O que fazer com crianças no Vale do Silício
Quer ideias de atividades divertidas para fazer com as crianças no Vale do Silício, Califórnia? Veja uma lista caprichada com atividades ao ar livre, parques de diversão, passeios e muito mais!
O que fazer com crianças no Vale do Silício
Que a educação é um tema forte aqui no Vale do Silício, todos sabem. Mas vamos combinar que a criançada também se diverte (e muito!). Na verdade, o brincar é entendido como peça fundamental quando o assunto é aprender, por isso o Vale tem muitas opções de atividades divertidas para as crianças e o post de hoje mostra algumas delas.
Texto e imagens: Marcella e Pedro Gadbem
Neste post você encontrará:
- Atividades ao ar livre no Vale do Silício
- Atividades esportivas no Vale do Silício
- Parques de diversão no Vale do Silício
- Museus interessantes para crianças no Vale
- Dia de excursão: Bate-e-volta do Vale do Silício
Atividades ao ar livre no Vale: Parques que os pequenos adoram
Shoreline Park (Mountain View)
Todos sabemos que ar livre e contato com a natureza é peça fundamental para um crescimento saudável. E nesse parque as crianças terão a oportunidade de experimentar isso. Vale levar bola, bicicleta, piquenique e muita energia para passar uma tarde inteira. Os mais aventureiros podem escolher entre stand up paddle, caiaque ou barco a vela e se aventurar nas águas calmas da baía. Tem também um parquinho com estrutura imitando um barco que fica de frente para baía, os pequenos adoram! Para os mais tranquilos, o parque está cheio de bancos e a graça é sentar num deles para observar os pássaros ou os muitos esquilos que vivem por lá. O pôr do sol visto de lá é maravilhoso, pois a água reflete a luz do sol e forma um espetáculo lindo. Diversão garantida para a família toda!
Deer Hollow Farm no Rancho San Antonio (Los Altos)
Outra dica legal de atividades ao ar livre para crianças no Vale do Silício é o Deer Hollow Farm, localizado no Rancho San Antonio em Los Altos, o espaço oferece educação ambiental e é um destino comum dos passeios escolares da região. Muitos animais de fazenda (vacas, galinhas, porcos, cabras e etc…), uma grande horta , pomar, celeiro e – a parte que os pequenos mais gostam – a cultura e história dos índios nativo Americanos que viveram na região por mais de 10 mil anos. Antes de ir, coloque seu tênis de caminhada (o estacionamento mais próximo fica a mais ou menos 1 milha do local) e consulte os horários no site, que variam durante a semana.
Pitaco da Mari: E pra criançada que já está acostumada a fazer trilhas com os adultos, esse parque tem várias trilhas lindas e muitas opções bacanas! No final de semana, chegue BEM cedo, porque o estacionamento lota rápido!
Vasona Park (Los Gatos)
O Vasona Park é lindo, ótimo para soltar pipa, jogar bola, brincar no parquinho ou até fazer piquenique. Brincar na água é permitido, e, no verão, quase obrigatório. Tem patos e gansos por todo lado, então não custa nada dar uma olhadinha antes de pisar ou sentar na grama. :). Além disso, o Vasona tem um trenzinho a vapor que é uma graça, e que as crianças adoram, e um carrossel retrô coberto. (A volta de carrossel ou o passeio de trenzinho custam $3,00)
Para gastar as energias: atividades esportivas
Se o seu pequeno gosta de atividades esportivas, o Vale do Silício oferece várias opções legais. Aqui vão algumas sugestões.
Mini Golf em Sunnyvale
Mais do que uma brincadeira de criança, o mini golf é um programa divertido para toda a família. São duas áreas diferentes, com 18 buracos de golfe em cada – que estão sempre decorados de acordo com a temporada. O preço é bacana (a partir de $14 de segunda à sexta) mas alguns horários são mais concorridos, o que gera uma certa fila em alguns buracos. Veja horários de funcionamento, preços e outros detalhes no site da Golfland.
Trampolins & Camas elásticas mirabolantes do Rockin’ Jump Trampoline Park (San Carlos)
O Rockin’ Jump Trampoline Park é um parque de trampolins e camas elásticas que enlouquece adultos e crianças. A programação é super divertida e temática, varia de acordo com as festas tradicionais de cada período. Tem a possibilidade de jogar basket e se sentir como num jogo da NBA enterrando a bola na cesta outras maluquices que vão te fazer pular de alegria. O ingresso custa $25 dólares por 90 minutos. O passe pro dia todo custa 30 dólares dia de semana e 35 nos finais de semana. É obrigatório o uso de meias de pular. Veja promoções especiais e horários de funcionamento no site.
Open Jump no Pump-it-Up (Santa Clara & San José)
O Pump-it-Up é um buffet infantil desses BEM divertidos e com vários brinquedos gigantes infláveis (escorregadores gigantes e outras engenhocas que as crianças adoram). Durante a semana a casa abre para sessões de uma hora e meia de diversão. As sessões custam em torno de $20,00 e existem sessões temáticas (dia da fantasia, festa pizza e etc…).
Para se divertir de montão: Parques de diversão
Gilroy Gardens Family Theme Park (Gilroy)
Muitos jardins, plantas e atmosfera encantadora. Oferece também um parque aquático (que não conhecemos porque estava lotado!) As atrações e brinquedos agradam mais as crianças menores. As montanhas-russas são pequenas e, apesar de divertidas, não vão impressionar os mais aventureiros. Veja horários, preços e outras informações aqui.
Great America (Santa Clara)
Great America é um parque de diversões que combina um complexo de montanhas russas, parque aquático (aberto apenas no verão) com um parque de atividades da turma do Snoopy com direito a shows especiais, interação com personagens e várias outras atividades divertidas. Além disso, a cada estação do ano o parque monta uma área temática com atrações temporárias de Halloween, Natal e etc… A Ana do Casal Califórnia visitou o parque e escreveu uma review detalhada nesse post. Veja horários, preços e outras informações aqui.
Raging Waters (San José)
Pra quem curte parque aquático, o mais conhecido da região é o Raging Waters em San José. Um parque com várias piscinas divertidas, tobogãs gigantes, boias e muitas atrações para toda a família. No calor infernal do Vale durante o verão, um banho de piscina cai mega bem, não cai? Veja horários, preços e outras informações Aqui.
Pra aprender brincando: museus
Quando o assunto é museu para crianças o Vale do Silício oferece opções bem bacanas. Então, anota essas dicas:
Computer History Museum (Mountain View)
Onde mais um item dos anos 2000 é exibido como antiguidade? Sim, pais, nós somos bem antigos sob a lente da tecnologia e isso fica bem claro quando a gente vê os olhinhos assustados das crianças que já nasceram na época dos Ipads e Iphones: “como assim, um computador que ocupava quase a sala inteira?”. Dos primeiros computadores ao self-drive car, o Computer History Museum (Adultos $17,50 | Crianças de 8 a 10 anos $ 6 | Crianças até 7 anos não pagam) tem dezenas de itens bacanas e um acervo bem explicadinho que vai agradar adultos e crianças. Para nós tudo foi uma grande diversão.
Children’s Discovery Museum (San Jose)
O Children’s Discovery Museum ($15,00 – crianças a partir de 1 ano pagam o ingresso inteiro) é um desses museus bacanas com atividades focadas em inspirar e desenvolver o lado criativo dos pequenos. O museu nada mais é do que uma brinquedoteca gigante com espaços que se transformam e atividades que mudam de tempos em tempos: cubos de montar, labirintos de caixa de papelão, carro de bombeiros gigante, casinha de boneca equipada. Tem muita coisa legal. Além dos brinquedos, o museu tem um trenzinho sem trilhos que funciona alguns dias por semana.
The Tech Museum of Innovation (San Jose)
O The Tech (Adultos $27,00 | Crianças 3-17 anos 22,00) é um espaço BEM interativo, uma mistura de museu de tecnologia com museu de ciências focado em experiências e aprendizagem. Aqui, crianças e adultos poderão construir seus próprios robôs, usar a tecnologia para monitorar saúde e alimentação e até aprender sobre segurança na internet. Tem muita atividade divertida que vai enlouquecer crianças curiosas, jovens e adultos.
(Pitaco da Mari: Tô imaginando meu marido engenheiro pirando com essa parafernália! Acho que preciso leva-lo lá).
NASA Ames Visitor Center (Mountain View)
O NASA Ames Visitor Center é um espaço bem legal para crianças interessadas em foguetes, ou viagens para o Espaço. Aqui vocês poderão aprender sobre as experiências da Nasa e até dirigir um simulador de avião. A visita é grátis e leva cerca de 1 hora. O centro está temporariamente fechado essa atividade está suspensa. Muitas outras estão sendo feitas virtualmente. No site deles tem várias dicas de atividades para fazer em casa.
Hiller Aviation Museum (San Carlos)
Ainda pensando nas crianças que curtem aviões, o Museu da aviação (Adultos $19,00 | Crianças 5-17 anos: $12,00) em San Carlos é uma boa pedida. O museu tem dezenas de aviões antigos (que contam a história da aviação) e uma série de atividades temporárias para divertir e entusiasmar os pequenos.
Dia de excursão: Bate-e-volta do Vale do Silício
Aquario de Monterey
O Aquário de Monterey é um dos maiores e mais conhecidos aquários de água salgada do mundo, com shows diários e muitas – MUITAS – espécies. Os pequenos se divertem e ainda aprendem a preservar a vida marinha. O aquário também oferece “Sleepovers” onde as crianças podem explorar as espécies noturnas e dormir ao lado de seu bichinho favorito. Ingressos custam aproximadamente 35 dólares (infantil) e 49,95 dólares (adulto). Menores de 4 anos não pagam, veja mais detalhes e horários de funcionamento aqui.
Santa Cruz: Praias & Beach Boardwalk
Santa Cruz fica pertinho do Vale do Silício e tem uma vibe hiper agradável. A cidade tem um espaço gostoso para andar de bicicleta, várias praias bonitas para curtir ou fazer um picnic com a família (minha preferida é o Natural Bridge State Park) e um parque de diversões retrô, o Santa Cruz Board Walk bem colorido e animado. No verão rolam shows ao ar livre no final da tarde e uma programação toda especial para as famílias.
Trenzinho da Roaring Camp
Um programa bem família e bem divertido é o trenzinho da Roaming Camp. São duas rotas diferentes, uma que liga Felton (floresta de árvores Redwoods até Santa Cruz) e outra que faz um percurso bacana pelas árvores de Redwoods. Além da chance de andar num trem a vapor, as crianças poderão curtir as árvores gigantes e acompanhar a mudança de paisagem.
Jelly Belly Factory Tour (Fairfield)
Não é todo dia que se vê uma fábrica de jujubas em pleno funcionamento. A Jelly Belly Factory em Fairfield oferece tours grátis de cerca de 45 minutos pela fábrica. Durante o tour, você terá a chance de ver as balinhas sendo fabricadas – quem visita a fábrica de final de semana vê as máquinas desligadas, o que não é tão legal e no final do tour, provar algumas delas. (Ainda não testei a experiência mas parece ser bem divertido!)
Six Flags: o parque das montanhas russas em Vallejo
Para as crianças que curtem aventura, o Six Flags em Vallejo é uma boa pedida. O parque tem várias montanhas russas com loopings mirabolantes e outros brinquedos mais pacatos porém igualmente divertidos. Veja minha experiência no parque nesse post. |Veja os preços dos ingressos online, para quem mora na região, muitas vezes eles oferecem o passe anual pelo preço de 1 ingresso.
Veja todas as dicas desse post no mapa.
Se preferir, abra o mapa aqui.
E aí, se animou com as dicas da Marcella e do Pedro?
Tem outras sugestões de atividades bacanas para fazer com crianças no Vale do Silício? Divida com a gente!
Veja também:
- San Francisco: Conheça o Exploratorium
- O Divertido Academy of Science em San Francisco
- Diversão no Golden Gate Park: Saiba o que fazer!
- O que ver e fazer no Pier 39
[Queridos Marcella e Pedro, foi uma delícia ter as dicas de vocês aqui no Ideias na Mala, super obrigada pelo post lindo e pelas atividades inspiradoras para fazer com crianças. Beijos, Mari.]
Sobre a Marcella
A Marcella Gadbem é formada em Relações Internacionais e traz uma longa bagagem em Sales Operations. É casada com o Carlos que também é da area de tecnologia e é louco por inovação, e é mãe do Pedro, que tem 9 anos, que adora Lego, Star Wars, Computação, baseball e o seu cachorro Frodo. Juntos – essa família nunca se desgruda – gostam de curtir as atividades ao ar livre, acordam cedo para aproveitar tudo ao máximo, e costumam escolher os programas por votação (mas a verdade é que o Pedro quase sempre está no time que ganha ;))
Oi! Gostaria do contato da guia brasileira p ir ao vale do Napa. Grata,
Valeska
Olá, Valeska!
Em breve a guia entrará em contado.
Obrigada!
Ótimas dicas para a criançada!
Obrigada por citar o Casal Califórnia no post, Mari! 🙂
Um prazer Ana.
Beijos