Sons da Mantiqueira

Texto e imagens: PEDRO PROCHNO

A Serra da Mantiqueira é um lugar que atrai milhares de pessoas todos os anos por meio do turismo, em função da sua grande diversidade e de formas de curtir a natureza. Sua extensão pega os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Temos aquelas pessoas que preferem o agito e o glamour “phyno” de Campos do Jordão (ainda em SP). Outros já gostam mais de Monte Verde. E alguns como eu preferem fugir desta agitação toda e curtir o que realmente a Mantiqueira tem a oferecer de melhor, o contato com a natureza e o frio, apesar de que eu passo essa última parte.

A Mantiqueira pega parte do Parque do Itatiaia (RJ) área bastante turística do estado e que sofreu com as chuvas de 2011, passa por uma parte do Estado de São Paulo, iniciando em Bragança Paulista e seguindo em direção ao Estado de Minas Gerais, onde está a sua maior área. É em MG também onde estão, claro os maiores parques de preservação.

Esta região é conhecida por suas formações montanhosas que trazem alguns dos lugares mais elevados do Brasil. Pedra da Mina é o ponto mais alto da região com 2.798 metros de altitude, o quarto mais alto do país. Estive em Camanducaia em 1º de setembro de 2012 para um final de semana na pousada Vila Viva , excelente opção para viagem com amigos ou em casal, diga-se de passagem. Foi um final de semana bastante tranquilo. Fui para descansar e olhar a vida passar diante dos olhos (e não enquanto olhava o iPhone). Cheguei por lá na sexta a noite, bem de noite, pois depois de ~150Km de estrada te esperam mais 25km de estrada de terra no sobe e desce típico da geografia da região.

Caminhada de 2h30, dormir na rede, aproveitar o sol, são apenas algumas coisas que fiz nesses dois dias. Claro além de aproveitar a culinária caseira local, que é excelente e me apresentou novos pratos extremamente simples e deliciosos.

O ponto alto pra mim foi curtir o barulho de lá, ou ausência total dele! Cachorro latindo é o mais próximo que você pode chegar dos sons da cidade! Grilo, pássaros, rio, cachoeiras, todos os sons se destacam e dominam o local, o que faz você desligar por completo. Não preciso mencionar, claro que na região sinal de celular não há!

 

Foram os sons que mais me chamaram a atenção lá! Fiz, no fim do sábado, uma caminhada para um ponto alto da região para ver o pôr do sol, de um lado, e o nascer da lua, do outro. Mais do que curtir as mil cores do céu (que mostro um pouco nas fotos que ilustram o post), curtir o som do cair da noite, quando a vida selvagem local realmente começa.

Para compartilhar com vocês, gravei um pouco dele e compartilho aqui. Quem sabe não inspira vocês para curtirem este incrível local?

PARA ESCUTAR O AUDIO, CLIQUE AQUI!

M U L T I R Ã O  D E  I D E I A S

saiba mais sobre o projeto e os autores no https://ideiasnamala.wordpress.com/mutirao-de-ideias/

Outros posts de Pedro Prochno:

Descubra Cássia dos Coqueiros: https://ideiasnamala.com/2012/05/01/descubra-cassia-dos-coqueiros/

O que não esquecer na hora de viajar: https://ideiasnamala.com/2012/07/21/para-se-lembrar-sempre-que-for-viajar/

Planeje sua viagem

Comentários (6)

[…] Os sons da Mantiqueira: https://ideiasnamala.com/2012/09/03/sons-da-mantiqueira/  […]

[…] Os sons da Mantiqueira: https://ideiasnamala.com/2012/09/03/sons-da-mantiqueira/  […]

[…] Os sons da Mantiqueira: https://ideiasnamala.com/2012/09/03/sons-da-mantiqueira/  […]

[…] Os sons da Mantiqueira: https://ideiasnamala.com/2012/09/03/sons-da-mantiqueira/  […]

[…] Os sons da Mantiqueira: https://ideiasnamala.com/2012/09/03/sons-da-mantiqueira/  […]

Deixe o seu comentário