Tailândia: Maeklong, um mercado no meio do trilho do trem

“O trem está chegando” – grita o megafone. É o aviso final para que comerciantes fechem as barracas, e que os produtos sejam removidos do trilho do trem. É assim o dia-a-dia no mercado de Maeklong na Tailândia, um mercado pra lá de agitado e que 6x ao dia é interrompido pela passagem do trem.

como é o mercado Maeklong

O mercado de Maeklong é um mercado pequeno, estreito e com todos os atributos de um bom mercado asiático que se preze: barraquinha de frutas minuciosamente montadas, carnes, peixes e frutos do mar sendo vendidos ao ar livre sem (quase) nenhuma refrigeração, barracas de bugigangas, barracas de comida pronta e um mundarel de pessoas comprando, vendendo e fazendo o mercado acontecer.

Peixes no Mercado de Maeklong

A grande graça de Maeklong é a localização. O mercado se dobra e desdobra sobre a linha de um trem ativo. O monta e desmonta frenético das barracas, parecido com o abrir e fechar de um guarda chuva fez com que o mercado ficasse conhecido como “Umbrella Market” (o mercado guarda chuva).

Como funciona?

Poucos minutos antes da passagem do trem, um aviso sonoro comunica a chegada ou partida do trem. Esse é o toque de recolher, um lembrete educado de que é hora de armar as barracas, tirar tudo de cima do trilho e ficar o mais longe possível do caminho do trem (o que nem sempre é fácil).

Barracas desmontadas em Maeklong - Tailândia

O trem tá chegando

A correria é generalizada. O mercado de Maeklong rapidamente se encolhe, as barracas são desmontadas, os produtos são retirados do caminho, e no meio da confusão, turistas preparam suas cameras para fotografar a passagem do trem enquanto os locais tratam de colocar todo mundo pra longe do limite do trilho do trem grandalhão. [E nessa confusão doida, se não fossem os tailandeses exigentes controlando a bagunça com um apito, muito gringo ia virar lata de sardinha ao ver o trem passar]

Mercado de Maeklong - Trem chegando

Uma agilidade impressionante

O trem chega apitando, fazendo barulho e numa velocidade relativamente baixa. Passado o trem, como num passe de mágica, o mercado reaparece e volta a ganhar vida. Mais animado do que nunca. As barracas são rapidamente montadas, os produtos espalhados e comércio rola a solta, como se não houvesse nem trem, e nem trilho.

Mercado do Trem - Bangkok

 

Mercado do Trem - Tailândia

Trem passando: repare nos produtos ao lado da linha do trem

Compras no mercado de Maeklong

 

Passado o trem, é hora de montar o mercado. Tudo de novo.

Maeklong além da passagem do trem

Além de ver o corre-corre das pessoas e a agilidade dos comerciantes, o mercado é uma excelente oportunidade para observar e fotografar locais. Vi muitas cenas interessante e tirei várias fotos lindas. Adorei a experiência.

Mercado de Maeklong - Tailândia

Mercado de Maeklong fora do horário do trem

Mas é de verdade?

Sem dúvida. A única coisa fora de contexto no mercado são os turistas e suas cameras e celulares tentando fotografar o trem – o mais perto possível sem ser atropelado. O resto: vendedores e compradores são cidadãos locais fazendo as compras do dia-a-dia num cenário completamente surreal.

Verduras no Mercado de Maeklong

 

Venda de hortaliças

Peixes Mercado de Maeklong

 

Vendedora de peixe mirim vendo o tempo passar

 

Mercado de Maeklong

Mercado de Maeklong

Entre uma venda e outra, chegou a hora de almoçar. Nessa foto a vendedora de legumes se farta a colheradas gordas.

É perigoso?

O perigo depende do seu bom senso. O mercado é apertado, e o trem passa super perto das barracas. Quem se arrisca muito para tirar uma foto de pertinho, corre o risco de ser atropelado por um trem grandalhão – o que no mínimo deve render uma meia dúzia de ossos quebrados e uma dor dos infernos.

Maeklong : Trem passando

Acompanhado com a devida distância, o mercado é um fenômeno pra lá de interessante e que rendera boas fotos e bom papo.

Dicas para quem planeja fazer o passeio:

Como chegar?

O mercado de Maeklong fica a cerca de uma hora e meia de Bangkok de carro. A forma mais prática de chegar é contratando um tour (particular ou coletivo) que te leva direto ao mercado, sem dores de cabeça. Mas pra quem quiser um pouquinho de desafio, e um montão de aventura, dá para chegar lá pegando uma Mini Van coletiva que sai do monumento de independência em Bangkok por um terço do preço do tour.

  • Endereço do mercado: Banremu Rd., Ban Prok, Muang Samut Songkhram, Samutsongkhram 75000 | Tailândia
  • Aberto todos os dias das 7:30 às 17:00

Mercado de Maeklong -Tailândia

Horários do Trem

O trem atravessa o mercado de Maeklong 6 vezes ao dia, e infelizmente os horários variam, assim vale a pena se informar com seu hotel o horário aproximado para programar sua visita. Durante minha visita, vimos o trem passar duas vezes: chegando em Maeklong às 13:45 e partindo às 14:30. Esse trem do meio do dia, é o que tem o menor tempo entre chegada e saída, e a melhor oportunidade do dia para ver o trem passando duas vezes.

De excursão

Confesso que fiquei MORRENDO de preguiça de fazer a jornada Bangkok -Maeklong solo. Era meu ultimo dia de viagem e depois de três meses rodando a Ásia, meu pavio e meu limite para eventuais perrengues estava BEM baixo. Fiz um passeio que saiu de Bangkok às 11:00 da matina e chegou em Maeklong pouco antes da chegada do trem. Saindo de lá visitamos o mercado flutuante de Amphawa com direito a passeio de barco e observação de vagalumes. Adorei o mercado, mas achei a parte do vagalume bem “xis”. Retornamos a Bangkok às 8:30 da noite. O passeio custou 1,100 Baths Tailandeses (cerca de 33 dólares americanos) e foi organizado pelo meu hostel em Bangkok, o Smile Society.

Para comer em Maeklong

A pequena estação de Maeklong tem duas opções de barraquinha de rua com boas opções de comida. Tomei um suco de abacaxi delicioso e um arroz frito com carangueijo divino por 2 dólares. E o melhor, pedimos a comida entre um trem e outro, e quando chegamos, a comida estava nos esperando. Uma delícia!

Comida - Mercado de Maeklong

 

Nossa comidinha nos esperando

Comida - Mercado de Maeklong

 

Arroz com carangueijo

Comida - Mercado de Maeklong

 

Arroz com pato e manjericão 

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *