Como usar o transporte público em Madri

6

Madri é uma cidade relativamente plana e fácil de andar. A rede de transportes públicos, é na minha opinião, uma das melhores, mais limpas e mais organizadas do mundo. Neste post ensinarei o básico sobre o transporte público em Madri e tudo o que você precisa saber para se virar de ônibus ou metrô.

Madri – como usar o transporte público

Para quem gosta de caminhar

Assim como Paris e Roma, as ruas de Madri escondem lindos detalhes que acabam passando despercebidos por quem viaja o tempo todo de metrô, andar é sem dúvida a melhor forma de explorar a cidade. Mas, se você não gosta muito de andar pode recorrer a completíssima rede de metrôs e ônibus ou ainda tomar um taxi.

Lugares que valem a pena caminhar em Madri:

Veja aqui um roteiro que explora o melhor de Madri em 4 dias.

o metrô de Madri

Metrô de Madri

O metrô de Madri é limpo e organizado e cobre toda a cidade, são 12 linhas super bem divididas – o desenho pode até assustar de primeira, mas logo você se acostuma!

Mapa & Como usar o metrô de Madro

Mapa Metrô de Madri

Baixe o mapa do metrô aqui.

Olhe o mapa, veja qual a estação mais próxima e onde você deseja e a estação que você terá que chegar. Muitas vezes você terá que fazer baldeações subir e descer escadas. A maiorias dos metrôs de Madri tem escadas rolantes e/ou elevadores. Para as baldeações, basta seguir as placas.

Quanto custa?

O preço unitário da passagem de metrô em Madri é de 1,50 Euros. E o bilhete de dez viagens custa 12,50.

Suplemento extra para o aeroporto

Quem vem ou saí do Aeroporto de Barajas, paga além viagem normal, um suplemento adicional de 3,00 Euros. O preço da viagem de/para Barajas é de $4,50. O suplemento pode ser pago na hora no próprio aeroporto.

Veja como chegar do aeroporto ao centro aqui

Horários de funcionamento

O metrô funciona das 06:00 as 02:00 da manhã. Dependendo da sua empolgação, dá para ir e voltar da balada de metro! 🙂

Ônibus em Madri

Os ônibus também são ótimos, a vantagem é que você vai vendo a cidade de cima, a desvantagem é esperar até que ele chegue, o que em geral é rápido, mas não tão rápido como o metrô. No verão o ônibus é uma boa pedida, no inverno você corre o risco de virar um pinguin esperando na calçada.

Buhos de Madri – o ônibus noturno

Entre as 02:00 da manhã até as 06:00 funcionam os Buhos – Ônibus noturno, a palavra buho quer dizer coruja, ou seja, um Buho é um ônibus coruja, mas devido a velocidade devia se chamar lesma.

Apesar de práticos eles são suuuuuuuuuuuuuuuper demorados, portanto para a noite a minha dica é a seguinte: espere até as 6:00 e use o metrô ou volte de taxi.

Dica de segurança:

ATENÇÃO: Reza a  lenda que Madrid tem maior número de batedores de carteira por metro quadrado do mundo. Quanto maior a sua cara de gringo, maior a chance de voltar para casa sem carteira. Evite andar com documentos originais e tenha muito cuidado com seu cartão de crédito e com aquela super câmera fotográfica novinha.

Meninos, muita atenção com os bolsos. Meninas, lugar de bolsa é na sua frente, nem atrás, nem do lado muito menos no banco do seu lado. Em geral os mãos leve de Madri são tão rápidos, mas tão rápidos que você só verá horas depois! Eu que sou bem ligada, nunca fui furtada, mas conheço inúmeros casos, especialmente de seres bêbados voltando da balada.

Carro em Madri

Carro em Madri

Andar de carro pelo centro turístico de Madri, não é uma boa ideia.Estacionar o carro pode ser incrivelmente caro e difícil. Taxi é bem mais caro do que o transporte público, mas dependendo da hora e do lugar, até que vale a pena

Taxi em Madri

Peça ajuda ao Google Maps

Tá na dúvida em como ir ou como chegar? Pesquise no Google Maps, ele te ajuda a dar a rota completinha com direito a trajeto de metrô, número de ônibus e horários de saída e chegada. Super fácil! 

Encontrou algo errado/ desatualizado nesse post? Deixe seu comentário que nós arrumaremos!

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

6 comments

Post a new comment

Veja também

Museu do Louvre

Na minha primeira visita a Paris tinha expectativas altissimas de muitas coisas, queria ver tudo, conhecer tudo e fotografar muito. E como estudante de arte ...