Patagônia com crianças: melhores passeios na Argentina e Chile

Planejando uma viagem para a Patagônia com crianças? Confira a lista dos melhores passeios com crianças tanto na Patagônia Argentina quanto na Patagônia chilena criada pela Liliane Inglez do Blog Trilhas e Cantos. Lugar maravilhoso é o que não falta nessa viagem!

Texto e imagens: Liliane Inglez 

Um roteiro ideal pela Patagônia pode conjugar dois destinos infalíveis: El Calafate, na Argentina e Puerto Natales, no Chile. Fizemos este roteiro com crianças no verão, em um total de 10 dias e fiz uma seleção dos passeios mais bacanas que fizemos por lá, separados por países:

Patagônia com crianças | Passeios na Patagônia chilena

Navegação no Canal da Última Esperança:

Patagônia com crianças
Canal da Última Esperança

O passeio sai da pequenina Puerto Boris (vizinha à Puerto Natales) e navega em um canal que foi considerado a última esperança de Fernão de Magalhães para encontrar uma passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Só este fato histórico seria suficiente para nos apaixonarmos pelo lugar. Mas o passeio oferece muito mais: é possível avistar cormoranes (pássaros que de longe lembram pinguins) e, com sorte, até leões marinhos. Mas o melhor da viagem é o cordero patagônico servido na Perales, uma autêntica estância patagônica que chegamos de barco.

Patagônia com crianças
Detalhe do Glacier no Canal da Última Esperança – Chile
Patagônia com crianças
Estância Perales

Cueva Del Milodon:

No final do século XIX alguns exploradores encontraram pele, ossos e dentes de uma preguiça gigante, a quem nomearam Milodon. Pois não é que o tal do Milodon se tornou herói local e tem muitos estabelecimentos comerciais com este nome em Puerto Natales? Na caverna há uma réplica em tamanho real da preguiça (2,6 m), bem como fotos, objetos e informações sobre a história.

Patagônia com crianças
Preguiça gigante, o Milodon

Parque Torres Del Paine

Laguna Azul, Cascada Paine e Setor Pudeto:

Patagônia com crianças
Torres del Paine

É difícil explorar o parque em apenas um dia, por isso dividi em duas partes: em nosso primeiro dia de passeio por lá, fizemos um piquenique à beira da Laguna Azul, depois visitamos a Cascada Paine, ou Salto Chico do Rio Paine.

Patagônia com crianças
Salto Chico do Rio Paine em Torres del Paine

Por último, fomos ao setor Pudeto, um dos lugares mais visitados no parque, onde fica o Salto Grande do Rio Paine e também uma das melhores vistas das torres, para quem não vai se aventurar nas trilhas.

Patagônia com crianças
Grande do Rio Paine
Patagônia com crianças
Vista das Torres del Paine

Parque Torres Del Paine – Glaciar Grey:

Patagônia com crianças
Glaciar Grey

Esta parte do parque também é linda para um piquenique e para avistar geleiras. É possível fazer um passeio de barco no Lago Grey, mas em alta temporada, é importante reservar com antecedência.

Passeios na Patagônia Argentina:

Passeio de barco no Lago Argentino – Todo Glaciares

Patagônia com crianças
Navegação pelo Todo Glaciares

Este passeio é feito em um catamarã muito confortável que passa pelo meio de icebergs com inúmeras tonalidades de azul. O barco navega por quase 7 horas no braço norte do Lago Argentino e dá algumas paradinhas para fotos nas geleiras Spegazzini, Upsala e Perito Moreno. O passeio é tão bonito que o dia passa voando!

Patagônia com crianças
Todo Glaciares

Patagônia com crianças

Parque Nacional de los Glaciares

Patagônia com crianças
Glaciar Perito Moreno na Patagônia Argentina

Sem dúvida a geleira ou “Glaciar” Perito Moreno é o ponto alto de uma viagem à Patagônia Argentina. Esta geleira impressiona por sua beleza e grandiosidade. Vê-la do barco é bacana, mas nada se compara a passear pelas passarelas e ouvir os estrondos provenientes do desprendimento de gelo. Bom lembrar que este espetáculo só acontece no verão, quando partes da geleira estão derretendo. Felizmente, o Perito Moreno ainda não tem sentido muito os efeitos do aquecimento global, e recupera seu tamanho novamente durante o gélido inverno.

Patagônia com crianças
Perito Moreno

Cidade de El Calafate e Laguna Nimez

Patagônia com crianças
Laguna Nimez e seus flamingos

El Calafate é uma cidade bem turística e bem graciosa! Adoramos passear por lá, entre lojas de artesanatos, souvenirs e produtos típicos. Um passeio bacana na cidade é a Laguna Nimez, que fica em uma área de  reserva natural e recebe a ilustre visita de flamingos durante o verão. Como é uma cidade plana, vale a pena alugar uma bicicleta para ir até esta área.

Não esqueça do seguro viagem

Quem viaja com crianças tem que ter atenção redobrada – todo cuidado é pouco! Por isso não esqueça de contratar um seguro viagem adequado para o estilo de viagem que você vai fazer. Nossa dica é que você opte por um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, assim você não perde tempo depois para ser reembolsado.

Indicamos e usamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado em termos de apólices, para você se preocupar unicamente em escolher o melhor custo x benefício.

Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, curtiu o post?

Veja mais detalhes dessa viagem neste post do Trilhas e Cantos

Sobre a autora: Liliane Inglez é psicóloga e professora universitária. Casada com o Du e mãe do Léo de 8 anos. Ama viajar em família e desde 2013 conta todas suas experiências de viagem no blog Trilhas e Cantos.

Planeje sua viagem

Comentários (3)

Deixe o seu comentário