Visitando o canal do Panamá

Minha primeira parada na Cidade do Panamá não podia ser outra…  Estava bem curiosa para conhecer o famoso Canal do Panamá que não só movimenta a economia do país como divide com os shoppings centers o posto de atração turística mais cobiçada pelos visitantes.

Como visitar o canal do Panamá

Sem o menor interesse pelos shoppings, tratei de arranjar meu passeio para o canal tão logo cheguei no hotel e deixei minhas coisas no quarto. Nesse post vou dividir com vocês algumas dicas de como visitar o Canal do Panamá e como tornar seu passeio mais barato e mais agradável que o meu.

Como chegar?

O canal fica em Miraflores, que é relativamente longe do centro. Para chegar lá, você precisa conseguir um tour ou conseguir um taxi – para que você tenha flexibilidade de horário, sugiro um taxi, mas antes, combine com o taxista o preço de ida e volta, e nem pense em pegar um taxi do hotel (estes custam o dobro do preço) pegue um taxi da rua e pode ficar tranquilo e que não é perigoso.


O canal  opera tanto no sentido Pacífico- Atlântico, quanto Atlântico- Pacífico. A travessia por todo o canal, que é composto de três eclusas como essa que visitaremos em Miraflores, leva cerca de 24 horas e a parte que os visitantes conseguem enxergar dura cerca de uma hora.

Visitando o canal de Miraflores

Chegamos no Centro de Visitantes de Miraflores no final da manhã, totalmente desinformados e desavisados, esperando que a travessia Atlântico- Pacifico fosse aberta, isso só ocorreu lá pelas 15:00 depois de muita espera. O ensinamento aqui é, se você quiser ver navios sem uma espera absurda, chegue no começo da tarde e não no final da manhã.
Chegando lá tem duas possibilidades de entrada: a completa que dá direito a centro de visitantes + miradouro + museu do canal + filme explicativo do canal: 8 dólares  ou a comum para quem tá com pressa e só quer ver a travessia de navios: só vale a pena comprar esta se estiver na hora dos navios ou será uma total perda de tempo.

Pouco antes da chegada do primeiro navio, o canal se enche de turistas. Quem quer tirar fotos boas, deve chegar um pouquinho mais cedo para garantir um bom lugar.

A travessia dos Navios pelo Canal do panamá


Flores decoram o Centro de Visitantes de Miraflores

Com barcos no circuito, a visita (devagar e com carinho) leva cerca de uma hora e é toda narrada. Os panamenhos idealizam o canal como uma das maravilhas arquitetônicas do mundo e realmente é bem interessante, mas tá longe de ser um negocio faraônico.

Quer dizer, o pequeno pedaço que de avista do centro de visitantes não nos impressionou tanto, mas imagino que todo o corte feito no oceano, quando visto do alto, aí sim seja impressionante.
A travessia dos barcos é mais rápida do que a preparação para a travessia, e é bacana de assistir.  A água vai baixando e subindo enquanto o navio é sendo puxado por locomotivas. O movimento no canal é intenso, e um atrás do outro vão surgindo e passando os navios.

Pequenas locomotivas puxam o navio pelo Canal.

Por dia, cerca de 30 navios atravessam o canal, por ano são cerca de 14.000 navios. Caso um navio decida não cruzar o canal, ele leva 2 semanas para fazer a travessia por mar.
Um navio com este primeiro que agente viu passar pagou 399,488 dólares para cruzar o canal.  Navios cargueiros, seguidos por petroleiros, são os que mais frequentam o Canal do Panamá.

O navio apita e os turistas acenam e fazem festa

Água sobe e o Navio Atravessa o Canal

Filme sobre o Canal do Panama

O filme (em inglês ou espanhol) dura cerca de 15 minutos e conta um pouquinho da história do canal. A ideia de ligar Atlântico e Pacifico é antiga e vem desde a colonização espanhola, mas foram os Franceses os primeiros a se aventurar em solo Panamenho e iniciar a escavação em 1880.

O solo repleto de rochas duras somado a pragas, doenças e alguns animais nada amigáveis  como  cobras, aranhas e escorpiões acrescidos de um escandalo que envolveu a empresa que realizava a escavação, foram alguns dos empecilhos que fizeram com que os franceses desistissem da ideia e abandonassem o projeto. Anos depois vieram os Norte Americanos que entre 1903 (ano da independencia do Panamá) e 1914 escavaram e construíram o Canal do Panamá.
O canal, e alguns pontos estratégicos da cidade ficaram sob posse norte americana por 84 anos.
Em 1999 o canal retornou aos Panamenhos, e é nitido que de lá para cá o país melhorou muito economicamente. Durante seu passeio pela cidade repare na quantidade de obras publicas em construção simultaneamente: construção de uma linha de metrô, reforma de todo o centro antigo, construções e mais construções.

Depois de ver o filme e entender um pouquinho desta história você fará passará a olhar a cidade do Panamá com outros olhos.

O museu do canal do Panamá

O museu conta os detalhes da escavação, das peças usadas para cavar e dos fatos que marcaram a contrução do canal.

 Miniatura de um dos navios usado na construção

No segundo andar há uma pequena e bonita exibição da fauna e da flora da região… Olha só o tamanhos dos bichos….

Localize-se

Centro de visitantes de Miraflores (site oficial)

  • Aberto de Segunda à domingo das 09:00 às 17:00
  • Exibição Completa: (canal +filme + museu) USD 8,00 | Estudantes: USD 5,00
  • Somente o Canal: USD 5,00

Outros posts do Panamá:

Dicas para planejar sua viagem para o Panamá

Cidade do Panamá: O canal do Panamá e o Casco Antiguo – nosso primeiro dia na cidade

Um jantar experiência no Manolo Caracol

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Cida disse:

Valeu as informacoes, vou viajar com meu esposo em 30-11-2017 vou ficar 4 dias, vou pesquisar para ver o que mais posso fazer e com um custo bom.
obrigada
Abracos
Cida

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveite muito o passeio Cida!
Brijos

Avatar Marsuel disse:

Boa noite, Mari. Estou indo viajar com a família, e tenho uma conexão prevista no Panamá. Chego às 06:24h e embarco às 12:18h. Li vários posts e percebi que o museu de Miraflores só abre às 09:00. Não gostaria de perder a oportunidade de visitar o Canal, mesmo que o museu estivesse fechado. No entanto, não achei nenhum blog que tivesse a informação que eu preciso. Chegando a Miraflores, mesmo que o museu esteja fechado,eu consigo ver o Canal e tirar umas fotos? Gostaria de esperar abrir, mas terei que estar no aeroporto às 10:00h (duas horas antes o voo), logo, tenho que sair de Miraflores, no máximo, às 09:00h, horário em que estará abrindo o museu.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marsuel,
Infelizmente o centro de visitantes, ou seja, a estrutura que recebe os turistas só funciona entre as 9:00 e as 5:00. A única forma de ver o canal é visitar o centro.
Acho que vai ter que ficar para uma próxima viagem!
Abraços

Avatar Lelia disse:

Gostei bastante da narrativa. Adorei as fotos. Parabéns e obrigada pelas dicas. Visitarei o Panamá em Abril .

mari vidigal mari vidigal disse:

Que legal Leila, Aproveite muito a viagem!

Avatar Maria Cristina Brandileone disse:

Muito boa reportagem. Titi