Dicas para visitar Montjuïc em Barcelona
Saiba o que fazer em Montjuic, Barcelona. Uma regiõ repleta de atrações como o parque olímpico, o jardim botânico de Barcelona e museus incríveis como a fundação Joan Miró, o Palácio Nacional (sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) e um antigo castelo medieval. Essa bonita montanha com vista privilegiada para a cidade de Barcelona foi sede da exposição mundial de 1929 e o coração das olimpíadas de 1992, um evento que tirou Barcelona do esquecimento e a consagrou de vez como um importante destino turístico
Como chegar a Montjuïc:
- Ônibus: a linha 55 faz o trajeto entre a plaza Catalana e o topo de Montjuic: Veja o trajeto detalhado AQUI
- Teleférico: A subida e descida de teleférido custa 9,27 ou só um trecho por 6,50 (online) por pessoa e saí da estação Paralel do metro. A vantagem de surbir de teleférico são as vistas maravilhosas da cidade.
- Caminhando via Plaza de España: Caminhada tranquilíssima e muito bonita com direito a escadas rolantes (boiada total!!!)
Tour Guiado por Montjuïc
Free tour por Montjuïc: uma viagem no tempo para conhecer a história dessa montanha localizada bem no centro de Barcelona. O guia também contará a importância de Montjuïc durante a Exposição Internacional de 1929 e as Olimpíadas 1992. O passeio tem duração de 3h e o idioma é espanhol.
O nosso passeio: subindo Montjuïc a pé
Como eu não conhecia a Plaza de Espanha, escolhemos a terceira opção, subir a pé, e adoramos nossa escolha.
Plaza de Espanha:
A Plaza de Espanha é super bonita com direito a escultura pomposa no centro, campanários que imitam o da praça de São Marco em Veneza e para completar o cenário, a antiga Plaza de torros da cidade (como as touradas foram proibidas em Barcelona, a Plaza foi convertida em um centro comercial, o Arenas de Barcelona que aparentemente estava bem animado).
Antiga praça de touros de Barcelona, hoje um shopping center
Com o tempo bem limitado na cidade (nesse dia ainda alugaríamos um carro e dirigiríamos duas horas até a cidade de Palámos, base para a nossa viagem pela Catalunha) optamos por não xeretear o centro comercial e ir direto para Montejuic, mas ficamos com bastante vontade de subir ao topo do Arenas de Barcelona – que está aberto para visitação e que pela altura deve ter uma boa vista da cidade (se alguém já visitou e quiser nos contar da experiência… pleeease!!)
Museu Nacional de Arte de Catalunha visto de baixo
A praça de Espanha fica bem próxima a montanha, e não tem como errar, é só seguir reto pela avenida Rainha Maria Cristina sentido o enorme e pomposo prédio do Palácio Nacional onde funciona o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) e foi o que fizemos, com direito a muitas paradas para foto.
Chegando em Montejuic
Chegando lá é só subir os lances de escada (quem preferir pode subir escada rolante) e aproveitar a vista da cidade nos fundos. Logo na entrada de Montejuic está a famosa Fonte Mágica onde algumas noites por semana acontece um lindo show de luzes e de águas. Como era de dia a fonte estava desligada, mas deixo abaixo os horários de funcionamento e uma foto para você se inspirar…
E a noite… Foto: BarcelonaHome (barcelona-home.com)
Horários do show de águas da fonte mágica
- Outono e Inverno: Sexta e sábado das 19h às 21h
- Primavera e verão: de quinta à domingo das 21h às 23:30h
Plaza da España vista de Montjuic
Fonte alguns lances de escada abaixo do Museu Nacional de Arte de Catalunha
Barcelona vista do alto de Monjuic
De volta ao nosso passeio, continuamos subindo e chegamos aos pés do MNAC (olha só a vista na foto anterior). Então, contornamos o prédio passando por alguns terraços com uma boa vista da cidade.
Barcelona vista do alto de Moitjuic, detalhe na Sagrada Família
O que visitar:
A torre de Calatrava
Depois de subir um pouco mais de escadas, nós chegamos ao complexo olímpico onde babamos em uma linda torre de Calatrava de 136 metros de altura construída para a olimpíada de 1992.
Torre de Calatrava
O complexo olímpico de Barcelona
No complexo olímpico além do estádio olímpico e ginásios (entrada grátis) para os mais diversos esportes (quem quiser pode visitar o estádio onde o Brasil ganhou a medalha de ouro olímpica no vôlei masculino), está localizada a piscina olímpica que foi palco para muitas competições de natação e está aberta para o público. Fazia tanto calor que se tivéssemos tempo, eu com certeza teria dado uma nadadinha, mas como contei antes já estávamos perto da hora de alugar o carro e por isso tive que sair de lá bem antes do que eu gostaria.
Complexo olímpico de Barcelona
Para quem tem mais tempo, minhas dicas de visita são:
- Fundação Joan Miró: um lugar para vivenciar a arte de Joan Miró, o maior artista catalão do século XX, e outros artistas dos séculos XX e XXI. Compre o seu ingresso antecipado no Get Your Guide.
- Jardim botânico de Barcelona: um oásis verde em meio a cidade, o jardim botânico possui mais de 2000 espécies de plantas.
- Castelo de Montjuic: uma imponente fortaleza militar que tem um visual incrível da cidade. Você pode subir andando como eu fiz ou pegar o teleférico de Montjuïc. A Civitatis oferece uma visita guiada por Barcelona e castelo de Montjuïc com a vantagem de você poder pagar o passeio em reais e parcelar em até 12x.
- Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) é um dos melhores museus de Barcelona. Ele se sobressai por sua coleção de arte românica, considerada a mais completa do mundo. Há também coleções de Arte Gótica, Renascentista, Barroca, Moderna, Desenhos e Gravuras. Um passeio imperdível para quem gosta de história da arte. Compre o seu ingresso antecipado no Get Your Guide.
Não se esqueça de contratar o seguro viagem!
Eventualidades acontecem, por isso não podemos nunca estar desprevenidos, ainda mais em um país com uma cultura e língua diferentes. Além disso, se você vai viajar para a Europa, saiba que a Espanha é um dos países que exige dos viajantes a comprovação de que possuem uma assistência de viagens com valor mínimo de € 30.000, para garantir assistência médica por doença ou acidente. Deixe seu comprovante junto do passaporte na hora de passar pela imigração.
Não tente economizar ao contratar o seguro viagem mais baratinho ou mesmo aquele oferecido pelo cartão de crédito, pois o ideal é que a apólice cubra tudo no ato para você não precisar desembolsar nada para depois ter que reaver, além disso, um bom seguro ainda cobre extravio de bagagem, entre outros serviços. A pesquisa demanda tempo e temos aqui uma bela solução: a empresa brasileira Seguros Promo traz uma listagem com os melhores seguros disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura, tudo “mastigadinho” pra você!
Clique aqui e insira nosso cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Aproveite nossas dicas do que fazer em Barcelona e explore o melhor da cidade.
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Barcelona
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Muito legal as explicações ! Era tudo o que precisava saber !obrigada !
Aproveite o passeio!
Montjuic é extraordinário , excepcional magnifíco de ser visto , pelo menos deve ser visitado a pé ou de teleférico uma vez na vida e a fonte mágica de Montjuic á noite é esplêndida não há adjectivos que as qualifiquem Vale Vale Barcelona I love You
Oiii! Vc acha que se eu chegar às 18h consigo ver tudo (caixa fórum, mnac etc) antes e voltar para o show as 21h30? Obrigada!!!
Hummm…
Acho bebem apertado, viu?!
Mas dá para dar uma passeada boa!
Beijos
OI. Estou em Barcelona e queria saber com certeza os dias que posso ver a fonte mágica agora no mes de maio. Aguardo a resposta para o mais breve possível. Obrigada.
Oi Silvana,
De uma olhada nos horários da fonte neste site: http://www.barcelonaturisme.com/wv3/en/page/614/.html
Beijos
olá, adorei suas dicas vou a barcelona na segunda quinzena de maio e vc me deu uma dica ótima que o montjuich, ficarei bem perto da praça da espanha, acha que se eu começar este passeio à tardinha pra pegar o show de luzes dá tempo de visitar tudo que vc mencionou, é bobagem ir de teleférico então? pq gostamos de caminhar.
Oi George,
O Teleférico deve ser lindo mas como ele fica do outro lado, para mim não fez sentido. (E pelo jeito, para você a caminhada também vai funcionar bem, não?!)
Beijos
Estou indo pra Barcelona na próxima semana, encontrei o seu site e adorei as dicas. Obrigado.
Obrigada pela visita e pelos elogios João. Aproveite MUITO a viagem.
Beijos
Estive em BCE pouco depois de vc. Minha família é de lá. A antiga praça de touros está intacta por fora. Do alto tem-se maravilhosa vista da região e diversos bons restaurantes. Comi ali e vale a pena. Montjuic é mágica. Tudo muito bem cuidado e o museu é sensacional. Estive 4 dias em BCE e foi pouco. Recomendo muito o turismo na Espanha, especialmente o norte do país.
Oi Juan,
Que delícia ter família em Barcelona. Obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijos
Estive lá em maio de 2015, a cidade é realmente linda, além dos pontos turísticos citados no comentário anterior, quero mencionar o parque de atrações tibidabo. visitando Barcelona não deixe de conhece-lo, ele fica na parte mais alta de Barcelona, de lá vc tem uma vista panorâmica espetacular da cidade.
Que boa dica Evanir. Não conheço o parque, mas vou colocar na minha list para minha próxima visita a cidade.
Abraços,