México: Dia de los muertos em Pátzcuaro

Pátzcuaro é um dos melhores lugares do México para ver e viver a Festa do Dia de Los Muertos. Veja como chegar, o que fazer e como aproveitar o Dia de Los Muertos em Pátzcuaro ao máximo!

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Texto e imagens: Mayra Polo

Viver um dia de los muertos de verdade é uma experiência incrível mesmo para um Mexicano. Ano passado tive a chance de passar o dia dos Muertos em Pátzcuaro, que assim como o estado de Oaxaca, é considerado um dos melhores lugares do México para viver esta tradição. Neste post dividirei com vocês os melhores momentos da celebração, assim como dicas do que ver e fazer em Pátzcuaro. Vamos nessa?

Se você quer saber mais sobre o dia de los muertos e entender um pouquinho sobre as tradições, leia este post.

Onde fica Pátzcuaro?

Pátzcuaro é uma pequena cidade no estado de Michoacán (sudoeste do México)
Veja a localização exata no Google Maps:

Como chegar em Pátzcuaro?

Para chegar em Pátzcuaro, o primeiro passo é chegar em Morélia, a capital do estado de Michoacán, e acessível a partir da Cidade do México e das grandes cidades Mexicanas por meio de vôos (cerca de uma hora da Cidade do México) ou ônibus (a viagem dura em torno de 4 horas).

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Rua de Morelia enfeitada com uma Catrina

Chegando em Morelia, uma cidade grande e de arquitetura colonial que também vale a visita, sugiro que você alugue um carro para percorrer os 45 minutos de estrada que separam as duas cidades.

Quem não quiser alugar carro pode pegar um táxi, ou tentar se aventurar pelas linhas de ônibus locais (algo que eu que sou Mexicana não fiz e não recomendo :P). (Infelizmente o Uber ainda não está disponível nessa região do México.)

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Morelia, a capital de Michoácan

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Catedral de Morelia

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Aqueduto de Morelia

Dica de segurança
No estado de Michoacán é melhor evitar as estradas durante a noite pois pode ser um pouco perigoso. No Dia dos Mortos é mais tranquilo porque a tradição é algo forte e todo mundo participa, ou seja, você verá muita gente na rua. Fora deste período, andar a noite sozinho não é recomendável.

Quantos dias?

O dia dos mortos acontece nos dias 1 e 2 de novembro, mas para curtir a região como um todo, a dica é chegar em Morélia de 2 a 3 dias antes, curtir a região, e em seguida ficar 2 ou 3 dias em Pátzcuaro.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Catrina bem enfeitada

Onde ficar em Pátzcuaro?

Apesar de pequenina, Pátzcuaro tem uma rede hoteleira bem ampla com opções para todos os gostos e bolsos. A partir de USD 15 por noite você descola uma pousadinha, mas quem prefere algo mais bacana há também hotéis boutiques ótimos!

Aí vão algumas boas opções de hospedagem em Pátzcuaro:

Veja mais outras opções de hotéis e pousadas no Booking.com

Reserve com antecedência

Vale falar que o Dia dos Mortos é ums dos feriados que mais movimentam a cidade, assim, a minha dica é reservar seu hotel com antecedência ou você corre o risco de ficar sem. Por não conseguir um hotel, muita gente vai e volta de Morélia (cerca de 40 minutos no volante em plena madrugada), mas o ideal é ficar em Pátzcuaro.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Catrina (representação de caveira) feita de cactus

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Altar simulando um cemitério

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Altar no centro da cidade

Como funciona o dia de mortos em Pátzcuaro?

Em Pátzcuaro a celebração festa dos mortos fortalece os laços familiares e da comunidade já que a família toda participa em todos os preparativos nas casas, nas ruas, e nos cemitérios. A primeira festa acontece no dia 1 de Novembro em memória das crianças e no dia seguinte acontece a festa em memória dos adultos.

A cidade de Pátzcuaro pode ser dividida em duas partes: o centro histórico (onde há uma feirinha caprichada, altares em homenagem aos mortos na praça central e palco com danças típicas) e a ilha de Janitzio (uma das ilhas do Lago Patzcuaro, e onde acontece boa parte da programação da cidade.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Enfeite no centro da cidade

A programação do Dia de los Muertos de Pátzcuaro acontece tanta durante o dia (antes da meia noite), como depois da meia noite. Veja abaixo um resumão dos principais acontecimentos e dicas do que fazer.

Antes da meia noite

O Dia de los Muertos de Pátzcuaro é uma tradição antiga, que passa de geração para geração e que é levada a sério. A programação é bem completa com direito a danças típicas, comidas típicas e muitas barraquinhas vendendo artesanatos na praça principal. Durante a noite do 1 de novembro a ilha de Janitzio é iluminada com velas, as ruas ficam repletas de gente vendendo comidas típicas e há movimento a noite toda.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Ilha de de Janitzio

Para comemorar, acontece uma procissão noturna com as canoas iluminadas por velas no lago com direito a música. As canoas transportam comidas e bebidas para dar as boas vindas para aqueles que voltam da morte, e que são a grande razão da celebração.

O espetáculo é muito lindo e muito tradicional, o chato é que as vezes a neblina desce forte e acaba atrapalhando um pouco a visibilidade.

Chegue cedo!

As pessoas começam a chegar em Pátzcuaro no dia primeiro de novembro, e já no finalzinho da tarde a cidade fica bem lotada. Assim, recomendo que você chegue um dia antes para ver a cidade um pouco menos cheia e acompanhar a movimentação toda.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Docinhos típicos do festival: calaveritas e tumbas de açúcar

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Altar de dia dos mortos

Como começar?

Eu se fosse você começaria o dia vendo os altares da praça principal, seguida por um paseio pela feirinha de artesanatos. Aproveite para se esbaldar com as comidas típicas (tem muita coisa gostosa – veja minhas dicas no final do post) e assistir as apresentações de música e dança!

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Apresentação de dança típica

Depois da meia noite

Depois de meia noite o programa é visitar os cemitérios. Sim não e brincadeira ! Visitar um cemitério no dia e mortos, por mais macabro que pareça, é uma experiência inesquecível, especialmente a noite.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Visita noturna ao cemitério de Pátzcuaro

Durante o dia, ou no comecinho da noite as famílias locais vão aos cemitérios e colocam velas sobre as tumbas, segundo a tradição as velas são uma forma de iluminar o caminho das almas para o seu retorno a casa. E pra celebrar o retorno do ente querido, as tumbas são cobertas com comidas e coisas que a pessoa gostava, como se fossem um altar de dia dos mortos.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Tuba decorada com altar de dia dos mortos

Na madrugada do dia 2 de novembro é que a verdadeira festa acontece, os cemitérios ficam iluminados muitas velas, e algumas famílias até dormem por lá. (E antes que você me pergunte, sim, no dia do mortos os cemitérios ficam abertos 24 horas). Durante as “veladas” são contratados grupos de musica como mariachi, etc para tocar as músicas preferidas dos mortos no pé da tumba.

Dia de los muertos em Pátzcuaro Dia de los muertos em Pátzcuaro

Como expectador você pode acompanhar toda essa celebração de perto. E não se preocupe tem muita gente por lá que vai apenas assistir o ritual. Vale só ter muito respeito as famílias que estão celebrando o retorno dos seus entes queridos.

Como chegar em Janitzio?

Grande parte da celebração de dia de los muertos ocorre na ilha de Janitzio, que fica no meio do lago de Pátzcuaro. Para chegar lá pegue um barquinho (os barcos são uma graça) do cais do centro de Pátzcuaro. O trajeto de ida volta e barco custa 60 pesos (3.5 dólares aprox.) e com o ticket em mãos vocês pode voltar a hora que quiser. Só vale ficar de lho no horário do último barco pra não ficar preso na lha :P. (Em geral, há saídas  cada 15 minutos).

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Para os menos aventureiros, vale ir a Janitzio na manhã do dia 2 de novembro e visitar a ilha. As vistas são lindas e em um par de horas dá para conhecer o principal. Leve a câmera/ celular carregado para tirar várias fotos lindas no trajeto.

Prepare-se para enfrentar degraus

Para conhecer Janitzio você terá que enfrentar muitos degraus, assim vale calçar algo bem confortável.

O que fazer em Janitzio?

A ilha de Janitzio está repleta de restaurantes que servem comida local, lojinhas de artesanato e uma estátua de Morelos (herói da independência mexicana), você pode subir na estátua e ter vistas lindas da região.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Restaurante Omekua em Janitzio

Estátua de Morelos

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Estátua de Morelos na Ilha de Janitzio

E oha só a vista lá do alto…

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Vista do alto da estátua de Morelos

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Vista do lago de Pátzcuaro

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Pesca de Charales

E claro, acompanhar os barcos de pescadores locais pescando os Charales (peixe típico da região) é uma experiência bacana e que rende fotos maravilhosas.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Pescador de charales

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Pescador com Pátzcuaro no fundo

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Barcos de pesca formando um círculo

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Nesta foto dá pra ver bem o círculo

O que fazer durante o dia em Pátzcuaro?

Além de curtir a parte noturna do Dia dos Mortos, vale tirar as manhãs para conhecer a cidade é bem bonita e tem algumas atrações turísticas interessantes. Aí vão os principais pontos turísticos de Pátzcuaro.

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Casa de los 11 patios

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Templo el sagrario

Dia de los muertos em Pátzcuaro

Vista do alto do mirante de Pátzcuaro

Comidas Típicas de Pátzcuaro

Aproveite sua ida a Pátzcuar para provar várias comidinhas locais deliciosas:

  • Pescado blanco: Peixe branco local;
  • Mole: Molho feito de diferentes ingredientes típicos do México, incluindo chocolate;
  • Gorditas: Uma especie de pão doce vendido nas ruas;
  • Charales: São pequenos peixes fritos. Você pode optar pelos fritos sem nada ou fritos como pimenta. E como toda comida de rua, se você tem estômago sensível, vale evitar! Caso contrário, mande ver e se esbalde!
Dia de los muertos em Pátzcuaro

Artesanatos típicos e Gorditas a venda na ilha de Janitzio

Alguém aí já passou o Dia dos Mortos no México e quer dividir a experiência com a gente?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Pátzcuaro 


Guarde este post no Pinterest!

Saiba como é o dia dos Mortos em Pátzcuaro, um dos melhores lugares ara curtir a celebração de Dia e los muertos no México

 

Veja também:

Cidade do México

Outras regiões


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

 

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.