Como visitar o Stonehenge saindo de Londres: Roteiro Prático e fácil de seguir

Misterioso, fotogênico e recheado de lendas, o Stonehenge é um dos monumentos mais enigmáticos do mundo. Um círculo de pedras que há séculos intriga a humanidade. Que tal fazer um bate e volta ao Stonehenge saindo de Londres?

Neste post, compartilharemos dicas práticas para você visitar Stonehenge por conta própria ou através de tours guiados pela região. Além disso, contaremos como é a experiência de visitar o Stonehenge e Salisbury, a cidade onde o sítio arqueológico está localizado. Vamos nessa?

como chegar em Stonehenge saindo de Londres
Stonehenge

O que é o Stonehenge

Stonehenge é um dos círculos de pedra mais famosos e enigmáticos do mundo, e um debate constante entre os arqueólogos que não sabem ao certo sua data de construção — estima-se que o monumento foi construído ao longo de 2000 anos e que sua construção abrangeu vários séculos, do período neolítico à Idade do Bronze. Seu propósito também é uma incógnita. Há diversas pesquisas arqueológicas e teorias que debatem entre templo religioso, observatório astronômico, centro cerimonial, cemitérios antigo, entre outras.

O que se sabe é que sua construção representou um marco na evolução da arquitetura e da engenharia neolítica, demonstrando a habilidade impressionante dos antigos habitantes da região de transportar rochedos “os bluestones” por mais de 200 km de distância, e seu alinhamento astronômico preciso, algo visível especialmente durante os solstícios de verão e inverno.

Como chegar ao Stonehenge saindo de Londres

O Stonehenge fica próximo a cidade de Salisbury no sul da Inglaterra, a aproximadamente 130 quilômetros de Londres, e pode ser visitado em um bate e volta saindo de Londres. Você pode fazê-lo por conta própria, de trem ou carro alugado, ou por excursões guiadas.

De trem:

Pegue um trem na estação Waterloo para a cidade de Salisbury. A viagem entre Londres e Salisbury leva 1h20 e tem trem de meia em meia hora. Consulte o horário dos trens aqui.

Ônibus entre a estação de trem e o Stonehenge

  • Chegando em Salisbury você precisa pegar o ônibus do shuttle até o Stonehenge, são cerca de 35 minutos de viagem. Ou seja, são quase duas horas de viagem na ida e mais duas na volta. Ao sair da estação você verá o ônibus-shuttle escrito The Stonehenge Tour.
  • Minha sugestão é que você compre a passagem de ônibus no site, pois na hora você deve pagar com dinheiro trocado (£19,50 adultos, somente o ônibus). Os horários do shuttle variam de acordo com a estação, consulte no site oficial e se planeje.
como chegar em stonehenge
Ônibus para Stonehenge (The Stonehenge Tour)

O ônibus de turismo passa por dentro da cidade de Salisbury, que é uma gracinha, e vai comentando alguns pontos de interesse. O ponto final do ônibus é o Centro de Visitantes de Stonehenge.

Minha dica é que você dê uma paradinha em Salisbury na volta, a cidade é bem charmosa e vale a visita!

De excursão guiada

Quem não se sente confiante para encarar o transporte público londrino por conta própria pode fazer um tour para o Stonehenge, e a boa notícia é que há vários passeios bacanas saindo de Londres.

Você pode optar por um tour de de meio dia apenas para o Stonehenge (e minha dica é fazer de manhã para aproveitar a tarde em um dos bairros de Londres. Veja dicas no Roteiro de Londres) ou fazer um tours de dia inteiros combinando:

  • Stonehenge, Windsor e Oxford: Um tour que combina o Stonehenge com o famoso Castelo de Windsor (ainda em uso pela família Real inglesa) e Oxford (que tem um campus universitário maravilhoso).
  • Stonehenge, Windsor e Bath: Um tour que combina o Stonehenge com o famoso Castelo de Windsor e a cidade de Bath que é um charme e é conhecida por suas termas romanas.
  • Excursão a Stonehenge e Bath: um tour que combina Stonehenge e a antiga cidade romana Bath, conhecida por suas termas. No tour está incluído o transporte e os ingressos para Stonehenge e as Termas Romanas.

Reserve aqui seu passeio para o Stonehenge

De carro:

Para quem encara dirigir na mão inglesa, uma boa opção é alugar um carro e combinar Stonehenge com uma noite ou duas na simpática cidade de Bath. O trajeto leva cerca de 1h50, a estrada é bem boa.

Para alugar o carro, nossa dica é o comparador de preços da Rentcars, que é uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem. Com ele é possível parcelar o carro em reais, sem IOF e em até 12 vezes sem juros.

Como é a visita ao Stonehenge

Chegou a hora de detalhar a visita ao monumento arqueológico mais conhecido da Inglaterra, o Stonehenge, uma visita rodeada de mistérios e de oportunidades fotográficas.

Ao chegar no Centro de visitantes, antes de descer do ônibus, você receberá uma pulseirinha que dá direito ao micro-ônibus que irá te levar próximo ao monumento (você também pode ir andando se quiser, são 2km). A pulseirinha também garante seu passe livre para ver a exposição no centro de visitantes.

como chegar em stonehenge saindo de Londres
Mari no sítio arqueológico de Stonehenge

Centro de visitantes

No centro de visitantes tem banheiros, uma lojinha, uma área bem ampla para comer, exposições (permanente e temporárias) e uma vila neolítica com uma pedra sarsen — um nome antigo para as pedras de arenito que formam o Stonehenge.

A exposição permanente é muito interessante. Ela conta tudo o que se sabe até hoje sobre o monumento, fala das diversas pesquisas e teorias que existem, além de mostrar como os antigos habitantes da região eram avançados no âmbito da engenharia.

Do lado de fora tem uma sarsen stone em cima de uma estrutura de madeira. A pedra tem uma corda amarrada nela e a pergunta “você consegue movê-la?”, qualquer visitante pode tentar a sorte. Afinal, se construtores do Stonehenge o fizeram, quem sabe você consegue também!

como é a visita no stonehenge
Brunno tentando a sorte na Sarsen Stone

Para saber mais sobre o centro de visitantes, clique aqui e entre no site oficial.

No verão as pessoas costumam levar comida e fazer piquenique próximo do Stonehenge. Super legal né?!

Baixe seu audioguia e leve fones de ouvido

Um dos pontos altos da visita ao Stonehenge é o audioguia disponível em várias línguas diferentes, incluindo o português do Brasil. Baixe o aplicativo antes da visita e leve fones de ouvido. Também dá para comprar fones de ouvido na hora, mas não rola escutar alto porque atrapalha todo mundo.

O audioguia detalha a visita de forma super interessante e conta um pouco do pouco que se sabe sobre as misteriosas pedras e do lugar onde elas estão colocadas.

Stonehenge

O micro-ônibus sai do centro de visitantes e faz uma viagem bem curta de 10 minutos e te deixa bem “próximo” do monumento. Ao descer do ônibus, você vai entrar em um caminho demarcado e cercado por cordas, esse caminho dá uma volta completa no Stonehenge e, em alguns momentos, você ficará mais próximo dele e em outros mais afastado.

Não há limite de tempo. Você pode ficar o tempo que quiser e fazer muitas fotos do sítio arqueológico mais icônico do mundo!

bate e volta saindo de Londres
caminho demarcado no entorno do Stonehenge

No local tem apenas o monumento, facilidades como banheiros, comidas e bebidas, somente no centro de visitantes.

Quanto tempo demora a visita?

O passeio em torno das pedras é super agradável e dura entre 1 e 2 horas. Claro que num dia de sol, dá fácil pra ficar mais tempo.

Fatos históricos e visitantes egoístas

Uma das coisas que me impressionou foi saber que várias das pedras que não estão mais ali foram retiradas para construir edifícios e que antigamente era comum os visitantes alugarem picaretas para quebrar um pedacinho de pedra e levar para casa parte do Stonehenge. Que turismo mais egoísta, não?!

Atualmente as pedras do Stonehenge ficam protegidas por um cordão e nenhum visitante pode chegar muito perto ou tocá-las. E ainda sim, mesmo afastados, é possível ver como elas são uma estrutura impressionante e tem uma energia poderosa.

É surreal pensar em como esses pedregulhos imensos foram carregados e empilhados sem ajuda de nenhum equipamento especial há cerca de 5000 anos. E porque será que eles foram colocados lá? Duas perguntas que vou deixar pra sua imaginação.

As ovelhas do Stonehenge

O Stonehenge vive cercado por uma pacata vizinhança de ovelhas branquinhas. Foi muito bom constatar que um lugar tão turístico não tenha sido muito explorado e não esteja cercado de lojas e restaurantes.

Há uma única loja, uma lanchonete e muitas mesinhas de piquenique ao lado do círculo de pedras e da multidão de ovelhas. Adorei o clima inspirador interiorano, ver as ovelhinhas e ouvir os seus balidos.

Old Sarum

Depois de uma volta completa em torno do círculo de pedras, e de ouvir bastante história, chegou a hora de pegar o ônibus de volta para Salisbury.

No caminho de volta, quem quiser pode fazer uma parada em um outro sítio arqueológico, o Old Sarum, que são as ruínas de um castelo medieval, no entanto o frio estava bravo e o próximo ônibus só passaria dali a uma hora, e assim acabei desistindo da ideia.

Salisbury: uma parada que vale a pena!

Chegando a Salisbury, recomendo que você desembarque na parada Market Place. A partir daí, explore a cidade a pé, passando pela charmosa praça central e seguindo em direção à magnífica Catedral de Salisbury. Esta catedral é um exemplo impressionante da arquitetura gótica inglesa, com a torre mais alta do Reino Unido, alcançando 123 metros de altura.

vale a pena conhecer Salisbury
Market place Salisbury

Ao entrar na catedral, há diversos pontos de destaque:

  • Fonte Batismal: Uma peça contemporânea que reflete as luzes da igreja de forma quase mágica.
  • Teto e Estátuas: Detalhes arquitetônicos e esculturas que demonstram a maestria dos artesãos medievais.
  • Altar: Um local de contemplação que exibe a grandiosidade do design gótico.
  • Magna Carta: Perto da saída, há uma sala especial que exibe um dos quatro exemplares originais da Magna Carta, datada de 1215.

Após a visita, sugiro uma caminhada tranquila entre a catedral e a estação de trem. O trajeto é encantador, passando por casas pitorescas, parques verdes e pequenas pontes, proporcionando uma experiência autêntica da paisagem inglesa.

que fazer em Salisbury
a clássica cabine vermelha pelas ruas de Salisbuty

Planeje sua viagem:

Stonehenge:

  • Ingressos
    • Adulto: £20,90
    • Estudantes e Idosos (acima 65 anos): £18,10
    • Crianças (5 – 17 anos): £12,70
    • Família (2 adultos e até 3 crianças): £54,50
    • Família (1 adulto e até 3 crianças): £33,60
  • Os valores dos ingressos mudam na baixa e alta temporada.
  • Comprando online você economiza 10%.
  • Para quem optar ir de carro, o estacionamento é pago a parte.
  • Basta levar o ingresso no celular
  • Horários: todos os dias de 9:30h às 17h.

The Stonehenge tour bus

Esse é o ônibus que leva até o Centro de visitantes de Stonehenge. No site oficial você tem três opções de compra:

  •  Bus, Old Sarum, & Stonehenge: variam de £38 à £41,50 (adulto) e está incluso o ônibus, o ticket para Stonehenge e a parada em Old Sarum.
  • Bus, Old Sarum, Stonehenge & Cathedral: £47,50 à £50 (adulto) e está incluso o ônibus, o ticket para Stonehenge, a parada em Old Sarum e na Catedral de Salisbury.
  • Bus Only: £19,50 (adulto) e está incluso o translado até o centro de visitantes de Stonehenge. Compre a passagem de ônibus no site, pois na hora você deve pagar com dinheiro trocado.
  • Os valores variam de acordo com a alta e baixa temporada. Há opções de ingressos família.
  • Basta levar o ingresso no celular
  • Horários: eles variam de acordo com as estações do verão e inverno. Consulte aqui.

Catedral de Salisbury 

  • Ingressos
    • Adultos: £10 (online) | £12 comprado no dia
    • Estudantes acima de 17 anos: £7,50 (online) | £8,50 comprado no dia
    • Jovens (12-16 anos): £6,50 (online) | £7,50 comprado no dia
    • Criança (abaixo de 12 anos): gratuito. No máximo 5 crianças gratuitas por adulto.
  • Você pode retornar até um ano depois com o mesmo ingresso.
  • Comprando online o ingresso sai mais barato.
  • Horários: segunda à sábado de 10h às 16h30 / Domingo 12:30h às 16h.
  • O local onde a carta magna fica, abre 30 minutos após a Catedral abrir.
  • Para mais informações, clique aqui e consulte o site oficial.
como é a visita na catedral de salisbury
Catedral de Salisbury

Seguro Viagem

Antes de embarcar para a Europa não dá para esquecer do seguro viagem! Afinal o seguro viagem é obrigatório para quem viaja para lá (tenha sempre em mãos o comprovante impresso pois podem pedir na imigração) e, além disso, é seu melhor amigo numa eventual emergência. Não dá para contar com a sorte, né?

Além de eventualidades médicas – que ninguém planeja, mas podem sim acontecer numa viagem – um bom seguro viagem cobre malas extraviada, vôos perdidos e qualquer problema médico que possa aparecer.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Reserve aqui o seu seguro viagem

E aí, curtiu nossas dicas para para fazer uma bate e volta a Stonehenge saindo de Londres? Ficou alguma dúvida? Me conta nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Londres
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Paris:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Patricia disse:

Olá Mari!

Adorei as dicas!
Sabe dizer se comprando tanto o ingresso quanto o ticket do ônibus pela internet é necessário levar impresso ou pode ser pelo celular?
Vi em alguns blogs mais antigos que é necessário imprimir e não achei no site oficial nenhuma informação a respeito disso.

Obrigada!

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Patrícia,

Você pode levar no celular. Recomendo apenas que você leve salvo no celular e não apenas dentro do e-mail, nessas horas a internet sempre nos prega peças.
Boa viagem!

Avatar Hanna disse:

Obrigada,
Ainda nem fiz a viagem e já amei todas as dicas.
Você é maravilhosa por colocar os sites.

Estou super ansiosa para visitar o local principalmente depois de ler seu post.

mari vidigal mari vidigal disse:

Vc vau amar!
Abracos

Avatar neussa disse:

Descobri seu blog .Adorei relembrar cada cantinho que conheci :l Londres ,Paris, Lisboa ,Edimburgo e outras tantas capitais e pontos turísticos próximos os quais você descreve bem e complementa com fotos e explicações detalhadas de como se deslocar até essas belezas que enfeitam a Terra quer tenha origem conhecida ou não. Valeu .Boa viagem programada e breve regresso para planejar e compartilhar conosco outras descobertas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Muito obrigada!
Super beijo

Avatar Carlos Eduardo disse:

Cara Mari,

Não percebi o link para o site do ônibus em Salisbury… Dúvida esclarecida.
Infelizmente em setembro o intervalo é de hora em hora… É que pretendo seguir até Bath após a visita. Se perder o ônibus das 10h, complica todo meu planejamento.

Mais uma vez, obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

;o)

Avatar Carlos Eduardo disse:

Cara Mari,
Minha maior preocupação é não conseguir pegar o ônibus que parte às10h, por motivo de fila, posto que o trem chega em Salisbury às 9h43 (estando na Inglaterra, não creio q ocorrerá atraso – I hope so…) e pretendo comprar o ingresso e as passagens antecipadamente, inclusive o trecho Salisbury-Bath para as 12h40 (se perder aquele ônibus é impossível retornar a Salisbury nesse horário). Vc me permite saber sua opinião sobre esse planejamento?
Um abraço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Sinceramente Carlos, achei a cidade de Salisbury muito bonita e se você tiver tempo eu passaria o dia inteiro lá e seguiria para Bath no dia seguinte.
Bath tbm merece um dia inteirinho e é só pisar lá que vc descobrirá porque.
Caso você queira MUITO fazer os dois no mesmo dia, uma saída menos arriscada, porém mais cara seria fazer um tour (desses de roteirinho fechado) e a grane maioria dos tours que vai a Bath para em Stonehenge.

Espero ter ajudado
Abraços

Avatar carlos eduardo disse:

Eu pensei em fazer um desses passeios q saem de Londres, mas li tanta reclamação (tratamento dos guias, falta de tempo para visitar os locais, etc) q decidi fazer por conta própria.
De qq forma, ajudou muito sua dica e vou pensar se divido em 2 dias o passeio.

Um abraço.

Avatar Carlos Eduardo disse:

Prezada Mari,

Estarei em Londres em setembro próximo e pretendo visitar Stonehenge, que acho fascinante. Para não perder tempo pensei em comprar o ingresso antecipadamente, online (8 libras). Entretanto, no seu post vc comenta que o preço da passagem do ônibus q liga Salisbury a Stonehenge já inclui o ingresso. É isso mesmo? Existe opção de comprar a passagem sem o ingresso?

Um abraço e obrigado pelas dicas.

mari vidigal mari vidigal disse:

To considerando este já respondido, verdade?!

opa! estou indo para Londres em 1 semana e fechando a ida para Stonehenge no ultimo dia de estada por lá.
Seu relato foi direto, redondinho, e com todas as dicas. PArabens e obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que bom que você gostou André! Aproveite a viagem!
Abraços
Equipe Ideias na mala

Legal a dica, estou indo no início de Setembro pela primeira vez em Londres, como vamos ficar 7 dias, quero ir a esse sítio, sou aficionada por lugares assim! Valeu!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Kellen,
Vá sim! você vai adorar!
Abraços
Equipe Ideias na mala