Desvendando Lisboa (Parte II)
Fotos: Arthuro, Jeremy,Kate, Kristy e Marina
Se o primeiro dia foi o dia dos descobrimentos e de reviver ao vivo e a cores as aulas de história, o segundo dia foi dia da diversão. Nosso grupinho ganhou mais dois membros, a Kate e o Jeremy da Austrália e juntos fomos desbravar a parte mais moderna da cidade de Lisboa.
Pegamos o moderníssimo Metro até a estação Oriente, acho que aqui vale ressaltar que o transporte coletivo de Lisboa em geral é uma boa pedida, seja elevador, bondinho, trem ou metro. Tudo funciona bem demais. O metro é um dos mais lindos e limpos que já usei na vida. E a Estação Oriente, onde desembarcamos, vale a parada.
A Estação Oriente,é a maior estação de Lisboa e integra ônibus, trem e Metro. O edificio é um projeto do renomado arquiteto Santiago Calatrava e foi construída para a Expo 98. Essa foi a nossa segunda passagem por lá, pois foi lá que nosso ônibus vindo da Espanha desembarcou, ou seja, a bonita estação foi nosso primeiro ponto de contato com a capital Lusitana e nos deixou muito bem impressionados. De dia, a estação é tão bonita quanto a noite.
Saímos da Estação sentido o Centro Vasco da Gama, um shopping Center Moderníssimo, – alias tudo o que veríamos dalí a seguir podia ser muito bem definido com o adjetivo moderno – com paredes de vidro e o teto mais legal que eu já vi, uma espécie de uma fonte de água. Incrível.
Passamos por dentro do shopping e continuamos seguindo reto pelo Rossio do Olivais, uma passagem de pedestres rodeada por um espécie de passarela, cercada por bandeiras de muitos países.
De um lado esta o ginásio de esportes de Lisboa e do outro lado, o nosso próximo ponto de parada: O Oceanário de Lisboa. Mas antes de chegar lá passamos por um belo trecho. Uma ponte de madeira com vista para a moderna ponte Vasco da Gama e no alto um teleférico.
Eu na ponte, o salto não foi combinado e deu mega certo
O Oceanário de Lisboa, que também foi construída para a exposição mundial de 1998, é um dos maiores aquários do mundo e sem dúvida o mais legal que eu já visitei. Começando pelo enorme tanque central, que te dá uma noção absurda de Oceano, com direito a tubarões, arraias manta, peixes diversos… LINDO!
Mas além do grandão tem outros aquários pequeninos, e coloridos, uma área geladinha dedicada a pingüins e outros bichos polares, uma área meio Amazônia com muitas arvores e peixes mais tropicais e o grande destaque do meu dia, duas maravilhosas Lontras Marinhas. O animado casalzinho tava se achando tanto que até pousou para nossas fotos e vídeos.
Terminado nosso passeio pelo aquário ainda demos uma voltinha pela área, as fontes, em especial a fontezinha em forma de vulcão, valem uma parada para fotos…
…e por fim almoçamos na praça de alimentação do shopping. Nossa amiga Kristy ganhou o almoço grátis por topar o desafio de entrar em uma das fontes de roupa e tudo. Demos muitas risadas.
A tarde, como tínhamos planos diferentes, nosso grupo se dividiu. Arthuro e eu, voltamos para o centro da cidade, passamos em frente ao elevador de Santa Justa, mas não nos empolgamos em subir, coisa que nos arrependemos depois.
Caminhamos pelas praças do Rossio e da Figueira…
E com direito a lindas vistas do Castelo de São Jorge e música ao vivo com estilo…
Pouco depois fomos no tradicional café A Brasileira, que desde 1905 é freqüentado por Artistas, Poetas, portugueses e turistas do mundo todo. O lugar vive abarrotado de gente e não tem o melhor serviço do planeta, mas é tão tradicional que eu – como boa Brasileira – me frustraria de sair de lá sem conhecer. Isso sem falar na chance de bater um papo com a estátua de Fernando Pessoa que costumava visitar bastante o lugar, e que hoje esta lá eternizado em versão pedra na porta do café.
Mas não é só pelo café (algo que eu não gosto e não tomei, mas que meu amigo Arthuro disse estar fantástico, ou pelo ótimo bolinho de chocolate que a visita vale a pena, o resto do Bairro do Chiado é bem bacana, repleto de lojinhas, galerias, cafés e teatros.
Mas tivemos muito pouco tempo para explorar o chiado e logo nos enfiamos no coletivo local, um elegante bondinho de tempo da vovó, sentido morro acima. Nossa próxima parada foi a elegante basílica Coração de Jesus, mais conhecida como Basílica da Estrela, o parque da frente – que é uma gracinha estava cheinho de crianças. Mas sinceramente, nem a Basílica e nem o parque valem tamanha a volta que demos, sinceramente se pudesse voltaria atrás, trocaria esse pedaço por mais tempo passeando pelo Chiado ou pelo Bairro Alto.
E falando em bairro alto, é lá que você deve ir a noite, uma verdadeira balada ao ar livre, com muita gente jovem pulando de bar em bar ou bebendo na rua, bem animado. Bem divertido.
E aqui acaba o segundo dia da nossa aventura por Lisboa. Antes de voltar para casa ainda teríamos dois dias de passeio pela Capital Lusitana. O resto vem logo logo em um próximo post.
Localize-se:
Estação Oriente
http://www.cp.pt/cp/detailCulture.do?itemId=396459
Centro Vasco da Gama
http://www.centrovascodagama.pt
Centro Vasco da Gama
Av. D. João II, Lote 1.05.02
Aberto das 09:00 as 24:00
Metro: Oriente
Oceanário de Lisboa
Esplanada Dom Carlos I, 1990 Santa Maria dos Olivais
Entrada: 12 Euros
Aberto das 10:00 as 20:00 | No inverno, até as 19:00
Metro: Oriente
Café A Brasileira
http://www.lisbonweekendguild.com/pt/pt_sights/PT_brasileria.html
R. Garrett 120
Aberto das 08:00 as 20:000
Metro: Baixa | Chiado
Basílica Coração de Jesus
Praça da Estrela, 1200
Veja também:
Desvendando Lisboa – Parte I: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/06/desvendando-lisboa-parte-1/
Desvendando Lisboa – Parte III: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/12/desvendando-lisboa-parte-iii/
Dicas para comer MUITO bem em Lisboa: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/23/tres-dicas-para-quem-quer-comer-muito-bem-em-lisboa/
Sintra: Um lindo bate e volta de Lisboa: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/18/sintra-um-passeio-pela-historia-de-portugal-a-40-minutos-de-lisboa/
O parque das nações é realmente uma aula ao ar livre sobre arquitectura moderna e vale bem a pena a ao oceanario e ficar horas debaixo daquele mundo maravilhoso dos animais marinhos. Pena que não pode desfrutar mais tempo do chiado e da sua vida que tanto de dia ou há noite está sempre cheio de gente e olhe que o chiado esconde ruas e miradouros de cortar a respiração. Espero que tenho gostado da minha cidade e que sejam sempre bem-vindos
Adoramos e pretendemos voltar em breve!
Obrigada pela visita!
Abraços