Barcelona: Dicas para visitar Montjuïc

16

Montjuic é um dos muitos atrativos de Barcelona e está repleto de atrações como o parque olimpico, jardim botânico, fundação Joan Miró, o Palácio nacional (sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC)) e um antigo castelo medieval. Essa bonita montanha com vista privilegiada para a cidade de Barcelona foi sede da exposição mundial de 1929 e o coração das olimpíadas de 1992 que tiraram Barcelona do esquecimento e a consagraram de vez como importante destino turístico.

Museu de Arte da Catalunha em Montjuïc Museu de Arte da Catalunha em Montjuïc 

Dicas para visitar Montjuïc

 Como chegar a Montjuïc:

-Ônibus: a linha 55 faz o trajeto entre a plaza Catalana e o topo de Montjuic: Veja o trajeto detalhado AQUI

-Teleférico:  A subida e descida de teleférido custa 9,27 ou só um trecho por 6,50 (online) por pessoa e saí da estação Paralel do metro. A vantagem de surbir de teleférico são as vistas maravilhosas da cidade. (Veja aqui um post bacana do blog Nós no mundo com fotos do teleférico)

-Caminhando via Plaza de España: Caminhada tranquilíssima e muito bonita com direito a escadas rolantes (boiada total!!!)

O nosso passeio: subindo Montjuïc a pe

Como eu não conhecia a Plaza de Espanha, escolhemos a terceira opção, subir a pé, e adoramos nossa escolha.

Plaza de Espanha:

A Plaza de Espanha é super bonita com direito a escultura pomposa no centro, campanários que imitam o da praça de São Marco em Veneza e para completar o cenário, a antiga Plaza de torros da cidade (como as touradas foram proibidas em Barcelona, a Plaza foi convertida em um centro comercial, o Arenas de Barcelona que aparentemente estava bem animado).

Antiga praça de touros de Barcelona, hoje um shopping centerAntiga praça de touros de Barcelona, hoje um shopping center

Com o tempo bem limitado na cidade (nesse dia ainda alugaríamos um carro e dirigiríamos duas horas até a cidade de Palámos, base para a nossa viagem pela Catalunha) optamos por não xeretear o centro comercial e ir direto para Montejuic, mas ficamos com bastante vontade de subir ao topo do Arenas de Barcelona – que está aberto para visitação e que pela altura deve ter uma boa vista da cidade  (se alguém já visitou e quiser nos contar da experiência… pleeease!!)

Museu Nacional de Arte de Catalunha visto de baixoMuseu Nacional de Arte de Catalunha visto de baixo

A praça de Espanha fica bem próxima a montanha, e não tem como errar, é só seguir reto pela avenida Rainha Maria Cristina sentido o enorme e pomposo prédio do Palácio Nacional onde funciona o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) e foi o que fizemos, com direito a muitas paradas para foto.

Museu Nacional de Arte de Catalunha

Chegando em Montejuic

Chegando lá é só subir os lances de escada (quem preferir pode subir escada rolante) e aproveitar a vista da cidade nos fundos. Logo na entrada de Montejuic está a famosa Fonte Mágica onde algumas noites por semana acontece um lindo show de luzes e de águas. Como era de dia a fonte estava desligada, mas deixo abaixo os horários de funcionamento e uma foto para você se inspirar…

Fonte Mágica desligadaFonte Mágica desligada

Fonte Mágica

E a noite… Foto: BarcelonaHome (barcelona-home.com)

Horários do show de águas da fonte mágica

  • Outono e Inverno: Sexta e sábado das 19:00 as 21:00
  • Primavera e verão: de quinta à domingo das 21:00 as 23:30

Plaza da España vista de Montjuic Plaza da España vista de Montjuic

Museu Nacional de Arte de Catalunha Museu Nacional de Arte de Catalunha Fonte alguns lances de escada abaixo do Museu Nacional de Arte de Catalunha

Barcelona vista do alto de MontjuicBarcelona vista do alto de Monjuic

De volta ao nosso passeio,continuamos subindo e ao chegar aos pés do MNAC (olha só a vista na foto anterior) e dali, contornamos o  prédio passando por alguns terraços com uma boa vista da cidade…

Barcelona vista do alto de Monjuic Barcelona vista do alto de MonjuicBarcelona vista do alto de Moitjuic, detalhe na Sagrada Família

O que visitar:

A torre de Calatrava

…e depois de subir um pouco mais de escadas chegamos ao complexo olímpico onde babamos em um linda torre de Calatrava de 136 metros de altura construída para a olimpíada de 1992.

Torre de Calatrava

Torre de Calatrava

O complexo olímpico de Barcelona

No complexo olímpico além do estádio olímpico e ginásios (entrada grátis) para os mais diversos esportes (quem quiser pode visitar o estádio onde o Brasil ganhou a medalha de ouro olímpica no volley masculino), está a piscina olímpica que além de palco para muitas competições de natação esta aberta para o publico (fazia tanto calor que se tivéssemos tempo eu com certeza teria dado uma nadadinha), mas como contei antes já estavámos perto da hora de alugar o carro e por isso tive que sair de lá bem antes do que eu gostária…

 complexo olímpico de Barcelona Complexo olímpico de Barcelona

Estádio olimpico de BarcelonaEstádio olimpico de Barcelona

Para quem tem mais tempo, ainda dá para visitar  a fundação Joan Miró, o jardim botânico de Barcelona, o castelo de Montjuic  e o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) que parece tem bastante coisa legal entre Goyas e Grecos.

Montjuic - Barcelona

Guarde este post no Pinterest!

Montjuic, Barcelona

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

16 comments

  1. eunice 25 outubro, 2017 at 15:30 Responder

    Montjuic é extraordinário , excepcional magnifíco de ser visto , pelo menos deve ser visitado a pé ou de teleférico uma vez na vida e a fonte mágica de Montjuic á noite é esplêndida não há adjectivos que as qualifiquem Vale Vale Barcelona I love You

  2. silvana 11 maio, 2016 at 21:13 Responder

    OI. Estou em Barcelona e queria saber com certeza os dias que posso ver a fonte mágica agora no mes de maio. Aguardo a resposta para o mais breve possível. Obrigada.

  3. Georgea 27 janeiro, 2016 at 20:53 Responder

    olá, adorei suas dicas vou a barcelona na segunda quinzena de maio e vc me deu uma dica ótima que o montjuich, ficarei bem perto da praça da espanha, acha que se eu começar este passeio à tardinha pra pegar o show de luzes dá tempo de visitar tudo que vc mencionou, é bobagem ir de teleférico então? pq gostamos de caminhar.

    • mari vidigal 15 fevereiro, 2016 at 18:14 Responder

      Oi George,
      O Teleférico deve ser lindo mas como ele fica do outro lado, para mim não fez sentido. (E pelo jeito, para você a caminhada também vai funcionar bem, não?!)
      Beijos

  4. Juan Muñoz 10 outubro, 2015 at 14:46 Responder

    Estive em BCE pouco depois de vc. Minha família é de lá. A antiga praça de touros está intacta por fora. Do alto tem-se maravilhosa vista da região e diversos bons restaurantes. Comi ali e vale a pena. Montjuic é mágica. Tudo muito bem cuidado e o museu é sensacional. Estive 4 dias em BCE e foi pouco. Recomendo muito o turismo na Espanha, especialmente o norte do país.

  5. Evanir 29 julho, 2015 at 21:51 Responder

    Estive lá em maio de 2015, a cidade é realmente linda, além dos pontos turísticos citados no comentário anterior, quero mencionar o parque de atrações tibidabo. visitando Barcelona não deixe de conhece-lo, ele fica na parte mais alta de Barcelona, de lá vc tem uma vista panorâmica espetacular da cidade.

    • mari vidigal 31 julho, 2015 at 03:46 Responder

      Que boa dica Evanir. Não conheço o parque, mas vou colocar na minha list para minha próxima visita a cidade.
      Abraços,

Post a new comment

Veja também