andaimes instáveis para capturar esses ninhos e vender – especialmente para os chineses, que os usam para fazer uma sopa de ninho de pássaro, sendo um dos produtos animais mais caros consumidos pelo homem.

Pileh Lagoon

A Pileh Lagoon, para mim, foi um dos lugares mais bonitos que passamos. Diversos paredões de montanhas se unem em uma espécie de “barreira”, que circunda uma lagoa paradisíaca. Aqui, o barco fica por um bom período e é perfeito para fazer snorkel, curtir a água cristalina e, claro, tirar boas fotos.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Pileh Lagoon, um dos lugares mais lindos de Koh Phi Phi

Maya Bay

Maya Bay ficou mundialmente conhecida pelo filme “A Praia”, estrelado por Leonardo DiCaprio. Ela já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo e com razão, viu? Mas, por conta do alto número de visitantes, ela ficou 4 anos fechada (entre 2018 e 2022) para que seu ecossistema se recuperasse. Desde sua abertura, não é possível entrar no mar para nadar. Aqui, o passeio é para contemplação.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Entrada para a Maya Bay

O barco atraca no mar e, através de passarela flutuável, você chega de um dos lados da ilha (com uma estrutura bem turística, com banheiros e lojinhas). Após caminhar um pouco, você pisará nas areias de Maya Bay – e talvez se surpreenda com a quantidade de turistas!

Dica: caminhe até o final do lado direito da praia. Lá, as fotos ficam incríveis e a quantidade de turistas é bem menor.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Maya Bay, que merece toda a fama que tem!

Em Maya Bay só é permitido colocar os pés na água. E nem tente ser esperto. Se você tentar mergulhar ou apenas caminhar um pouco mais fundo, será retirado da praia. Os guardas vigiam mesmo, apitam e te tiram dali na hora!

Bamboo Island

Bamboo Island é uma das últimas paradas do passeio e, para a minha tristeza, nesse momento o tempo fechou. A ilha com o sol estalando e o céu azul deve ser extremamente mais bonita. É um dos pontos mais distantes de Koh Phi Phi, mas também um dos mais bonitos.

Nui Bay

O passeio se encerra com o pôr do sol em Nuy Bay – e que pôr do sol, hein? Aqui, a praia é bem pequena, mas com areia branquinha e uma vista incrível. O sol desce até o mar entre algumas rochas e torna tudo mais especial.

Pegamos bastante chuva no final do nosso passeio, então achamos que não teríamos um pôr do sol, mas não é que Koh Phi Phi nos surpreendeu com um arco-íris e um dos entardeceres mais lindos da vida?

Mergulho de cilindro

Dizem que a Tailândia é um dos melhores lugares do mundo para se fazer o mergulho de cilindro. Eu só havia feito em Abrolhos, na Bahia, e me surpreendi com a quantidade de peixes que vi em Koh Phi Phi.

Lá, é possível fazer o mergulho para credenciado, scuba review (quando se tem a certificação, mas faz mais de 6 meses do último mergulho), o curso open water (para obter a certificação internacional padi para mergulhar até 18 metros), o curso avançado (para certificação internacional para mergulhar até 30 metros) e o mergulho de batismo (para quem não tem certificação e/ou nunca mergulhou na vida).

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
O mergulho de cilindro com a Phi Phi Brazuca conta com instrutores brasileiros, o que faz toda a diferença na experiência!

No mergulho de batismo são duas paradas inclusas no passeio e um instrutor brasileiro (ou que fala português) para cada 1 ou 2 turistas. Eu fiz com a Kim e foi incrível.

Eu adoro mergulhar, mas confesso que tenho um pouco de medo e, por isso, acabo ficando ansiosa. Um instrutor paciente nessas horas faz toda a diferença e deu para perceber que todos instrutores eram super profissionais e tranquilos em relação a isso.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Meu mergulho de batismo em Koh Phi Phi foi inesquecível (e as fotos do Marcel Hakime ficaram demais!)

Vi muito peixe diferente e colorido. Peixinhos que nunca tinha visto no Brasil. Também vi muitos corais vivos com cores super vibrantes. O peixe palhaço (vulgo, o “Nemo”) é morador de Koh Phi Phi, então é praticamente certo que você o verá.

Também vi lula, tartaruga, moreia e muita vida marinha. Vale a pena fazer mergulho em Phi Phi.

Passeios de long tail

Assim que você for para o litoral da Tailândia você encontrará um long tail: o tradicional barco tailandês feito de madeira e decorado com flores e fitas coloridas. Alguns passeios são feitos nessa embarcação, mas vale o alerta de que ela é bem mais lenta e barulhenta por conta do seu motor.

Por isso, o ideal mesmo é você fazer os passeios em lancha e, depois, alugar um long tail para voltar em um cantinho que você tenha mais gostado.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Com o long tail, fizemos paradas incríveis, como Wang Long Bay – uma das baías que mais gostamos em Phi Phi

Geralmente, um long tail comporta até 4 turistas; é possível montar o seu roteiro e fazer um passeio de meio período ou de dia inteiro. Eu fiz o Gold day em um dia e, no dia seguinte, aluguei um long tail por 4 horas.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
A Loh Moo Dee estava completamente deserta e foi uma delícia passar um tempinho lá!

Conversamos com o nosso piloto para definir as paradas e decidimos pela sequência: Shark Point (para snorkel e ver tubarão, mas não vimos); Wang Long Bay (uma baía linda e perfeita para fazer snorkel com macacos nas pedras); a Loh Moo Dee (uma praia totalmente deserta); Lana Bay (para snorkel) e a Nui Bay (também para fazer snorkel e porque curtimos muito o visual dela). Achei que valeu muito a pena!

Passeios de caiaque

Em diversas praias de Phi Phi é possível alugar um caiaque e, quer saber, vale a pena? Um dos passeios mais recomendados (eu fiz e posso dizer que vale a pena) é alugar o caiaque na Loh Dalum Beach e ir com ele até a Monkey Beach.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Na Loh Dalum é possível alugar caiaque e se divertir no mar

Alugamos o caiaque por 1 hora (o valor foi 200 Baht) e o tempo deu certinho para remar até lá, descer na praia, tirar umas fotos dos macaquinhos, nadar um pouco nessa praia e voltar.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
E com um pouquinho de disposição, dá para ir até a Monkey Beach da região (e vale a pena)!

Praias de Phi Phi

Preciso ser sincera: as praias mais bonitas de Koh Phi Phi são as das paradas dos passeios de barco, como a Maya Bay, Bamboo Island e Monkey Beach.

Também existem praias em Phi Phi onde só é possível chegar através de um taxi boat ou trilhas mais robustas. Phak Nam Bay, por exemplo, fica na costa leste da ilha e é bem mais reservada. Laem Thong Beach é ainda mais isolada e distante do centro.

Mas, também existem algumas praias legais para se acessar a pé do próprio centro da ilha. As principais são:

Tonsai Bay

É a praia do píer principal da ilha. É pela praia de Tonsai que chegam e partem os ferries e speed boats para Phuket ou Krabi, e também os barcos para os passeios pela ilha.

Por conta do número de barcos ali parados, não é a melhor pedida para curtir praia ou nadar em suas águas. Porém, tem muitos bares e restaurantes em sua orla.

Loh Dalum

Loh Dalum Beach fica exatamente do lado oposto de Tonsai. A praia do hotel em que eu fiquei hospedada, o PP Princess Resort. Achei a localização excelente pois fica bem no meio do centrinho e perto de tudo. A faixa de areia é bem extensa, porém do lado esquerdo ela fica muito mais calma (é onde está o hotel).

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Pôr do sol mágico na Loh Dalum Bay

Dela é possível alugar o caiaque e ir remando até a Monkey Beach. Ou então apenas curtir o sol da sua areia branquinha. À noite, e mais para o lado direito, a Loh Dalum dá lugar ao agito de Phi Phi: é nela que acontece os shows pirotécnicos e as principais festas da ilha.

Monkey Beach

Uma excelente pedida para um passeio é alugar um caiaque na Loh Dalum e ir remando até a Monkey Beach. Curta um pouquinho a pequena praia, tire umas fotos dos macacos que ali estarão (mas não dê comida para eles!) e volte para o centro.

Long Beach

Saindo do centrinho de Phi Phi é possível ir caminhando até a Long Beach, uma praia bem extensa e praticamente deserta da ilha.

São cerca de 40 minutos, o trajeto é super sinalizado e de dificuldade mediana. A parte mais difícil é bem no fim da trilha, tem uma descida para chegar até a areia da praia e é preciso se apoiar em algumas pedras.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Long Beach, em Koh Phi Phi

Ainda assim, vale muito a pena ir por conta própria até a Long Beach e passar uma manhã ou tarde lá. A água é cristalina e a areia bem branquinha. Lá tem um único restaurante e, por incrível que pareça, os valores não eram exorbitantes, por isso acabei almoçando lá.

Também é possível chegar até a Long Beach de táxi boat. Mas, a melhor pedida mesmo é ir até a praia caminhando e voltar com a ajuda do barco. Foi o que eu fiz e pagamos 100 Bath por pessoa para o transporte de volta ao Tonsai píer.  

Trilhas

Phi Phi tem algumas trilhas para os aventureiros de plantão. As mais famosas são as trilhas para a Long Beach, que já expliquei no item acima, e o Mirante View Point (que acabei não indo).

O View Point inicialmente é o ponto de evacuação da ilha em caso de um tsunami. Mas, com o tempo, acabou virando atração turística pelo seu visual incrível. Para chegar no mirante é preciso uma caminhada média e força de vontade para subir uma escadaria no final.

No topo do mirante, a cerca de 186 metros de altura, é preciso pagar uma taxa simbólica para a preservação do deque de madeira que existe lá.

O View Point é uma boa pedida para o pôr do sol ou pela manhã – quando a incidência do sol está ainda mais forte no mar e deixa a água ainda mais azul.

Vida noturna e agito

Se Koh Phi Phi tem muita natureza de dia, à noite agito é o que não falta. O centro da ilha tem infinitos bares e restaurantes que vendem o “bucket”, um famoso baldinho de bebida alcoólica. Quer uma cerveja gelada (bem nos moldes brasileiros)? A dica é fazer o esquenta no Relax Bar, o único lugar da Tailândia em que a bebida está realmente bem gelada!

O maior agito, no entanto, acontece todos os dias na praia Loh Dalum. Ali, alguns bares fazem shows pirotécnicos e turistas se arriscam em pular corda pegando fogo. Eu preferi só ficar vendo os outros mesmo! O legal é que é bem democrático: você pode ficar só observando o show da areia, sentar nas cadeiras que ficam na areia e consumir algo, ou entrar no bar e curtir o som de lá!

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
O maior agito acontece todos os dias na praia Loh Dalum

Outro programa conhecido em Koh Phi Phi é o Reggae Muay Thai Bar, um bar onde turistas se desafiam entre si em uma “luta” de muay thai em troca de bebida alcoólica. O programa é para sentar, pedir um drink e dar risada vendo os gringos achando que estão lutando.

Agora, se você quer algo ainda mais diferente, Phi Phi também tem algumas pool parties. A mais famosa é a Ibiza Pool Party, que acontece às terças, quintas e domingos (das 13h às 22h) no final da praia Loh Dalum.

Quanto tempo ficar em Koh Phi Phi

Koh Phi Phi é uma das ilhas mais legais na Tailândia. Eu diria que o mínimo recomendado para ficar por lá seriam 3 dias inteiros – para ter, pelo menos, 2 dias de passeio e 1 dia para curtir a ilha. Mas, se puder dedicar 4 ou 5 dias para Phi Phi, melhor ainda.

Eu fiquei 4 diárias na ilha e deu para aproveitar bastante Koh Phi Phi e os passeios que ela tem para oferecer. Mais tempo que isso seria para aproveitar algumas praias que necessitam de trilhas por lá, fazer os tours com mais calma ou então repetir algum ponto alto de Phi Phi.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
O azul de Maya Bay me surpreendeu e justificou toda a fama que a praia tem

Roteiro de 4 dias em Koh Phi Phi

Minha sugestão de roteiro para quem tem 4 dias em Koh Phi Phi seria:

  • Dia 1: Passeio de caiaque + curtir Loh Dalum
  • Dia 2: Mergulho + Long Beach
  • Dia 3: Gold Day Tour (passeio completão para conhecer outras ilhas da região e também algumas praias famosas, como Maya Bay)
  • Dia 4: Passeio de Long Tail + tarde no hotel ou praia da ilha ou trilha para o mirante

Onde ficar em Phi Phi

A ilha é relativamente pequena e dá para chegar em todas as praias e regiões a pé. Em Koh Phi Phi você vai encontrar resorts incríveis à beira-mar, mas também pousadas simples e hostels econômicos.

Aqui estão as nossas sugestões baseadas em avaliações do Booking:

Veja aqui mais hotéis em Koh Phi Phi

Nós ficamos no PP Princess Resort e foi uma das melhores hospedagens do nosso roteiro. O quarto do hotel era ótimo, mas o ponto alto era o café da manhã à beira mar e a piscina maravilhosa também com vista da praia.

Koh Phi Phi – O que Fazer? | Ideias Na Mala
Piscina delícia do PP Princess Resort

A praia do hotel é Loh Dalum Beach, uma das mais tranquilas e bonitas de Phi Phi. É de lá que se pode alugar um caiaque e ir remando até a Monkey Beach (super indico!); e também onde à noite acontece o agito – mas, um pouco mais longe do hotel, então barulho não foi um problema. Recomendo a hospedagem!

Reserve aqui o PP Princess Resort

Planejando a sua viagem para a Tailândia

Por último, mas não menos importante: o seguro viagem. A Tailândia não exige o seguro viagem para os seus turistas, porém, o seguro é indicado em qualquer viagem internacional– ainda mais em um destino com língua, cultura e costumes tão diferentes.

Um bom seguro viagem vai te salvar de algumas ciladas como malas extraviadas e voos cancelados. Além de evitar, claro, maiores problemas caso você necessite uma consulta médica.

Por aqui, recomendamos os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

O site compara os seguros e te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem. Use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seguro.

Faça sua cotação de seguro

E aí, gostou das nossas dicas de Koh Phi Phi? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Koh Phi Phi
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *