Portugal: Passeio de 1 dia em Sintra

9

 

Pertinho de Lisboa, está Sintra uma cidade encantadora repleta de palácios e castelos dignos de contos de fadas. Nesse post divido com você um roteiro de 1 dia em Sintra. Pronto para se apaixonar?

Portugal: Passeio de 1 dia em Sintra

Como há muito que o visitar, sugiro que você dedique pelo menos um dia inteirinho de seu roteiro –  não diga que não avisei – e há grandes chances de você sair de lá com a impressão de que não viu nadica de nada!

A primeira parada e a mais especial delas se chama Quinta da Regaleira, o lugar é um pouco menos conhecido e turístico que o Palácio da Pena, o palácio dos Mouros ou até mesmo o Palácio Nacional de Sintra, mas prometo que você não sairá arrependido de lá. Muito pelo contrário, o palácio é incrível.

Desembarcando na estação de trem, é preciso caminhar quase 1 Km para chegar lá, mas Sintra é um convite a caminhada com uma arquitetura linda e muita natureza, e algumas coisas bem peculiares como uma mini casa de queijadinhas, estátuas bacanas e o palácio Nacional de Sintra que nos deixou com muita vontade de parar…

…Seguimos em frente e quando menos percebemos já havíamos chegado. Porém, me arrependo um pouco de ter feito a caminhada, já que no final do dia não visitamos todos os lugares que planejávamos.

palácio

Palácio visto de dentro de um dos esconderijos

A Quinta da Regaleira é um convite a imaginação, prepare-se para abrir portas secretas, desvendar passagens subterrâneas – dica: se tiver uma lanterna, leve! –  subir torres de princesa, entrar em grutas e cavernas e ser presenteado com uma maravilhosa vista de Sintra. O legal é que toda vez que achávamos que o passeio tinha terminado, éramos surpreendidos com algo novo e incrível.

Interior da Capela

Caracol Gigante: Reparem na estrela de 8 pontas lá embaixo

Achamos uma porta secreta

 E olha só a vista:

Deixamos o palácio para o final da visita, e ele é até que bonitinho… mas o Jardim… é a melhor materialização de Alice no País das Maravilhas que já pude experimentar.

Com esse descobre, descobre acabamos ficando muito mais tempo lá do que planejamos… cerca de quatro horas. Estávamos famintos, mas tínhamos pressa. Queríamos muito tentar visitar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. Mas logo percebemos que não seria viável e apostamos nossas fichas no mais alto e colorido deles, o Palácio da Pena.

Como o palácio fica no alto de uma montanha, precisamos recorrer um ônibus (n 434) para chegar lá – ufa, dessa vez usamos a cabeça.

O Palácio é lindo, adoro as combinações de vermelho e amarelo, os detalhes, e amo a vista. Lá de cima é bem fácil entender porque a realeza portuguesa escolhia Sintra para passar veraneios. O lugar é levemente mais fresco que Lisboa e tem um charme único.

Pontas e cores!

Olha esse monstro, que sensacional!

E olha só a vista!

O Parque nacional da pena – entrada incluída no bilhete do palácio – também vale a visita. Destaque para a cadeira do rei com vista para o palácio e para as arvores de tronco em “u”.

Acho que me empolguei um pouco fotografando os detalhes, mas divido algumas fotos com vocês:

Saindo de lá, demos uma paradinha na tradicional doceira de Sintra “A periquita” onde saboreamos os maravilhosos travesseirinhos portugueses, uma iguaria local. Há até quem diga que sair de lá sem provar um desses é pecado. A casa também é famosa pelas queijadinhas, mas tudo que é de coco eu passo.

Faltou:

É como contei para vocês saímos de Sintra com um gostinho de quero mais. Faltou visitar o Castelo dos Mouros que tem um incrível escadaria de Pedra no alto da Colina e o Palácio Nacional de Sintra com sua invejável coleção de azulejos portugueses.

É ou não é um bom motivo para eu voltar a Sintra?

Localize-se:

 

Como chegar a Sintra:

a)      Alugar um carro: 34,2 km – cerca de 30 minutos

http://viajar.clix.pt/chegar.php?c=180&lg=pt&origem=Lisboa%7C38.725287,-9.150042

b) De trem (Comboio):

O trem sai da estação Rossio e Sintra é a última parada. A viagem leva cerca de meia hora e passa pelo aqueduto de Lisboa.

 

Quinta das Regaleiras

http://www.cultursintra.pt/

http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2907

Rua Barbosa du Bocage , 2710

Tel: 21 910 66 50

Entrada 6 euros

De segunda a domingo das 10:00 as 18:30 (Até as 20:00 no verão)

Palácio Nacional da Pena

http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2903

http://www.parquesdesintra.pt

Entrada: 9 Euros

Aberto das 09:30 as 20:00

A periquita

http://piriquita.pai.pt/ms/ms/piriquita-antiga_fabrica_de_queijadas_lda+sintra+ms-90038223+p-3.html

Rua Padarias, 1/7  | Sintra

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

9 comments

  1. Margareth 23 junho, 2016 at 14:56 Responder

    Ola estou amando navegar nos seus roteiros sugeridos. Estarei em Lisboa em Setembro e estou pensando em alugar um carro para visitar Sintra, acha que é uma boa? Como é a questao de estacionamento na cidade? Estarei com meus pais idosos, gostaria da opiniao de quem ja fez esse roteiro de carro. obrigada!

      • Margareth 23 junho, 2016 at 18:13 Responder

        Ola, obrigada pelo retorno. E chegando la, me recomenda usar taxi, ou agencias. Se eu for de carro acha que daria pra visitar Sintra e Cascais no mesmo dia? Obrigada!

        • mari vidigal 24 junho, 2016 at 01:33 Responder

          Acho besteira visitar os dois no mesmo dia. Sintra merece um dia inteiro, pelo menos.
          Chegando lá você pode facilmente combinar o transporte público local (que funciona hiper bem) com táxi.
          Abraços

Post a new comment

Veja também