Krabi, Phi Phi ou Phuket: em qual ficar na Tailândia?

Se você está planejando um roteiro pela Tailândia, com certeza ele inclui Krabi, Phi Phi ou Phuket. O destino é conhecido por seu povo sorridente, cultura extremamente rica e, claro, praias excepcionais. Aqui, vamos te contar as diferenças e especificidades de Krabi, Phi Phi ou Phuket para facilitar a sua decisão de onde ficar (com base em experiência própria, é claro).

Falando especificamente do litoral, a Tailândia tem diferentes pontos para conhecer e até se hospedar, e, para os turistas, existem três principais: Krabi, Phi Phi e Phuket. Mas, em qual deles ficar? E quanto tempo em cada um? Será que vale a pena dividir o roteiro entre todos? Prometo sanar todas as principais dúvidas. Vamos nessa?

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
A Railay Beach, uma das praias de Krabi, ganhou meu coração

Para facilitar a sua navegação por esse post, preparamos um menu clicável para você ir direto ao ponto:

Krabi, Phi Phi ou Phuket: entendendo o litoral da Tailândia

Geralmente, um bom roteiro pela Tailândia inclui Bangkok, a capital do país, Chiang Mai (que fica para o norte) e as ilhas paradisíacas (que estão no sul). As ilhas mais famosas estão na costa do Mar Andaman – como Phuket e Phi Phi e a região de Krabi.

Mas, isso não significa que a outra costa da Tailândia não possui belas praias. Dentre as ilhas no Golfo da Tailândia estão Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao – também muito bonitas, mas menos visitadas.

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Koh Phi Phi tem alguns dos pontos mais famosos da Tailândia. Na foto, a baía de Pileh Lagoon

Se você possui até 20 dias para o seu roteiro na Tailândia, eu indicaria focar na capital Bangkok, o norte (Chiang Mai e Chiang Rai) e as ilhas do Mar Andaman – que são as paisagens mais típicas do país e cumprem o papel muito que bem. Com mais tempo, vale a pena esticar até a outra costa e incluir o Golfo da Tailândia (isso porque o trajeto para lá demanda mais tempo (um voo rápido ou mais de 6 horas de carro).

Curiosidade: “Koh” significa ilha em tailandês – daí essa palavrinha aparecer em tantas praias.

Krabi

Vamos começar falando de Krabi que, como você pode perceber pelo nome (que não tem Koh), não é uma ilha. A província fica na costa oeste do sul da Tailândia, tem um aeroporto que recebe voos diários de Bangkok, então é fácil de encaixar no roteiro.

Krabi é conhecida por seus penhascos íngremes, uma ótima atração para os amantes de escalada. A província também abriga mais de 100 pequenas ilhas ao seu redor.

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Pakbia, uma das das paradas do passeio “4 Islands + Hong Islands”, que saiu de Railey

Krabi possui muitas opções de hospedagem e, ao mesmo tempo que isso amplia o seu leque, também aumenta o risco de ficar em um local não tão bacana. Ao Nang, a praia do centro, é uma das melhores pedidas para quem quer se hospedar em Krabi por sua ótima infraestrutura turística.

Aqui, os valores são um pouco mais baixos que as mais turísticas Koh Phi Phi e Phuket. De Krabi também saem passeios para as principais ilhas e praias da Tailandia, inclusive Phi Phi.

Railay Beach

Para mim, o ponto alto de Krabi é Railay Beach. A praia fica a 10 minutos de Ao Nang, centro de Krabi, porém o acesso se dá apenas por barco. A estrutura da praia é bem mais rústica, mas suficiente. O centro é pequenininho, com ruas de terra e areia, e você faz tudo a pé. Um charme total!

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Railay Beach
Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Centrinho de Railey super charmoso e com boas opções de restaurantes e bares

Se você é do tipo que gosta de curtir uma vibe mais calma e praiana, Railay é para você (me lembrou Caraíva, inclusive). Uma opção bacana também é ficar hospedado em Krabi e dedicar um dia para curtir Railay.

Railay possui 4 praias:

  • Railay West: principal praia e por onde chegam os barcos;
  • Railay East: do outro lado da principal, com uma grande faixa de areia e cenário perfeito;
  • Tonsai Beach: a mais vazia de todas, mas com muitas pedras nas águas;
  • Phra Nang Beach: a mais famosa de Railay. Cercada por penhascos, o cenário aqui é paradisíaco. É nela que está a Princess Cave, caverna cheia de oferendas em homenagem à antiga deusa da fertilidade. Spoiler: para mim, a praia mais bonita da Tailândia.

Vale a pena ficar em Krabi?

Sim. A logística para chegar até Krabi é relativamente fácil e você consegue matar boa parte dos seus passeios saindo daqui (Hong Islands, 7 Ilhas ou 4 Ilhas). Por outro lado, eu indicaria ficar hospedado em Railay. Foi o que eu fiz e recomendo de olhos fechados para quem curte uma vibe mais roots. Fiquei 3 diárias lá e teria fácil ficado mais.

Onde ficar em Krabi?

Para quem decidi ficar hospedado em Krabi, Ao Nang é uma das melhores pedidas por estar ao centro da região e com boas opções de hotéis e restaurantes. Para quem prefere uma vibe mais roots, Railay pode ser uma ótima hospedagem.

Veja aqui mais opções em Krabi

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Piscina do hotel Railay Phutawan Resort

Nós ficamos hospedamos no Railay Phutawan Resort e eu gostei bastante. Ele fica no alto de Railay, então tem uma vista deslumbrante da piscina com borda infinita. O café da manhã era super caprichado e os quarto excelente. Como fica no alto, eles disponibilizam transfer gratuito para a praia.

Ilha de Phi Phi

Phi Phi tem que estar no seu roteiro! As ilhas ficam entre Phuket e o continente, e são os cartões-postais da Tailândia.

Koh Phi Phi é a ilha mais famosa do país (e talvez a que fique mais lotada, especialmente na alta temporada), mas mesmo assim tem uma vibe muito legal. Você faz tudo a pé em Phi Phi e tem uma ótima variedade de restaurantes, hospedagens e também serve como base para os principais passeios de barco da Tailândia. Para os amantes do mar, é em Phi Phi também o melhor ponto para fazer mergulho na Tailândia.

Phi Phi se divide em duas ilhas: Koh Phi Phi Don (onde estão os hotéis e restaurantes) e Koh Phi Phi Leh (uma reserva natural onde fica a famosa Maya Beach).

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Phi Phi é bem pequena e vista do alto pode facilitar a compreensão. Do lado direito, Tonsai Bay, e do lado esquerdo, Loh Dalum

A ilha possui diversas praias para se conhecer e tem para todos os gostos: algumas mais próximas do centro, onde você pode chegar a curtas caminhadas, e algumas mais distantes e mais desertas (que demandam trilhas ou taxi boat). Tonsai Bay, Loh Dalum e Long Beach são as mais famosas.

Em Koh Phi Phi é onde fica a sede da Phi Phi Brazuca, uma agência brasileira de passeios na Tailândia. Então, você tem todo o suporte que possa precisar com guias que falam português. Lá também tem um único bar que serve cerveja bem gelada (nos moldes do Brasil) e uma vida noturna agitada.

Vale a pena ficar em Phi Phi?

Com certeza. Se você tiver tempo para apenas uma base no litoral, escolha ficar em Phi Phi. A ilha é um pouco maior que Railay, por exemplo, mas, ainda assim, tem um clima praiano delícia e que vale a pena conhecer. Comida bem gostosa (e barata!), opções de hospedagens para todos os gostos e saída para alguns dos principais passeios da Tailândia (e mergulho).

Phi Phi é a melhor base para se hospedar dentre as ilhas.

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Loh Dalum Bay, em Koh Phi Phi

Onde ficar em Phi Phi?

Dificilmente você ficará mal hospedado em Phi Phi já que a ilha é pequena e você faz tudo a pé. Talvez seja uma boa oportunidade de ficar hospedado em um resort à beira-mar (foi o que fizemos e eu adorei) por um preço razoável.

Nós ficamos no PP Princess Resort e foi uma das escolhas mais acertadas da viagem. O quarto do hotel era ótimo, mas o ponto alto era o café da manhã à beira mae e a piscina maravilhosa também com vista da praia. A praia do hotel é uma das mais tranquilas e bonitas de Phi Phi e pertinho de tudo. Recomendo!

Veja aqui mais opções de hotéis em Phi Phi

Ilha de Phuket

Phuket é a maior ilha da Tailândia. Lê-se: cara de cidade grande. Lá, a locomoção precisa ser de carro ou tuk-tuk e os preços são mais elevados. Para se ter uma ideia, em Phuket tem até um aeroporto internacional.

A ilha também é famosa por sua vida noturna agitada e o ponto mais famoso por lá é a Patong Beach (uma espécie de Khao San Road, de Bangkok), onde a exploração sexual reina. Caminhei por menos de 2 minutos na avenida principal e quis sair correndo de lá.

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala v
Ponto alto do passeio de James Bond Island (que não me encantou tanto assim)

O ponto alto de Phuket é que sai de lá o passeio para a James Bond Island, ilha que foi cenário para o filme “007 – O Homem Com A Pistola Dourada”, de 1974. Muita gente tem esse passeio como imprescindível, então a passagem por Phuket é essencial para quem quer conhecer a ilha (eu, confesso, que de todos os passeios que fiz na Tailândia, esse foi o que menos me surpreendeu).

Para quem prefere algo mais tranquilo e menos turístico, de Phuket sai também um passeio para a Similan Island, um arquipélago composto de 9 ilhas de deixar qualquer um babando.

O tour é bem cansativo (já que são quase 4 horas apenas de deslocamento), mas eu achei que valeu a pena. Foi meu último passeio na Tailândia e encontrei uma beleza diferente de tudo o que havia visto até então (águas mais semelhantes ao Caribe, diria).

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
A água de Similan Island me surpreendeu muito por seu azul. Foi o passeio que mais gostei durante minha estadia em Phuket

Vale a pena ficar em Phuket?

Depende. Se você quer muito fazer o James Bond Island e não encontrar o passeio saindo de nenhum outro lugar, você tem que incluir Phuket na jogada.

Agora se você tem menos tempo disponível (ou não faz questão de fazer esse tour – que é super turistão), eu diria que não vale a pena ficar em Phuket. Eu fiquei 3 diárias em Phuket e trocaria fácil essas por mais 1 em Railey e 2 em Phi Phi. No fim, Similan que fechei de última hora, salvou a minha passagem por lá.

Onde ficar em Phuket?

Phuket é a maior ilha da Tailândia, então tem diferentes opções de hospedagens. Eu decidi ficar na praia de Kata, que diziam ser a praia mais bonita de lá (e, de fato, é bonita), porém longe do centro. Fizemos uma seleção a partir das avaliações dos hotéis.

Veja mais opções de hotéis em Phunket

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Praia de Kata e vista do Katathani Phuket Beach Resort

Eu fiquei hospedada no Katathani Phuket Beach Resort e realmente valeu a pena. O café da manhã era extremamente farto, o quarto confortável e as acomodações incríveis. O ponto alto ficou para a praia do hotel que era bem bonita, com uma piscina e areia de cadeiras em frente.

Como se locomover entre as ilhas da Tailândia?

Para se locomover entre as ilhas é preciso pegar um ferry ou speed boat. Os trajetos de Phuket/Phi Phi e Krabi/Phi Phi demoram de 1 a 2 horas (a depender da velocidade da lancha e/ou barco).

Em Phi Phi, o píer é um só e se chama Tonsai Pier. Em Phuket, os barcos partem do Rassada Píer, e muitas empresas oferecem traslado do hotel até lá. Já em Krabi, os portos de Marina, Klong Jilad, Kongkha e Nopparat Thara atendem a rota, sendo Ao Nang o mais recomendado. Por fim, Railay Beach utiliza o píer chamado Railay.

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Ilhas Tup e Mor, uma das paradas do passeio “4 Islands + Hong Islands”, que saiu de Railey

Os valores giram em torno de 450/500 Baht para os ferrys (mais lentos) e 700/850 Baht para os speed boat (mais rápidos). Você pode comprar os bilhetes direto nos píers das ilhas ou então antecipado no site da Phi Phi Brazuca.

Quanto tempo ficar em Krabi, Phi Phi ou Phuket?

Um roteiro completinho pela Tailândia demanda de 15 a 20 dias. Mais do que isso é um sonho (e você consegue incluir lugares menos turísticos) e menos você precisará selecionar melhor o que quer conhecer.

Se precisar excluir um destino do seu roteiro, eu tiraria Phuket, que é uma ilha muito grande e urbana (quase que sem características praianas). Ela é bem extensa, então você vai “perder” muito tempo nos deslocamentos. E, talvez o ponto crucial, a maioria dos passeios que você faria em Phuket, também saem de Krabi.

E, se precisar escolher apenas uma ilha para ficar, eu recomendo Phi Phi que tem uma estrutura ótima para turísticas e de lá saem passeios para as praias mais bonitas da Tailândia.

Roteiro de 18 dias pela Tailândia

No meu roteiro de 18 dias pela Tailândia, eu dediquei:

  • 3 dias em Railey
  • 4 dias em Koh Phi Phi
  • 3 dias em Phuket

Essa divisão deu conta de todos os principais passeios pelas ilhas (e ainda consegui abraçar Similan Islands). O que teria feito diferente? Teria tirado Phuket da jogado e curtido um pouco mais de Krabi e/ou Koh Phi Phi.

O que ficou faltando: Koh Lipe

Além disso, outra opção de divisão de dias nas ilhas em um roteiro de 20 dias na Tailândia teria sido tirar Phuket da jogada e incluído Koh Lipe, uma ilha localizada no extremo sul da Tailândia, quase na fronteira com a Malásia, no Mar de Andaman.

Koh Lipe ficou conhecida por uma beleza paradisíaca e ainda quase que intocável. Bem mais tranquila. Para chegar a Koh Lipe é necessário pegar um barco a partir de Koh Phi Phi (aproximadamente 4 horas de viagem), Krabi (cerca de 4 horas e 30 minutos) ou Phuket (aproximadamente 5 horas).

Planejando a sua viagem para a Tailândia

Por fim, mas não menos importante: o seguro viagem. A Tailândia não exige o seguro viagem para os seus turistas, porém, o seguro é indicado em qualquer viagem internacional– ainda mais em um destino com língua, cultura e costumes tão diferentes.

Um bom seguro viagem vai te salvar de algumas ciladas como malas extraviadas e voos cancelados. Além de evitar, claro, maiores problemas caso você necessite uma consulta médica.

Krabi, Phi Phi ou Phuket? | Ideias na Mala
Phra Nang Beach, em Railey

Por aqui, recomendamos os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

O site compara os seguros e te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem. Use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seguro.

Faça sua cotação de seguro

E aí, deu para entender a diferença entre Krabi, Phi Phi e Phuket? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Tailândia
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *