Nova York: Aprenda como usar o metrô!

O metrô de Nova York é SUPER prático, barato e conveniente, basta aprender um ou dois truques básicos para rodar a cidade todinha de metrô. Nesse post compilei as dicas da querida Fefê Lagoa (@FernandaLagoa) e acrescentei um ou dois pitacos que aprendi durante esta última estada. No começo você terá que pensar um pouquinho, mas na segunda ou terceira usada você se acostuma e vira um pró!

como usar o metrô em nova york

Quanto Custa?

A viagem unitária de metrô em Nova York custa $3,oo (+ $1,00 do cartão que você precisa comprar para encher e esvaziar), e o preço de uma semana de metrô ilimitado é $31, ao menos que você tenha super poucos dias em Nova York, ou pretenda fazer tudo a pé, vale a pena comprar o bilhete semanal.

Metrô de Nova York - Safari Fotográfico

Ticket unitário = 3,00 & Ticket semanal = 31,00

como comprar o bilhete?

Grande parte das estações de metrô de Nova York não tem um guichê com atendente, assim, provavelmente você terá que encarar uma dessa maquininhas (velhas porém espertas) de comprar bilhete.

Máquina Metrô - Nova York
Maquininha velha do metrô: prazer!

1 – Clique na tela para começar. (Essa imagem intimidadora no inicio da tela está explicando que é ilegal vender cartões de metrô em Nova York, sob pena de prisão. )

Máquina Metrô - Nova York

2- Selecione a lingua desejada: Inglês, espanhol, italiano ou chinês.

Máquina Metrô - Nova York

3- Escolha o tipo de transação que você quer fazer: selecione a opção da direita “Get a new card”

Máquina Metrô - Nova York

4- Selecione o tipo de cartão que você deseja comprar: Regular ou Ilimitado (Unlimited Ride). Caso você queira comprar o bilhete de uma semana, selecione a opção ilimitada (da direita)

Máquina Metrô - Nova York

5- Selcione o bilhete de 7 dias ($31 + $1,00 do cartão) ou 30 dias ($116,50 + $1 do cartão).

Metrô - Nova York 8

6- Selecione método de pagamento: Cash (dinheiro), ATM Card (Débito) ou cartão de crédito (Credit Card). Pronto! Agora é só pagar (atenção quem colocar dinheiro porque o troco vem TODO em moedas!), retirar o cartão de metrô e o troco.

Metrô - Nova York 4

como usar o metrô de Nova York passo a passo:

1- Use a entrada certa -Downtown ou Uptown? Pegue um mapa, o primeiro passo é saber onde você está e para onde você vai: Downtown ou Uptown? Downtown é sentido distrito financeiro (Estátua da Liberdade) e Uptown é sentido Central Park. Muitas vezes, o metrô de Nova York tem entradas dos dois lados da rua, uma vai para Uptown (para cima) e outra vai para Downtown. Antes de entrar na primeira porta que você vê pela frente, saiba que lado você quer ir.

Passou pela catraca no sentido errado, e agora?

Caso não haja nenhuma comunicação entre os dois lados da plataforma, o que é comum, quem tem ticket ilimitado poderá sair e dar a volta. Para quem  pagou individual, é preciso pegar o trem no sentido contrário e descer na próxima estação que hajam baldeações, dessa forma você conseguirá atravessar e trocar de lado da plataforma.

2- Veja a estação certa! Sabe aquela história de entrar no primeiro metrô que aparecer? Em Nova York isso não dá certo e é uma grade roubada. Antes de entrar verifique no mapa (ou no Google Maps) onde você vai, e quais as melhores linhas. Muitas vezes basta caminhar um quarteirão para se livrar de uma baldeação ridícula. Em outras palavras, gaste a sola do sapato e economize tempo.

[Quem viaja de celular conectado tem a vantagem de poder consultar no Google a forma mais eficiente de chegar aos lugares, na falta de um celular, o mapa papel, distribuído gratuitamente em todos os hotéis, pois ele funciona muito bem].

3 – Preste atenção, pois mais de uma linha divide o mesmo espaço: o metrô de Nova York tem muitas linhas e direções, nem todas as linhas param em todas as estações (linhas expressas pulam várias), e muitas vezes as linhas bifurcam. Antes de entrar no trem, confira o número ou letra dele. Na dúvida, pergunte!  Quer um exemplo? Vamos pegar a linha vermelha, por exemplo. Repare que ela é 1-2-3. (A amarela é R, N, Q, W, por exemplo). Aí, procure uma estação no mapa. Se tiver do lado o número 1 só pára o trem 1. Se tiver 1-2-3, param os três da linha vermelha. Preste atenção nisso porque os trens expresso pulam estações e vão embora!)

Mapa do metrô de Nova York

Mapa do metrô de Nova York
Imagem: http://web.mta.info/maps/

Veja nesse post as 20 principais atrações de Nova York, e como chegar em cada uma delas!

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (8)

[…] o passe de 7 dias ilimitado do metrô de Nova York mesmo não ficando em NYC os 7 dias, fiz a conta e vi que compensava. A vantagem de comprar o […]

[…] mas juro que logo você se acostuma) pra se virar super bem na cidade. Veja nesse post um passo-a-passo esperto para se dar bem no metrô de Nova York. E para cruzar o Rio, nada como as linhas de […]

Amei de paixão suas dicas do metrô.
Pode ter certeza que tomei isso como um conselho.

Que ótimo Claudia! Aproveite bastante!

Deixe o seu comentário