O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica – Dicas de passeios e praias na região
Já ouviu falar em Tamarindo na Costa Rica? Conhecida por sua noite agitada e ótimas ondas para o surf, Tamarindo é uma cidade da província de Guanacaste, na costa do Pacífico. Muitos viajantes que se preparam para conhecer o país, já encontram de cara Tamarindo – isso quando não passam a viagem toda por lá!
O sucesso tem explicação! Tamarindo fica em uma região com muitos lugares incríveis por perto – uma ótima pedida para servir como base e fazer bate e volta para outras praias.
Em um roteiro de 15 dias pela Costa Rica, ficamos 3 dias em Tamarindo (e dava para ter ficado mais, viu?) A cidade boas hospedagens, restaurantes deliciosos e muitas praias lindas. Aqui, vamos te contar o que fazer em Tamarindo e todos os segredos e dicas para curtir a região.
Se quiser ir direto ao ponto, basta clicar nos itens abaixo:
- Playa Tamarindo
- Fazer uma aula de surf
- Playa Calzón de Pobre (e Penca)
- Playa Flamingo
- Playa Conchal
- Playa Minas + Playa Nombre de Jesus
- Playa Langosta
- Playa San Juanillo
- Pôr do sol na Playa Avellanas
- Bate e volta para Nosara
- Ver a Arribada em Ostional
- Parque Nacional Rincon de la Vieja (vulcão a 100km de Tamarindo)
1. Playa Tamarindo
O primeiro lugar que você precisa curtir, claro, é a Playa Tamarindo. Com uma costa bem grande e uma faixa de areia larga, a praia é ótima para curtir uma tarde, fazer caminhadas ou apenas tomar sol. É na orla da praia de Tamarindo que ficam os resorts de luxo da região, muitos restaurantes e bares agitados.
Foi na praia de Tamarindo que eu vi um dos mais lindos pôr-do-sóis da Costa Rica. O céu ficou todo colorido e refletindo as cores na areia molhada da praia. Um cenário surreal!
Ah, não deixe de tomar um café da manhã na Waffle Monkey. Apesar do preço salgado, os waffles são deliciosos e com um cardápio recheado de opções! Isso tudo à beira-mar!
2. Fazer uma aula de surf
O surf é um dos maiores atrativos da Costa Rica e Tamarindo é um dos lugares mais conhecidos por isso. Não à toa, você vai ver muitas lojas de surf e placas de aulinhas para curtir uma boa onda – e ficar de pé na prancha!
É claro que existem lugares mais profissionais – alguns turistão vão para Tamarindo e fecham pacotes de 7 dias de aula, um intensivão mesmo! – mas dá para reservar uma tarde e brincar um pouco. Eu fiz com a Surf Spirit Costa Rica e a aula durou quase 4 horas. Foi uma delícia e a equipe foi super atenciosa. Valeu muito a pena!
3. Playa Calzón de Pobre (e Penca)
Conhecemos essa região no caminho de La Fortuna para Tamarindo – bem ao norte de onde nos hospedamos.
O trajeto até o centro de Tamarindo leva pouco mais de 1h30 e o visual até chegar na praia é espetacular.
Chegando na praia prepare-se para caminhar cerca de 900 metros. Ao lado da Playa Calzón de Pobre, está a Playa Penca – tão bonita quanto e um pouco maior (mas para ir de uma para a outra é preciso subir a trilha e descer outra trilha).
4. Playa Flamingo
Uma das praias mais conhecidas do Norte de Tamarindo – são cerca de 45 minutos. Eu não fui, mas é uma praia mais “convencional”: faixa de areia extensa e águas claras. Aqui existem muitos condomínios de luxo e uma estrutura mais caprichada.
5. Playa Conchal
Aqui são duas opções de praias também ao Norte de Tamarindo. A Playa Conchal é uma das praias mais conhecidas da região. Todo mundo falava sobre ir para ela que acabei criando muita expectativa e, no fim, não achei nada demais.
Diz a lenda que a areia da praia é composta por muitas conchas, daí o nome. Eu, pelo menos, não vi uma conchinha sequer.
Pertinho da Playa Conchal fica a Playa Minas (também conhecida como Playa Zapotillal) que aí sim indico sem sombra de dúvidas – tanto que o próximo item é sobre ela.
Outra praia muito recomendada que não cheguei a visitar foi a Playa Brasilito.
6. Playa Minas + Playa Nombre de Jesus
Não tinha lido absolutamente nada sobre esses locais antes da minha ida à Costa Rica, mas chegando em Tamarindo decidimos abrir o Google Maps e dar uma olhada pela região – e encontramos esse paraíso. A Playa Minas já era suficientemente bonita, e bem local. Nada de turistas!
No final dela, à esquerda, uma pequena trilha te leva ao Mirante da Playa Minas (é possível chegar de carro até ali também) e do alto tivemos uma visão panorâmica da região: de um lado, a Minas, onde estávamos, do outro, a Playa Nombre de Jesus, completamente deserta.
Decidimos continuar a trilha e descer até ela – e que delícia! A praia é muito bonita e não tinha ninguém por ali. As pedras que dividem essas duas praias permitem subir até o topo. Bem bonito também!
7. Playa Langosta
Voltando ao centro de Tamarindo, a Playa Langosta fica na sequência da orla da praia de Tamarindo, depois do morro.
A pedida é reservar pelo menos um final de tarde para ver o pôr do sol de lá – já que o sol beija o oceano por ali! Justamente na tarde que eu fui para lá, tinham bastante nuvens então não foi tão lindo assim – mas se tivesse mais dias, teria repetido o local fácil!
8. Playa San Juanillo
Um pouco mais distante de Tamarindo está San Juanillo, são pouco mais de 50 quilômetros de lá (1h20). Vale reservar um dia para fazer um bate e volta para a região. A praia é mais local, você não vai encontrar tantos turistas, mas ainda assim existem barraquinhas para petiscos e drinks.
A praia tem uma espécie de península que divide a faixa de areia em dois. Caminhar nesse desdobrando para o mar te permite um visual panorâmica da praia e muito bonita! Vale a pena!
9. Pôr do sol na Playa Avellanas
Considere a volta de San Juanillo para conhecer Avellanas, que ganhou o meu coração! A praia é longa e fica repleta de turistas e locais que ficam ali para admirar o final da tarde. Programe-se para ver o pôr do sol ali. É espetacular!
O Lolla’s é um restaurante de Avellanas (o maior, e talvez o único). O preço é bem salgado, eu não fui, mas a vibe pareceu ser uma delícia e se você gosta de bons drinks e um pouco de agito, vale considerar o local!
10. Bate e volta para Nosara
Uma opção a se considerar, um pouco mais distante, é Nosara, que fica 70 quilômetros ao sul de Tamarindo (quase 2 horas de carro).
Nosara é conhecida pelo surf, com um toque rústico e good vibes. Você vai encontrar muitos hippies e estúdios de yoga.
Há quem considere fazer uma pernoite em Nosara para curtir o clima. Dá para se hospedar por aqui e conhecer San Juanillo em um bate e volta, por exemplo. A Playa Junquillal, a Playa Guiones e a Playa Ostional ficam próximas de Nosara e também vale a visita.
11. Ver a Arribada em Ostional
E, falando em Ostional, essa praia é bem famosa pela Arribada. Já ouviu falar nesse nome? O termo é como os pesquisadores denominam a junção em massa de tartarugas oliva que chegam à praia para desovar centenas ao mesmo tempo. Isso ocorre na Índia, no México e na Costa Rica! Sim!
A Playa Ostional recebe a Arribada todos os meses durante uns dois ou três dias. Os melhores horários para tentar ver a cena e ao anoitecer ou nascer do sol.
12. Parque Nacional Rincon de la Vieja (vulcão a 100km de Tamarindo)
Se você vai apenas para Tamarindo e quer muito visitar um vulcão, essa é a melhor pedida. O Parque Nacional Rincon de la Vieja fica a 2h30 e conta 7 opções de trilhas, águas terminas e tirolesa.
O que fazer em Tamarindo no mapa
Veja nossas melhores dicas do que fazer em Tamarindo neste mapa dinâmico.
Como encaixar Tamarindo no roteiro
Como comentei no início do texto, muitos turistas vão para Costa Rica e ficam apenas na região de Tamarindo – seja por conta do surfe ou pelo agito da região. Inclusive, Tamarindo também é conhecido como “Tamagringo”, tamanha a quantidade de turistas que ficam ali. Influencia no preço!
Ficar apenas em Tamarindo é uma opção, claro, mas como a Costa Rica é relativamente pequena, nós escolhemos alugar um carro e percorrer todo as principais regiões do país por duas semanas. Antes de Tamarindo, estávamos em La Fortuna e, depois de Tamarindo, fomos para Santa Teresa.
Onde ficar em Tamarindo
Apesar de ter os preços mais salgados por conta da alta demanda, Tamarindo também tem uma vasta opção de hospedagens para todos os bolsos. Tem muitos resorts de luxo à beira-mar – como Hotel Tamarindo Diria Beach Resort, o Capitán Suizo Beachfront Boutique Hotel e o Jardin del Eden Boutique Hotel, algumas pousadinhas intermediárias – como Ten North Tamarindo Beach Hotel, Hotel Mahayana e o La Ramona Charming Hotel, e claro, muitos hostels que são ótimas pedidas para hospedagens econômicas – como Selina Tamarindo, o Tamarindo Backpackers e o Hostel La Botella de Leche.
Eu fiquei no Selina, uma rede de hostels muito conhecida em diferentes lugares do mundo. Ele é super charmoso e com uma grande área de convivência para a galera. Eu optei pelo quarto deluxe, privado e com banheiro individual. Teria sido uma ótima escolha, se eu não tivesse tido problemas com meu chuveiro – que ou estava muito quente, ou muito gelado. Talvez tenha dado azar no quarto, mas vale o aviso, né?
Em relação aos locais, Tamarindo não é tão grande, então não tem muito regiões menos ou mais indicadas para ficar. A galera faz tudo a pé por ali e é bem tranquilo caminhar pelas ruas da praia!
Seguro saúde
Como qualquer viagem, o seguro saúde é indispensável! Seja para te dar cobertura em qualquer imprevisto médico, quanto te salvar em caso de bagagem extraviada.
Por aqui, indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que compara os seguros disponíveis no mercado e te apresenta os melhores custo benefícios, mostrando valores e tipos de cobertura! Quer um desconto?! Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
E aí, curtiu as nossas dicas de Tamarindo, na Costa Rica? Se tiver dúvidas ou sugestões, é só deixar nos comentários!
Veja também:
- Costa Rica: dicas e roteiro de 14 dias passando pelos melhores lugares do país
- 10 destinos imperdíveis na América Central
- Roteiro de 10 dias em Aruba e Curaçao
- O que fazer em Aruba: 15 passeios + Roteiro de 4,5 ou 7 dias
- Como aproveitar uma escala longa no Panamá
E, para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!