O que fazer na Irlanda: 16 experiências inesquecíveis nas cidades mais legais do país
Está arrumando as malas e quer saber o que fazer na Irlanda? Esse post é pra você. Vou te mostrar 16 experiências inesquecíveis nas cidades mais legais do país. Um destino cheio de castelos medievais, terra da famosa cerveja Guinness, destilaria de Whisky, tour do Game of Thrones, uma capital super animada e paisagens lindas.
Vamos explorar juntos o que a Irlanda tem a oferecer?
O que fazer na Irlanda: 16 experiências incríveis
A Irlanda, carinhosamente conhecida como Ilha Esmeralda, é um dos destinos mais surpreendentes e deslumbrantes da Europa. O apelido vem da sua paisagem natural, uma imensidão de campos verdes, falésias, rios e lagos. Fazer uma road trip pela Irlanda é sinônimo de se encantar em cada pedacinho da estrada.
A história da Irlanda é tão fascinante quanto suas paisagens. No passado, a ilha foi lar do povo celta, cujas tradições ainda ecoam nas terras. Ao percorrer o país, é impossível não se deparar com testemunhos vivos do passado, desde castelos medievais e catedrais até prisões e edifícios históricos que contam histórias antigas e cheias de lendas.
Para te ajudar a escolher o que fazer na Irlanda e organizar sua viagem, fizemos uma lista com 16 experiências inesquecíveis nas cidades mais legais do país.
- Curtir música ao vivo em Temple Bar
- Beber Guinness direto da fonte
- Se encantar com a biblioteca do Trinity College
- Degustar whisky na Jameson Destillery
- Visitar e fotografar o EPIC – O Museu da Emigração Irlandesa
- Percorrer o Ring of Kerry
- Descobrir o Killarney National Park
- Atravessar o Healy Pass
- Fotografar a Rock of Cashel
- Beijar a Pedra de Blarney
- Conhecer a vibrante cidade de Cork
- Passear pelo centro de Galway
- Tour pelos estúdios de Games of Thrones
- The Dark Hedges e a Calçada dos gigantes (The Giant Causeway)
- Se equilibrar na Carrick-A-Reed Rope Bridge
- Visitar o Museu do Titanic
1. Curtir música ao vivo em Temple Bar
Nossa lista do que fazer na Irlanda começa com uma noite animada regada a altas doses de cerveja (ou whisky) em Temple Bar, o bairro boêmio de Dublin e o lugar perfeito para curtir a noite. A graça é pular de bar em bar curtindo a variedade de sons e bandas, que tocam desde música tradicional Irlandesa ao rock contemporâneo. A vibe é uma delícia e a música é ótima!
Você pode fazer o passeio por conta própria, pulando de bar em bar ao acaso, ou optar por um tour guiado. Há desde opções de Pub crawl com uma pegada mais mochileira – legal para quem quer conhecer gente – ou tours mais caprichados focados em descobrir os melhores bares e o sabores de Temple Bar.
Como tive 3 noites na cidade, optei por passear sozinha em duas delas (e é super seguro mesmo para mulheres que viajam solo) e fazer um tour na terceira noite. Foi bem legal!
Um dos meus cantinhos preferidos Old Storehouse (endereço:3 Crown Alley, Temple Bar) tem bandas boas tocando ao vivo, comida tradicional irlandesa (comi um cozido à base de cerveja delicioso) e uma cube bem legal. Deixando a boemia de lado, vale dar um giro no bairro curtindo os murais coloridos e a Ha’penny Bridge, uma ponte fotogênica que atravessa o Rio Liffey e ganha uma iluminação especial a noite.
Veja também: O que visitar em Dublin na Irlanda
2- Beber Guinness direto da fonte
Amantes de cerveja de plantão vão adorar visitar a Guinness Storehouse (Adquira aqui seu ingresso), também conhecida como Fábrica da Guiness em Dublin. A visita começa com o edifício, um projeto de restauração muito bem feito e que mistura modernidade com os elementos originais.
O tour conta os 250 anos de história da marca, ingredientes utilizados, o processo de produção e as diferentes campanhas publicitárias usadas pela marca. É super legal.
O ponto alto do passeio, literalmente, é no Gravity Bar, onde você poderá degustar um pint de Guinness e curtir vistas espetaculares de Dublin.
Aqui abro um parêntesis pra dizer que não acho a menor graça na Guinness (ou de cerveja preta, Stout, em geral), mas em Dublin, direto da fonte, não só consegui tomar, como gostei e muito das minhas cervejas. Não sei se a cerveja é mais fresca por lá, ou foi a pressão de bebê-la direto da fonte, sei que desceu surpreendentemente redonda.
Garanta seu ingresso para a Guinness Storehouse
3. Se encantar com a biblioteca do Trinity College
Se existe biblioteca mais linda, desconheço! E olha que já visitei algumas bem famosas como a Biblioteca de Viena, a Biblioteca Joanina em Coimbra e a Biblioteca pública de Nova York, e nenhuma delas chegou nem perto do Trinity College, que por sinal tem um campus que vale a visita além da biblioteca.
O mais legal é que essa é uma biblioteca ativa e ainda em uso pelos alunos da universidade. Destaque para o Long Room, uma sala imponente, com cerca de 65 metros de comprimento e que abriga mais de 200.000 livros antigos, e para as iluminuras ultra bem conservadas que você verá ao longo da visita.
O mais famoso é o Livro de Kells, um manuscrito do século IX que contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento. É conhecido por suas intrincadas ilustrações e caligrafia deslumbrante. O livro está em exibição para o público na biblioteca.
Compre seu ingresso com antecedência
4. Degustar Whisky na Jameson Destillery
Se você gosta de uísque ou mesmo se não é fã da bebida, esse passeio é essencial na lista do que fazer na Irlanda. A destilaria Jameson existe há quase 200 anos e oferece quatro tipos diferentes de passeios, duas opções de degustação e um passeio/degustação especial onde você experimenta um uísque que ainda está envelhecendo em barris de carvalho.
Durante os passeios, você é levado de volta no tempo, para os dias em que a destilaria começou, e a história é contada até os dias de hoje. Ao longo do caminho, você aprenderá sobre como era viver e trabalhar na Irlanda naquela época, além de conhecer as técnicas de produção desenvolvidas na destilaria.
Você pode fazer o tour em Dublin ou em Cork, local onde fica a sede da destilaria. Em Dublin, a destilaria Jameson fica nos arredores do centro (endereço: Bow St, Smithfield, Dublin 7), você pode ir caminhando ou contratar um tour particular de meio dia a Jameson e Guinness de ônibus.
A destilaria está aberta todos os dias, tanto em Dublin como em Cork. Eles oferecem diversos tipos de experiências e os valores começam em 26 euros.
Compre seu ingresso com antecedência
Fique atento: a lei irlandesa proíbe a venda de álcool antes das 10h30 da manhã de segunda à sábado e antes de 12h30 aos domingos.
5. Visitar e fotografar o EPIC – O Museu da Emigração Irlandesa
O Museu da Emigração Irlandesa, conhecido como EPIC, foi eleito a melhor atração turística da Europa mais de uma vez. Ao visitar o museu, você embarca em uma incrível jornada pela história da dispersão do povo irlandês pelo mundo, entendendo sua influência global e como isso contribuiu para a formação da República da Irlanda. O EPIC detalha de maneira interativa a trajetória de famílias comuns que precisaram deixar a Irlanda em busca de uma vida melhor e mais livre em outros países.
O museu relata os desafios enfrentados na Irlanda naquela época e destaca como os irlandeses levaram consigo tradições que tornaram a cultura irlandesa uma das mais fortes e impactantes do mundo. O que torna o museu especial é sua habilidade em contar a história dos emigrantes irlandeses de forma clara, utilizando recursos interativos e tecnológicos, como totens touch-screen, telas, áudio e vídeos. Esses elementos despertam a curiosidade de adultos, jovens e crianças, emocionando os mais velhos pela riqueza de detalhes.
Outro destaque do museu é a sua localização às margens do rio Liffey. Foi de lá que a maioria dos emigrantes irlandeses partiu em direção aos países que os acolheram.
Compre seu ingresso com antecedência
6. Percorrer o Ring of Kerry
O Ring of Kerry é uma das viagens de carro mais lindas da Irlanda, e foi o ponto alto da minha viagem pelo país. Trata-se de um percurso circular de 179 km localizado no sul da Irlanda. A dica é começar e terminar em Killarney, e se possível dividir o percurso em 2-3 dias para pode fazer mais paradas e aproveitar o melhor da rota.
Durante o percurso você poderá visitar lugares incríveis como o Gap of Dunlue, o Killarney National Park, a fotogênica Kenmare, Caherciveen, Waterville, entre outras. Em uma palavra: vá!
Veja também: Roteiro completo pelo Ring of Kerry na Irlanda
7. Descobrir o Killarney National Park
Killarney, cerca de 300 Km de Dublin, é o ponto de início do Ring of Kerry e dona de um dos parques nacionais mais antigos e interessantes da Irlanda: O Killareny National Park.
Por lá você verá um conjunto de lagos fotogênicos, cachoeiras lindas (adoro o visual da cachoeira Torc) e o Castelo Ross, que fica na beira do Lough Leane e rende fotos que são a cara da Irlanda.
Aproveite para contemplar o parque do mirante Ladies View, e se puder, invista em cruzeiro de barcos pelos lagos de Killarney.
Veja também: o que fazer em Killarney na Irlanda
8. Atravessar o Healy Pass
Uma das estrada mais lindas da Irlanda. O Healy Pass fica no sudoeste da Irlanda e é uma estrada estreita, montanhosa e recheada de paisagens impressionantes que serpenteia as montanhas cruzando o rio Kenmare, rebanhos de ovelhas e rochedos pontiagudos pra lá de fotogênicos. Parece cenário de filme!
Quem viaja entre Cork e Killarney pode adicionar o Healy Pass no roteiro da Irlanda e se encantar com as paisagens. Mas vá com tempo. A viagem entre Cork e Killarney pela rota mais rápida (85 Km) leva pouco mais de um hora, enquanto o trajeto pelo Healy Pass (222 Km) leva quase 4 horas. Você não vai se arrepender.
9. Fotografar a Rock of Cashel
A Rock of Cashel, também conhecida como St. Patrick’s Rock, é um dos locais históricos e religiosos mais impressionantes da Irlanda. Reza a lenda que foi nesse local que St. Patrick, o padroeiro da Irlanda, converteu o Rei Aengus para o cristianismo, usando um trevo para ilustrar o conceito da Santíssima Trindade.
O complexo inclui uma série de edifícios e ruínas históricas como a Catedral de São Patrício, a Capela Real e a Torre Redonda. Ruínas espetaculares com direito a muitas estátuas rebuscadas com significados históricos e religiosos. Um verdadeiro playground para quem curte fotografar ruínas e detalhes. Fiquei enlouquecida.
10. Beijar a Pedra de Blarney
Um dos castelos mais visitados da Irlanda, o Blarney Castle, é conhecido pelos seus jardins caprichados, seu excelente estado de conservação e pela curiosa Blarney Stone.
Uma das experiências mais peculiares do castelo é beijar a Pedra da Eloquência, ou Blarney Stone, que fica no alto do castelo, escondida sob um vão, e que supostamente oferece o dom da eloquência e da persuasão
Não se sabe ao certo quem inventou essa tradição ou se a lenda que a envolve é verdadeira, mas, por via das dúvidas, muitos optam por beijar a famosa pedra “e levar um tiquinho de persuasão pra casa”. Só que para beijá-lo é preciso se inclinar sob um vão – com ajuda de um funcionário do castelo e ficar quase que de ponta cabeça em um vão. É uma experiência um tanto surreal, mas, é claro, eu não podia deixar de experimentar!
Além do passeio pelo castelo, recomendo dar uma volta caprichada pelos jardins, há opções de trilhas de 15 minutos, 45 minutos ou 1 hora e meia.
11. Conhecer a vibrante cidade de Cork
A segunda maior cidade da Irlanda pode não ter o mesmo agito de Dublin ou o charme de Galway, mas oferece uma atmosfera universitária animada, pubs excelentes e alguns pontos turísticos bem interessantes.
Cork é uma cidade universitária vibrante e um importante centro de atração para talentos humanos. Grandes empresas de tecnologia como Apple e Amazon, além de algumas das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, têm escritórios importantes na cidade.
Com tantas pessoas talentosas e dinheiro circulando na região, você encontrará muitas atrações interessantes tanto no centro da cidade quanto nos arredores. Para planejar seu passeio na cidade, leia nosso post O que fazer em Cork na Irlanda: 15 atrações que valem a visita. Além de uma lista completa do que fazer na região, nós demos dicas de hotéis e viagens bate e volta bem interessantes.
12. Passear pelo centro de Galway
Galway é uma cidade encantadora localizada na costa oeste da Irlanda. Conhecida por sua atmosfera vibrante e cultural, a cidade combina o charme tradicional irlandês com uma energia jovem e animada. A cidade é pequena, então é possível conhecer suas principais atrações bem rapidinho. Alguma sugestões para ver em Galway (todas gratuitas):
- Arco Espanhol
- Catedral de Galway
- Galway City Museum: um museu bem interessante
- Eyre Square: uma pracinha bem animada
- University of Galway: um dos campos universitários mais bonitos da Irlanda
Aproveite sua passagem na cidade, para fazer um Cruzeiro pelas falésias, Ilhas Aran e excursão de um dia a Connemara. Nele você vai conhecer a Ilha Inis Oirr (a menor das três Ilhas Aran), ver de pertinho as falésias de Moher e depois tem um passeio costeiro pela região de Burren.
13. Tour pelos estúdios de Games of Thrones
Um passeio imperdível para os fãs de Game of thrones é fazer o tour pelos estúdios da série, um item essencial na sua lista do que fazer na Irlanda. O estúdio fica em Banbridge, na Irlanda do Norte e é o local onde foram gravadas as principais cenas da série Game of Thrones.
Para quem está em Dublin, uma boa opção é contratar excursão ao estúdio de Game of Thrones com traslado de ônibus, nela já está incluso os ingressos para entrar nos estúdios e o translado de ida e volta a partir de Dublin.
No Game of Thrones Studio Tour, você terá a oportunidade de ver cenários, personagens e objetos usados em cena, como armaduras, roupas, objetos decorativos e as bandeiras. Verá de perto as criptas de Winterfell, a sala de reuniões usada pela Patrulha da noite, Kings Landing, Dragonstone / House of Targaryen e um destaque especial para o Grande Salão de Winterfell que nunca foi desmontado e está exatamente no mesmo local onde ocorriam as filmagens.
Para quem gosta de ver todos os detalhes, tem uma sala de Design de produção e departamento de arte, onde é possível apreciar as maquetes usadas para montar os cenários, ver os desenhos e ainda uma reprodução de um escritório de arte. Há também uma área só dos efeitos especiais utilizados na série.
Para fechar o tour o Great Hall, onde fica o famoso trono. Ele fica cercado, não sendo permitido sentar, mas pode tirar muitas fotos bem pertinho.
O tour é bem interativo, com telas que te transformam em algum personagem da série ou simulam uma luta entre você e um White Walker.
Compre aqui seu ingresso sem fila
14. The Dark Hedges e a Calçada dos Gigantes (The Giants Causeway)
The Dark Hedges é um caminho de árvores plantadas há mais de 350 anos, a estrada fica no Condado de Atrim e ficou famosa após aparecer em um episódio do Game of Thrones. As árvores de faia foram plantadas pela família Stuart em 1750, para criar uma atmosfera fascinante e impressionar os visitantes da mansão.
Calçada dos Gigantes (The Giants Causeway)
A Calçada dos Gigantes foi formada há cerca de 50 a 60 milhões de anos durante atividades vulcânicas. Ela se tornou conhecida por suas colunas de basalto hexagonais, que se assemelham a degraus de uma gigantesca escada. E segundo a mitologia irlandesa, a calçada foi construída pelo gigante Finn McCool como um caminho para confrontar seu rival, o gigante escocês Benandonner.
A Calçada dos Gigantes é designada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986. Ela está localizada na Irlanda do Norte, a pouco mais de 100km da capital Belfast e muitas pessoas optam por ir de carro, para poderem aproveitar o dia todo por lá.
Além de explorar as colunas de basalto, os visitantes podem caminhar pela costa e desfrutar das vistas espetaculares do mar.
Para que está sem carro, o jeito mais fácil de chegar até lá é contratando um tour para explorar a região. Os tour para visitar as locações do Game of Thrones levam os turistas tanto a Dark Hedges como a calçada dos gigantes — que apesar de não ter aparecido na série, está incluída no roteiro. Abaixo os tours que nós recomendamos:
- Dublin: Giants Causeway, Dark Hedges, Dunluce e Belfast Tour: na excursão de 12h, saindo de Dublin, você vai conhecer a calçada dos gigantes, Dark Hedges, o Castelo Dunluce, passear pelos vales de Atrim e explorar Belfast. Incluso transporte, guia em inglês e ingressos.
- Belfast: Tour Locações Game of Thrones c/ Calçada dos Gigantes: uma excursão de 9h, saindo de Belfast, para explorar a rota costeira de Causeway e conhecer de pertinho as locações da série Game of Thrones. Conheça Dark hedges, a calçada dos gigantes, o Castelo Dunluce, o Porto de Carnalough, entre outros. Um tour para os fãs da série. Incluso um guia especializado e transporte.
- Dublin Calçada dos Gigantes e Belfast (Titanic ou Táxi): um tour de 14h, saindo de Dublin, para explorar a Calçada dos Gigantes e o Castelo de Dunluce. Em Belfast você pode escolher um passeio de táxi preto com foco na política ou visitar o Titanic Experience.
15. Se equilibrar na Reed Rope Bridge
Carrick–A-Reed Rope Bridge é uma das pontes mais famosas da Irlanda do Norte, e existe desde 1765. Ela foi construída por pescadores de salmão, entre dois penhascos e é toda feita de madeiras e cordas. É claro que após esse tempo todo a ponte passou por algumas reformas visando a segurança dos turistas. Porém, em dias de vento e chuva – que são comuns na Irlanda do Norte – a ponte pode balançar bastante, garantindo aos mais aventureiros aquele friozinho na barriga!
A ponte está há 30m do nível do mar e mede cerca de 20m de comprimento. Atravessar a ponte tornou-se uma atração que chama atenção de turistas do mundo todo pela beleza do local e, principalmente, daqueles que gostam de uma aventura.
Por estar localizada no extremo norte da Irlanda do Norte, em dias claros, é possível avistar a Escócia do outro lado do mar.
16. Museu do Titanic
O Museu do Titanic ou Titanic Experience é uma das principais atrações de Belfast. Ele está localizado nos estaleiros onde o navio foi construído e conta com uma arquitetura impressionante e moderna, tendo sido projetado para se assemelhar a quatro proas de navios, um deleite para os amantes de arquitetura.
O Museu do Titanic tem uma série de exposições interativas que contam a história do Titanic desde sua construção até o trágico naufrágio em 1912, é possível sentir a inclinação do navio antes do naufrágio. Lá o visitante aprenderá sobre a construção do navio, a vida a bordo, os passageiros e tripulantes, além dos eventos que levaram ao desastre.
Para quem está em Dublin, a melhor opção é contratar uma Excursão Calçada do Gigante, Dark Hedges e Titanic com ingressos inclusos para visitar o museu e transporte. Já para quem está em Belfast, a dica é comprar os ingressos com antecedência e assim evitar filas.
Compre aqui seu ingresso com antecedência
E aí, curtiu as nossas dicas do que fazer na Irlanda? Deixe aqui suas dúvidas ou comentários!
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Dublin
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!