Templo Bahá’i: vistas e arquitetura linda em Santiago

Conheça o Templo Bahá’i de Santiago, um lugar que reúne vistas lindas da cidade, uma energia especial e uma arquitetura ultra moderna, um passeio para quem quer sair do comum sem sair de Santiago. Pronto para se encantar?

Dicas e imagens: Roberta Miyazaki

Jardins bem cuidados no topo de uma montanha te dirigem ao Templo Bahá’i de Santiago, um edifício moderno concebido para ser receptivo para pessoas de todas as religiões e para sediar o oitavo templo da religião Bahá’i no mundo, e o primeiro na América do sul.

E o que o Templo Bahá’i de Santiago tem de legal?

Arquitetura lindona

Um projeto arquitetônico lindíssimo e que tem tudo a ver com o contexto da região. O templo foi projetado pelo escritório de arquitetura canadense Hariri Pontarini que criou um conjunto contradições harmonicas: solidez e movimento, intimidade e monumentalidade e uma estrutura capaz se transformar com a luz; o resultado é um edifício moderno de formas arredondadas com nove grandes asas que se encontram e se conectam no topo, uma referência a topografia andina e que muda de coloração conforme o horário do dia.

Templo Bahai de Santiago
Templo Bahai de Santiago
Templo Bahai de Santiago
Olha só que interessantes as “pétalas” que formam a cúpula

E pra quem ficou curioso para aprender mais sobre a parte arquitetônica do edifício, aí vai uma referência.

Um jardim especial

O templo está rodeado por um espelho d’água e está cercado por um jardim muito bem cuidado de plantas nativas. Se você curte fotografar plantas ou edifícios modernos, você vai enlouquecer com as possibilidades, é realmente muito especial.

Templo Bahai de Santiago
O jardim feito com plantas nativas é realmente muito especial.
Templo Bahai de Santiago
E olha só que lindo o detalhe dos espelhos d’água em meio as cordilheiras.

A Robertinha visitou o templo num sábado bem cedinho e curtiu o fato de ter pouca gente por lá. Com o templo praticamente vazio deu para curtir a vibe, aproveitar o silêncio – que é uma delícia – e tirar fotos sem ter que ficar “tirando” cabecinhas.

Vistas lindas de Santiago

O Templo Bahá’i de Santiago numa fica região bem alta – no sul de Santiago – e tem vistas lindas -só não digo espetaculares porque Santiago tem aquela camada de poluição que atrapalha a vida, mas ainda assim é bem bonito. Para quem curte pôr do sol, vale ir no final do dia para pegar a luz da cidade se acendendo e ver o templo mudando de cor, e de certa forma irradiando luz.

Templo Bahai de Santiago
Olha só a cidade de Santiago vista do Templo Bahai

Nesta foto dá para ver bem a torre do Sky Costanera…

Templo Bahai de Santiago
Cidade de Santiago vista do alto

Uma energia maravilhosa

Uma coisa comum dos templos Bahá’i seja em Nova Delhi, em Chicago ou Santiago, é a energia, como a religião prega a unidade de todos os povos e receptividade, todo o ambiente foi pensado para te fazer sentir bem. Não é permitido fotografar o interior do templo o que deixa a visita mais intimista, abre um bom espaço para quem quer meditar, orar ou simplesmente refletir.

Templo Bahai de Santiago
Espelho D’água no Templo Bahai de Santiago, um convite para passear e fotografar

Como é a visita ao Templo Bahá’i de Santiago?

Chegando no templo há uma breve explicação sobre o que é o templo, e uma escadaria que te leva até a entrada (para quem tem mobilidade reduzida, há outras alternativas!). Antes de entrar você receberá um livrinho – se quiser – com orações Bahá’i e instruções para fazer silêncio e não tirar fotos.

Templo Bahai de Santiago
Escadaria que te leva a porta do templo – olha só que visual lindo!

Lá dentro há cerca de 600 lugares, e é possível observar a junção das 9 asas que formam a estrutura com uma inscrição árabe no topo. É bem bonito.

Além do templo em si, há uma biblioteca onde você pode pegar livros emprestados (com banheiros limpíssimos, bebedouros e mesinhas para quem quiser comer seu próprio lanche – não há venda de comida no local) ou comprá-los a preço de custo. A Robertinha aproveitou a visita e comprou um livro que conta detalhes sobre a religião Bahá’i.

Mas o que é a religião Bahá’i?

A fé Bahá’i é uma religião relativamente nova fundada na pérsia e com mais de 5 milhões de devotos espalhados pelo mundo todo. A fé Bahá’i acredita na unidade de Deus – é monoteísta – da religião (que todas as maiores religiões têm a mesma fonte espiritual e partem de um Deus único) e da humanidade (todos são bem vindos – todos os seres humanos foram criados de todas as formas e a diversidade racial e cultural deve ser celebrada).

Aí vai o site da fé Bahá’i do Brasil para quem quiser saber um pouco mais.

Qual o melhor horário para visitar?

A Robertinha visitou o templo no começo da manhã e adorou a vibe mais vazia e a chance de ter um lugar tão especial com tão pouca gente; o final do dia também é muito especial pois além das cores do pôr do sol, que é lindo lá do alto – você terá a chance de ver o templo mudando de cor e a cidade de Santiago se iluminando. Vale falar que:

No verão:

O templo fecha antes do sol se pôr, ainda assim dá para curtir um entardecer gostoso.

No inverno:

O sol se põe mais cedo o templo fica lotado de gente querendo ver o pôr do sol e curtir a mudança de luzes. Chegue mais cedo para não pegar muvuca e vá bem agasalhado porque é frio de verdade!

E vale a pena visitar o Templo Bahá’i de Santiago?

A Robertinha ficou encantada pela visita, pelo local e pela paz do templo. Ela gostou tanto que quer voltar mais vezes para meditar e curtir a vibe. Taí uma alternativa legal para quem quer conhecer um lugar LINDO, e sair do roteiro comum em Santiago.

Templo Bahai de Santiago
Robertinha durante sua visita ao Templo Bahai

Como chegar ao Templo Bahá’i de Santiago?

A forma mais conveniente de chegar ao Templo Bahá’i de Santiago é de carro (seja um carro alugado ou Uber). A corrida custa entre $5000 e $7000 Pesos Chilenos (cada perna)- A Robertinha saiu de Las Condes e gastou $5000. Há estacionamento no local.

Vale falar que o Uber ainda não é completamente legalizado em Santiago, mas que é bem seguro. Quem mora na cidade recomenda que um dos passageiros vá no banco da frente.

Endereço: Diagonal Las Torres 2000, Peñalolén, Región Metropolitana, Chile

Dá para chegar de transporte público?

Opa! Mas saiba que o ônibus te deixa na portaria e que você terá que encarar um subidão de uns 2 Km na chegada.

Informações úteis:

Templos Bahai de Santiago (site oficial)

  • Horario de funcionamento: de terça à domingo das 9:00 às 19:00
  • Entrada grátis

E aí, animado para visitar o Templo Bahá’i de Santiago?


O Ideias na Mala fez os de Viña del Mar e Valparaíso a convite da SnowTours Chile. Todas as opiniões deste post correspondem a nossa real experiência!


Veja também:

Santiago e arredores

Deserto do Atacama no Ideias na mala

Mais posts do Chile


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (2)

Fui a Santiago no começo do mês e aproveitei para visitar o templo: realmente é tudo isso e muito mais! Recomendo!

Dica: é bem tranquilo chegar lá de transporte público, existe uma parada na frente da entrada do templo (antes da subida) e para subir existe um “taxista” que faz esse serviço, custa 800 pesos por pessoa. Você também pode pedir carona pra quem estiver indo de carro, as pessoas são bem solícitas!

Obrigada pela dica José!

Deixe o seu comentário