Napa Valley: degustação de vinhos na Artesa

Saiba como é a degustação de vinhos na Artesa em Napa Valley, uma vinícola linda com arquitetura interessante, bons vinhos e vistas incríveis da região!

Como é a degustação de vinhos na Artesa em Napa Valley

A Artesa fica numa área bem montanhosa de Carneros – uma região entre Napa e Sonoma Valley – famosa por produzir vinhos do tipo chardonnay, pinnot noir e Pro Secco (sparkling wine). A subida para a vinícola corta uma serie de vinhedos e vai revelando a cada curva suas belezas, lá de cima é difícil distinguir onde começa a vinícola e onde acaba a montanha.

Com uma arquitetura linda e uma das melhores vistas de Napa Valley, a Artesa é um tiro certeiro para quem quer ter uma experiência de degustação de vinhos bem diferente do comum. Um lugar que adorei visitar e não vejo a hora de repetir.

Arquitetura

A Artesa foi construída em harmonia com a paisagem local e muitos dos seus pisos estão no subsolo – ou seja – dentro da montanha. Esses detalhes arquitetônicos bacanas vão se revelando aos poucos, do momento que você estaciona o carro até a saída da vinícola.

Artesa - Napa Valley
Artesa

Artesa - Napa Valley

Artesa - Napa Valley

Artesa - Napa Valley

Um toque de arte

Chegando no estacionamento, começam os toques artísticos: uma fonte estilosa cercada por pequenas esculturas metalizadas (repare no formato pouco usual da água e se quiser capriche nas fotos) e uma escultura repleta de placas de acrílico de diversas cores e formatos.

Vai dormir em Napa Valley? Veja aqui nossas dicas de onde ficar!

Artesa - Napa Valley
Escultura colorida na Artesa em Napa Valley
Artesa - Napa Valley
Fonte na Artesa

Artesa - Napa Valley

Vistas incríveis

Em seguida suba as escadas rumo ao centro de visitantes, lá do alto você terá vistas incríveis – e pasme – num dia claro dá até para ver as pontes e o Skylink de San Francisco. Antes de entrar, dê uma volta para curtir a vista e os espelhos d’água, um de cada lado da escada.

Artesa - Napa Valley
Vistas da Artesa

Artesa - Napa Valley

Artesa - Napa Valley 1

Ah, e quase esqueci de contar que a Artesa é do mesmo grupo Espanhol que produz a Cava Codorñiu. Ao chegar em Carneros o grupo tentou focar nos vinhos espumantes, mas com o passar dos anos decidiu investir nos vinhos convencionais. A Artesa ainda produz espumantes, mas usa a estrutura da Mumm para viabilizar a produção.

Artesa - Napa Valley
Champagne da Codorniu

O Centro de visitantes da Artesa

A parte interna da vinícola é tão interessante quanto o exterior. Destaque para o espelho d’água com uma linda estátua de Madonna com Cristo no colo no centro e envolta por elementos vermelhos. Na parte de dentro do centro há um balcão de degustações, o ponto de encontro dos tours e uma varanda caprichada que é meu ponto preferido da vinícola.

Artesa - Napa Valley
Estátua da Madonna no centro de visitantes da Madonna
Artesa - Napa Valley
Centro de visitantes

Artesa - Napa Valley

Quer saber o que eu mais curti na Artesa?

Fazer uma degustação de vinhos para escolher um preferido (eu geralmente divido esta degustação para não pesar no orçamento) e comprar uma garrafa para beber na varanda. Se você já sabe o tipo de vinho que costuma gostar, dá para ser cara de pau e pedir: “posso experimentar entre X e Y” para escolher um deles e comprar uma garrafa? Se o balcão estiver vazio e se o atendente for gente boa, ele fará isso com prazer e de quebra aí irá te explicar o que cada vinho tem de especial. Eu como curto aprender sobre os vinhos geralmente pago a primeira degustação e a garrafa.

Planejando sua visita

Existem duas formas de visitar a Artesa:

a) Fazer uma degustação de vinhos no balcão

b) Fazer um tour guiado pela vinícola.

O tour parece ser bem interessante, mas ainda não tive a chance de fazer. Então vou focar a parte descritiva do post na degustação de vinhos e darei infos básicas para quem pretende fazer o tour. Combinado?

Artesa: Degustação de vinhos no balcão

O salão de degustações da Artesa está aberto diariamente das 10:00 às 17:00 e para as degustações no balcão, não é preciso – e nem possível – reservar. É só aparecer no balcão, escolher o tipo de degustação desejado e provar os vinhos deliciosos da casa.

Artesa - Napa Valley
Degustação do vinho no balcão

Agora se você deseja fazer ou tour ou uma das experiências de degustação + harmonização com comidinhas e chocolates, é importante reservar com antecedência.

Quanto custa?

  • Degustação de vinhos reserva no balcão: 25 dólares + taxas – inclui 5 vinhos diferentes
  • Taça de Pro Secco: 12 dólares + taxas

Qual a dinâmica?

O atendente te dará uma lista com muitos tipos de vinhos diferentes – classificados por tipo de uva e safra – você poderá escolher até 5 deles. Ao servir os vinhos – dependendo do quão cheio estiver o balcão – o atendente vai te contar um pouco da história do vinho, safra e as uvas. Quanto mais vazio estiver o balcão, mais legal será o papo e maiores as suas chances de aprender bastante. E na dúvida, pergunte! Os caras são bem treinados e sabem muito de vinho!

Artesa - Napa Valley
Vinhos da Artesa

O que provar?

A degustação inclui 5 vinhos diferentes, dos quais, eu provaria pelo menos um branco (ou se você preferir o Pro Secco da casa). Minha sugestão de branco é o Sauvignon Blanch, que eu achei mais aromático e muito mais gostoso que o espumante. E caso você curta os brancos, pode também provar o Albariño” – típico vinho espanhol – a Artesa é uma das poucas vinícolas de Napa que produz essa variedade.

Em seguida foque nos vinhos tintos: Pinot Noir, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. Os cabernets são vinhos fortes e amadeirados, se você gosta deles, Napa é o lugar certo.

Dica: para quem vai de casal a dica é pedir vinhos diferentes e dividir as degustações. Assim, vocês experimentam mais vinhos.

Vinhos & Tapas Espanholas ou vinhos e chocolates

Um diferencial bem legal da Artesa é oferecer experiências que combinam os vinhos da casa, com tapas espanholas ou chocolates artesanais. Essas experiências tem hora para começar e devem ser agendadas com antecedência. (E para aproveitar a experiência, um inglês -pelo menos – intermediário, é mais do que recomendado.

Veja aqui os tipos de degustação e tours que serão oferecidos durante a sua visita.

Um vinhozinho na varanda

Sei que já falei dessa experiência mas vale ressaltar. Poucas coisa em Napa são tão gostosas quanto um vinhozinho (ou um Pro Secco) com essa vista incrível! Recomendo MUITO.

Artesa - Napa Valley
Vinhozinho na varanda da Artesa

Tour guiado + degustação na Artesa

A Artesa tem tours diários com saídas às 11:00 e as 14:00 que duram cerca de uma hora e percorrem todo o prédio mostrando brevemente a estrutura da vinícola. Esses tours custas $25,00 e devem ser reservados com antecedência pelo site da Artesa.

Além dos tours básicos, a vinícola volta e meia oferece tours especiais focados em uma safra específica, peças de arte em exibição na vinícola e etc. Vale conferir o calendário e ver se tem algo que te interessa.

Artesa - Napa Valley

Com o que combinar: vinícolas bacanas próximas a Artesa

A Artesa fica perto Domaine Carneros (parte do grupo francês tattinger) – 1240 Duhig Rd, Napa- uma vinícola linda e HIPER disputada (reserve com antecedência) e da Etude (1250 Cuttings Wharf Rd, Napa) uma vinícola pequenina e com alguns dos vinhos mais delicados de Napa (adoro e recomendo).

Etude Wines - vinho Rose
Etude Wines – vinho Rose

Detalhes práticos para organizar sua visita:

Como chegar?

Endereço: 1345 Henry Rd, Napa, CA

Dicas para se dar bem em Napa Valley

  • Guia de Napa Valley: Nesse post você encontrará todas as dicas do Ideias na Mala de Napa Valley: como chegar, principais vinícolas, passeios e até dicas de onde comer.
  • Guia de hotéis: Conheça as cidades de Napa, saiba onde ficar e veja muitas boas dicas de hotéis.

Não esqueça do seguro viagem

Não conte com a sorte, pois viajar sem um bom seguro apenas por questões de economia podem fazer “o barato sair caro”. Não se aventure a toa, imprevistos podem acontecer e é muito chato ter que lidar com a burocracia no caso de um extravio de bagagem, por exemplo, ou até mesmo arcar com os custos de um atendimento hospitalar, se necessário.

Nós recomendamos um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato. Nós usamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros te oferecendo uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices, para você se preocupar unicamente em escolher o melhor custo x benefício.

Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, curtiu as dicas?

Alguém aí já foi na Artesa e quer dividir com a gente o que achou?

Guarde esta dica no Pinterest!

Degustação na Artesa

Veja também: 

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

E aí, curtiu as dicas?

Alguém aí já foi na Artesa e quer dividir com a gente o que achou?

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Comentários (2)

Olá!!
Onde se hospedar em Napa Valley?

Oi Anna,
Muito. Até escrevi um post sobre o assunto!
Veja aqui onde ficar em Napa!
Beijos

Deixe o seu comentário