10 principais pontos turísticos de Roma: o melhor da cidade eterna
Está pensando em viajar para Roma? Roma, a Cidade Eterna, é o destino perfeito pra quem busca uma mistura irresistível de cultura, gastronomia e história. Neste post vamos explorar 10 pontos turísticos imperdíveis em Roma que vão te fazer arrumar as malas agora mesmo!
Cada esquina da cidade esconde uma história e cada prato revela um sabor inesquecível. Não importa se é sua primeira ou décima visita, Roma sempre tem algo novo para oferecer. Então, que tal começar a planejar sua viagem?
10 principais pontos turísticos de Roma: o melhor da cidade eterna
Roma é a principal porta de entrada para os turistas brasileiros que visitam a Itália. Com voos diretos e preços atraentes, a capital italiana oferece uma experiência única que mistura passado e presente.
Além de ser um verdadeiro museu a céu aberto, Roma é cheia de cantinhos charmosos, delícias gastronômicas e uma energia vibrante. Se você está planejando sua primeira viagem à Europa, a Itália, ou mesmo se já conhece o velho continente, Roma é um destino que promete encantar e surpreender em cada visita.
Está planejando uma viagem à Roma? Leia nosso Roteiro de Roma e conheça o melhor da cidade em 3 ou 4 dias. Lá você irá encontrar um roteiro super completo com sugestões de atrações para cada dia, dicas de restaurantes, ingressos que precisam ser comprados com antecedência, dicas de onde se hospedar em Roma e muito mais.
Aqui vão 10 pontos turísticos imperdíveis em Roma
- Museu do Vaticano e Capela Sistina
- Subir na cúpula da Basílica de São Pedro
- Voltar no tempo dentro do Coliseu
- Fazer um pedido na Fontana di Trevi
- Admirar o Panteão
- Caminhar pelas ruínas do Forum Romano e Palatino
- Tomar um drink na Piazza Navona
- Ver Roma do alto da Piazza di Spagna
- Atravessar a ponte de Sant’Angelo
- Curtir a natureza da Villa Borghese
Atrações que precisam ser compradas com antecedência
Roma recebe mais de 10 milhões de turistas por ano, sendo uma das cidades mais visitadas da Europa. Comprar os ingressos com antecedência é essencial para escapar das filas enormes e poupar tempo na sua viagem. Assim, você curte ao máximo a sua experiências sem se preocupar com esperas desnecessárias.
Os ingressos antecipados, às vezes custam um pouco mais caro, mas quer saber? É muito melhor do que perder 2h em uma fila gigantesca. Vai por mim, você não vai se arrepender de comprar antes! Vou deixar aqui uma lista das atrações que nós recomendamos que você compre com antecedência:
- Ingresso do Coliseu (o ingresso inclui o Forum Romano e o Palatino e é válido por 2 dias): a fila é insana em qualquer época do ano, compre com antecedência e comece a visita pelo Coliseu. Quem quiser aprender sobre a história pode optar por um tour guiado em português, que inclui ingresso fura fila e um passeio de 3 horas com explicações sensacionais.
- Ingresso dos Museus do Vaticano: compre o ingresso para a parte da manhã para ter a oportunidade única de ver a Capela Sistina vazia. Essa é outra fila muito demorada que começa antes mesmo do museu abrir. No Vaticano também é possível fazer um tour guiado em português já com ingressos fura fila. Eu fiz e vale muito a pena!
- Ingresso Cúpula da Basílica de São Pedro: a visita a Basílica de São Pedro é gratuita, mas para subir na cúpula é preciso comprar um ingresso à parte. A fila é enorme, então se quiser subir, compre com antecedência.
- Ingresso da Galleria Borghese: visitar a Galleria Borghese sem ingresso antecipado é uma missão impossível, os ingressos estão sempre esgotados. Já adianto que comprar no site oficial é outra tarefa difícil, pois na maioria das vezes está fora do ar, então compre no get your guide e garanta sua entrada.
[O resto dos passeios de Roma podem ser comprados direto na bilheteria sem grande perrengues.]
1. Museu do Vaticano e Capela Sistina
O Museu do Vaticano é um daqueles lugares que você não pode deixar de visitar em Roma. É gigantesco e com uma coleção maravilhosa que vai desde arte egípcia até obras modernas. É incrível passear pelos corredores repletos de esculturas gregas e romanas, mapas antigos, e galerias decoradas com afrescos de Rafael Sanzio.
A história do Museu do Vaticano começa lá em 1503, quando o Papa Júlio II decidiu doar sua coleção particular de obras de arte. Desde então, várias famílias e outros Papas fizeram o mesmo, aumentando o acervo e transformando o museu no que é hoje: um tesouro de arte e história que você precisa conhecer!
A cereja do bolo é a famosa Capela Sistina, com o icônico teto pintado por Michelangelo, é um espetáculo à parte. Fiquei emocionada quando entrei na Capela. Reserve pelo menos meio dia para explorar tudo com calma e se maravilhar com a riqueza cultural e histórica que o museu oferece.
Quer visitar a Capela Sistina sem tanta gente? Compre o Tour com primeiro acesso a Capela Sistina, assim você realizará o tour com os primeiros turistas, quando não haverá muita gente nem aglomerações. O tour é em espanhol.
Para quem quer otimizar a visita e, ao mesmo tempo, ver algumas das principais obras do Museu do Vaticano, nossa dica é comprar o tour guiado pelo Vaticano em português, que já foi testado e aprovado pelo Ideias na Mala.
Um pouco de como é o tour guiado pelo Vaticano em português
No início do passeio, nossa guia brasileira, Mariangela, compartilhou fatos históricos e culturais sobre o Vaticano, incluindo detalhes sobre a pintura da Capela Sistina. Durante a caminhada pelo Museu do Vaticano, ela nos revelou curiosidades e detalhes das obras de arte, mostrando seu profundo conhecimento. O tour durou 2h30 e terminou em frente à Basílica de São Pedro, permitindo-nos evitar a longa fila do raio-x e aproveitar melhor o tempo.
Se preferir continuar explorando o Museu do Vaticano ao invés de ir direto para a Basílica, a guia também pode levar você de volta ao museu. A visita guiada ao Vaticano com Mariangela foi um dos pontos altos da nossa viagem e recomendamos para quem deseja conhecer o lugar de forma mais detalhada e personalizada.
Planeje sua visita:
- Horário de funcionamento
De segunda a sábado das 09h às 18h
Último domingo do mês das 09h às 14h - Ingressos
Adultos: 22 Euros | Tour guiado: 39 Euros
Compre aqui o ingresso dos Museus do Vaticano
2. Subir na cúpula da Basílica de São Pedro
Primeiro, deixa eu te contar um pouco sobre a Basílica de São Pedro. Ela é a maior e mais importante igreja católica. Construída entre 1506 e 1626, sobre o túmulo de São Pedro, um dos apóstolos de Jesus, a basílica é uma obra-prima da arquitetura renascentista. Michelangelo, Bernini, e Bramante são apenas alguns dos gênios que deixaram sua marca nesse monumento.
Não deixe de admirar a Pietà de Michelangelo, que fica logo na entrada da basílica, no lado direito. A Basílica pode abrigar até 200 mil pessoas e sua cúpula, uma das partes mais impressionantes, tem uma altura de 136 metros.
Cúpula da Basílica de São Pedro
Um dos grandes atrativos da Basílica de São Pedro é a subida até sua cúpula. No topo você terá uma das vistas mais espetaculares de Roma e de todo o Vaticano – essa é a minha vista preferida da cidade, um passeio que já fiz 3 vezes (e faria outras 10.) Acho maravilhoso!
Já adianto que o passeio não é ideal para quem é claustrofóbico ou não tem nenhum preparo físico, pois para chegar ao topo, você deve estar preparado para enfrentar umas dezenas de degraus estreitos. Há duas formas de subir, você pode escolher entre pegar o elevador até a base da cúpula (ainda vão restar uns 320 degraus para subir) e fazer o trecho final de escada, ou fazer o trajeto 100% escada e encarar os 551 degraus a pé.
O primeiro trecho de subida é bem mole, se você tem preparo físico. Já o segundo trecho, os 320 degraus restantes, feito a partir da base da cúpula, mesmo a turma do elevador terá que encarar, é uma escada daquelas em caracol que os corredores vão ficando mais estreitos e inclinados até chegar lá em cima.
Parece difícil? É um pouquinho, mas acredite, a vista lá de cima compensa qualquer esforço.
Chegar no topo da cúpula é como conquistar uma pequena vitória pessoal. Lá de cima, você tem uma visão de 360 graus de Roma. Dá para ver o Rio Tibre serpenteando pela cidade, o Coliseu ao longe e os telhados charmosos das casas romanas. É o lugar perfeito para tirar aquelas fotos inesquecíveis e se deslumbrar com as belezas da cidade.
Planeje sua visita
- Horário de funcionamento
De outubro a março, das 07h às 18h30
De abril a setembro, das 07h às 19h - Ingressos
Entrada gratuita na Basílica de São Pedro
Subida na cúpula por escada (551 degraus): 8 Euros
Subida na cúpula com elevador + escada (320 degraus): 10 Euros
Compre aqui o Ingresso para Cúpula da Basílica de São Pedro
3. Voltar no tempo dentro do Coliseu
O Coliseu é o grande ícone de Roma e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. Para evitar as filas gigantesca, nossa sugestão é que você compre ingressos antecipados — eles possuem horário marcado. Quanto mais cedo você for ao Coliseu, mas vazio ele vai estar.
Para chegar lá você pode caminhar desde o seu hotel ou pegar um metrô para a estação Colosseo que fica na linha azul, ao sair da estação você já estará de frente para o Coliseu. Em cima da estação do metrô, tem uma pequena praça (Largo Gaetana Agnesi) com vistas lindas do Coliseu, rende fotos maravilhosas com o monumento ao fundo, vale dar uma passadinha lá!
Um Pouquinho da História do Coliseu
A construção do Coliseu começou em 72 d.C., durante o Império Romano, e foi finalizada oito anos depois pelo imperador Tito. Esse era o maior anfiteatro romano, também chamado de Anfiteatro Flaviano em homenagem a Flávio Vespasiano, pai de Tito. Com capacidade para mais de 50 mil espectadores, o Coliseu era palco de diversos espetáculos, como batalhas, lutas de gladiadores, execuções de prisioneiros e até exibições de animais. Era o famoso “pão e circo” para entreter a população.
A inauguração do Coliseu foi marcada por 100 dias de espetáculos, onde estima-se que centenas de gladiadores e cerca de 5 mil animais foram mortos. As arquibancadas ficam a 3 metros do solo e a arena central tem um espaço de 85 por 53 metros.
Declínio e Transformações
A partir do século VI, o Coliseu sofreu bastante com terremotos, roubos e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi usado como igreja, cemitério e até moradia para a nobreza. Hoje, junto com o Vaticano, é a maior atração turística de Roma, recebendo mais de 6 milhões de visitantes por ano.
Topa fazer um tour super completo pelo Coliseu?
A Bia, nossa editora assistente, fez o tour Subterrâneos do Coliseu e Arena + Fórum e Monte Palatino em espanhol. Nesse tour você irá descobrir que muitas das histórias que ouvimos são, na verdade, mitos, por exemplo: os gladiadores não moravam embaixo da arena. Explorar esses subterrâneos é como voltar no tempo e entender como os romanos criaram um dos maiores espetáculos da antiguidade. É uma experiência imperdível para quem quer conhecer a verdadeira história do Coliseu, longe dos mitos e lendas populares.
Quer saber mais detalhes desse tour incrível? Leia Coliseu de Roma: Tudo o que Você Precisa Saber para sua Visita
Reforço mais uma vez a importância de adquirir o ingresso antecipado para evitar tempo perdido em filas gigantescas. Caso você opte pela visita guiada, escolha ir na parte da manhã e programa-se pois ela leva cerca de 2h.
Planeje sua visita:
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h30 às 19h
- Ingressos: Entrada para o Coliseu, Fórum e Palatino: 24 Euros | Menores de 17 anos, gratuito
Compre aqui o seu ingresso com antecedência e evite filas
4. Fazer um pedido na Fontana di Trevi
A maior e mais imponente fonte de Roma é um item essencial na nossa lista de 10 pontos turísticos imperdíveis em Roma. Ao chegar, você será recebido pela impressionante escultura de Netuno guiando sua carruagem de conchas puxada por dois cavalos, um calmo e um feroz. Os animais fazem uma alegoria com o mar que também tem dias calmos e dias ferozes.
Tirar foto com o mínimo de pessoas possíveis, pode ser uma batalha de Titãs. Há quem chegue às 6h da manhã na fonte para fazer um registro sem ninguém. Nossa sugestão é que você vá pelo menos uma vez de dia e outra a noite, a vibe e a quantidade de pessoas mudam completamente.
Quer garantir sua volta a Roma? Não esqueça de jogar uma moeda na fonte. A tradição diz que ao jogar uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo na Fontana di Trevi o turista terá a sorte de voltar a Roma. Aqui nós sempre jogamos nossa moedinha!
O que é feito com todas as moedas? Mais de um milhão de Euros por ano destinados à caridade.
5. Admirar o Panteão
O Panteão de Roma é o monumento mais bem conversado da Roma antiga. Ele possui mais de dois mil anos de existência e impressiona pela sua dimensão. Construído inicialmente por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto, foi reconstruído pelo imperador Adriano por volta de 126 d.C. após um incêndio que destruiu o edifício original.
A cúpula do Panteão é a maior do mundo feita de concreto não reforçado. Com um diâmetro de 43,3 metros, permanece um feito impressionante da engenharia romana. Arquitetado para ser um templo dedicado a todos os deuses romanos, o Panteão foi convertido em uma igreja cristã no século VII, pelo Papa Bonifácio IV, o que ajudou a preservar sua estrutura ao longo dos séculos.
E sabe o que eu mais gosto? A cúpula possui um óculo central de 9 metros de diâmetro, que é a única fonte de luz natural no interior do edifício. Ali também estão enterrados diversos reis da Itália e artistas importantes como, por exemplo, o pintor e arquiteto renascentista Rafael.
Antes de entrar observe a dimensão da fachada: 16 colunas de granito e um pé direito de 14 metros de altura. E isso não é nada perto do interior lindíssimo deste edifício circular que tem mais de 43 metros de diâmetro.
Planeje sua visita:
- Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 19h, com última entrada as 18h30
- Ingressos:
- Adultos: € 5,00
- Menores de 18 anos: gratuito
6. Caminhar pelas ruínas do Forum Romano e Palatino
Visitar o Fórum Romano e o Palatino é uma viagem no tempo! No Império Romano o Forum Romano era o coração pulsante da cidade, onde acontecia a vida pública e religiosa do povo. Após o declínio do Império, o local foi caindo no esquecimento e só foi redescoberto no século XX após diversas escavações.
Em suas ruínas, há diversos templos, como o de Saturno e Vênus, a Via Sacra, o Arco de Tito, o impressionante Senado Romano e muito mais. Não dá pra deixar de imaginar os romanos andando por ali, discutindo política e fazendo negócios.
Depois, suba o Monte Palatino, que fica bem ali do lado. Dizem que é onde a cidade de Roma foi fundada, pois segundo a mitologia romana, Luperca (a loba que cuidou de Rômulo e Remo) vivia no Monte Palatino. Durante o período republicano, o monte também foi residência da nobreza e seus luxuosos palácios.
Faça o passeio com calma, perca-se nas vielas e não deixe de visitar os seguintes locais: o estádio do Palatino, o Templo das Virgens Vestais e o Templo de Saturno. A vista é espetacular e rende fotos maravilhosas de Roma. De lá de cima você verá o Fórum, o Coliseu e até uma boa parte da cidade moderna de Roma.
Para ter uma boa experiência, nossa sugestão é que você contrate um guia que conheça a história do local ou apele para um áudio guia, assim você vai ver cada cantinho e entender a importância de cada um dos templos para o antigo Império Romano.
Planeje sua visita:
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h30 às 19h15
- Ingressos: entrada para o Coliseu, Fórum e Palatino: 24 Euros | Menores de 17 anos, gratuito
Visita guiada em português para o Coliseu
Combo de passeios: Coliseu + Vaticano sem fila e guiados em português
Se você pretende fazer tours pelo Coliseu e pelo Vaticano, minha dica é comprar esse combo que combina dois ótimos tours (olhe as reviews! A galera ama as explicações) em português. Vagas limitadas.
7. Tomar um drink na Piazza Navona
Que tal tomar um drink na Piazza Navona para encerrar o dia? Uma experiência que não pode faltar na sua lista de 10 pontos turísticos imperdíveis em Roma. A Piazza Navona é um dos lugares mais charmosos da cidade, repleta de história, arte e uma vibe que só Roma pode oferecer.
Existem várias opções de bares e cafés na região. Um dos mais famosos é o Bar del Fico (endereço: Via della Pace, 34), localizado próximo à Piazza Navona. Com uma atmosfera descolada e descontraída, é o lugar perfeito para saborear um bom vinho ou um Aperol Spritz enquanto aprecia o movimento da praça.
Outra dica é o Rooftop Bar do Hotel Eitch Borromini, o La Grande Bellezza (endereço: Via di Santa Maria dell’Anima, 30), que oferece uma vista panorâmica espetacular da Piazza Navona. É o local ideal para quem quer combinar drinks sofisticados com uma das melhores vistas da cidade. Não há nada como assistir ao pôr do sol ali, com a cúpula de Sant’Agnese ao fundo.
Quem viaja no final do ano ainda encontra um mercadinho de Natal animado com direito a carrossel para os pequenos (li que o mercadinho deu uma diminuída de tamanho nos últimos anos, mas espero que ele tenha mantido a vibe divertida e que você possa se esbaldar numa caneca de vinho quente, que é bem diferente do nosso e delicioso)!
Quer mais dicas? Veja também: Onde comer em Roma
8. Ver Roma do alto da Piazza di Spagna
A Piazza di Spagna é famosa por sua escadaria monumental, a Scalinata di Trinità dei Monti, que se estende desde a praça até a igreja Trinità dei Monti no topo.
A praça deve seu nome à Embaixada da Espanha, que está localizada ali do lado. No centro da praça, você encontrará a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barco projetada por Bernini e entregue ao Papa Urbano VIII em 1627.
Ao subir os 135 degraus da escadaria, você será recompensado com uma vista belíssima e panorâmica de Roma. O local está sempre lotado de turistas procurando o melhor ângulo para tirar fotos inesquecíveis. A partir do topo, você pode ver a Piazza di Spagna lá embaixo e o skyline de Roma com diversos telhados e cúpulas.
Para quem gosta de comprinhas, vale dizer que a rua que sai da frente da fonte é a Via Condotti, a rua mais chique de Roma e endereço de lojas de grife badalas.
9. Atravessar a ponte de Sant’Angelo
A ponte de Sant’Angelo atravessa o rio Tibre e é o principal acesso ao Castelo Sant’Angelo, um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade. Construída no ano 134 d.C. pelo imperador Adriano, a ponte, originalmente chamada de Ponte Aelian ou Pons Aelius, foi projetada para conectar a cidade ao mausoléu do próprio Adriano, que mais tarde se transformou no Castelo Sant’Angelo.
Ao longo da ponte de Sant’Angelo, você vai encontrar dez estátuas de anjos feitas por Bernini em 1688, cada uma carregando um símbolo da Paixão de Cristo. Elas são extremamente valiosas. No século XVI, o Papa Clemente VII mandou erguer as estátuas de São Pedro e São Paulo no final da ponte.
A vista da ponte é simplesmente espetacular. Você pode ver o Castelo Sant’Angelo de um lado e a Basílica de São Pedro ao longe, do outro. É um lugar perfeito para tirar fotos incríveis, especialmente ao pôr do sol, quando a luz dourada faz tudo parecer ainda mais mágico
10. Curtir a natureza da Villa Borghese
O parque é a maior área verde da cidade e possui formato de coração. O espaço foi comprado pelo governo italiano por volta de 1900 (era propriedade da família Borghese até então) e se tornou um polo cultural com seus mais de 80 hectares de jardins, fontes, lagos, estátuas e um belo espaço para curtir a natureza, praticar exercícios e respirar um pouco.
Dentro do parque, há um zoológico, uma casa de brinquedo para as crianças, alguns museus como o “Museo Pietro Canonica” e a “Galleria Borghese”, fontes como a Fontana dei Cavalli Marini, e muito mais!
Galleria Borghese
A Galleria Borghese é uma das mais importantes e prestigiadas galerias de arte em Roma. Item essencial na lista dos 10 pontos turísticos imperdíveis em Roma. Fundada no século XVII, foi originalmente a residência e a coleção privada de arte do cardeal Scipione Borghese, um grande entusiasta da arte. A galeria abriga uma vasta coleção de obras de arte renascentistas e barrocas.
A visita é super controlada, comprada com horários pré-determinados (compre seu ingresso antecipado) e esgota muito rápido. Sem chance de conseguir um ingresso na hora. Chegue antes do horário marcado no seu ingresso, pois é proibido entrar com bolsa e mochilas, sendo necessário deixar no guarda-volume da Galleria.
Como é visitar a Galleria Borghese
A Galleria Borghese é realmente uma experiência única para os amantes da arte e da cultura. Ao entrar na galeria, os visitantes são recebidos por obras-primas de artistas renomados como Bernini, Caravaggio, Raphael e Titian. Entre as peças mais famosas estão “O Rapto de Proserpina” e “Apolo e Dafne” de Bernini, bem como “David com a cabeça de Golias” de Caravaggio. Não deixe de reparar nos tetos das salas, os afrescos são magníficos, a Bia, nossa editora assistente, saiu encantada.
Reserve seu ingresso no site oficial da Galleria Borghese, mas já aviso que pode ser frustrante. O site é super lento e muitas vezes está fora do ar. Caso os ingresso já tenham esgotado ou o site esteja fora do ar, recomendo que compre pelo Get Your Guide. A compra é super rápida e o ingresso é entregue na porta da Galleria Borghese.
- Ingressos:
Adultos: 15 Euros
Menores de 18 anos: Gratuito - Horário de funcionamento:
De terça à domingo das 09h às 19h
Compre aqui seu ingresso antecipado para a Galleria Borghese
Seguro viagem na Itália
Está programando uma viagem para Itália? Então contrate seu seguro viagem antes de sair do Brasil! Além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, leve impresso pois a imigração costuma pedir, o seguro é seu melhor amigo numa eventual emergência.
Um bom seguro viagem cobre extravios de mala, atraso e perdas de voos, além de possíveis emergências médicas. Não economize e opte por um seguro que cubra tudo no ato, ficar esperando meses por algum reembolso é furada.
Aqui no Ideias na mala nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente.
Quer mais desconto?
Inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça sua cotação e reserve seu seguro viagem
E aí, curtiu nossas dicas dos 10 pontos turísticos em Roma? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Roma
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!