Viagem para o Peru: tudo o que você precisa saber para montar seu roteiro

Uma Viagem para o Peru é a escolha perfeita para quem busca diversidade. O país reúne sítios arqueológicos impressionantes, cidades históricas cheias de charme, paisagens de montanhas belíssimas e destinos urbanos com muito agito e diversão. O país opções para todos os estilos de viajantes, dos mais aventureiros aos que preferem relaxar e curtir a cultura local.

Na hora de montar seu roteiro no Peru, o difícil vai ser escolher o que deixar de fora. Para te ajudar nessa missão, aqui você encontra informações e dicas sobre os principais destinos do Peru, para entender o que cada lugar tem de especial e decidir quais combinam mais com o seu tipo de viagem. Vamos nessa?

roteiro no Peru. viagem ao Peru
Salinas de Maras

Roteiro no Peru

Para quem não tem muito tempo, mas não quer deixar de conhecer o país, um roteiro de 5 dias no Peru permite vivenciar a história e as belezas locais, incluindo não apenas os principais pontos turísticos, mas também outros lugares que garantem uma experiência mais autêntica. Nossa sugestão é dividir assim:

  • Dia 1: Lima
  • Dia 2: Cusco – Valle Sagrado – Águas Calientes
  • Dia 3: Machu Picchu
  • Dia 4: Cusco
  • Dia 5: Lima
que fazer em Lima no peru.
Farol Marina Náutica

Principais destinos para conhecer em uma viagem para o Peru

Lima, a capital do Peru, é muito mais do que uma simples porta de entrada: é uma cidade que combina história viva, cultura pulsante e uma gastronomia que conquista até os paladares mais exigentes. A partir dali, o caminho se abre para outros destinos incríveis, como Cusco, a antiga capital do Império Inca e ponto de partida para muitas aventuras.

Quer saber o que torna cada cidade tão especial? Vem comigo que eu te conto nos próximos tópicos!

Lima

O turismo em Lima é diversificado, com opções que vão desde museus e praças históricas até vistas incríveis do oceano Pacífico. É possível conhecer as principais atrações em um roteiro de um dia, mas o ideal é ter mais tempo para explorar a cidade com calma.

A capital do Peru mistura história colonial com modernidade. Seu centro histórico é cheio de monumentos e edifícios antigos, perfeito para quem gosta de cultura. Já os bairros como Miraflores oferecem uma experiência urbana com belas praias e vida noturna agitada. 

que fazer em Lima no peru
Parque del amor

O que fazer em Lima

Além de seus marcos históricos, Lima também é conhecida por suas áreas boêmias e por lugares com opções de compras, gastronomia e uma vida urbana moderna e agitada. Confira alguns pontos turísticos e passeios imperdíveis:

  • Plaza Mayor: considerada o coração da cidade, a praça é cercada por edifícios históricos, como a Catedral de Lima e o Palácio do Governo. É um ponto ideal para começar a explorar a cidade.
  • Palácio do Governo: sede do governo peruano, é uma construção com uma arquitetura colonial imponente e rodeado por praças históricas.
  • Catedral de Lima: situada na Plaza Mayor, a catedral mistura estilos arquitetônicos e guarda tesouros religiosos. É uma das mais importantes do Peru.
  • Casa de Literatura Peruana: esta antiga estação de trem foi transformada em um espaço cultural que celebra a literatura peruana.
  • Museu Bodega Y Quadra: museu dedicado à história e cultura do Peru, localizado em uma construção colonial.
  • Monastério de São Francisco: famoso por sua arquitetura colonial e as catacumbas subterrâneas, este monastério é um dos maiores marcos históricos da cidade.
  • Igreja e Convento de Santo Domingo: este importante centro religioso tem arquitetura barroca e é um patrimônio histórico da cidade.
  • Palácio Torre Tagle: a construção é um exemplo da arquitetura colonial, agora usado pelo Ministério das Relações Exteriores do Peru.
  • Plaza San Martin: praça central com monumentos e edifícios históricos, representando a independência peruana.
  • Museu de Arte de Lima (MALI): localizado no Parque de la Exposición, o museu abriga uma vasta coleção de arte peruana e internacional, com foco nas tradições indígenas e na arte contemporânea.
  • Praça Kennedy: famosa pelos gatos que convivem livremente na área, é rodeada por bares, restaurantes e mercados, oferecendo uma experiência urbana única.
  • Igreja Matriz Virgen Milagrosa: igreja importante em Lima, com uma história rica de fé e devoção.
  • Praias de Miraflores: áreas costeiras conhecidas pela beleza natural, ideais para caminhadas e relaxamento.
  • Shopping Larcomar Mall: centro comercial com vistas para o mar e diversas opções de compras.
  • Parque del Amor: dedicado ao amor, com uma escultura famosa (O Beijo, obra de Victor Delfín) e vistas panorâmicas do oceano.
  • Farol Marina Náutica: ponto turístico que oferece uma vista incrível do mar e da costa de Lima.
  • Praça Central do Barranco: praça charmosa em um dos bairros mais boêmios de Lima, cercada de arte e cultura.
hoteis em lima: onde ficar
Plaza Mayor

Para os que não quiserem fazer tudo por conta própria, há algumas opções de passeios, como o tour panorâmico por Lima, passando pelos pontos mais emblemáticos a bordo de um ônibus, com um guia para explicar melhor sobre cada lugar.

Outra possibilidade é fazer um tour completo com os ingressos já incluídos para a entrada nos principais monumentos da cidade, com acompanhamento de um guia que fala português.

Onde ficar em Lima

Escolher bem onde ficar em Lima faz toda a diferença para aproveitar a cidade com praticidade e segurança. A localização certa vai facilitar seus deslocamentos e deixar você pertinho dos principais pontos turísticos. Entre os bairros mais recomendados estão Miraflores, Barranco e San Isidro – cada um com seu charme.

Miraflores é o queridinho de quem busca boa infraestrutura, com restaurantes, shoppings, hospedagens para vários bolsos e aquela vista linda para o Pacífico. Barranco, por outro lado, é perfeito para quem quer algo mais autêntico: o bairro tem uma vibe boêmia, cheia de arte, vida noturna animada e um clima descontraído que conquista rápido.

onde se hospedar em lima no peru. Melhores bairros em lima no peru
Miraflores

Agora, se a ideia é investir em conforto e sofisticação, San Isidro é a pedida certa. Cheio de áreas verdes, ótimos restaurantes e uma atmosfera tranquila, o bairro oferece uma experiência mais exclusiva. No final das contas, tudo vai depender do seu estilo de viagem e, claro, do seu orçamento.

Já reservou seu Hotel em Lima? Alguns dos hotéis preferidos dos nossos leitores são:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
Best Western Plus Urban Larco HotelMiraflores9.0Ver preços
Sonesta Hotel El OlivarSan Isidro9,0Ver preços
Casa Fanning HotelBarranco8.7Ver preços
Imperial Inn Hospedaje TuristicoMiraflores8,2Ver Preços
Casa LimaCentro Histórico8.0Ver Preços

Veja mais opções de onde se hospedar em Lima.

Cusco

Cusco já foi o coração do Império Inca e caminhar por suas ruas estreitas é quase como viajar no tempo. A cidade mistura, de um jeito único, heranças indígenas e coloniais, com praças charmosas, igrejas históricas e casinhas coloridas que guardam séculos de história.

Rodeada por montanhas e abençoada com um clima agradável, Cusco também é a base perfeita para quem sonha conhecer Machu Picchu. Mas não se engane: a cidade vai muito além do famoso sítio arqueológico. Há muito o que fazer por lá!

viagem ao Peru. O que fazer em cusco
Catedral de Cusco

O que fazer em Cusco

Em um dia em Cusco é possível conhecer muitas atrações, passando pelos principais pontos da cidade. O ideal é ficar pelo menos dois dias em Cusco para fazer tudo sem pressa. Veja a seguir o que fazer: 

  • Catedral de Cusco: é famosa pela arquitetura impressionante e pelas obras de arte que mesclam influências incas e coloniais. A Santa Ceia, por exemplo, é retratada com um prato típico peruano, o cuy (porquinho da índia).
  • Qorikancha (Monastério de Santo Domingos): antigo templo inca dedicado ao sol, Qorikancha foi revestido de ouro e hoje abriga o Monastério de Santo Domingos, oferecendo uma rica história sobre arquitetura inca e rituais solares.
  • Sacsayhuaman: conhecido por suas imensas pedras, foi um importante centro cerimonial inca. Apenas 20% do complexo original sobreviveu, o restante foi destruído e utilizado para outras construções.
  • Q’enqo: é um sítio arqueológico relacionado a observações astrológicas e rituais incas. Embora tenha sido destruído, ainda há vestígios que sugerem sua função como túmulo de Pachacutec.
  • Tambomachay: também chamado de Templo da Água, é um conjunto de fontes e aquedutos usados em rituais incas relacionados à terra e ao cultivo. O local oferece uma bela caminhada e uma experiência cultural imersiva.
  • Plaza de Armas de Cusco: é o coração de Cusco, rodeada por importantes igrejas, como a Catedral e a Companhia de Jesus. É um local central e um ótimo lugar para começar a explorar a cidade. 
  • Mercado Central San Pedro: mercado típico onde é possível comprar lembranças e conhecer o cotidiano local. Ideal para quem deseja vivenciar o comércio peruano autêntico.
  • Igreja La Merced: igreja colonial que impressiona por seu altar dourado e cripta histórica. É famosa pelos tesouros em sua cripta, incluindo objetos de ouro maciço e pedras preciosas.
  • Igreja Companhia de Jesus: construída sobre ruínas incas, possui um altar de ouro e oferece uma rica história sobre arte religiosa e a cultura inca. Vale a pena visitar com um guia local.
  • Convento de Santa Catarina: situado na antiga sede do templo das virgens do sol, possui arquitetura barroca e fica na Calle Loreto, famosa pelos muros incas bem preservados.
  • Calle Romeiros e Ruínas de Cusicancha: a Calle Romeiros leva às ruínas, um importante sítio arqueológico que fazia parte do palácio de Pachacutec e que continuam sendo escavadas e reconstruídas.
  • Praça do Regocijo: antigo pátio de festas, a praça é uma área tranquila com a prefeitura de Cusco e uma bandeira inca no topo do prédio. Ótimo local para relaxar entre um passeio e outro.
  • Praça de San Francisco: abriga a Igreja de San Francisco, famosa por seu museu e cripta com ossos dispostos de maneira única. É uma opção interessante para quem quer conhecer a história de Cusco de uma maneira diferente.
que fazer em cusco no peru
Jardins do Qorikancha

Se quiser otimizar seu tempo, você pode fazer um tour panorâmico por Cusco com espetáculo folclórico, percorrendo os atrativos mais famosos da cidade a bordo de um ônibus e fechando o passeio em um show com trajes típicos.

Outra opção interessante é fazer uma visita guiada por Cusco e suas 4 ruínas, passando pelo centro e arredores, em lugares como a Catedral de Cusco, Qoricancha, Manos de la Comunidad, Qenqo e Sacsayhuaman.

Para quem gosta de voltar das viagens com muitas fotos de lembrança, a dica é o tour fotográfico por Cusco para conhecer alguns pontos da cidade e aprender algumas técnicas que vão ajudar na captura de imagens.

Onde ficar em Cusco

A região da Plaza de Armas é a melhor para se hospedar em Cusco, pois tem uma localização estratégica que possibilita explorar a cidade a pé. Há hotéis de diferentes categorias, além de restaurantes, lojas e atrações culturais. A Mari ficou em um hostel perto da Plaza de Armas, o Pariwana Hostel Cusco (veja preços aqui).

Mas, se preferir uma experiência mais exclusiva e longe da movimentação, a região de San Blas é muito tranquila, com ruas charmosas e muita arte.

Já reservou seu Hotel em Cusco? Alguns dos hotéis preferidos dos nossos leitores são:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
Hotel RaymiCentro9.0Ver preços
Muru Homely Hotel CuscoCentro8,9Ver preços
Mistico San Blas BoutiqueSan Blas8.4Ver preços
Socialtel Plaza De Armas CuscoPlaza de Armas8.4Ver Preços
Cooper Hotel BoutiqueCentro9.3Ver Preços
CASA CRISTOBALCentro
9.3
Ver Preços
Sonesta Hotel CuscoCentro9.2Ver Preços

Veja outras opções de onde se hospedar em Cusco.

Altitude em Cusco

A altitude em Cusco pode ser um desafio para muita gente e é importante ter cuidado para evitar efeitos como enjoo e mal-estar. Uma dica é, antes da viagem, se alimentar bem e se hidratar bastante. No primeiro dia, procure descansar, por mais que seja tentador sair pelas ruas explorando a cidade. 

roteiro cusco no peru
Plaza de Armas

Se surgir algum problema, muitos hotéis oferecem oxigênio aos hóspedes, e o chá de coca é uma boa opção para aliviar os sintomas, minimizar os efeitos e aproveitar a viagem sem maiores complicações. Ter um seguro viagem também é importante caso precise de atendimento médico.

Machu Picchu

Machu Picchu é uma das maravilhas do mundo moderno, Patrimônio Mundial da UNESCO e o destino mais procurado do país, e está presente na maioria dos roteiros de quem faz uma viagem para o Peru. A cidade perdida dos incas, com suas ruínas bem preservadas, é cheia de história e de mistérios que atraem viajantes do mundo todo.  

roteiro de 5 dias no Peru, saiba o que fazer
Mari em Machu-Picchu

Para visitar Machu Picchu, o ponto de partida costuma ser a cidade de Cusco. E é preciso planejamento. Uma dica muito importante é comprar os ingressos com antecedência, já que o número de visitantes é limitado e há horários específicos para acesso às áreas mais altas. 

Se você quer percorrer as rotas no seu ritmo, fazendo tudo por conta própria, uma opção é comprar apenas o ingresso oficial para os melhores circuitos.

Também há opções de excursão de 1 dia em grupo a Machu Picchu saindo de Cusco, em um em um tour guiado para aprender mais sobre o local enquanto caminha pelas trilhas.

Antes de fechar sua viagem leia nossas 10 dias essenciais para aproveitar Machu Picchu ao máximo. Chegue cedo para evitar multidões, além de conferir a previsão do tempo e escolher roupas confortáveis para enfrentar o clima variado. 

Quer mais dicas? Dá uma olhada no relato de viagem a Machu Picchu da Mari, um compilado com as melhores dicas da região, seu erros e acertos! Já adianto, prepare-se para caminhar bastante, já que a maior parte da experiência em Machu Picchu envolve explorar o sítio arqueológico a pé. 

O que fazer em Machu Picchu

Machu Picchu é um sítio arqueológico impressionante no Peru, que combina história, arquitetura Inca e paisagens de tirar o fôlego. Ao visitar esse destino, você pode conhecer diferentes partes como a área residencial, templos, regiões agrícolas, entre outros passeios, como:

Machu Picchu - Peru
Machu Picchu
  • Wayna Picchu: suba até o topo para vistas espetaculares do complexo.
  • Templo da Lua: explore essa construção misteriosa no alto da montanha.
  • Llamas: aproveite para observar as adoráveis llamas do local.
  • Vistas privilegiadas: suba até os granéios para uma visão panorâmica sem a multidão.
  • Arquitetura Inca: admire a precisão dos cortes e detalhes nas construções.

Quer saber quanto custa visitar o Machu Picchu de verdade, sem surpresas? Então leia o post onde a Mari compartilha todos os detalhes da viagem dela e do marido — com os gastos calculados na ponta do lápis. Passagens, ingressos, transporte, alimentação… está tudo lá para te ajudar a planejar o seu roteiro com mais segurança!

Vale Sagrado

Localizado entre Cusco e Machu Picchu, o Vale Sagrado, no Peru, é uma região repleta de sítios arqueológicos impressionantes e paisagens incríveis. Entre os destaques estão um antigo cemitério Inca esculpido nas montanhas, ruínas bem preservadas de templos e residências e mercados de artesanato tradicional.

vale a pena visitar o vale sagrado no peru?
Vale Sagrado

Para visitar os principais pontos do Vale Sagrado, a recomendação é ter Cusco como base e optar por um tour organizado ou transporte privado, pois as estradas são bastante desafiadoras. Uma opção muito procurada é a excursão de um dia passando por Pisac, Ollantaytambo, Minas de Sal de Moray.

A entrada nas atrações é feita por meio do boleto turístico, que deve ser comprado com antecedência e inclui o acesso a diversos sítios arqueológicos da região. Uma boa estratégia é incluir o Vale Sagrado no roteiro antes de Machu Picchu. Assim você visita a região durante o dia e segue de trem à noite para o próximo destino.

O que fazer no Vale Sagrado

A visita ao Vale Sagrado é essencial para quem deseja conhecer mais sobre a história e a grandiosidade da civilização Inca. Confira alguns lugares para visitar:

  • Mirante do Vale Sagrado: tem uma vista espetacular do vale e muitas lhamas pelo caminho, o que sempre dá um charme extra na paisagem.
  • Ruínas de Pissac: além dos famosos terraços agrícolas em formato triangular, Pisac tem um parque arqueológico, templos bem preservados, um cemitério escavado nas colinas, aquedutos e um mercado popular de artigos incas. 
  • Tipón: conhecida por ser a cidade do Cuy al Palo, um prato típico feito com porquinho-da-índia assado, atrai visitantes que querem experimentar essa iguaria tradicional, além de conhecer o sítio arqueológico, com impressionantes terraços incas e sistema de irrigação avançado.
  • Moray: famosa por seus impressionantes terraços circulares, usados pelos Incas como campo de experimentação agrícola, Moray é um local fascinante tanto para os interessados em história quanto para quem quer apreciar as paisagens. Um passeio diferente é a aventura de quadriciclo em Moray
  • Salineiras de Maras: são centenas de piscinas de sal em tons variados, ainda em uso pelas famílias locais. As salineiras de Maras criam um cenário único, onde o sal é extraído e processado, formando uma paisagem de contrastes de cores e formas. Um local que impressiona pela beleza e pela técnica ancestral ainda em uso. É possível fazer uma excursão ao Vale Sagrado e às Minas de Sal de Maras com almoço
  • Urubamba: muito usada como ponto de passagem para turistas que exploram a região, é uma cidade tranquila, com belas paisagens, mercados locais e gastronomia típica. Não deixe de provar a chicha peruana, bebida típica feita de milho fermentado.
  • Ollantaytambo: cidade histórica marcada por suas ruas estreitas e ruínas incas impressionantes, como um templo inca cercado por montanhas, com destaque para as enormes pedras usadas na construção. Ollantaytambo ainda preserva suas tradições e serve como ponto de partida para muitos turistas que visitam Machu Picchu. 
Salinas de Maras no Peru. roteiro Peru de 5 dias. Viagem ao peru
Mari nas Salinas de Maras

Planejando sua viagem para o Peru

Aqui nossas dicas essenciais para você organizar sua viagem ao Peru.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para visitar o Peru como turistas, em viagens de até 90 dias. A entrada no país pode ser feita com o passaporte válido por, no mínimo, seis meses ou com o RG — desde que o documento esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitido há menos de 10 anos.

Documentação para viajar ao Peru: o que você precisa saber

Outros documentos de identificação não são aceitos para viajar ao Peru, mesmo que sejam considerados válidos como identificação no Brasil. Por exemplo:

  • Certidão de nascimento (inclusive para bebês e menores de idade);
  • Carteira de motorista (CNH);
  • Carteiras de identidade profissionais ou funcionais, mesmo de Ministérios ou de outros poderes públicos;
  • Qualquer outro documento que não seja o RG oficial emitido pelos órgãos de identificação das polícias civis dos Estados.

Se o seu RG for antigo ou estiver danificado, a dica é não arriscar: prefira viajar com o passaporte para evitar problemas na imigração.

como chegar em Machu-Picchu
Machu-Picchu

Altitude no Peru: dicas para se adaptar e curtir a viagem

Em um roteiro pelo Peru que inclui destinos como Cusco, Vale Sagrado ou Machu Picchu, a altitude pode ser um desafio para o corpo. Mas calma, com alguns cuidados simples, dá para se adaptar bem e aproveitar tudo o que o Peru tem de incrível.

Ao montar o roteiro da viagem, é importante considerar não só os dias de passeios, mas também o tempo de deslocamento e de aclimatação, principalmente se o destino for uma região mais elevada. Às vezes, incluir um dia mais leve no início da viagem faz toda a diferença para o corpo se ajustar.

Algumas dicas que ajudam muito nesse processo:

  • Comece devagar: reserve o primeiro dia para passeios mais tranquilos ou simplesmente para descansar. Seu corpo vai agradecer.
  • Beba bastante água: manter-se hidratado é essencial para ajudar o organismo a lidar melhor com a altitude.
  • Experimente o chá de coca: ele é tradicional no Peru e pode aliviar sintomas como dor de cabeça e enjoo.
  • Evite bebidas alcoólicas nos primeiros dias: o álcool potencializa os efeitos da altitude e pode te deixar ainda mais mal.
  • Coma leve: nada de pratos muito pesados logo que chegar; prefira refeições simples e fáceis de digerir.
  • Monte o roteiro com inteligência: se puder, comece por regiões mais baixas, como o Vale Sagrado, e deixe Cusco e Machu Picchu para depois.
  • Escute seu corpo: se sentir cansaço ou falta de ar, diminua o ritmo. Se os sintomas forem fortes, procure ajuda.
Monastério de Santo Domingos/ Qorikancha
Muros Incas vistos do alto do Monastério de Santo Domingos/ Qorikancha

Seguro Viagem

Viajar com um bom seguro viagem é essencial para evitar contratempos e despesas inesperadas. Além de cobrir despesas médicas, um bom seguro também oferece proteção contra extravio de bagagem, atrasos de voos e outras emergências que podem surgir durante a viagem.

Por aqui, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado. Você paga em reais e ainda pode parcelar!

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça sua cotação aqui e compre seu seguro viagem

Chip telefônico

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para o Peru ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem na Europa, e é mais vantajoso que comprar um chips locais. Há duas opções de planos, o controle e o ilimitado, e o ilimitado de deixa a rotear até 3Gb de internet para outros aparelhos.

Clique aqui e compre com 15% de desconto!

E aí, curtiu nossas Melhores Dicas de Viagem para o Peru? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP PERU: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Mariana Bueno

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *