Roma vista do alto do monumento Victor Emmanuel II
Uma das vistas mais lindas de Roma é a vista do alto do monumento a Victor Emmanuel II. Nesse post dividirei com vocês detalhes sobre a visita, curiosidades do monumento e muito mais. Vem comigo?
Há um tempo atrás falei da vista do alto da Basílica de São Pedro do Vaticano, que é de longe minha vista preferida de Roma. Muitos leitores ficaram empolgados com o passeio, e outros perguntaram se haviam outras possibilidades de ver Roma do alto sem ter que encarar centenas de degraus. Tem sim e hoje falarei da minha segunda vista preferida de Roma: Roma vista do alto do monumento a Victor Emmanuel II. Vem comigo?
Está planejando uma viagem à Roma? Leia nosso Roteiro de Roma e conheça o melhor da cidade em 3 ou 4 dias. Lá você irá encontrar um roteiro super completo com sugestões de atrações para cada dia, dicas de restaurantes, ingressos que precisam ser comprados com antecedência, dicas de onde se hospedar em Roma e muito mais.
O monumento a Victor Emmanuel II
Se você já conhece Roma ou já está na cidade, você certamente já reparou no monumento Victor Emmanuel II, um monumento enorme, feito de mármore branco e visível de toda a cidade. Chamativo? Sem dúvida. Bonito? Há controversas, eu pessoalmente acho que o monumento branquelo destoa do resto da cidade e gera um contraste absurdo com as ruínas romanas a sua volta. E os romanos o que acham? Uma aberração.
Polêmico desde sua construção (falarei mais disso a seguir) o monumento ganhou apelidos carinhosos como “Bolo de casamento” e “Máquina de escrever”, e tenho que concordar que são ótimos apelidos e que dei risada ao ouvi-los pela primeira vez.
Roma vista do alto do monumento Victor Emmanuel II
Deixando as controversas de lado, há um ótimo motivo para você incluir esse passeio no seu roteiro. Do alto dos terraços do monumento você terá vistas privilegiadas de Roma, com destaque para o Fórum Romano e para o Coliseu.
Veja também: Onde comer bem em Roma
Vistas lindas com mínimo esforço
A perspectiva é BEM diferente do Vaticano (eu recomendo a subida até mesmo para quem já visitou a cúpula de São Pedro) e o esforço para chegar lá no alto é BEM menor. Você terá sim que encarar um lance de escadas na entrada e outro na parte de dentro do monumento, mas juro que é bem tranquilo e que as vistas valem a pequena subida. A parte final da subida é feita em um elevador panorâmico!
E sente só a vista lá do alto!
Veja também: Dicas de Roma: roteiro pelas principais ruas e fontes da cidade
Como é a visita ao monumento Victor Emmanuel II
O monumento Victor Emmanuel II também é conhecido como Altare della Pátria ou Il Victoriano. O monumento inclui um conjunto de esculturas que ressalta a grandiosidade de Victor Emmanuel e da Itália unificada. Dois destaques que merecem ser ressaltados são a escultura equestre gigantesca de Victor Emmanuel que fica logo na entrada do monumento. A escultura tem 12 metros de largura e o pedestal decorado com relevos que destacam algumas das principais cidades da Itália.
Aos pés da estátua está a homenagem ao soldado desconhecido, o soldado enterrado nessa tumba foi escolhido entre os muitos que pereceram na segunda guerra mundial por uma mãe que perdeu seu filho soldado na guerra. A escultura simboliza um pouco da dor em relação as perdas da guerra e é guardada dia e noite por diferentes divisões do exército italiano. Uma homenagem linda e triste!
Veja também: Coliseu de Roma: como visitar, dicas, ingressos e mais
Quanto custa?
A entrada no monumento a Victor Emmanuel II é grátis. Já o acesso ao elevadores panorâmico custa € 10 euros, sendo que jovens de 18 – 25 anos e idosos (acima de 65 anos) tem direito a meia entrada. Menores de idade não pagam.
Não aceita cartão de crédito.
Dica para quem está curto de grana:
A vista dos terraços é imbatível e vale os 7 Euros. Fato. Porém, se você estiver com um orçamento curto, a dica é subir até os terraços inferiores (grátis) e curtir as vistas laterais. Dalí dá para ver bem o Coliseu e a parte do Fórum Romano. É um bom quebra-galho.
O monumento além das vistas
Vale falar que a parte interna do monumento é tão pomposa e impressionante quanto a fachada. E quem tiver tempo pode, além de curtir as vistas lindas de Roma, visitar o Museu do Ressurgimento e a basílica de Santa Maria in Aracoeli. Ambos são grátis!
O museu do ressurgimento
O Museu do Ressurgimento conta a história da Itália e seus diferentes momentos históricos (período napoleônico e as guerras de independência Italiana) por meio de trechos escritos por personagens que vivenciaram o momento e objetos que marcaram o período.
É um desses museus interessantes para quem curte aprender algo e se aprofundar sobre história enquanto viaja.
Igreja Basílica di Santa Maria in Aracoeli
Numa das laterais do monumento a Victor Emmanuel II está a entrada da igreja de Santa Maria in Aracoeli. Uma fachada de pedra despretensiosa do século XIV que deveria ter sido decorada com mosaicos, mas acabou ficando “pelada”. Seu interior repleto de afrescos coloridos e ornamentos caprichados mais do que merece uma visita. Detalhes que fazem jus a nome “Aracoeli”, que significa, altar do céu.
Veja também: 10 principais pontos turísticos de Roma
Algumas curiosidades que vão te deixar com vontade de conhecer a igreja (e viajar na história de Roma!)
O Monte Capitolino (onde a igreja está localizada) era uma das principais colinas romanas durante a época medieval, por isso a igreja já foi usada como sala de reunião para o Senado Romano. E lá do alto dos degraus os senadores se dirigiam aos romanos.
São 124 degraus de mármore construídos em 1348 para agradecer Virgem Maria pela cura de uma praga que dizimou parte da população local, e como o nome da igreja é “Altar do céu”, os degraus ficaram conhecidos como a “escadaria do céu” (Ao subir, trate de não reclamar, afinal não é todo dia que se sobe ao céu, certo?).
Ainda na época medieval, acreditava-se que subir a “escadaria do céu” de joelhos perdoaria todos os seus pecados. Esse sacrifício era muito comum entre mulheres que estavam procurando marido ou mulheres que tentavam engravidar.
Mas afinal, quem foi Victor Emmanuel?
Victor Emmanuel é um dos lideres do “Risorgimento” (ressurgimento), o movimento de unificação italiana. Como rei da Sardenha ele derrotou o exército austríaco, depois disso se uniu as forças de Garibaldi e derrotou o exército papal. Em 1861 ele foi proclamado rei da Itália.
O monumento é polêmico
A construção do monumento levou mais de 20 anos (de 1888-1911) e enfrentou polêmicas desde o início quando a face norte do monte capitolino, incluindo ruínas antigas e igrejas medievais, foi demolida para ceder espaço a obra.
A arquitetura do monumento foi decidida por meio de um concurso e o campeão Giuseppe Sacconi morreu 6 anos antes da conclusão da obra que passou pelas mãos de três outros arquitetos: Manfredo Manfredi, Pio Piacentini e Gaetano Koch. O altar da pátria foi inaugurado em 1911 para comemorar os 50 anos de aniversário do reino, mas a obra só foi concluída anos depois.
Planeje sua visita:
- Endereço: Piazza Venezia, 00186 Roma, Italy | Metrô mais próximo: Colosseu
- Horários de funcionamento: 9h30 às 19h30 (última entrada às 18h30)
- Entrada: Monumento e museu do Ressurgimento: grátis
- Subida aos terraços: 10 Euros adultos | jovens de 18 – 25 anos e idosos (acima de 65 anos) tem direito a meia entrada. Menores de idade não pagam.
- Veja localização no Google Maps
E aí curtiu a dica de Roma vista do alto do monumento Victor Emmanuel II? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Roma
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!