Trilha em Fernando de Noronha: Trilha Costa Esmeralda

1
Trilha Costa Esmeralda

A trilha Costa Esmeralda é um passeio maravilhoso que percorre à costa de Fernando de Noronha da tPraia Cacimba do Padre à Praia do Boldró (ou vice-versa) pela Costa. Quem tiver pique pode esticar o passeio e continuar até a Praia da Conceição e seguir pela Praia do Meio e Praia do Cachorro.

Trilha em Fernando de Noronha: Trilha Costa Esmeralda

Com apenas 3 dias em Fernando de Noronha e muita vontade de curtir a ilha ao máximo, optamos por não fazer o ilha tour e dedicar mais tempo aos passeios que realmente gostamos: Praias paradisíacas, trilhas e muito snorkel. No post de hoje divido com vocês a nossa experiência na Trilha Costa Esmeralda, um passeio delicioso por algumas das praias mais lindas de Fernando de Noronha!

A trilha Costa Esmeralda:

  • Distância: 2,2 Km
  • Tempo estimado de trilha: 1,5 horas ~ 2 horas com direito a muitas paradas
  • Quando fazer a trilha: preferencialmente na maré baixa
  • Nível de dificuldade: fácil | O trecho entre a praia do Boldró e a Praia da Conceição é médio-difícil.
  • O que levar: Garrafa de água (você até pode comprar águas na Praia do Boldró, mas num dia quente a garrafinha faz toda a diferença), calçado fechado (necessário apenas para quem vai cruzar o trecho da praia do Boldró), traje de banho, chapéu e protetor solar.

Algumas dicas para quem quer percorrer a trilha Costa Esmeralda

São 2200 metros de trilha fácil, a maior parte da trilha é feita pela areia e idealmente em maré baixa já que a alta da maré dificulta a passagem em alguns trechos.

Onde começar?

Nós começamos a trilha na Praia Cacimba do Padre e seguimos até a Praia do Cachorro com um pitstop para água de côco na Praia do Boldró e uma parada deliciosa para almoço na Praia do Meio. Escolhemos essa ordem pois poderíamos pegar um táxi até a Cacimba do Padre (na verdade pegamos até o Sancho, visitamos o mirante e em seguida fomos para a Cacimba do Padre) e caminhar de volta até a pousada. Foi uma excelente pedida!

Nossa experiência na Trilha Costa Esmeralda

Baía dos Porcos: Um mergulho lindo antes de começar a trilha

Antes de começar a trilha, aproveitamos a maré baixa para curtir uma horinha de praia e mergulho na Baía dos Porcos. O trechinho entre a Cacimba e a Baía dos Porcos é lindo e tem vistas bem caprichadas do Morro dos Irmãos.

Trilha Costa Esmeralda

Caminho para a Baía dos Porcos

Suba na pedra que separa as duas praias para ter mais vistas caprichadas.

Trilha Costa Esmeralda

Morro dos dois Irmãos visto da Baía dos Porcos.

E se você curte mergulhar a Baía dos Porcos é uma cantinho incrível para fazer snorkel!

Trilha Costa Esmeralda

Uma das laterais da Baía dos Porcos

Roteiro Fernando de Noronha

Gu e eu na Baía dos Porcos

Cacimba do Padre: a primeira praia da Costa Esmeralda

De volta à Cacimba do Padre, começamos nossa caminhada rumo à Praia da Conceição, no caminho aproveitamos para fotografar a praia e olha só que lindeza!

Trilha Costa Esmeralda

Morro dos Irmãos vistos da Cacimba do Padre

A Cacimba do Padre tem areias claras e um mar de tonalidade linda deixam a caminhada prá de especial. Por ser uma praia de fácil acesso – e com vistas lindas do Morro dos Dois Irmãos- a Cacimba do Padre é a mais cheia das praias dessa trilha e a única que oferece mordomias como  aluguel de cadeiras e guarda-sóis.

Trilha Costa Esmeralda

Trilha Costa Esmeralda

De Novembro e Março à Cacimba do Padre se transforma em praia de surf e tem as ondas mais altas do Brasil. Quem visita à ilha fora de temporada de swell não acredita que esse piscinão seja capaz de produzir ondas tão grandes.

Praia da Quixabinha

A próxima praia do trajeto é a Praia da Quixabinha, separada da Praia da Conceição por um rochedo. A travessia entre as duas é feita pela areia, e é quase imperceptível na maré baixa.

Trilha Costa Esmeralda

Rochedo que separa a praia da Quixabinha da Cacimba do Padre

A praia do Quixabinha estava completamente deserta, e que delícia ter um lugar incrível desses só pra nós ainda que seja só durante uma caminhada.

Trilha Costa Esmeralda

E olha só a vista do Morro dos Dois Irmãos que bonita:

Trilha Costa Esmeralda

Morro dos Dois Irmãos visto da Praia da Quixabinha

Praia do Americano

Um rochedo mais caprichado separa a praia do Americano da Praia da Quixabinha. Dessa vez a travessia é feita por cima e dá para fazer de chinelos (ou até mesmo descalço para os mais roots) sem grandes dificuldades.

Veja na foto abaixo o Gu subindo as pedras de chinelo mesmo e sem pensar duas vezes.

Trilha Costa Esmeralda

Subido as pedras que separam a praia da Quixabinha da Praia do Americano

Do alto deste rochedo você terá uma perspectiva bem interessante do Morro dos dois irmãos (nas suas costas) e do Morro do Pico envolto pela praia do Americano. Me esbaldei de fotografar.

Trilha Costa Esmeralda

Praia do Americano vista do Rochedo da Quixabinha

E a praia é linda, claro! Linda e deserta. Uma delícia pra dar aquele mergulho!

trilha Costa Esmeralda

Mar turquesa e areias claras na Praia do Americano

Trilha Costa Esmeralda

Morro dos dois Irmãos visto da Praia do Americano

 

A travessia entre a Praia do Americano e a Praia do Boldró também é feita pelas pedras e é uma passagem simples e sem grandes dificuldades.

Trilha Costa Esmeralda

Chegada na Praia do Boldró pelas pedras

 

Praia do Boldró

Na chegada à Praia do Boldró a paisagem muda um pouquinho. Aquela faixa interminável de areia dá espaço a uma praia cheia de pedrinhas do lado esquerdo e um mar mais aberto e bem mais convidativo no canto direito. A diferença é tão gritante que até parecem duas praias diferentes!

Trilha Costa Esmeralda

Canto esquerdo cheio de pedras da Praia do Boldró

Trilha Costa Esmeralda

Canto direito da praia: Bem mais gostoso de nadar

E foi na praia do Boldró que fizemos uma parada deliciosa para um mergulho seguido de água de côco

Água de côco na Casa de Gerson

No canto direito da praia que está a Casa de Gerson, um bar jeitosinho com uma sombra deliciosa e uma rede hiper disputada. A casa de Gerson serve quitutes variados e aluga pranchas de surf na temporada de ondas. Tomamos uma água de côco e seguimos para o que seria o trecho mais chatinho da trilha.

Trilha Costa Esmeralda

Casa de Gerson na Praia do Boldró

Em teoria, é a na Praia do Boldró que termina a Costa Esmeralda, mas quem tiver pique e quiser, pode seguir até a Praia da Conceição e de lá caminhar até a Praia do Cachorro. Nós continuamos e recomendamos o passeio!

O Trecho entre a Praia do Boldró e a Praia da Conceição

Logo depois da Casa de Gerson começa um trecho bem chato e repleto de pedras. São 1 Km de caminhada em meio a rochedos grandes e pequenos, dos quais muitos estão soltos. Quem faz a caminhada no final da tarde (c0mo nós fizemos) tem ainda o desafio das pedras quentes e escorregadias, ou seja, não dá pra ir de chinelo e nem ir descalço sem se queimar.

Trilha Costa Esmeralda

Mar de Pedras na travessia do Boldró à Conceição

E pra complicar um pouquinho mais, não há uma trilha exata e você terá que por tentativa e erro descobrir o melhor caminho. Achamos o trecho chato e demorado, mas achamos que com um pouco de paciência e muita calma dá sim pra encarar!

Trilha Costa Esmeralda

Trecho de Pedras entre a Praia do Boldró e a Praia da Conceição

Praia da Conceição e a Praia do Meio

A Praia da Conceição é uma das mais lindas da ilha, o bacana é que ela fica pertinho da Vila dos Remédios, então é uma praia bem acessível e quase um prêmio para quem atravessa o trecho chato de pedras da Praia do Boldró. Lá você conseguirá alugar cadeiras, máscaras de snorkel ( a praia é excelente para mergulhar) e curtir um dos finais de tarde mais gostosos de Fernando de Noronha.

Roteiro Fernando de Noronha

Fim de tarde na Praia da Conceição

Almoço no Bar do Meio

Bem na divisa entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio está o Bar do Meio, um dos bares mis deliciosos da ilha. As comidas são ótimas, os drinks caprichados e no final da tarde rola banda e música ao vivo. A vibe é deliciosa.

Trilha Costa Esmeralda

Bar do Meio em Fernando de Noronha

Nós que chegamos da trilha com fome, aproveitamos para almoçar por lá e amamos a pedida! Dividimos um ceviche maravilhoso, uma pescada amarela envolta em folha de bananeira e arrematamos um um senhor sorvete com calda de doce de leite e frutas vermelhas.

Onde comer em Fernando de Noronha

Ceviche

Onde comer em Fernando de Noronha

Pescada amarela com purê de banana

Para beber minha dica é o Sucha amarelo, um smoothie de frutas amarelas com capim limão que é um arraso. (Gostei tanto que voltei pra tomar outro no dia seguinte).

Onde comer em Fernando de Noronha

Sucha Amarelo

E olha só que linda a vista do Bar do Meio para a Praia do Meio!

Trilha Costa Esmeralda

Praia do Meio


Dica: Piscina Natura Morro de Fora

Bem em frente ao bar do Meio há um morro repleto de pedras e que durante a maré baixa fica conectado ao continente. Do lado direito deste morro há uma das piscinas naturais mais lindas de Fernando de Noronha. Você pode chegar nela nadando (cuidado com as ondas para não se arrebentar!) ou por uma trilha bem estreita. Se você sabe nadar bem, é BEM mais fácil ir nadando! A Piscina é maravilhosa e rende fotos para lá de caprichadas.


Praia do Cachorro

Depois do almoço. Caminhamos até o final da praia do Meio pela areia e em seguida pegamos uma trilhazinha de terra para cruzar as pedras e chegar até a praia do Cachorro (com a maré estava bem baixa havia gente fazendo a travessia pelas pedras, mas eu não recomendo porque é SUPER escorregadio, e você ainda corre o risco de pisar em cracas (não vi ouriços por lá, mas esse é o tipo de lugar que ouriço costuma gostar e eu prefiro passar bem longe!) A trilha de terra é super bonita, com direito a uma árvore (lembra muito os Banayans asiáticos, mas não consegui confirmar) maravilhosa no meio da trilha.

Trilha Costa Esmeralda

Árvore linda na trilha do cachorro

Trilha Costa Esmeralda

E olha só que linda a Praia do Cachorro vista da trilha

No final da trilha, desça as escadas para chegar a Praia do Cachorro, a mais próxima do centro de Noronha e um praia deliciosa para passar uma tarde despretenciosa. A Praia do Cachorro tem uma estrutura bacana com mesinhas de plástico e drinks e petiscos servidos pela barraquinha local. Uma delícia!

Trilha Costa Esmeralda

O buraco do Galego

A praia é ótima para nadar e durante a maré baixa, dá para chegar (por trilha ou por mar) a uma piscina natural linda chamada de buraco do Galego. A piscina é profunda e dá até para pular lá do alto.

Roteiro Fernando de Noronha

Piscina natural da praia do Cachorro, o buraco do Galego

E foi na praia do Cachorro que terminamos o nosso passeio, felizes com a experiência e encantados com as paisagens da Trilha Costa Esmeralda. Amamos e recomendamos muito o passeio.

Trilha Costa Esmeralda: Vale a pena contratar um guia?

Nós achamos que não. Claro que a expertise de um local sempre agrega, mas se você tiver o mínimo de preparo físico e sair durante a maré baixa, é super tranquilo. O único trecho chato (e aqui um local experiente pode fazer a diferença) é o trecho entre a Praia do Boldró e a Praia da Conceição.

E aí, curtiu a dica?

Alguém aí já percorreu a Costa Esmeralda e quer dividir com a gente o que achou?

Trilha Costa Esmeralda


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Fernando de Noronha


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Post a new comment

Veja também

O que ver e fazer em Florença

Conheça os principais pontos turísticos de Florença: as igrejas mais bonitas, os melhores museus e todos os segredinhos que só quem mora na cidade conhece. ...