Viagem para a Alemanha: o que saber antes de visitar o país

A Alemanha oferece uma diversidade de experiências que cativam desde amantes de história até entusiastas da natureza. Neste guia, apresentamos os destinos mais emblemáticos do país, ajudando você a planejar uma viagem inesquecível.

Entre pontos que ficaram marcados pela Segunda Guerra Mundial, cidades modernas e cosmopolitas, vilarejos pitorescos, castelos medievais e palácios imponentes, há muito o que conhecer em uma viagem para a Alemanha. Tudo isso regado a muita cerveja, que é parte importante da cultura alemã.

Prepare-se para uma aventura que combina cultura, história e belezas naturais. Vamos juntos desvendar os encantos da Alemanha!

Römerberg, a prefeitura de Frankfurt
Römerberg, a prefeitura de Frankfurt e a árvore de natal de 30 metros de altura

Roteiro na Alemanha

A Alemanha é um país grande, principalmente se comparada a outros países da Europa. Dada a variedade de atrações turísticas, é fundamental planejar cuidadosamente o seu roteiro, selecionando as cidades que mais correspondam aos seus interesses. Como há uma muitas atrações diferentes no país, muita gente fica na dúvida do que fazer.

Entre as cidades mais visitadas está a capital, Berlim, rica em história e cultura, além de oferecer uma vibrante cena artística e gastronômica. Localizada na região da Baviera, Munique é famosa por sua arquitetura tradicional e pela Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo.

Frankfurt é reconhecida como um importante centro financeiro e mistura modernidade com monumentos históricos. A cidade é um ponto estratégico para iniciar ou finalizar uma viagem pela Alemanha, devido aos voos diretos saindo do Brasil.

Ponte Hohenzollernbrucke e a vista da cidade antiga
Ponte Hohenzollernbrucke e a vista da cidade antiga

Situada às margens do rio Reno, Colônia é conhecida por sua imponente catedral gótica, a Kölner Dom, e por seu animado carnaval. A cidade também possui uma rica cena cultural e museus interessantes. Outra cidade interessante é Hamburgo uma das maiores cidades portuárias da Europa, ela é uma mistura única de arquitetura moderna e histórica, com destaque para a região de Speicherstadt e a Filarmônica do Elba.

Bonn é a antiga capital alemã e uma cidade bem charmosa que guarda muita história e cultura. Um destino super descolado e muito mais despojado que a média Alemã.

A Alemanha é famosa por seus castelos de contos de fadas. O Castelo de Neuschwanstein, próximo a Munique, é um dos mais emblemáticos e inspirou o castelo da Cinderela da Disney. Outro destaque é o Castelo de Hohenzollern, situado no topo de uma montanha na região de Baden-Württemberg.

Principais destinos na Alemanha para visitar

A escolha dos destinos vai sempre depender do gosto de cada um e do estilo de viagem que vai fazer, levando em conta também o número de dias disponíveis, a distância entre cada destino incluído no roteiro e a forma de se deslocar entre cada um deles.

Frankfurt

Por mais de 500 anos, Frankfurt foi uma cidade-estado independente e um importante centro do Império Romano. Após a queda do império, enfrentou algumas situações até conquistar sua independência. 

Hoje, é uma cidade onde tradição e modernidade se misturam, com construções medievais que sobreviveram à destruição ou foram fielmente reconstruídas. É, também, uma das maiores cidades alemãs e um dos principais centros financeiros da Europa. 

O que fazer em Frankfurt

O centro de Frankfurt abriga grande parte dos principais pontos turísticos da cidade e é ótimo para ser explorado a pé, passando pelas ruas repletas de espaços culturais. Uma das áreas mais conhecidas é a Römerberg, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Veja o que mais conhecer!

Praça Römerberg e o mercado de natal mais popular de Frankfurt
Mercado de natal mais tradicional de Frankfurt na Praça Römerberg.
  • Hauptwache: o coração da cidade, com padarias, restaurantes e outros estabelecimentos, ideal para passear com calma. 
  • Galeria Markthalle: mercado gastronômico de luxo com chocolates, queijos, uma champanheria elegante e ervas frescas vendidas em tubos de ensaio e muitas outras delícias.
  • Katharinenkirche: é a maior igreja protestante de Frankfurt, reconstruída após a guerra, com destaque para os vitrais, teto de madeira e um impressionante órgão musical.
  • Zeil: principal rua de compras da cidade, tem lojas famosas como Zara e Primark, além de muitos artistas de rua se apresentando.
  • Liebfrauenberg: praça com uma fonte barroca, uma igreja histórica e o Café Liebfrauenberg, famoso por suas sobremesas deliciosas.
  • Paulskirche: é a antiga igreja de São Paulo, considerada um símbolo cultural e histórico da cidade.
  • Museus de Frankfurt: o Städel Museum tem obras de grandes mestres, o Museu de História conta a evolução da cidade e o Museu de História Natural Senckenberg tem dinossauros em exibição ao ar livre, ótimo para crianças.
  • Ópera de Frankfurt: um edifício incrível que recebe vários espetáculos e é cercado por restaurantes, cafés e boutiques de luxo.
  • Große Bockenheimer: rua fechada para pedestres, com restaurantes charmosos e mesinhas ao ar livre.
  • Catedral de Frankfurt: a Dom Sankt Bartholomäus é uma igreja imponente com arquitetura restaurada e uma história marcada pela coroação de vários reis.
  • Nova Cidade Velha: região restaurada ao redor da catedral, cheia de charme e locais tradicionais para experimentar uma boa cerveja alemã.

Durante o período de fim de ano, a cidade ganha vários mercados de Natal, repletos de artesanatos, ornamentos pintados à mão, comidas típicas e uma atmosfera mágica.

No post o que fazer em Frankfurt temos informações mais completas sobre os pontos turísticos e outras dicas para quem quer conhecer a cidade.

Passeios guiados em Frankfurt

Além de conhecer a cidade por conta própria, visitando todos os pontos turísticos citados, há também a possibilidade de fazer alguns passeios guiados, algum deles com guia em português:

  • Tour privado por Frankfurt, com guia em português, passando pelo centro histórico, com casas típicas, igrejas e praças. Reserve aqui, é um tour exclusivo para o seu grupo.
  • Excursão a pé guiada pelo mercado de Natal, para aprender sobre a história e as tradições dos mercados natalinos na Alemanha. Veja mais aqui.
  • Cruzeiro Turístico pelo rio Meno, com uma vista panorâmica do Centro Financeiro de Frankfurt enquanto navega pelo rio. É importante comprar com antecedência.
  • Free tour por Frankfurt, em inglês ou espanhol, para conhecer o centro antigo da cidade. Reserve o seu aqui.

Dependendo de quanto tempo você tiver, uma opção pode ser o bate e volta de Frankfurt para a Schwarzwald (Floresta Negra) e Baden-Baden.

O que fazer em Frankfurt na Alemanha
Skyline de Frankfurt e o Rio Meno vistos da Eiserner Steg

Onde ficar em Frankfurt

Uma das melhores regiões para se hospedar em Frankfurt é Altstadt, o centro histórico, ideal para conhecer as principais atrações a pé. Outra boa opção é Bahnhofsviertel, bairro bastante movimentado e próximo à estação central. Já Westend é uma região mais tranquila e muito procurada por famílias. E Sachsenhausen encanta com seu charme boêmio.

Já reservou seu hotel em Frankfurt? Veja nossas melhores dicas:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
Scandic Frankfurt HafenparkOstend8.7Ver preços
Aparthotel Adagio Westend8.5Ver preços
Turm Hotel Nordend8.1Ver preços
Holiday InnBahnhofsviertel 8.1Ver Preços
Park Inn by RadissonAeroporto7.9Ver Preços
Le Méridien Frankfurt Bahnhofsviertel7.9Ver Preços

Munique

Munique é famosa pela Oktoberfest, a maior festa da cerveja do mundo, que acontece todos os anos durante o mês de outubro. Mas a cidade tem muito mais que isso, com atrativos que podem ser visitados em qualquer época. 

O que fazer em Munique

Pelas ruas de Munique você vai encontrar um misto de história, cultura e modernidade, com uma bela arquitetura, museus, jardins e mercados para provar a culinária local. O que incluir no roteiro:

  • Marienplatz: praça central de Munique, conhecida pelo famoso carrilhão do Neues Rathaus, é o ponto de partida ideal para iniciar o passeio pela cidade.
  • Englischer Garten: um dos maiores parques urbanos do mundo, perfeito para caminhadas, piqueniques e observar surfistas no Eisbach.
  • Residenz: antigo palácio dos governantes bávaros, repleto de salões luxuosos e um museu que mostra itens da realeza.
  • Viktualienmarkt: mercado ao ar livre com barracas que oferecem desde produtos locais até comidas internacionais, ideal para comer entre um passeio e outro.
  • Hofbräuhaus: é a cervejaria mais famosa de Munique, com um ambiente animado, música tradicional ao vivo e pratos bávaros típicos.

Onde ficar em Munique

Munique é uma cidade vibrante com diversas opções de hospedagem que atendem a diferentes perfis de viajantes. A escolha do local ideal para se hospedar depende dos seus interesses pessoais e do seu orçamento disponível para hospedagem.

O Altstadt-Lehel (centro histórico) é o coração de Munique, ideal para quem visita a cidade pela primeira vez e deseja estar próximo das principais atrações turísticas. O Maxvorstadt é conhecido como o “bairro dos museus”, abriga diversas galerias e instituições culturais, sendo perfeito para amantes da arte e cultura.

Já o Schwabing é um bairro boêmio e artístico, famoso por suas boutiques, cafés e vida noturna animada, atraindo um público jovem e descolado. Agora se seu foco é a Oktoberfest, nossa sugestão é que você se hospede no Ludwigsvorstadt que fica próximo à estação central (Hauptbahnhof), oferece fácil acesso ao transporte público e é palco da famosa festa da cerveja.

Prefere um dica redondinha? Nossa sugestão é o hotel Mandarin Oriental, onde ficamos em nossa última viagem.

Já reservou seu hotel em Munique? Veja nossas melhores dicas:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
Mandarin OrientalAltstadt-Lehel9.0Ver preços
Sofitel Munich BayerpostLudwigsvorstadt8.3Ver preços
Novotel Au-Haidhausen8.2Ver preços
ibis Styles Muenchen PerlachRamersdorf – Perlach8.3Ver Preços
Motel OneAu-Haidhausen8.7Ver Preços
Holiday InnSchwabing-Freimann8.5Ver Preços

Castelo de Neuschwanstein

Este castelo é, sem dúvidas, um dos lugares mais icônicos da Alemanha e um dos mais bonitos do mundo. Para conhecê-lo, é possível fazer um bate e volta partindo de Munique. A viagem leva pouco mais de duas horas.

Para fazer o passeio você pode alugar um carro, o que dá mais liberdade ao seu roteiro, com isso você aproveita para passear pela Rota Romântica ou por outros destinos que ficam na mesma região. 

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein: Feliz porque acertaram a foto 🙂

Sem carro, a melhor opção é fazer o trajeto de trem até Füssen e, em seguida, um ônibus (linhas 73 ou 78) que leva cerca de 10 minutos até Hohenschwangau, próximo ao Castelo de Neuschwanstein. O trajeto do trem é muito bonito, mas também muito demorado. 

Tours guiados ao Castelo de Neuschwanstein

Para quem não quer alugar carro na viagem para a Alemanha ou prefere fazer alguns passeios com mais comodidade, há opções de tours guiados para conhecer o Castelo de Neuschwanstein. 

  • Tour Premium Castelo de Neuschwanstein e Linderhof: o diferencial desse passeio panorâmico até os castelos é a entrada sem fila, o que ajuda a economizar tempo, já que é um ponto turístico sempre lotado. Além disso, o ingresso inclui guia em inglês, lanche e bebidas a bordo. É importante comprar com antecedência.
  • Royal Fairytale Tour: outro passeio interessante, vai de Munique a Füssen, em meio às belezas da Baviera, visitando o Castelo de Neuschwanstein e o Castelo de Linderhof e Oberammergau. Também é recomendável comprar antecipadamente.

No post sobre o Castelo de Neuschwanstein você encontra mais informações.

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Bonn

Localizada no estado da Renânia do Norte-Vestfália, Bonn já foi capital da Alemanha no passado e é cheia de história. A cidade ainda mantém alguns pontos que remetem a essa época, como embaixadas e sedes de grandes empresas. 

Está a apenas 30 minutos de trem de Colônia e 2h de Frankfurt, Bonn pode ser visitada em um bate e volta partindo dessas cidades. Tendo mais tempo, vale reservar alguns dias para conhecer melhor.

Embora pequena para os padrões europeus (300 mil habitantes), é uma cidade cosmopolita e com muitos atrativos interessantes. Além disso, Bonn é conhecida por ser a cidade natal de Beethoven e das famosas balas Haribo.

Jardim Botanico de Bonn na Alemanha
Jardim Botanico de Bonn na Alemanha

O que fazer em Bonn

Bonn tem muitos parques e praças para aproveitar a cidade ao ar livre, atrações históricas e culturais, e bons restaurantes, tanto de comidas alemãs como opções internacionais. Veja a seguir o que conhecer!

  • Rio Reno: uma caminhada pelas margens do rio Reno não pode faltar em um roteiro em Bonn. O trajeto pavimentado e repleto de árvores começa próximo ao Dorint Hotel Hilton.
  • Parque Rheinaue: é uma grande área verde no centro centro da cidade, com trilhas, lagos e jardins. 
  • Casa do Beethoven: na cidade natal do famoso compositor é possível visitar a casa onde ele nasceu. Há também algumas estátuas dele pelas ruas.
  • Münsterplatz: praça central de Bonn, onde fica a Catedral de Bonn, uma das mais antigas da Alemanha, construída entre os séculos XI e XIII.
  • Marktplatz: antiga praça do mercado, é uma das mais bonitas da cidade. Tem feirinha de frutas e verduras e é onde fica a antiga prefeitura.
  • Loja da Haribo: as famosas balas de ursinho Haribo são de Bonn e você pode visitar a loja, que fica próxima à estação de trem e à Catedral.
  • Hofgarten: parque que fica em frente à Universidade de Bonn e é o ponto de encontro dos locais no verão para fazer piqueniques, praticar esportes ou relaxar com uma cerveja.
  • Palácio de Poppelsdorf: edifício barroco do início do século XVIII, onde fica o Museu de Mineralogia. Também recebe concertos de música clássica durante o verão.
  • Jardim Botânico: tem entrada gratuita, mais de 3.000 espécies de plantas e é perfeito para quem gosta de observar a natureza e fotografar belas paisagens.
  • Biergartens: são os bares locais, com ambientes descontraídos e ao ar livre, ideais para tomar uma cerveja tradicional e saborear alguns petiscos. 

Durante o verão, a dica é nadar nas águas dos muitos rios e lagos de Bonn, além de conhecer parques aquáticos da região. Em abril, a melhor pedida é andar pelas ruas de Alstadt (cidade antiga) que ficam cheias de cerejeiras. 

Veja mais dicas de Bonn na Alemanha no nosso post.

Biergarten Am alten Zoll, tem até caipirinha no menu
Biergarten Am alten Zoll, tem até caipirinha no menu

Onde ficar em Bonn

O centro de Bonn é perfeito para quem quer estar perto das principais atrações turísticas, mas os preços costumam ser mais altos. Outras boas regiões para se hospedar são Dottendorf, área residencial e tranquila com fácil acesso ao centro, Beuel, para quem gosta de regiões mais locais, e Castell, para quem quer um lugar menos movimentado e com boas opções de transporte.

Já reservou seu hotel em Bonn? Veja nossas melhores dicas:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
BaseCamp BonnDottendorf8.4Ver preços
Collegium LeoninumCentro de Bonn8.4Ver preços
Bonn Marriott Hotel Gronau8.1Ver preços
Kameha Grand BonnBeuel7.9Ver Preços
Hotel BadenCastell7.7Ver Preços
Motel One BonnCentro de Bonn8.7Ver Preços

Colônia

Assim como Bonn, Colônia está localizada na região da Renânia do Norte-Vestfália, um dos 16 estados alemães e o mais populoso deles. Tem diversos atrativos turísticos e é uma boa opção para usar como cidade-base e conhecer outras cidades da Renânia do Norte-Vestfália.

A região tem castelos de contos de fadas, palácios, jardins e vinícolas à beira do Rio Reno. É uma rota menos turística, mas não menos encantadora, para quem quer conhecer a Alemanha além dos clichês

Fachada da Catedral de Colônia na Alemanha
Fachada da Catedral de Colônia: o edifício mais alto do mundo até 1884 chama atenção em pleno 2024

O que fazer em Colônia

A catedral de Colônia é o ponto turístico mais famoso e recebe mais de 6 milhões de visitantes todos os anos. Com mais de 150 metros de altura, pode ser vista de vários lugares da cidade. O que mais conhecer:

  • Torres da Catedral: além de ver de perto a beleza da catedral, é possível subir até as torres e ter uma vista panorâmica da cidade.
  • Ponte Hohenzollernbrücke: famosa pelos cadeados de casais, é um dos cartões-postais da cidade e oferece uma bela vista da catedral e do rio Reno.
  • Museu Ludwig: localizado em um prédio moderno, tem a maior coleção de Pop Art fora dos Estados Unidos e a terceira maior coleção de Picasso, entre outras obras de arte moderna e contemporânea. 
  • Altstadt: é o centro antigo de Colônia, onde fica a Alter Markt, a praça principal cercada de casinhas históricas e restaurantes, além da prefeitura.
  • Tünnes & Schäl: são estátuas que representam o humor da população local. Diz a lenda que tocar os narizes deles traz boa sorte!
  • Fischmarkt: bairro à beira do rio Reno, com casinhas coloridas, restaurantes e cafés, na época do Natal tem um dos mercados mais legais da cidade. 
  • Igreja de St. Martin: construção do século XII, com cúpula em forma de cebola e vitrais coloridos, ainda preserva elementos da arquitetura medieval original da cidade.
  • Farina Museum: revela a história da Eau de Cologne (Água de Colônia), o primeiro perfume moderno do mundo, que foi criado na cidade. Tem uma visita guiada.
  • Museu do Chocolate: o Schokoladenmuseum é uma verdadeira jornada pela história do chocolate, além de permitir ver o processo de produção e até observar uma árvore de cacau em uma estufa tropical.

Onde ficar em Colônia

Colônia oferece diversas opções de bairros para hospedagem, cada um com características únicas que atendem a diferentes perfis de viajantes.

A região de Altstadt-Nord (Centro Histórico Norte) é ideal para quem deseja estar próximo às principais atrações turísticas e a Estação Central de Trem — é possível conhecer as atrações caminhando. Por lá você vai encontrar diversos restaurantes e lojas. O Altstadt-Süd (Centro Histórico Sul) é similar ao Altstadt-Nord com uma atmosfera charmosa, ruas estreitas e edifícios antigos. É uma excelente opção para quem busca proximidade com atrações culturais e quer uma variedade de bares e restaurantes.

O Belgisches Viertel (Bairro Belga) tem uma atmosfera jovem e vibrante, o Bairro Belga é repleto de cafés, boutiques, galerias de arte e uma vida noturna animada. Outra ótima pedida é Deutz que fica na margem direita do Rio Reno e oferece vistas panorâmicas do centro histórico de Colônia. Fica próximo do centro de convenções.

Já reservou seu hotel em Colônia? Veja nossas melhores dicas:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
Hyatt Regency KölnDeutz8.6Ver preços
Excelsior Hotel Ernst am DomNorte de Altstadt8.9Ver preços
Mercure Hotel SeverinshofSul de Altstadt8.1Ver preços
Motel One KölnSul de Altstadt8.5Ver Preços
Hotel Drei KronenNorte de Altstadt8.1Ver Preços
Hotel BoulevardNorte de Altstadt8.1Ver Preços
Interior catedral de colonia
Interior catedral de colonia

Berlim 

A capital da Alemanha não poderia ficar fora da lista dos principais destinos do país. Uma metrópole, com uma população de quase 4 milhões de pessoas, e uma grande variedade de atrativos turísticos.

O que conhecer em Berlim

Dos passeios históricos aos culturais, o que não faltam são lugares para visitar. O ideal é passar pelo menos 3 ou 4 dias na cidade. Mas, não tendo tempo suficiente, em 2 dias é possível conhecer o principal. Alguns pontos imperdíveis:

  • Muro de Berlim: o muro que durante anos dividiu a cidade em duas partes é um dos principais marcos da história de Berlim. E há alguns pontos na cidade onde ainda é possível ver pedaços do muro, muitos deles cobertos com artes. Para conhecer, você pode fazer passeios guiados ou tours combinados com outros pontos turísticos
  • Portão de Brandemburgo: com mais de 200 anos de história, hoje é um símbolo da unificação da Alemanha e um dos principais cartões-postais de Berlim. A melhor forma de passar por ele é a pé, observando cada detalhe. É também um dos pontos de parada do City Sightseeing, ônibus turístico de dois andares que passa por algumas regiões da cidade.
  • Torre de TV: com mais de 360 metros de altura, fica no centro da praça Alexanderplatz e tem uma vista 360 graus da cidade. É recomendável comprar o ingresso com antecedência, pois é um ponto turístico muito procurado.
  • Reichstag: sede do parlamento alemão, é uma das construções mais icônicas de Berlim. Foi feito no final do século XIX, danificado por um incêndio e bombardeios na Segunda Guerra, restaurado parcialmente na década de 1970 e renovado depois da unificação da Alemanha. Um passeio interessante é o tour guiado com visita à cúpula.
  • Museu Judaico de Berlim: é o maior museu judaico da Europa e tem uma exposição que conta a história do judaísmo na Alemanha, desde a Idade Média até os dias atuais. Em uma visita guiada é possível ter mais informações.

Para quem gosta de passeios fora do óbvio ou quer uma opção diferente depois de conhecer os pontos turísticos famosos, a excursão a pé por Berlim alternativa é uma boa pedida, passando por bairros multiculturais, mercados, cafés e muitos outros lugares.

Onde ficar em Berlim

Berlim é uma cidade vibrante e diversificada, composta por bairros que atendem a diferentes perfis de viajantes. A escolha da região para se hospedar pode influenciar significativamente sua experiência na capital alemã.

Mitte, que significa “centro” em alemão, é o coração histórico e cultural de Berlim. É aqui que você encontrará atrações como o Portão de Brandemburgo, a Ilha dos Museus e a Alexanderplatz. A região é bem servida por transporte público, facilitando o deslocamento para outras partes da cidade.

Outra opção é Tiergarten, o bairro é conhecido por abrigar o grande parque de mesmo nome, oferecendo uma atmosfera mais tranquila e verde. Possui uma boa variedade de lojas e restaurantes. Já Prenzlauer Berg é uma área vibrante, conhecida por sua vida noturna animada, com inúmeros bares, cafés e restaurantes. A proximidade com o centro e excelente conexão de transporte público o tornam uma opção atraente para quem busca uma experiência local autêntica.

Para quem prefere uma vida noturna agitada com muitas casas noturnas e hospedagen acessíveis, a região de Friedrichshain é uma ótima pedida. O bairro abriga a East Side Gallery, um trecho preservado do Muro de Berlim. Para o público mais alternativo, uma boa opção é Kreuzberg, uma região conhecida por sua diversidade cultural e cena artística vibrante. Cheia de bares, restaurantes e lojas alternativas, ideal para quem busca uma experiência mais boêmia em Berlim.

Já reservou seu hotel em Berlim? Veja nossas melhores dicas:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
The Ritz-CarltonMitte9.1Ver preços
The Mandala HotelMitte9.0Ver preços
relexa hotel StuttgarterFriedrichshain-Kreuzberg8.0Ver preços
Motel One Berlin-AlexanderplatzMitte8.6Ver Preços
B&B HOTEL BerlinMitte8.0Ver Preços
Three Little Pigs HostelFriedrichshain-Kreuzberg8.0Ver Preços

Outros destinos na Alemanha

Além das tradicionais Colônia e Bonn, a região Renânia do Norte-Vestfália tem outros lugares encantadores, especialmente os castelos, vilarejos medievais, trilhas e parques. Tudo isso em caminhos que passam entre montanhas e com o Rio Reno fazendo parte do visual. 

É um roteiro que pode ser feito de trem, de carro alugado, em um cruzeiro pelo rio Reno e, para os mais aventureiros, até mesmo de bicicleta. Veja dicas de 7 passeios na região Renânia do Norte-Vestfália.

Saindo de Frankfurt, outras duas opções são Schwarzwald (Floresta Negra) e Baden-Baden, conhecida pelos banhos termais. Se não quiser fazer por conta própria, há tours fechados, como a viagem de um dia de Frankfurt a Baden-Baden e Estrasburgo.

Palacio de Bruhl e seus jardins barrocos
Palacio de Bruhl e seus jardins barocos

Planejando sua viagem para a Alemanha

O transporte público na Alemanha funciona muito bem, com trens de alta velocidade e ônibus, o que possibilita se deslocar facilmente entre as cidades. Também há voos low cost. Mas, para ter mais autonomia, alugar um carro segue sendo a melhor escolha, especialmente para quem está viajando com crianças. Confira outras informações para organizar a viagem:

Voos

Do Brasil para a Alemanha, há voos diretos pela Latam saindo do Aeroporto de Guarulhos para Frankfurt, com duração aproximada de 11h30. Já outras companhias aéreas, como Air Europe, KLM, Air France, TAP e United Airlines fazem voos com conexões em diferentes cidades.

Não é necessário ter visto e o tempo máximo de permanência é de três meses. A exigência é de um passaporte válido por pelo menos seis meses, passagem de volta já comprada e um seguro viagem com cobertura de 30 mil euros.

Seguro viagem

O seguro viagem é essencial para cobrir eventuais gastos hospitalares, entre outras despesas inesperadas em casos de imprevistos que podem acontecer em qualquer viagem. É melhor estar prevenido!

Para fazer o seu, nós usamos e indicamos a Seguros Promo, onde você pode comprar diferentes seguros e escolher o que melhor te atende. Se quiser um desconto de 15%, é só usar o código IDEIASNAMALA5

Jardins do Castelo de Drachenburg
Os jardins são um dos pontos altos da visita

Chip celular

Em uma viagem internacional, também é fundamental ter um chip de celular que funcione. Você vai precisar disso para estar conectado e poder consultar mapas, ingressos online, além, é claro, de se comunicar.

Nossa dica é o chip da O Meu Chip, que funciona muito bem nos países europeus, com valores mais vantajosos do que comprar os chips locais. Já testamos e recomendamos!

Gostou das dicas para organizar sua viagem para a Alemanha? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Mariana Bueno

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *